Segurança Psicológica: O que é, importância e como criar

instituto internacional de seguranca psicologica

Você já ouviu falar no termo “Segurança Psicológica”?

Embora não seja um termo que está no nosso vocabulário cotidiano, esse é um fator muito necessário em contextos diversos de nossa vida, inclusive com relação ao trabalho.

Você já ficou inseguro de questionar algo em uma reunião, por exemplo? Já teve receio de expor suas idéias e opiniões aos seus colegas ou ao seu chefe?

Essas são situações comuns em um ambiente de trabalho e estão relacionadas à segurança psicológica.

Isso acontece porque grande parte das pessoas possuem algum receio ou insegurança em seu trabalho, fator que prejudica toda a equipe e até a empresa, pois pode desperdiçar soluções eficientes e inovadoras.

Por isso, a segurança psicológica é um tema em alta hoje em dia, principalmente quando se trata do ambiente de trabalho.

Empresas e organizações que desejam ser bem sucedidas entendem como esse fator contribui diretamente para a produtividade, a organização e consequentemente o resultado final do trabalho.

Um ambiente que incentiva a equipe a compartilhar idéias, engajar com projetos e expressar sua opinião é um ambiente propício ao surgimento de ideias inovadoras e soluções que podem se tornar muito lucrativas.

Saiba mais sobre o que é segurança psicológica, os aspectos da segurança psicológica, como implantar esta cultura em sua empresa, qual a importância de um ambiente positivo no trabalho, como criar a segurança psicológica no trabalho, entre outros. Confira!

O que é segurança psicológica?

O conceito de segurança psicológica se refere, sobretudo, a um ambiente no qual as pessoas estão confortáveis.

Dessa forma, elas são capazes de expressar as suas opiniões, compartilhar experiências e ideias, em especial no ambiente de trabalho.

Se existe uma cultura de punição e constrangimento, a equipe ficará apreensiva ao entrar em uma discussão ou emitir opiniões em uma reunião. Portanto, os colaboradores dificilmente expressam as suas ideias livremente.

Uma empresa que preza pela segurança psicológica busca deixar o ambiente agradável e receptivo para que a equipe seja dinâmica, desenvolta e criativa, habilidades essenciais para o sucesso de um negócio hoje em dia.

4 aspectos da segurança psicológica no ambiente corporativo

ambiente de seguranca psicologica

Existem alguns aspectos da segurança psicológica no ambiente corporativo que se mostram de diferentes formas de acordo com o ambiente e a personalidade dos colaboradores. Saiba mais!

– Segurança para se expressar

O primeiro é a segurança para se expressar. Esse é um ponto essencial, uma vez que se trata da segurança que a equipe possui em se expressar e trazer diferentes pensamentos e ideias para a empresa ou organização.

Dessa forma, os colaboradores precisam se sentir seguros para se expressarem e questionarem os acontecimentos do dia a dia. Ter a liberdade para expressar e inovar é essencial em ambientes corporativos notáveis hoje em dia.

– Segurança para interagir

Além da segurança para se expressar no ambiente corporativo, é preciso cultivar um ambiente em que a equipe se sinta confortável em interagir. Isso inclui engajar em conversas, pedir ajuda, dar e receber feedbacks, etc.

Por isso, a segurança para interagir é essencial e garante que sua empresa mantenha um ambiente de trabalho saudável.

– Segurança para aprender

Outro aspecto muito importante da segurança psicológica é a segurança para aprender. Dessa forma, deve-se cultivar um ambiente em que os membros da equipe estejam confortáveis em fazer perguntas e tomar decisões arriscadas.

A inovação é uma habilidade necessária no mercado hoje em dia e a segurança para aprender garante que os seus colaboradores não tenham medo de arriscar, inovar e aprender com os erros.

– Segurança para pertencer

O último aspecto se trata da segurança para pertencer. Ou seja, é o sentimento de pertencimento em um grupo ou ambiente. Esse sentimento garante que a equipe se sinta apoiada e valorizada, fator que contribui para aumentar os resultados positivos.

