A sustentabilidade emocional não pode ser considerada somente uma teoria ou conceito acadêmico, pois ela é considerada uma prática de extrema importância para o dia a dia da pessoa.
Tal prática busca saber a ligação que existe entre as nossas emoções e valores com as questões de sustentabilidade pessoal e social.
Esta abordagem holística considera da mesma forma a inteligência, nosso sentimento e nosso estado físico.
Por isso é importante experimentar, nomear e expressar as nossas emoções, pois isso é muito libertador e ajuda a melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais.
Por tudo isso, fizemos este artigo para explicar mais sobre a sustentabilidade emocional e como você pode promovê-la no local de trabalho.
Boa leitura!
O que é sustentabilidade emocional?
De forma bem simples, podemos dizer que a sustentabilidade são as ações e atividades humanas que tem o objetivo de suprir as necessidades do presente sem comprometer as futuras gerações.
Assim, a sustentabilidade tem como base 3 elementos:
- Meio ambiente;
- Impacto social, e;
- Economia.
Por isso, para que a sociedade seja considerada sustentável ela precisa conservar o meio ambiente para obter ganho econômico sem colocar em risco os 2 primeiros elementos.
Já a sustentabilidade emocional é saber como agir em todas as situações, especialmente as de estresse e conflito, para que seja possível ter uma comunicação não violenta, com bem-estar,e que a pessoa consiga se relacionar de bem com todas as pessoas.
Agir assim é um modo de evitar o estresse, a ansiedade, e consequentemente a síndrome de burnout.
Para que você consiga colocar isso em prática no local de trabalho, é preciso que haja um conhecimento mútuo da forma correta de lidar com pessoas bem como com as suas emoções.
Dessa forma, o ambiente de trabalho se transforma em um local agradável para todos.
Sustentabilidade emocional e saúde mental
Não cuidar corretamente da saúde mental pode acabar gerando grandes impactos na vida das pessoas bem como das sociedades.
A pandemia acrescentou ainda mais desafios para manter a saúde mental em dia.
Diversas empresas,entretanto, acreditam que discutir sobre a saúde mental no local de trabalho quer dizer que precisa criar um conjunto de programas pertencentes aos recursos humanos (RH).
Porém, isso não é o suficiente para gerar uma mudança real e sustentável, o que é extremamente necessário nesse momento que estamos passando.
Dessa forma, as melhores táticas para a saúde mental e a sustentabilidade emocional no local de trabalho devem integrar todos os elementos de uma empresa, incluindo sua cultura organizacional.
Isso significa que é necessário fazer uma pesquisa de saúde mental no local de trabalho, aprofundando o design organizacional e a experiência do colaborador, para, dessa forma, ser possível criar uma perspectiva de valor em primeiro lugar.
Fazendo isso é possível aumentar de forma significativa a saúde mental dos funcionários bem como a satisfação no trabalho e tem sido considerada muito boa para os negócios, pois pesquisas internacionais estimam um retorno de 4,25x o ROI para cada dólar gasto.
Dessa forma, através da experiência de trabalho, as empresas estão conseguindo manter a saúde mental no local de trabalho.
Importância da sustentabilidade emocional no trabalho
Adotar práticas sustentáveis dentro e fora da empresa ajuda muito a melhorar a capacidade da empresa de enfrentar as novas crises que possam surgir.
Isso acontece pelo fato de que uma atitude sustentável permite que a economia fique estável e funcionando no interesse global.
Por esse motivo, todos os setores devem propor uma forma de aplicar projetos de sustentabilidade emocional, para que ela consiga enfrentar todos os momentos mais difíceis.
Dito isso, vamos falar agora sobre a importância da sustentabilidade emocional dos colaboradores bem como dos líderes e gestores.
Sustentabilidade emocional dos colaboradores
A sustentabilidade emocional está presente nas empresas, sendo cada vez mais reconhecida como um fator muito importante para o sucesso na gestão de obstáculos e desafios da vida pessoal e profissional.
Isso porque, quando aparecem dificuldades neste âmbito, o domínio e submissão pelas emoções é muito grande, o que pode acabar causando uma grande frustração, depressão e até um profundo sofrimento.
