Plano de saúde de forma consciente

plano de saúde

A saúde suplementar, entendida como as atividades desenvolvidas por coberturas privadas de planos e seguros de assistência médica, que vinham há cerca de seis anos em uma crise tiveram um aumento considerável entre os anos de 2019 e 2020.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de pessoas com convênio médico aumentou em 77,4 mil usuários, chegando a um total de 46,9 milhões de pessoas assistidas em todo o Brasil.

O aumento leva em consideração as modalidades empresarial, adesão e individual e uma das principais motivações da alta procura pelo plano de saúde nesse período foi a incerteza diante da pandemia causada pelo Covid-19.

Mas, você sabe como usar o seu plano de saúde de forma consciente? Confira esse post até o final e saiba como você pode evitar os desperdícios desse recurso.

Tenha um mini prontuário em casa

Mantenha uma pasta com receitas, exames e resultados obtidos durante sua passagem em um determinado especialista. Com isso, você ajudará os médicos a realizarem sua consulta e seu diagnóstico, evitando refazer novos exames.

Faça monitoramentos preventivos

Você já deve escutado falar sobre os exames de rotina. Pois bem, com eles você mantém um monitoramento da saúde de forma frequente, acompanhando a estabilidade e possíveis mudanças em seu organismo.

O ideal é realizar um check-up anual com exames gerais que possam te informar sobre o estado da sua saúde.

Além disso, é ideal que você crie uma relação com um médico e passe sempre com ele, assim você evitará fazer os mesmos exames com frequência já que ele terá todas as informações que precisa para te examinar.

Evite idas frequentes e desnecessárias ao pronto-socorro

Opte por ter um acompanhamento médico eficaz e frequente, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro, onde os atendimentos são mais generalistas e imediatistas.

Além disso, os custos de uma consulta marcada com um clínico geral são muito menores se comparada com uma consulta em um pronto-socorro, além de o diagnóstico ser muito mais eficiente.

Lembre-se que os gastos por parte da seguradora podem ser revertidos diretamente na sua cobertura.

Você pode substituir à ida ao pronto-socorro por uma consulta de telemedicina, que costuma oferecer atendimentos flexíveis em diferentes horários a fim de atender rapidamente todas as demandas.

Desta forma, você poderá otimizar seu tempo, evitar sua locomoção e gasto de transporte, e ainda assim ser atendido por um médico especialista que poderá te diagnosticar de forma muita mais rápida e eficaz.

O ideal é ir ao pronto-socorro apenas em casos de emergência.

A telemedicina pode ajudar o uso do plano de saúde de forma consciente

Além das questões informadas acima sobre flexibilidade de horários, otimização de tempo, locomoção e gastos, existem outras características sobre a telemedicina que pode ajudar o uso do plano de saúde de forma consciente.

A principal delas é o fato de a telemedicina ofertar uma assistência médica globalizada e acessível, garantindo uma precisão no diagnóstico através de uma consulta primária.

Dessa maneira, os recursos tecnológicos são utilizados a fim de possibilitar que os profissionais de saúde e os pacientes troquem informações, exames, laudos, diagnósticos e opiniões à distância de forma objetiva, garantindo a segurança dos dados compartilhados.

Podemos destacar alguns benefícios que a telemedicina oferta contribuindo para o uso consciente do plano de saúde, conforme a seguir:

Praticidade, afinal o paciente será atendido de onde estiver, evitando locomoção e tempo de espera já que as consultas por esse meio são sempre pontuais;

Economia, além de o próprio paciente economizar, os gatos que o próprio consultório ou hospital poderiam ter em uma consulta presencial são reduzidos e os impostos para o plano de saúde também;

Maior segurança, além de especialista e paciente não terem que se locomover, com a telemedicina é possível gravar as informações em uma rede para acessar os dados quando necessário, quando houver a necessidade de utilizar as informações da consulta;

Diagnóstico mais preciso e confiabilidade, com a facilidade da tecnologia, os especialistas podem trocar informações rapidamente para que hajam diferentes opiniões que ajudem a obter um diagnóstico mais preciso para assegurar os dados que serão compartilhadas com o paciente

Telemedicina com a Conexa Saúde

Em 2020, foram realizados mais de dois milhões de atendimentos de telemedicina através do player de saúde digital disponibilizado pela Conexa Saúde.

Dessa forma, consolidamos a plataforma como um meio rápido e acessível de garantir o cuidado com a saúde, evitando os riscos de contaminação em caso de uma saída para uma consulta presencial.

Especialidades médicas disponíveis:

– Alergia e Imunologia,

– Cardiologia,

– Cirurgia Geral, Plástica e Vascular,

– Clínica Geral,

– Coloproctologia,

– Dermatologia,

– Endocrinologia,

– Gastroenterologia,

– Ginecologia.

– Hematologia e Hemoterapia,

– Mastologia,

– Nefrologia,

– Neurologia,

– Ortopedia,

– Otorrinolaringologia,

– Oftalmologia,

– Oncologia,

– Pediatria,

– Pneumologia,

– Psiquiatria,

– Reumatologia,

– Urologia,


Entre em contato com a Conexa Saúde e saiba mais sobre a telemedicina e como ela funciona.

Use o plano de saúde quando necessário

O plano de saúde é uma assistência médica que deve ser utilizada com consciência e quando necessário, evitando desperdício de tempo e de dinheiro.

Isso porque fatores econômicos como a inflação afetam diretamente os serviços de saúde que vão ser sobrepostos aos custos da mensalidade, equilibrando a conta entre operadoras e beneficiários.

Sendo assim, se você usar o seu plano de saúde com consciência e quando necessário, os custos não terão tanto reflexo na sua mensalidade pois estará de acordo com a sua cobertura.

Você pode, e deve, fiscalizar seu plano de saúde, a fim de saber quais os serviços disponíveis para você e como utilizá-los.

Além dos mais, crie hábitos saudáveis e olhe com cuidado e carinho para a sua saúde. Os exames periódicos podem ser um ótimo aliado. 

Curtiu esse post? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse e garantir a sua saúde e de seus colaboradores, fique de olho em nosso blog, além de acompanhar as novidades que compartilhamos em nosso Instagram e Facebook.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!