Dessa forma, os membros da equipe sentem que estão em um ambiente de apoio, em que ninguém irá agir para prejudicá-los de forma consciente e proposital.

Por que a segurança psicológica é importante nas empresas?

Além de criar um ambiente de trabalho mais saudável para a equipe, a segurança psicológica no ambiente corporativo é capaz de influenciar no desempenho das equipes.

Alguns fatores como confiabilidade, impacto que o colaborador possui no trabalho, estrutura e clareza dos objetivos, enxergar o valor do trabalho exercido e desempenho final são diretamente influenciados pela segurança psicológica cultivada no ambiente.

Dessa forma, a segurança psicológica garante uma equipe produtiva, motivada e eficiente. Além disso, outras vantagens de cultivar um ambiente confortável de trabalho são:

Como a segurança psicológica contribui para a construção de uma organização melhor?

Além de melhorar a satisfação e o humor da equipe, a segurança psicológica contribui ativamente para resultados melhores no desempenho da organização de forma geral.

Além disso, existe uma grande relação entre a segurança psicológica e melhores resultados financeiros. Um estudo do Google demonstrou que equipes de vendas compostas por colaboradores inseguros não atingiam a sua meta 19% das vezes.

Por outro lado, ao analisar uma equipe que trabalha em um ambiente confortável e que se preocupa com a segurança psicológica dos colaboradores, demonstrou-se que a meta não foi apenas cumprida, mas excedida em 17%.

Dessa forma, existe uma relação direta entre todos os fatores de bem estar da equipe e o resultado final no desempenho, na organização e no setor financeiro.‍

Importância da segurança psicológica em tempos de pandemia

O tema saúde mental é relevante dentro do ambiente de trabalho há anos. No entanto, após a pandemia do novo coronavírus, essa discussão se intensificou e tomou outros rumos.

A partir do isolamento social algumas questões vieram à tona, principalmente sobre a saúde mental da equipe de colaboradores. A pandemia potencializou diversos obstáculos já presentes no ambiente de trabalho, como a ansiedade, a insegurança e o burnout.

Além disso, o regime de trabalho home office, adotado em grande parte das empresas durante o período de isolamento social, contribuiu para a sensação de que o trabalho nunca tinha fim e aumentou a dificuldade de equilibrar a vida pessoal e o trabalho.

Outros fatores presentes neste período, como a preocupação com a saúde, a constante insegurança e a incapacidade de socializar, também contribuíram para o aumento da ansiedade e do burnout da equipe.

Por isso, neste período em que o convívio social é gradualmente restaurado é essencial que o ambiente de trabalho proporcione segurança psicológica para a equipe.

Como medir segurança psicológica?

Uma boa forma de medir a segurança psicológica de sua equipe de colaboradores é por meio de um questionário anônimo ou uma pesquisa.

Dessa forma, você consegue saber exatamente o quão confortável está a sua equipe e em quais aspectos a segurança psicológica pode ser melhorada. Confira exemplos de questões para o seu questionário anônimo:

  • Pergunte se os seus colaboradores estão confortáveis em expressar ideias e fazer perguntas em reuniões da equipe;
  • Pergunte se a sua equipe se sente confortável em expressar opiniões diferentes do resto dos colaboradores;
  • Pergunte se os seus colaboradores sentem que seus erros são usados contra eles de alguma forma;
  • Pergunte se eles estão confortáveis em assumir riscos ou pedir ajuda para outros membros da equipe;
  • Pergunte sobre a relação com outros membros da equipe, se eles são amigáveis e respeitosos;
  • Pergunte se existe algum tipo de competição ou rejeição dentro da equipe;

Essas perguntas simples são o suficiente para compreender como está o ambiente de trabalho e em quais questões da segurança psicológica você deve trabalhar dentro da empresa ou organização.

