RH estratégico: o que é, quais as suas 4 funções, e como implantar

rh estrategico exemplos de rh estrategico

Muitas empresas desconhecem do que se trata um RH estratégico. Entretanto, essa é uma ferramenta que faz total diferença na gestão de uma empresa como um todo.

Você já deve imaginar que o desempenho de uma cooperativa tem relação íntima com a forma como o RH é organizado.

Tudo isso porque cada vez mais o mercado exige resultados melhores e selecionar quem faz a gestão de pessoas de uma empresa faz toda a diferença.

Em resumo, pode-se dizer que o RH estratégico quando adotado otimiza a produtividade e faz com que exista um diferencial, aumentando a capacidade competitiva no mercado.

Para quem já atua nessa área e aqueles que desejam atuar é essencial conhecer um pouco mais sobre essa prática, como ela funciona e quais os resultados obtidos. Então não deixe de  continuar com a gente e ler até o final!

O que é o RH estratégico?

rh estrategico x rh tradicional
RH estratégico: equipe.

O RH estratégico nada mais é que um termo usado para definir com melhor precisão uma organização de atitudes destinadas a conquistar determinado objetivo.

Quando entramos no setor de RH, estratégia é aquilo que usamos para atingir resultados melhores.

Dessa forma, para ser considerada uma pessoa estratégica, é preciso reconhecer que isso acontece graças a tecnologia avançada que contamos nos dias de hoje.

Em resumo, todos os líderes de equipes que são estratégicos possuem chances maiores de investirem em transformações digitais para o nicho de atuação que estão naquele momento. Logo, a tecnologia é um intermédio entre o recrutamento e a seleção.

Ademais, é mais ágil e a velocidade conta para que a seleção mais precisa e com menos dificuldades independente do número de candidatos.

Processos como busca de candidatos, análise de currículos e os testes feitos para os perfis pessoais são influenciados positivamente pelos avanços digitais.

RH estratégico x RH tradicional

Existem algumas diferenças entre esses modelos de RH. O primeiro, o RH estratégico, deseja buscar a gestão de pessoas e a procura por talentos.

Já o segundo, o RH tradicional, em geral todos os esforços são direcionados para a execução de tarefas.

A conexão entre os profissionais e a empresa é uma prioridade para a versão estratégica.

Diferente do modelo tradicional, em que as pessoas são contratadas e demitidas em uma frequência maior e não há uma preocupação quanto a isso.

Logo, o modelo estratégico, é uma versão mais focada nas boas relações e no mantimento de uma qualidade melhor de trabalho para o prestador de serviços.

O que o RH estratégico tem de diferente para o RH convencional?

rh estrategico rh estrategico segundo chiavenato
RH estratégico: profissionais se cumprimentando.

Como já dito antes, o RH tradicional e o RH estratégico são bem diferentes entre si.

É comum que o RH tradicional busque contratar pessoas e tenha como principal objetivo o cumprimento de tarefas, seguindo horários e demandas estabelecidas por um superior.

Já o RH estratégico tem uma visão diferente e objetivos também. Muito mais que tarefas, há uma preocupação quanto ao alinhamento do perfil do funcionário e suas funções dentro da empresa.

Além disso, é uma preocupação do estratégico que o funcionário mantenha-se motivado e desempenhe sua função com qualidade e criatividade.

E não para por aí, o RH estratégico não apenas estabelece um processo com precisão e estratégia, ele analisa os resultados e realiza estudos em cima do que é feito e o retorno atingido.

Qual a missão do RH estratégico em uma empresa?

Esse modelo de RH é determinante para aqueles que prezam por um bom desenvolvimento. Ele é responsável por reduzir os custos do negócio.

Isso porque, como já citado, ele é capaz de fazer com que as perdas sejam menores e os gastos com contratação também sejam minimizados.

Além disso, uma das missões desse RH é aumentar a integração dos objetivos. Ou seja, fazer com que aqueles que estão trabalhando em determinada área conheçam todo o processo de desenvolvimento da empresa.

Ademais, o RH também atua sendo proativo e auxiliando aqueles que precisam de apoio, seja em suas tarefas diárias ou em problemas mais pessoais.

É dessa forma que o setor consegue se desenvolver. Aproximando-se dos colaboradores e conhecendo quais são as dores e maiores dificuldades deles dentro da empresa.

Ao fazer isso o RH consegue não apenas desenvolver o relacionamento da equipe e eliminar possíveis causas de problemas na empresa.

