Não é novidade que atividades físicas e qualidade de vida estão diretamente ligadas.
Mas algumas pessoas ainda não têm a dimensão do quanto os benefícios da prática frequente de exercícios físicos são amplamente observados em todas as áreas da vida: qualidade do sono, disposição, saúde mental, autocuidado e até o dia a dia no trabalho.
Isso mesmo, colaboradores que movimentam o corpo de forma rotineira compõe uma equipe de maior bem estar no ambiente corporativo. Pode parecer lúdico e pouco palpável, mas, na verdade, os resultados podem ser observados na dia a dia do escritório.
A grande questão não é convencer de que atividades físicas fazem bem e são essenciais. A real dificuldade está em como garantir que os colaboradores estão com os exercícios em dia.
Afinal, na correria da rotina, a ida à academia é rapidamente cortada dos planos prioritários quando o cansaço fala mais alto. Com este cenário, o grande plano das empresas deve ser o de incentivo. Veja como:
Benefícios
Se a sua empresa é de grande porte e/ou tem condições financeiras de aumentar os benefícios dos colaboradores, esta opção é certeira. Está se tornando cada vez mais comum oferecer mais do que o plano de saúde, vale refeição e o vale transporte.
Agora, para tornar a vaga ainda mais atrativa, as corporações estão adicionando benefícios ligados a estilo de vida: um par de ingressos pro cinema por mês, um ebook gratuito, e claro, a mensalidade ou um desconto em academias.
E não precisa ser apenas aquele formato clássico de academia. Crossfit, yoga, pilates e inscrições em corridas também são boas ideias. Desde que o benefício combine atividades físicas e qualidade de vida, ele é mais que bem vindo.
Dessa forma, o incentivo do benefício está para além do óbvio – que é querer que o colaborador se movimente mais. A partir do momento que a empresa oferece um meio para atividades físicas e qualidade de vida, estes se tornam valores atrelados à marca.
Programas corporativos
Se aumentar os benefícios dos colaboradores não faz parte da realidade da sua empresa, a implementação de programas corporativos é uma bela alternativa – mesmo que no mundo ideal, combinar ambas ações seja o mais correto e efetivo.
Estes programas são elaborados para atingir objetivos dos Recursos Humanos na empresa. Maior integração entre os colaboradores, aumento da produtividade e desenvolvimento pessoal são alguns deles.
As possibilidades são infinitas e é claro que o estímulo de exercícios físicos e qualidade de vida não ficaria de fora dessa. Veja algumas opções de programas corporativos que podem ser feitos:
- Ginástica laboral;
- Cultura da alimentação saudável;
- Fazer grupos de colaboradores com gostos em comum (turma do box, do yoga, da corrida…);
- Promover uma corrida da empresa.
Estes são apenas exemplos. O time do RH pode deixar a criatividade fluir quando o assunto é programas corporativos.
Se você é um colaborador que entende a importância de ter atividades físicas como prioridade na sua rotina, mande este artigo para o RH! E não deixe de curtir a página da Conexa Saúde no Facebook para ficar por dentro das dicas.
Texto: Manoela Caldas.