Afinal, como fortalecer a cultura organizacional na empresa?

cultura organizacional

Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e que, por isso, empresas que desejam se destacar precisam criar identidades próprias e buscar a personificação do negócio. Nesse sentido, a ideia de reforçar valores e princípios, tornar as suas iniciativas diferenciadas e construir características únicas se chama cultura organizacional.

É isso que fará com que um negócio seja competitivo, tanto em produtividade quanto na atração e retenção de talentos e de clientes. Afinal, os ideais são claros. A questão é que gestores reconhecem a importância de fortalecer a cultura organizacional, no entanto, trata-se de um grande desafio.

Por isso, neste artigo, vamos explicar brevemente o que é cultura organizacional, sua importância para a empresa e, principalmente, quais medidas podem ser adotadas pelo RH para que ela seja fortalecida. Confira!

O que é cultura organizacional?

De maneira geral, podemos entender a cultura organizacional como um conjunto de crenças e valores que são compartilhados entre os membros de uma organização para que atuem como uma espécie de pilar. É essa base que sustentará as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos pela empresa.

Com isso, mais do que criar uma marca em si, a cultura organizacional é como se fosse uma impressão digital que, por mais que carregue muitos traços similares a outras companhias, sempre revela o seu diferencial. É justamente isso que fará com que a empresa se distancie dos concorrentes, criando justamente o reconhecimento externo.

Qual a importância para uma empresa?

Ter uma cultura organizacional forte e bem definida é essencial para empresas que buscam desenvolver atividades em alta performance. Afinal, quando se sabe quem é e aonde quer chegar, ficar mais fácil definir metas tangíveis e alcançar os resultados.

Além disso, quando a cultura é forte, é mais fácil escolher o tipo de colaborador que mais combina com o perfil, evitando um alto índice de rotatividade e absenteísmo. Ou seja, de modo geral, eleva a produtividade, melhora o clima organizacional e promove mais satisfação entre a equipe.

Como o RH pode fortalecer a cultura organizacional da empresa?

A seguir, veja algumas dicas para que a cultura organizacional seja fortalecida.

Construa um pilar

Antes de definir a cultura da sua empresa, é preciso pensar em determinadas perguntas, como: “quais são os nossos valores?”, “qual a imagem que a empresa quer passar internamente e externamente?”, “que palavras definem essa imagem?”.

Os pilares da cultura organizacional devem ser os valores e as características que correspondem à identidade da organização.

Comunique-se com clareza

Depois de ter todas as características da empresa, é hora de investir em divulgar essa cultura — primeiro, de forma interna, para, posteriormente, criar uma identidade externa.

É preciso mostrar a importância dos valores para os colaboradores a fim de criar neles a ideia de pertencimento. Do mesmo modo, a construção da imagem para o público externo contribui para que as pessoas a reconheçam como uma empresa distinta, além de atrair, para a equipe, talentos que se alinhem a essa cultura.

Crie rituais para reforçar o valor

Em todas as culturas, os rituais são importantes para que o comportamento seja reforçado. Portanto, realizar eventos ou endossar comportamentos cotidianos faz com que os valores e as atitudes esperadas sejam internalizados pela equipe.

Viu só como algumas atitudes simples podem contribuir para reforçar a cultura organizacional na empresa? Certamente, os benefícios para a empresa serão visíveis e você terá uma equipe muito mais engajada!

Quer ficar por dentro de mais dicas como essas? Acompanhe nossa página no Facebook e fique de olho nas próximas publicações!

[rock-convert-pdf id=”4613″]

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content