Qual é o diferencial de uma empresa com RH estratégico?

rh estrategico rh estrategico curso
RH estratégico: profissionais debatendo.

Um RH estratégico possui algumas diferenças em relação ao RH tradicional, e elas são sentidas principalmente dentro da empresa.

O RH estratégico além de atuar como uma ferramenta mais interativa e de mais proximidade e preocupação com os colaboradores, ela é também um diferencial em outros setores.

Uma equipe compreendida é uma equipe produtiva! Não há nada mais desgastante que começar em algum emprego e ter suas necessidades completamente ignoradas, ou não contar com apoio e outros benefícios no momento de realizar as tarefas.

Logo, um diferencial marcante desse modelo é a sua capacidade de permitir que o fluxo de pessoas na empresa seja menor em relação a contratações e também que as pessoas tenham um convívio mais próximo e mais integrado.

O RH estratégico é aquele que não apenas gerencia as pessoas, mas encontra a melhor forma de fazer isso pensando na equipe como seres individuais.

Quais as 4 funções do RH estratégico?

rh estrategico o que e rh estrategico
RH estratégico: encontro profissional.

Existem quatro funções que são parte integrante de uma gestão de RH estratégico. São elas que definem e permitem que o gestor consiga implantar medidas para atingir os objetivos propostos que são considerados necessários.

Visão de processo

Aqui está a base de muitas empresas. A visão do processo é fundamental e necessária. É ela quem garante que seja possível definir estratégias realmente eficientes e de serventia para a empresa e a equipe.

É a partir do processo que consolida-se uma forma de sucesso de reprodução, de forma constante.

Sendo assim, torna-se imprescindível que o gestor de RH dos dias de hoje conheça a fundo o processo da organização para que assim ele saiba por onde começar a atuar para melhorar o serviço para os colaboradores e para a organização.

Além de tornar a comunicação mais fácil para todas as partes, é provável que optar por decisões mais dinâmicas seja mais fácil conhecendo todo o processo a fundo.

Liderança

O RH é um setor que necessita lidar durante a formação de especialistas. Isso quer dizer que muitos líderes saem de algumas empresas com uma espécie de formação na área pela experiência.

Em consequência disso, por ser especializado em lidar na formação de líderes, o RH necessita ser um modelo no momento de gerir pessoas e atuar como um líder de equipe. Porém nem sempre isso acontece em determinadas empresas.

Ainda hoje, mesmo com o avanço dos estudos na área de RH, muitas pessoas não conseguem reproduzir uma postura de líder e por isso existe uma carência no mercado quanto a essa área.

Logo, para que uma equipe seja gerida e aconteça a aplicação de todas as técnicas mencionadas, é preciso ser um líder, afinal o cargo faz com que seja necessário a manutenção dessa postura.

Tecnologia da informação

Melhorar as decisões é um desafio para muitos daqueles que trabalham na área. Não é algo simples fazer certas escolhas para aqueles que trabalham na área de gestão de pessoas.

Logo, a melhor forma de fazer isso é usando o sistema de captação e interpretação de dados. Esse é o caminho mais correto para a interpretação de dados.

Sendo assim, nada mais eficiente que usar a tecnologia de dados a seu favor. Ela é uma grande aliada no momento de ajudar no processamento de dados de forma rápida e eficiente. Afinal, em todo o mundo é possível fazer a leitura desses dados.

Comunicação

A chave para qualquer decisão de sucesso é a comunicação eficiente. Isso quer dizer que é preciso conhecer a sua equipe e saber se comunicar com ela para decidir o que deve ser feito. Como é preciso saber reconhecer o que  é necessário ser dito.

Para fazer isso, a melhor forma é encontrar os melhores canais e as melhores abordagens para se comunicar com as pessoas.

Dessa forma, o gestor consegue não apenas abordar mais conhecer como a equipe reage quando alguns assuntos são falados e em relação a algumas cobranças quando feitas.

Essa é outra fonte de dados, que permite ter mais previsão das ações e facilita a gestão dentro da empresa. Nessas horas, o RH ganha espaço e credibilidade para se comunicar e tomar decisões.

Como implantar RH estratégico na empresa?

rh estrategico qual a missao do rh estrategico
RH estratégico: reunião profissional.

Antes de mais nada, é preciso reconhecer quais são as necessidades que o RH vem enfrentando. Essa implantação precisa ser feita seguindo alguns caminhos e parâmetros.

