Entenda o que é GPTW e a importância deste certificado para a empresa

entenda o que é GPTW

Cada vez mais o mercado de trabalho sofre alterações por conta da tecnologia, da mudança de hábitos e relações. Por isso, além de procurarem uma boa empresa, diversos funcionários buscam também locais que entendam o que é GPTW.  

Afinal, essa é uma maneira mais direta de apresentar ao ambiente corporativo que sua empresa é um bom local para trabalhar.  

Portanto, assim como uma boa hospedagem de sites gera engajamento para seu site, ter um selo GPTW é o primeiro passo para atração de novos talentos. 

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber para entender o que é GPTW e a importância desse certificado.  

Confira também algumas dicas de práticas dentro da empresa que favorecem o selo e um ambiente de trabalho saudável. 

O que é GPTW? 

O GPTW é a abreviação para Great Place to Work, que traduzido para português pode ser entendido como “ótimo lugar para trabalhar” 

Portanto, é um certificado muito importante para atestar a qualidade da empresa na gestão de pessoas e na cultura organizacional. 

Com isso, as empresas que recebem tal selo tendem a apresentar uma gestão mais interativa, humanizada e principalmente organização horizontal. O certificado foi criado pelo jornalista Robert Levering nos anos 80. 

Vale destacar que após estar enquadrada no ranking do Great Place To Work a empresa possui o certificado por apenas 12 meses. Portanto, é essencial que as boas práticas dentro da organização sejam duradouras para manter o selo. 

A importância do selo 

Agora que você já entende o que é GPTW, fica mais fácil compreender a importância deste selo para o desenvolvimento do ambiente de trabalho nas organizações.  

O certificado gera uma grande reputação no mundo corporativo, afinal, ele é atestado pelos próprios colaboradores a partir das inúmeras pesquisas realizadas. Logo, é importante para uma empresa que valoriza seu colaborador e proporciona bom ambiente de trabalho. 

De modo geral, o selo é importante por proporcionar uma série de benefícios para a empresa. Certamente o principal deles é melhorar a reputação da marca como empregadora.  

Além disso, o certificado é fundamental para indicar os pontos fortes e fracos referentes à gestão de pessoas. Portanto, é uma maneira de melhorar o setor e aumentar a qualidade no ambiente de trabalho. 

Sendo assim, ele serve para atrair a atenção de novos e melhores talentos, tornando a empresa um local de desejo. Com isso, processos seletivos podem ser mais assertivos e adaptações de novos contratados serem mais tranquilas.  

 

empresa verde reuniao

O que é GPTW: diferentes tipos de rankings 

Você já percebeu que o ranking tem o objetivo de apresentar às empresas reconhecidas pelos próprios funcionários como um bom lugar para trabalhar. Para isso, a Great Place To Work em parceria com a revista Época apresenta diferentes categorias. 

Essas categorias podem ser divididas de acordo com a área de atuação ou o tamanho das empresas. As categorias são: Multinacionais, Nacional, Setorial, Regional e Temático. A categoria Nacional aborda empresas de pequeno, médio e grande porte.  

Já a Setorial é dividida pelo setor de atuação de cada organização, com isso são rankings ligados, por exemplo, a tecnologia, saúde, agronegócio e outros tipos de mercado. A categoria Regional apresenta as melhores empresas por estado. 

A categoria do Temático é referente ao ranking no qual apresenta as empresas que melhor trabalham temáticas como LGBTQIA+, Mulher ou Étnico-Racial. Portanto, é um certificado bem amplo e que compõem qualquer tipo de empresa.  

Como conseguir o selo GPTW? 

Para obter o selo GPTW a empresa precisa se inscrever no site e fornecer um questionário para todos os seus colaboradores. Essa pesquisa é dividida em duas categorias, a de cultura e a de 5 dimensões. 

A primeira pesquisa equivale a 33% da nota e a segunda a 67%. Para conseguir o selo, a empresa precisa atingir no mínimo 70 pontos no geral. A primeira das 5 dimensões analisadas pelo questionário com os colaboradores é Respeito. 

Portanto, tem o objetivo de analisar o nível que os colaboradores se sentem valorizados e respeitados dentro da empresa, tanto por colegas como por líderes. O questionário também aborda a Credibilidade, ou seja, quanto os colaboradores confiam em seus gestores. 

Com isso, é possível analisar também a qualidade da comunicação interna. O Orgulho é o terceiro fator da pesquisa, no qual atesta o orgulho no qual o colaborador sente ao vestir a camisa da empresa. Logo, o engajamento e comprometimento dos colaboradores. 

O quarto item da pesquisa é a Imparcialidade, ou seja, avalia se os colaboradores são tratados de maneira justa e igualitária. Portanto, atesta se as remunerações e promoções são baseadas e desenvolvidas de maneira imparcial. 

Por fim, também tem a Camaradagem, que nada mais é do que uma maneira de analisar a relação entre os colaboradores, a interação e o clima organizacional. Após os questionários, a GPTW também verifica oportunidades de crescimento, salários e benefícios oferecidos.  

Por que investir no entendimento sobre o que é GPTW? 

Com as informações apresentadas até aqui fica claro que é GPTW e como ele é muito importante para desenvolver e apresentar melhores condições de trabalho.  

Com isso, investir no selo é uma maneira da empresa aumentar a credibilidade e também a qualidade na rotina de trabalho. 

Afinal, para obter o certificado é preciso aplicar uma série de atitudes que visam melhorar a cultura organizacional e o clima entre os funcionários. Portanto, é fundamental para diminuir a rotatividade, atrair talentos, aumentar a produtividade e os resultados. 

cultura empresarial equipe aperto maos

Conclusão 

Com todas as informações apresentadas no texto, é possível entender o que é GPTW, ou seja, um selo que atesta que determinada empresa é um bom lugar para trabalhar. Com isso, trata-se de um certificado importante para gerar credibilidade e atrair novos talentos. 

Entretanto, esse tipo de atestado e a maneira como é feito o processo de certificação tendem a desenvolver todas as empresas, inclusive as não certificadas. Afinal, proporciona um maior entendimento sobre a importância de cuidar dos colaboradores. 

Inclusive, não podemos esquecer da relevância de criar um ambiente psicologicamente seguro. Por meio dele, os colaboradores podem se dedicar ao trabalho, construir uma boa carreira, sem abrir mão do autocuidado e bem-estar.  

Portanto, é fundamental oferecer um bom ambiente de trabalho, um clima saudável e cooperativo. Logo, é um certificado essencial para melhorar as condições de trabalho de várias empresas. 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!