Recrutamento humanizado: um aliado das ferramentas

RH

A tecnologia e todas as suas ferramentas ajudam a automatizar e simplificar os processos de RH, incluindo a atração e aquisição de talentos. Com elas, a tendência é que as etapas sejam mais ágeis e eficientes. Mas embora os recursos proporcionem enormes benefícios para os recrutadores, eles podem dificultar um recrutamento humanizado e pessoal.  

O processo seletivo é o primeiro contato que um profissional tem com a empresa. Assim, todas as fases devem ser pensadas para criar a melhor impressão. E pesquisas mostram que, atualmente, o sentimento é o oposto disso.  

De acordo com um estudo realizado pela American Staffing Association Workforce Monitor, 80% dos candidatos acham que participar de processos hoje é como enviar seu currículo para um buraco negro. Já 69% acredita que as etapas são impessoais. Ou seja, a maioria dos profissionais não acredita que os processos recentes sejam humanizados.  

Com isso, fica lançado mais um desafio para os profissionais de RH: como melhorar a experiência dos candidatos nos processos de seleção? 

Os candidatos não estão felizes com o processo de recrutamento 

Quando os candidatos não estão satisfeitos com o processo de recrutamento, é um indício de problemas na forma como a empresa está conduzindo as etapas. Nesse sentido, algumas possíveis razões para a insatisfação, incluem: 

  • Falta de clareza: se as descrições da vaga e atividades não forem claras, isso pode deixar os candidatos desencorajados; 
  • Excesso de tempo: se o processo de recrutamento for muito longo e demorado, isso pode desestimular os candidatos. O problema é ainda maior se eles estiverem desempregados ou se aplicando para outras vagas simultaneamente; 
  • Falta de comunicação: essa costuma ser a principal queixa observada. Quando a empresa não fornece feedback ou não mantém os candidatos informados sobre as etapas do processo, eles se sentem desrespeitados; 
  • Má conduta: se os recrutadores não tratarem os candidatos com respeito e consideração, isso pode causar uma impressão negativa, prejudicando a imagem da empresa. 

Para melhorar o processo de recrutamento e aumentar a satisfação dos candidatos, a empresa pode considerar a implementação de um processo de recrutamento mais eficiente.  

Para isso, ela precisa garantir que as descrições de trabalho sejam claras e precisas. Além disso, ela deve manter os candidatos informados sobre as etapas do processo e tratar todos com respeito e consideração.  

Por fim, a empresa pode pedir feedback dos candidatos sobre o processo de recrutamento para identificar áreas em que pode melhorar.

Tendências da área de recrutamento  

O setor de recrutamento passou por mudanças significativas nos últimos anos. Alguns desses desenvolvimentos foram lentos, enquanto outros aconteceram da noite para o dia. Aliás, vários deles foram motivados pela pandemia.  

Dessa forma, existem atualmente várias tendências que podem impactar em como as empresas encontram e contratam talentos: 

  • Recrutamento baseado em dados: essa é a verdadeira “menina dos olhos” dos recrutadores. As empresas estão utilizando análises de dados para entender melhor os perfis dos candidatos ideais e saber como encontrá-los. Isso pode incluir análise de redes sociais e outras fontes de dados para identificar profissionais que possuem os requisitos desejados; 
  • Inteligência Artificial e Automatização: os recrutadores estão se beneficiando de tecnologias como nunca! Assim, chatbots, inteligência artificial e automação são utilizados para simplificar processos e torná-los mais eficientes. Isso pode incluir o uso de entrevistas por vídeo, triagem de currículos e ferramentas de análise de dados; 
  • Abordagens de recrutamento mais inclusivas: as empresas estão reconhecendo a importância da diversidade na força de trabalho; 
  • Foco na experiência do candidato: as organizações, de modo geral, estão prestando mais atenção à experiência do candidato durante todo o processo de recrutamento; 
  • Recrutamento remoto: essa é uma das heranças mais claras da pandemia. Com o aumento do trabalho remoto, as empresas tiveram que se adaptar e usar tecnologias para conduzir entrevistas e outros processos de seleção online. Essa modalidade ainda permite encontrar candidatos localizados em qualquer lugar. 

Essas são apenas algumas das tendências na área de recrutamento. Porém, com o surgimento de novas necessidades, de empresas e candidatos, elas podem se transformar.  

