As tendências do setor de Recursos Humanos são traçadas a partir de renovações, conceitos e ações que se destacaram nas corporações. Uma boa equipe de RH deve sempre se manter antenada.
Apesar de surgirem novas tendências a cada ano, existem conceitos que não apenas perduram, como também ditam outros caminhos. O bem-estar é um deles.
Para ficar por dentro dessa grande tendência que veio para ficar na gestão de RH, continue lendo o artigo!
Afinal, o que é bem-estar?
De acordo com a Constituição de 1946 da Organização Mundial da Saúde (OMS), "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade". E a saúde mental é definida como "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade''.
Ou seja, bem-estar é um termo guarda-chuva usado para falar de saúde em todos os seus aspectos. E como o assunto é gestão de RH, estamos tratando do bem-estar dos colaboradores da empresa.
O bem-estar dos colaboradores deve estar na essência, ser um pilar da cultura organizacional da empresa. Mas para isso, a saúde precisa ser um dos KPIS na gestão de RH.
Medindo a saúde organizacional da empresa
É interessante que o time de RH meça o nível da saúde organizacional para entender a dimensão dos desafios que estão por vir, e diagnosticar mais precisamente as áreas que precisam de ajustes.
Isso pode ser feito através de pesquisas e questionários com metodologia qualitativa e quantitativa. É de extrema importância que tais procedimentos garantam total anonimidade.
Implementar uma cultura do feedback também vale ouro. E isso vale para todas as etapas, desde o recrutamento até a demissão. Uma boa comunicação entre os gestores e a equipe permite que as possíveis tensões que possam surgir sejam mais facilmente mapeadas e solucionadas por todas as partes.
Como promover o bem-estar dos colaboradores?
A saúde do colaborador é a saúde da empresa. Uma boa gestão de RH sabe disso e deve se centrar ao redor do bem-estar, promovendo, assim, uma série de ações e medidas que tenham promoção da saúde como objetivo.
A estratégia é extremamente inteligente por beneficiar ambos os lados. De um, a empresa ganha com o aumento da produtividade e reputação. De outro, o colaborador se sente valorizado e tem vontade de permanecer no time.
Existem várias possibilidades de atos que promovem o bem-estar dos colaboradores. Listamos algumas ideias:
- Ginástica laboral;
- Modernizar o ambiente de trabalho;
- Eventos de saúde (exemplo: corrida, aula de yoga);
- Flexibilidade de horários e dress code;
- Mobiliário adequado para evitar doenças ocupacionais.
Quais são as principais tendências atuais?
Aqui vamos destacar duas das principais tendências.
Primeiramente, temos os benefícios corporativos. Foi-se o tempo em que apenas vale-refeição e vale-transporte eram o suficiente. Além dos benefícios obrigatórios segundo as leis trabalhistas, adicionais como o vale-cultura (livrarias, cinema, teatro, museus), auxílio-creche e cartão-academia têm feito sucesso entre as corporações.
O outro destaque é o conceito chamado de experiência do colaborador. A ideia é que a experiência do cliente começa primeiro com a do colaborador. O conceito propõe que as empresas promovam experiências aos colaboradores para que eles possam ser mais satisfeitos onde trabalham, e consequentemente, produzam melhor.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Siga o perfil da Conexa Saúde no Instagram para ficar sempre por dentro dos conteúdos!
Texto: Manoela Caldas.