Tais emoções causam um grande impacto no dia a dia do profissional e por sua vez na empresa.
Por isso, se houver uma gestão eficaz das emoções a vivência será mais harmoniosa, adaptativa e mais feliz, gerando impacto positivo tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Para isso há um trabalho de desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento que tem naturalmente um profundo impacto:
- Autoconhecimento;
- Gestão das Emoções;
- Motivação;
- Competências Sociais/Empatia;
Dessa forma, a sustentabilidade emocional trará para a empresa e os seus colaboradores mais motivação e energia e com isso os níveis de entrega e performance serão potenciados.
Sustentabilidade emocional dos gestores / líderes
A sustentabilidade emocional pode ser aprimorada através do viés estratégico da área de Recursos Humanos.
Isso é possível pois tal departamento deve estar sempre atento e ajudar os colaboradores no processo de autoconhecimento e avaliação das habilidades informadas anteriormente, além de outras que possam agregar valor à rotina e cultura da organização.
Neste sentido, o que o departamento de RH pode fazer para ajudar na sustentabilidade emocional da empresa?
- Conscientização do conceito e importância das soft skills.
- Valorizar as técnicas do Autoconhecimento;
- Treinamentos voltados para análise de Competências.
Como promover a sustentabilidade na empresa?
Agora vamos falar um pouco sobre como a empresa pode promover a sustentabilidade emocional para os seus colaboradores.
Capacitação do líder para manter o equilíbrio da equipe
Diversas empresas disponibilizam um treinamento adicional em saúde mental para líderes, algumas fazendo desse treinamento algo obrigatório em toda a organização.
Isso acontece pois, com a inteligência e sustentabilidade emocional, um líder consegue impactar toda a sua equipe através de feedbacks positivos, canalizando o poder de liderança dado em uma direção produtiva e recompensadora.
Capacitação dos colaboradores para lidarem bem com o stress e pressão do dia-a-dia
É muito importante também, que a empresa ofereça programas de gerenciamento de estresse, promoção da saúde mental e bem-estar.
É possível fazer isso por meio de diversas abordagens, tais como, programas de treinamento que tem por objetivo mudar os conceitos e suposições erradas de um indivíduo e ensinar novas habilidades para lidar com situações estressantes.
Ter profissionais a quem o colaborador possa recorrer caso necessite amparo psicológico
A saúde mental é muito importante para o bem-estar de todas as pessoas e, por esse motivo, ela precisa receber uma atenção constante.
Isso porque, no ambiente corporativo, questões como prazos e metas restritas, pressão por bons resultados, competitividade e a correria do cotidiano acabam provocando problemas psicológicos como o estresse, a ansiedade e a depressão.
Dessa forma, é preciso ter profissionais de psicologia organizacional para realizar o atendimento psicológico dos colaboradores com o objetivo de promover a qualidade de vida, da saúde mental e da boa relação dos colaboradores no ambiente corporativo.
Assim, ao oferecer esse atendimento psicológico para colaboradores, ele trará benefícios para o funcionário e também para a empresa.
Esse profissional irá mapear os perfis de colaboradores, identificando os problemas relacionados ao trabalho e causas de ausências frequentes, e com isso a empresa conseguirá promover ações para melhorar a saúde mental do trabalhador e com isso ele terá uma maior produtividade.
Práticas que podem ajudar na sustentabilidade emocional
Como vimos, é importante reservar um tempo para cuidar da sua saúde mental e algumas atitudes ajudam a promover a sustentabilidade emocional.
Por isso é necessário repensar as ações que ajudam a melhorar a sua qualidade de vida, sem prejudicar as condições do planeta.
Entre essas práticas podemos citar as seguintes:
Criação do espaço zen na empresa
Espaço zen são espaços feitos para que a pessoa possa relaxar e se concentrar, onde a mobília e a decoração são pensados para o aproveitamento dos momentos mais intimistas e o desligamento do mundo exterior.
É possível ter um espaço zen em casa, fazendo a adaptação da varanda, cobertura, entre outros locais, ou então esse espaço pode ser no seu local de trabalho.