Estabelecimento de metas para o trabalho da empresa

Um dos primeiros passos, é o estabelecimento de metas. Isso porque uma equipe precisa saber para onde está indo.

As metas não apenas criam foco aos funcionários como também são fundamentais para que exista um comprometimento com o objetivo.

Se você é um gestor de RH já deve ter notado que toda equipe que caminha com metas e recebe bonificações por isso, é uma equipe de mais sucesso.

Isso porque é da natureza humana que existam níveis a serem atingidos, e essa ideia também migra para o mundo dos negócios.

Proposição de planejamento estratégico com foco nessas metas

Agora que você já tem suas metas traçadas, é hora de começar a entender um pouco mais sobre como irá cumprir todas elas. A começar pelas metas mais simples.

Não basta saber para onde ir, é preciso saber como. Seguindo essa linha de pensamento, é de suma importância que você saiba guiar e mostrar a sua equipe como chegar ao objetivo final é atingir a tão almejada meta.

Ao atingir cada uma delas será possível notar que assim como a empresa, os funcionários também vibram, pois conseguem reconhecer ali onde está a sua colaboração e qual a importância dela dentro do processo.

Trabalho com dados e informações objetivas nesse planejamento

Ainda sobre a metodologia, e seguindo o sistema de metas, as informações devem ser repassadas de maneira clara.

Só assim, os funcionários vão conseguir entender e fazer da maneira certa e clara desde as primeiras tentativas.

Informações rebuscadas e imprecisas contam como inimigas de bons resultados. E você, como gestor de equipe, precisa simplificar o processo para que ele ocorra da melhor maneira.

Invista em processos informatizados

Informatização faz toda a diferença! Nesse viés quando o assunto é a busca por aumentar a eficiência dos processos, ela pode ser a maior aliada.

O que acontece é que a tecnologia pode auxiliar em todos os outros processos, como por exemplo o próprio entendimento das metas e caminhos até ela.

Se você é um gestor de RH precisa conhecer as melhores ferramentas da área e como usá-las a seu favor sempre que necessário.

Invista em treinamento para o engajamento da equipe no projeto

Treinar a sua equipe faz toda a diferença. Muitas vezes os colaboradores por executarem tarefas consecutivas, perdem a noção de onde está a sua contribuição no processo final.

Quando isso ocorre, pode ser muito prejudicial para o desempenho daquele indivíduo no trabalho.

Além disso, os treinamentos aumentam a motivação do funcionário e faz com que eles executem tarefas mais aprimoradas e próximas do que a empresa necessita.

Logo, para quem tem dúvidas sobre os efeitos de um treinamento feito com qualidade, eles são grandes aliados no momento de montar e preparar uma equipe para atuar em suas funções principais com mais desempenho.

Como a Conexa pode auxiliar o RH da sua empresa?

rh estrategico exemplo de rh estrategico
RH estratégico: colaboradores reunidos.

A Conexa conta com elevada experiência de mercado e também recursos e sistemas de benefícios que auxiliam o desenvolvimento da sua equipe profissional.

Além disso, a Conexa é responsável por oferecer serviços de saúde que possibilitam ao colaborador cuidar e ter mais atenção às suas necessidades.

Bom, agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona um RH estratégico, precisa começar a aplicar algumas estratégias.

Dentre elas, fornecer benefícios é uma ótima opção para motivar e manter sua equipe amparada. E a Conexa pode ajudar você nisso!

Conclusão

rh estrategico como implementar rh estrategico
RH estratégico: união.

Conhecer mais sobre os benefícios de um RH estratégico é primordial no momento de gerir uma equipe.

Faz parte das estratégias, contar com alguns vínculos e cuidados com a equipe. Além disso, nada mais necessário que utilizar a tecnologia e informática a seu favor.

É a partir desse tipo de ferramenta que torna-se possível estabelecer algumas metas e conhecer mais a fundo as necessidades da equipe.

Ademais, é por meio de um sistema alinhado de metas e processo que torna-se possível atingir os objetivos almejados.

Isso quer dizer que não basta apenas utilizar um modelo e seguir. É necessário contar com estratégias e ferramentas úteis.

Portanto, o RH estratégico consolida-se como uma boa opção para quem busca gerir uma equipe com metas.

Quer saber mais? Acesse nosso Blog e confira mais notícias da área!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!