E quando não existe um ambiente seguro psicologicamente na empresa?

Algumas consequências de um ambiente sem segurança psicológica podem incluir:

A segurança psicológica e a satisfação dos colaboradores de sua equipe impactam diretamente em todos esses fatores acima, o que pode causar grandes prejuízos financeiros e uma má reputação para a sua empresa.

Por isso, investir em criar um ambiente confortável pode causar grandes mudanças positivas em sua empresa e impactar diretamente nos resultados finais de todos os projetos e empreendimentos.

Qual o papel dos líderes e dos profissionais de RH

A atuação dos líderes da empresa e dos profissionais de RH possuem um grande impacto na segurança psicológica de todo o ambiente corporativo.

Por exemplo, um líder que toma todas as decisões sozinho e que apenas ordena que a equipe siga suas ordens não dá espaço para nenhum tipo de interação dos colaboradores, o que diminui a segurança psicológica de toda a equipe.

Além disso, a equipe não possui o espaço necessário para contribuir com ideias ou opiniões divergentes.

No entanto, um líder que aceita e incentiva a colaboração da equipe estimula a expressão dos colaboradores e melhora o ambiente de trabalho como um todo, o que consequentemente aumenta a segurança psicológica de todos.

O papel dos profissionais do RH é escolher candidatos que demonstrem abertura para ouvir opiniões divergentes e que tenham como meta incentivar a inovação e criatividade de todos.

Por isso, é preciso se atentar aos líderes, para ter certeza que estes profissionais também estão colaborando para melhorar o ambiente corporativo e a satisfação de toda a equipe.

Quais ações permitem o desenvolvimento da cultura de segurança psicológica?

seguranca psicologica nas organizacoes

Algumas ações simples contribuem para o desenvolvimento de uma cultura que prioriza o desenvolvimento da segurança psicológica.

Alguns exemplos são: ter líderes empenhados no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e ter a participação ativa do setor de recursos humanos na empresa, para incentivar boas práticas.

3 atitudes para incentivar os colaboradores

Existem algumas atitudes de profissionais que incentivam os colaboradores e contribuem para melhorar a segurança psicológica do ambiente de trabalho. Saiba mais sobre cada uma delas e como implementar em sua empresa. Confira!

– Reconhecer o trabalho como um processo de aprendizado e não de execução

A primeira atitude essencial é reconhecer que o trabalho é um processo de aprendizado. Dessa forma, é preciso entender que erros acontecerão entre a equipe e que estes erros devem servir para o aprendizado geral.

Por isso, não tente resolver algum problema apontando culpados ou tratando apenas uma pessoa como única responsável.

Os erros devem ser resolvidos por toda a equipe para que haja uma resolução completa do problema.

– Possibilitar um ambiente em que falhas são permitidas

Outra atitude importante para a segurança psicológica é saber lidar com as falhas e possibilitar um ambiente em que falhar é permitido.

Falhas são parte do processo e na maior parte das vezes significa que o colaborador ou a equipe tentou inovar de alguma forma, o que deve ser incentivado. Afinal, a inovação é uma das características mais importantes atualmente.

Por isso, erros provavelmente irão acontecer. Reconhecer as próprias falhas também é importante e gera um senso de empatia e uma confiança maior na equipe.

– O gestor precisa modelar a curiosidade da equipe

Outra atitude essencial para desenvolver uma cultura de segurança psicológica é modelar a curiosidade da equipe. Dessa forma, é preciso fazer perguntas e indagações para gerar insights, em vez de apenas dar as respostas.

Esses insights são essenciais para a tomada de decisão e a tendência é que com o passar do tempo a equipe desenvolva seus pontos fortes e aprenda a contornar os pontos fracos.

Como criar segurança psicológica no trabalho?

É essencial criar um ambiente em que a empatia e o sentimento de pertencimento sejam cultivados.