Esses espaços além de trazer benefícios para a saúde física e mental das pessoas, são boas oportunidades para ressignificar espaços em desuso.
Agora vamos falar dos benefícios que o espaço zen proporciona para as pessoas.
- Aliviar o stress cotidiano
A pessoa que tem uma rotina muito agitada, geralmente acaba sofrendo com estresse, ansiedade e nervosismo do dia a dia.
Por isso, um espaço zen é um ótimo local para que a pessoa possa se distanciar de seus problemas externos e curtir alguns momentos em sua própria companhia, meditando, lendo um livro ou simplesmente ouvindo o som da água de uma fonte.
"Recarregar as baterias"
O estresse e as preocupações do dia a dia muitas vezes não deixam a pessoa dormir direito e descansar.
Por isso, é importante que todos os dias, podendo ser logo pela manhã ou ao chegar do trabalho,ter alguns minutinhos só para você poder meditar e atenuar assim a ansiedade.
Por isso, o espaço zen ajuda a pessoa a recarregar suas energias, pois, ao ficar mais tranquila e relaxada, ela consegue dormir melhor, e assim acordar com mais disposição.
- Aumentar a capacidade de concentração
Hoje em dia existem tantos estímulos que muitas vezes é difícil a pessoa conseguir se concentrar realmente em algo.
Por isso, ficar algum tempo em um lugar tranquilo, prestando atenção apenas no som da natureza, é uma maneira muito eficaz de limpar a mente e aguçar a concentração.
- Proporcionar momentos de autoconhecimento
O espaço zen proporciona também o autoconhecimento, o que é extremamente importante.
Isso acontece pois, ao ficar em um local tranquilo e aconchegante, a pessoa começa a prestar atenção em si mesmo, a se educar, aceitar a si mesma e a aprender coisas novas.
Entre os benefícios do autoconhecimento podemos citar:
- Reagir de forma diferente a certas situações da nossa vida;
- Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
- Descobrir nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
- Deixar de ter medo das coisas e das pessoas;
- Sentir mais confiança em si mesmo e nos outros;
- Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
- Conhecer e entender melhor os outros;
- Aceitar as pessoas como elas são;
- Respeitar os diferentes;
- Valorizar as próprias competências e habilidades;
- Desenvolver o amor por si mesmo;
- Fortalecer a autoestima.
Além disso, nesse espaço podemos fazer diversas perguntas a nós mesmo, tais como as seguintes:
- Quando penso em minha família e infância, o que eu sinto?
- Quais são os gatilhos e situações que me deixam ansioso e agitado?
- Quais são os valores e fatores que estão por trás de minhas decisões?
- Sou uma pessoa fácil ou difícil de se relacionar? E por quê?
- Como responder a situações críticas ou de grande estresse?
- Como reajo a críticas?
- Qual é a profissão que me faz sentir realizado?
- Quais são as qualidades que me atraem em outra pessoa?
- O que me faz feliz e me deixa empolgado?
Respondendo essas perguntas você consegue começar sua jornada para o autoconhecimento.
Aproveite o espaço zen para fazer isso e se conhecer plenamente.
Incentivar e promover atividades físicas para os colaboradores
Não é novidade que atividades físicas e qualidade de vida estão diretamente ligadas.
Mas algumas pessoas ainda não têm a dimensão do quanto os benefícios da prática frequente de exercícios físicos são amplamente observados em todas as áreas da vida: qualidade do sono, disposição, saúde mental, autocuidado e até o dia a dia no trabalho.
Isso mesmo, colaboradores que movimentam o corpo de forma rotineira compõe uma equipe de maior bem estar no ambiente corporativo.
Pode parecer lúdico e pouco palpável, mas, na verdade, os resultados podem ser observados no dia a dia do escritório.
A grande questão não é convencer de que atividades físicas fazem bem e são essenciais. A real dificuldade está em como garantir que os colaboradores estão com os exercícios em dia.
Afinal, na correria da rotina, a ida à academia é rapidamente cortada dos planos prioritários quando o cansaço fala mais alto.
Com este cenário, o grande plano das empresas deve ser o de incentivo.
