Estilos de Liderança: escolha quem você quer ser

estilos de liderança

Por muitos anos, só existiam dois perfis dentro de uma empresa: os chefes e os subordinados. Felizmente, a figura do líder emergiu e ganhou notoriedade como uma característica nobre dentro das empresas.

Cada vez mais, os Recursos Humanos de corporações buscam candidatos em entrevistas que apresentam estilos de liderança. Ainda sim, o que realmente é ser um líder pode ser uma incógnita. E o mais importante: o que é ser um bom líder.

Na tentativa de esclarecer esta questão, vamos destrinchar alguns conceitos e estratégias básicas para liderar de forma positiva no trabalho. Continue lendo o artigo!

Líder x Chefe

Você não precisa ser um chefe para assumir a liderança, e principalmente, nem todo chefe age como um líder.

É dispensável explicar o que é a figura de um chefe, porque você com certeza já a conhece muito bem. Mas o que define, afinal, um bom líder? 

Listamos algumas características primordiais e gerais, mas saiba que há diferentes estilos de liderança. São elas:

  • Representar bem a equipe;
  • Ser um bom exemplo;
  • Vestir a camisa da empresa;
  • Incentivar;
  • Motivar.

Assim como você conhece bem a figura de um chefe, você agora provavelmente também entende o porque a chefia é diferente da liderança. No mundo ideal, não haveria esta diferença porque todo chefe seria líder. Infelizmente, este não é o caso na maioria das empresas.

Saiba ouvir tão bem quanto falar

Agora que você já sabe o que define um líder, vamos às estratégias de como ser um bom líder. Estas são apenas algumas, mas a lista de possibilidades é infinita e pode ser adaptada aos estilos de liderança.

Uma das características mais comentadas sobre a liderança é a habilidade de falar bem, tanto na hora de representar a empresa, como na escolha das palavras certas para motivar o time.

Entretanto, o outro lado da moeda é pouco falado, apesar de ser tão importante quanto – ou até mais. 

Para garantir a missão de representar bem o time que você lidera, é preciso conhecê-los. Ouvir as opiniões sobre a vida e sobre a empresa, entender a postura deles sobre cada função e se possível, saber quem são eles como pessoas, para além de funcionários.

Defina valores

A sintonia de um time se torna mais coesa quando todos trabalham dentro dos mesmos valores. Dessa forma, os produtos resultados do trabalho desta equipe também sempre serão coerentes com o que a empresa acredita. Quando a ética está clara, a chance de erros cai consideravelmente. 

Vamos supor que um dos valores que o líder estabeleceu para a equipe é a diversidade. E como liderança, seu papel é incentivar a contratação de minorias, levantar debates e disseminar informação. 

Isso significa que a equipe estará constantemente rodeada por o valor da diversidade. Então, quando chegar o momento de pensar em uma publicidade, por exemplo, as chances dos atores escolhidos não representarem grupos diversos será baixa.

Assim como existem inúmeros estilos de liderança, os valores estabelecidos também variam e devem acompanhar o que é importante para cada empresa.

Cultura do feedback

Um dos caminhos mais fáceis para desmotivar um colaborador é o fazer sentir que ele não é valorizado pelo bom trabalho que faz diariamente.

A cultura do feedback consiste em elogiar os resultados positivos como uma prática constante. Dessa forma, quando o líder tiver alguma crítica negativa a fazer, ela será recebida de forma construtiva.

Esperamos que com estas dicas, você se inspire para se tornar um líder melhor. Não esqueça de curtir o Conexa Saúde no Facebook para ficar por dentro do nosso conteúdo.

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!