Não basta apenas colocar pessoas inteligentes e capacitadas em um mesmo ambiente, é preciso treiná-las e fornecer todas as ferramentas para o desenvolvimento pleno de suas habilidades.

Por isso, algumas ações contribuem para a criação desse ambiente propício e aumentam a sensação de segurança psicológica no trabalho, fator essencial para o pleno sucesso da equipe e de sua empresa.

Alguns exemplos de ações são: cultivar uma cultura de feedback, ter uma maior tolerância aos erros, uma maior inclusão na tomada de decisões e um incentivo à criatividade. Confira mais sobre cada uma delas!

– Cultura de feedback

A cultura de feedback é uma das maiores tendências corporativas do momento e veio para ficar. Isso acontece porque a prática do feedback é fundamental para criar confiança e desenvolver as habilidades da equipe.

Os feedbacks precisam ser estruturados e eficientes para que haja realmente uma troca e um desenvolvimento, entre o líder e a equipe.

Esta prática também estabelece a confiança, a escuta ativa, a transparência e a eficiência, além de contribuir para melhorar o clima do ambiente de trabalho de forma geral. Portanto, contribui positivamente para desenvolver a segurança psicológica.

– Maior tolerância aos erros e às diferenças

Outra ação importante é ter uma maior tolerância aos erros e às diferenças dentro da empresa. Em um ambiente onde existe intolerância e os erros são apontados de maneira grosseira, geralmente a segurança psicológica da equipe é baixa.

Dessa forma, é preciso tratar dos erros de forma considerada e em busca da aprendizagem por trás.

Não adianta punir os colaboradores por serem inovadores e tentar outros caminhos, isso é algo que deve ser reforçado positivamente dentro da empresa.

Portanto, os erros devem ser apontados da maneira correta e sempre em busca de orientar a equipe, em vez de constranger e punir.

– Escuta ativa

Outra ação que deve ser incentivada dentro da empresa é a escuta ativa. Ela consiste em prestar atenção e ouvir o que o outro fala, com real interesse e consideração pelo o que está sendo dito.

A escuta ativa é essencial no ambiente de trabalho e um fator muito importante em uma cultura de segurança psicológica.

– Inclusão nas tomadas de decisões

Incluir a equipe na tomada de decisões também é uma ação importante para cultivar um ambiente de trabalho confortável e acolhedor.

É importante que todos possam expressar as suas opiniões, isso traz outras perspectivas nas tomadas de decisões e contribui para o sentimento de pertencimento dos colaboradores.

Além de estimular a participação e o relacionamento entre a equipe.

– Incentivo à criatividade e tomada de riscos

Além disso, incentivar a criatividade e a tomada de riscos é outro ponto importante. Isso pode parecer estranho e até mesmo arriscado, mas são dois fatores essenciais em ambientes inovadores, e o mercado atual sobrevive de inovações.

Por isso é importante incentivar a criatividade e cultivar um ambiente propício para que a sua equipe tome decisões arriscadas de vez em quando, mas necessárias.

No entanto, esse ponto precisa ser equilibrado para não comprometer o desempenho da equipe de forma geral.

Conheça a Conexa Corporate

A Conexa Corporate pode te ajudar a proporcionar o melhor cuidado e bem estar para a sua equipe. Oferecemos cuidados e bem estar de forma fácil e digital, para te ajudar independente da sua localidade.

Oferecemos apoio e uma atenção para os colaboradores de sua empresa, o que ajuda a promover a segurança psicológica no ambiente corporativo, a otimizar o seu negócio e a reduzir custos de forma geral.  Saiba mais!

Conclusão

seguranca psicologica na pandemia

Agora você já sabe o que é a segurança psicológica e como esse conceito colabora para o desenvolvimento de seu negócio e da sua equipe.

Lembre-se de todas as ações e atitudes para incentivar esse ambiente confortável e acolhedor para que o seu time possa desenvolver a criatividade e todas as habilidades de forma plena.

Você também pode contar com a Conexa para te ajudar nesta tarefa!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!