Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e que, por isso, empresas que desejam se destacar precisam criar identidades próprias e buscar a personificação do negócio. Nesse sentido, a ideia de reforçar valores e princípios, tornar as suas iniciativas diferenciadas e construir características únicas se chama cultura organizacional.
É isso que fará com que um negócio seja competitivo, tanto em produtividade quanto na atração e retenção de talentos e de clientes. Afinal, os ideais são claros. A questão é que gestores reconhecem a importância de fortalecer a cultura organizacional, no entanto, trata-se de um grande desafio.
Por isso, neste artigo, vamos explicar brevemente o que é cultura organizacional, sua importância para a empresa e, principalmente, quais medidas podem ser adotadas pelo RH para que ela seja fortalecida. Confira!
O que é cultura organizacional?
De maneira geral, podemos entender a cultura organizacional como um conjunto de crenças e valores que são compartilhados entre os membros de uma organização para que atuem como uma espécie de pilar. É essa base que sustentará as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos pela empresa.
Com isso, mais do que criar uma marca em si, a cultura organizacional é como se fosse uma impressão digital que, por mais que carregue muitos traços similares a outras companhias, sempre revela o seu diferencial. É justamente isso que fará com que a empresa se distancie dos concorrentes, criando justamente o reconhecimento externo.
Qual a importância para uma empresa?
Ter uma cultura organizacional forte e bem definida é essencial para empresas que buscam desenvolver atividades em alta performance. Afinal, quando se sabe quem é e aonde quer chegar, ficar mais fácil definir metas tangíveis e alcançar os resultados.
Além disso, quando a cultura é forte, é mais fácil escolher o tipo de colaborador que mais combina com o perfil, evitando um alto índice de rotatividade e absenteísmo. Ou seja, de modo geral, eleva a produtividade, melhora o clima organizacional e promove mais satisfação entre a equipe.
Como o RH pode fortalecer a cultura organizacional da empresa?
A seguir, veja algumas dicas para que a cultura organizacional seja fortalecida.
Construa um pilar
Antes de definir a cultura da sua empresa, é preciso pensar em determinadas perguntas, como: “quais são os nossos valores?”, “qual a imagem que a empresa quer passar internamente e externamente?”, “que palavras definem essa imagem?”.
Os pilares da cultura organizacional devem ser os valores e as características que correspondem à identidade da organização.
Comunique-se com clareza
Depois de ter todas as características da empresa, é hora de investir em divulgar essa cultura — primeiro, de forma interna, para, posteriormente, criar uma identidade externa.
É preciso mostrar a importância dos valores para os colaboradores a fim de criar neles a ideia de pertencimento. Do mesmo modo, a construção da imagem para o público externo contribui para que as pessoas a reconheçam como uma empresa distinta, além de atrair, para a equipe, talentos que se alinhem a essa cultura.
Crie rituais para reforçar o valor
Em todas as culturas, os rituais são importantes para que o comportamento seja reforçado. Portanto, realizar eventos ou endossar comportamentos cotidianos faz com que os valores e as atitudes esperadas sejam internalizados pela equipe.
Viu só como algumas atitudes simples podem contribuir para reforçar a cultura organizacional na empresa? Certamente, os benefícios para a empresa serão visíveis e você terá uma equipe muito mais engajada!
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