Mas algo certamente não deve mudar tão cedo. Independentemente do impacto da tecnologia no processo de contratação, os recrutadores não podem ignorar o componente humano. Os candidatos desejam e demandam interação humana. Por isso, a comunicação interpessoal continua sendo uma parte vital, em qualquer área. 

A importância do contato humano ao se contratar um candidato 

Já existem no mercado diversas ferramentas e plataformas voltadas exclusivamente para facilitar processos seletivos. No entanto, nenhuma delas é capaz de substituir o contato humano. 

E a interação direta com o recrutador pode ser decisiva para que um candidato escolha uma empresa. A comunicação aumenta a confiança, agregando valor ao processo de recrutamento. Algo difícil de ser replicado pela tecnologia.  

Assim, o RH pode e deve adequar algumas etapas da seleção para torná-las mais humanas e agradáveis aos profissionais. Nesse sentido, você pode: 

  • Personalizar mensagens automáticas das ferramentas para deixar o processo menos impessoal e frio. Assim, abuse da criatividade e utilize o mínimo possível os textos padrões e modelos; 
  • Fazer testes periódicos para sentir “na pele” a experiência do candidato no seu processo seletivo. Dessa forma, você conseguirá encontrar falhas e pontos que podem ser melhorados; 
  • Reavaliar os critérios de seleção das vagas para evitar que bons candidatos se percam no processo. Essa reavaliação também reduz a passagem de profissionais menos adequados para as próximas fases;  
  • Utilizar conteúdos em vídeo ao invés de texto. Assim, mesmo em processos maiores, os candidatos conhecerão o rosto dos avaliadores, tornando tudo menos impessoal; 
  • Dar feedbacks para todos os candidatos, independentemente de onde tenham chegado no processo. Quanto mais pessoal for o retorno, melhor. É claro que nem sempre isso é possível, especialmente quando há um grande recebimento de currículos. No entanto, ao menos os que chegaram a ser entrevistados devem receber um feedback personalizado. Afinal, eles despenderam tempo e energia para participar do que foi proposto.  

Essas foram apenas algumas sugestões que os recrutadores podem seguir. No final do dia, o que mais importa é não se esquecer que as ferramentas servem para ajudar e não substituir pessoas no recrutamento. O equilíbrio é sempre a melhor escolha! 

Candidato feliz é sinônimo de colaborador satisfeito 

Um processo seletivo bem-feito é crucial para uma relação de trabalho de qualidade. Esse é o primeiro contato do candidato com a empresa, e quando há uma falha na escolha, todos os envolvidos saem perdendo. Afinal, ninguém se beneficia quando uma contratação não funciona. A empresa perde dinheiro, o profissional se frustra, o time fica sobrecarregado.  

Então, é fundamental que essa seja uma experiência positiva. E a tecnologia pode facilitar e muito as tarefas dos recrutadores. Análise de dados, disparos automáticos e muitas outras funções que podem ser realizadas por IA. 

Mas o contato humano, o trato direto, ainda é insubstituível quando o assunto é a seleção de pessoas. Assim, um recrutamento efetivo deve mesclar ferramentas e habilidades humanas para atingir os melhores objetivos.  

Lembre-se ainda que as notícias se espalham – boas e ruins. Uma boa experiência do candidato aumentará os sentimentos positivos em relação à sua empresa, mesmo que o profissional não seja aprovado. Veja que essa não é a questão.  

Um processo pode causar uma excelente impressão, inclusive quando não há a contratação. Respostas rápidas e claras, informações corretas, feedbacks pessoais, gentileza. Tudo isso importa.   

As experiências positivas ficam na memória e as informações chegam para outros candidatos ou, até mesmo, clientes e investidores. Vivemos na era da transparência e nada fica em segredo por muito tempo.  

Quanto mais bem-estar e equilíbrio durante a jornada do candidato a empresa oferecer, melhor. E como é esse o assunto, você já conhece o BETI, Bem-estar no Trabalho Importa? Esse é um programa que engloba ações de saúde integral em empresas. Quer saber como mudar o clima da sua organização? Clique aqui agora mesmo!  

Referências: 

https://vocerh.abril.com.br/mercado-vagas/recrutamento-humanizado-como-ter-mais-empatia-nosprocessos-seletivos/  

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-humanizado-como-promover-e-qual-a-suaimportancia/ https://www.gupy.io/blog/ferramentas-de-gestao-rh https://www.plooral.com/br/blog/jornada-do-candidato/ 

  

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