Plano de cargos e salários para sua empresa: como elaborar?

grupo de quatro pessoas conversando sobre um plano de cargos e salários

Você é um empresário ou gestor de recursos humanos e quer aumentar a produtividade e retenção dos seus colaboradores? Então você precisa elaborar um plano de cargos e salários para sua empresa.

Com serviço de consultoria jurídica ou não, criar esse plano vai tornar mais claro para o mercado interno e externo as diretrizes de cada cargo e também as formas de crescimento dentro da organização.

Portanto, se você deseja entender mais sobre o assunto, o texto a seguir é perfeito pra você. Então, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o processo de um plano de cargos e salários e seus benefícios.

O que é um plano de cargos e salários?

Antes de entender mais a fundo sobre esse assunto, é muito importante entender o que é esse plano. Portanto, um plano de cargos e salários, nada mais é que a definição das funções, responsabilidades e remuneração de cada cargo da empresa. 

Vale destacar que é essencial que um fator crucial de um plano com esse seja a igualdade, para que seja compatível com o mercado de trabalho interno e externo de cada cargo. Ele possibilita uma maior transparência para os colaboradores ou futuros talentos sobre os crescimentos possíveis dentro da empresa

Portanto, esse plano tem como objetivo padronizar os cargos internos e garantir competitividade salarial em relação ao mercado. Além de estabelecer critérios para o desenvolvimento e crescimento dentro da empresa.

Qual a importância do plano de cargos e salários?

Um plano bem elaborado é importante para favorecer o clima organizacional e o ambiente de trabalho. Ou seja, quando cada colaborador sabe o que precisa ser feito por cada setor, fica mais fácil o entrosamento e troca de informações.

Portanto, é muito importante para o aumento da produtividade e competitividade saudável entre os funcionários, uma vez que torna mais palpável para eles o crescimento a partir de seus próprios méritos e trabalho desempenhado.

Como elaborar um plano de cargos e salários?

  1. Definir os cargos e as atribuições
  2. Estabelecer a remuneração de cada função
  3. Elaborar os planos de carreira
  4. Criar um manual de conduta


Veja em detalhes como funciona cada etapa:

1- Definir os cargos e as atribuições

O primeiro passo para desenvolver um plano de cargos e salários é mensurar e listar todos os cargos existentes na empresa, assim como quais e se precisam ser criadas novas funções.

A melhor maneira de organizar esse estudo é entrevistando e conversando diretamente com líderes e colaboradores de todos os setores da empresa. Isso vai fazer com que você entenda o que cada cargo precisa, tanto de competência técnicas como habilidades comportamentais.

Com esse estudo em mãos, vai ficar mais fácil criar os cargos e responsabilidades que cada um deles precisa para o desenvolvimento da empresa. Além disso, é importante que essas informações sejam de conhecimento geral, para que cada um se sinta confortável em tentar as vagas que mais se sentem capazes. 

2- Estabelecer a remuneração de cada função

Para isso, é muito importante a realização de um estudo sobre o mercado externo, para que seus preços sejam proporcionais aos praticados nos maiores concorrentes. Sendo assim, sua empresa se tornará atrativa para os mais diversos talentos do mercado.

É muito importante que os salários sejam determinados dentro da realidade financeira da empresa e que caso haja algum benefício, também seja acrescentado a essa etapa de desenvolvimento do plano de cargos e salários.

3- Elaborar os planos de carreira

Um passo muito importante do plano é definir os critérios que vão nortear as promoções dos funcionários. Essa etapa varia de acordo com cada empresa, então cada uma pode desenvolver seus próprios critérios, como por exemplo, ter uma segunda graduação ou tempo de serviço prestado, por exemplo.

O mais importante dessa etapa é que todos os critérios sejam os mais claros possíveis, além de serem possíveis de serem atingidos. Essa política, certamente, vai estimular os colaboradores a mostrarem maiores resultados e sempre buscarem novas fontes de conhecimento.

É uma etapa que reflete a troca entre empresa e colaborador, o apoio que um dá ao outro, tem o objetivo de beneficiar ambos. Ou seja, é importante que a empresa se disponha a investir em cursos e treinamentos para seus colaboradores, para que eles sempre se desenvolvam melhorando tanto dentro quanto fora da empresa.

4- Criar um manual de conduta

Para finalizar as etapas do plano de cargos e salários, tudo isso que foi desenvolvido precisa constar em um documento ou manual que seja repassado aos colaboradores. Isso vai possibilitar que todos tenham conhecimento das normas e diretrizes da empresa.

Portanto, todos podem saber o que cada cargo requisita, assim como quais são as remunerações e o que precisa ser feito para subir hierarquicamente na empresa. Com isso, os colaboradores podem desenvolver seus próprios planos de carreira e buscar alternativas para crescer profissionalmente.

As principais vantagens do plano de cargos e salários

Como dito anteriormente, um bom plano de cargos e salários visa estabelecer critérios de conduta e também esclarecer para todos os colaboradores e futuras aquisições as responsabilidades e funções de cada cargo. 

1- Satisfação dos colaboradores

Um dos principais benefícios é gerar um ambiente de trabalho mais harmonioso, onde cada colaborador se sente valorizado e saiba das normas de conduta e cultura organizacional. Isso certamente irá aumentar o engajamento durante a realização das atividades.

2- Diminui o turnover

Com profissionais mais satisfeitos e com políticas de crescimento bem delimitadas e explicadas, o profissional tende a querer ficar mais tempo na empresa, buscando crescer gradativamente, diminuindo o índice de rotatividade dentro da empresa.

3- Atração de novos talentos

A boa política interna, certamente, tem papel fundamental na imagem que o mercado tem da sua empresa. Portanto, sua empresa passa a ser desejada por profissionais do seu mercado e novos e melhores talentos passam a entrar na sua empresa. 

Se sente preparado(a) para montar seu plano de cargos e salários?

Com tudo isso exposto, é evidente que a elaboração do plano de cargos e salários é a melhor maneira de engajar e desenvolver os colaboradores de uma empresa, gerando mais produtividade e competitividade sadia.

Portanto, se você quer estimular o trabalho dos seus funcionários, aumentar a retenção de mão de obra e atrair novos profissionais, você e sua equipe de RH precisam desenvolver um plano claro e coerente de cargos e salários.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!