Atividades que visem fortalecer a saúde mental
Os líderes devem promover atividades que ajudam a melhorar a saúde mental, diversas vezes com a implementação de programas dedicados a isso.
Através de diversos canais de comunicação, disponibilizando dicas e detalhes de recursos disponíveis e atividades, o local de trabalho fica cada vez mais sustentável emocionalmente.
Alguns exemplos de atividades que os líderes podem disponibilizar para promover a sustentabilidade emocional são:
- Meditação;
- Terapia sonora;
- Yoga;
- Pilates, e;
- Talks sobre assuntos importantes e relevantes.
Como avaliar se existe boa sustentabilidade emocional na empresa ou se está sob risco
A empresa pode utilizar os fatores de risco para avaliar se existe um baixo nível de suporte fornecido na conclusão do trabalho, um desequilíbrio entre esforço e recompensa e um baixo nível de autonomia no uso de habilidades e conhecimentos.
Com isso, é possível investigar e compreender as tentativas atuais e anteriores de mudança e o que atrapalhou para poder compreender como esses fatores influenciam positiva e negativamente na sustentabilidade emocional.
Conheça os benefícios da Conexa Corporate
Bom, agora que informamos os pontos mais importantes sobre a sustentabilidade emocional, chegou a hora de você entender o que a Conexa Corporate oferece de diferente para você.
- Teleorientação
Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conexa Corporate começou a perceber que a telemedicina pode ser usada no dia a dia, especialmente em questões menos complexas.
- Telepsicologia Conexa Saúde
A Conexa Saúde também oferece o acompanhamento psicológico para os colaboradores de sua empresa que têm doenças como Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.
- Conexa in Company
O Conexa in Company consiste no acompanhamento das questões de saúde dos colaboradores internamente.
Abaixo listamos algumas de suas funções:
- Acompanhamento da sinistralidade;
- Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Suporte emocional para as equipes internas.
Assim, situações de crise poderão ser facilmente contornadas.
- Plataforma
A Plataforma Conexa é um grande diferencial que a Conexa Saúde tem, e isso faz com que ela fique muito à frente dos planos de saúde tradicionais.
Isso acontece pois ela dispõe de uma plataforma exclusiva, o que facilita todo o processo de conexão entre médico e paciente, e isso por si só já é um grande ponto positivo.
Algumas de suas funções no dia a dia são:
- Armazenamento de documentos médicos em formato digital;
- Integração dos dados do paciente em seu perfil, facilitando processos multidisciplinares de diagnósticos;
- Facilidade no acesso a resultados de exames e o histórico do paciente, o que pode abrir, de partida, as possibilidades de diagnóstico;
- Permite que o profissional analise quais são os exames que o paciente já fez e conferir os resultados, sem que seja Preciso solicitar procedimentos que já foram realizados recentemente;
- Permite a emissão de laudos a distância e interpretação de exames com junta médica — isso é muito comum em casos complexos, como tratamentos de tumores malignos, nos quais profissionais trocam informações com outros especialistas, a fim de traçar o melhor caminho para seus pacientes durante o processo.
Além disso, todos os protocolos de segurança presentes na plataforma garantem a privacidade dos dados dos pacientes, principalmente pelo fato de que ela respeita o estipulado pela LGPD para esses casos.
Isso é fundamental, principalmente, pois envolve dados sensíveis.
Além disso, por meio da telemedicina, a Conexa Corporate oferece para os seus colaboradores consultas a distância com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, conseguindo alinhar com a agenda dos profissionais
Conclusão
Diversas organizações tentam manter a vida profissional e a vida pessoal de seus colaboradores separadas quando o assunto é a saúde mental, diferenciando o que influencia no trabalho e o que os funcionários trazem com eles.
Entretanto, a pandemia, essa linha existente entre casa e trabalho tornou-se mais tênue, e o líder precisou maximizar o engajamento e o desempenho de seus funcionários.
Por esse motivo, a sustentabilidade emocional se tornou ainda mais importante, pois, com a crise causada pela pandemia, muitas pessoas começaram a desenvolver diversos problemas psicológicos.
Assim, a sustentabilidade emocional se tornou ainda mais importante.
Gostou do artigo? Continue nos acompanhando em nosso Blog.