Engajamento de equipe: o que é, benefícios e táticas de sucesso

engajamento de equipe colaboradores alegres

O universo corporativo está ficando cada vez mais competitivo. Em busca de alta produtividade os gestores enfrentam desafios, criam novas estratégias e ferramentas cada vez mais eficientes. Uma delas é o engajamento de equipe.

Mas, você sabe ao certo qual caminho seguir para obter a participação ativa dos funcionários, com dedicação? E como manter os níveis de satisfação elevados? Será que somente investir em infraestrutura e equipamentos adequados resolve a questão?

Por isso é tão importante manter as equipes de trabalhos engajadas, comprometidas com os resultados e os valores da organização.

Empresas de grande porte dos setores financeiro, de saúde e de bebidas, como Coca-Cola, Cielo e Unimed já entenderam a importância de manterem suas equipes engajadas no negócio.

Para auxiliar os administradores nesta tarefa de engajamento de equipe, elaboramos este post explicando melhor o conceito, os benefícios e as táticas que já deram resultados positivos. Acompanhe!

O que é um engajamento de equipe, funcionários ou colaboradores?

engajamento de equipe pessoas rindo

Ter funcionários engajados significa que ele não apenas realiza bem as suas tarefas, mas se sente parte da organização. Por meio de técnicas de engajamento de equipe, os trabalhadores passam a produzir mais e com maior qualidade.

Se sentem integrados à filosofia organizacional da empresa e realizam suas tarefas com empenho e satisfação. São trabalhadores com níveis de bem-estar e saúde elevados. Por isso, grandes organizações já entenderam a importância do engajamento de equipe para o seu desenvolvimento contínuo.

Geralmente a área de recursos humanos, se responsabiliza em ativar e promover ações de engajamento.

Elas podem começar desde o processo de seleção de pessoal aos comunicados internos. Devem acima de tudo ampliar as relações humanas e a interação entre os funcionários de todos os níveis.

Criar canais efetivos de comunicação interna, dar um retorno sobre o desempenho profissional ou criar um clube de benefícios, são algumas das estratégias que podem ser adotadas para engajar as equipes de trabalho.

O que é uma equipe engajada e motivada?

Trabalhar engajado e motivado é sinônimo de produtividade. Mas, na realidade, nem sempre um termo é sinônimo de outro. Os funcionários podem estar satisfeitos, mas não motivados e engajados. E vice e versa.

Um trabalhador engajado é aquele que entende seu papel, suas metas e perspectivas dentro da organização e busca objetivos comuns e não apenas setoriais ou individuais.

Ele se identifica com a filosofia da empresa e se sente responsável pelo seu crescimento. São colaborativos, dinâmicos, criativos e, consequentemente, produtivos.

Realizam seu trabalho com dedicação, metas bem definidas e perspectivas de desenvolvimento constante. Criam um vínculo emocional com suas atividades e o local de trabalho. Para ele não é apenas mais um trabalho e sim a realização profissional que almejou.

Equipes engajadas são mais amadurecidas e reconhecidas por medito. Por isso ações como conscientização da organização e treinamentos são os primeiros passos para empresas que visam manter seus colaboradores engajados.

Qual a importância de engajar uma equipe?

engajamento de equipe maos

Equipes engajadas no trabalho desenvolvem suas competências com maior efetividade, prazer e dedicação. Isso porque não se sente mais um dentro da empresa, e sim, parte importante do processo produtivo.

Se sente realizado e totalmente integrado, dentro de seus propósitos e as expectativas que o empregador espera dele. E o resultado não poderia ser outro: produtividade elevada, bom desempenho das funções e orgulho em fazer parte de uma equipe altamente valorizada.

Por isso as organizações mantêm o engajamento de equipe como uma nova filosofia de trabalho.

Técnica que contribui sensivelmente para reduzir os níveis de demissões; os índices de absenteísmo e de insatisfação; os conflitos; os custos com serviços de motivação, entre outros fatores.

O que é uma equipe de alta performance?

Trabalhadores de alta performance são aqueles que se mostram competentes, comprometidos e extremamente alinhados com a filosofia e visão da empresa. São equipes que mantêm entre si os valores, a visão e os objetivos de participação ativa na organização.

Equipe de alta performance tem a diversidade, a multiplicidade de conhecimentos, as habilidades e ideias, como fatores comuns predominantes.  São profissionais com graus elevados de competência, antenados com os objetivos comuns.

Em sintonia e alinhados com a organização, desenvolvem seu trabalho com esforço mútuo, sempre em busca dos melhores resultados. A coletividade é o foco de equipes de alta performance bem engajadas.

Entre as principais características destes colaboradores destacamos a liderança; a autogerencia; multidisciplinaridade; a comunicação assertiva; o espírito de colaboração.

Estão sempre prontos a colaborar e a trocar experiência. São mais conscientes e focados em seus objetivos coletivos.

O que é necessário para desenvolver melhor uma equipe?

As vantagens comparativas de se manter equipes bem engajadas na empresa já sabemos. Agora precisamos descobrir como desenvolver melhor esse capital humano. Afinal ele é um dos principais alicerces que sustentam o negócio.

Para manter a equipe motivada e produtiva não são necessários grandes investimentos. Medidas simples na rotina diária de trabalho podem surtir grandes efeitos.

A valorização do trabalhador é uma delas. Vamos então ver outras dicas que contribuem para engajar as equipes, deixando os colaboradores mais alinhados, valorizados, felizes e produtivos.

– Tudo pode começar na contratação. Além da competência, escolha profissionais apaixonados, que se dispõem a vestir a camisa da empresa, que possuem um brilho diferenciado no olhar;

– Invista na cultura do feedback. Mantenha os trabalhadores informados sobre seus desempenhos. Além de melhorar os resultados eles podem identificar seus pontos fortes e trabalhar os fracos;

– Esclareça e compartilhe sobre quais são as metas e os objetivos da organização;

– Ofereça trabalhos interessantes, agradáveis, que explorem as habilidades e competências da equipe;

– Promova a confiança e o espírito de equipe;

– Institua programa de incentivo individual e coletivo, como bonificação ou prêmios por metas alcançadas;

– Estimule a comunicação interna de forma simples e eficaz. Crie canais diretos, incentivando o diálogo entre os trabalhadores, por meio de ações de endomarketing;

– Crie mecanismo para promover o desenvolvimento pessoal e profissional constante, como cursos ou palestras;

– Seja um bom exemplo para as equipes de trabalho;

– Ofereça infraestrutura e ferramentas adequadas para o bom desempenho das tarefas;

– Desenvolva uma cultura organizacional engajada para influenciar positivamente todos os colaboradores. A começar pela valorização e incentivos.

O que é endomarketing?

Mais conhecido como marketing interno, o endomarketing é uma importante estratégia de marketing com ações centradas na valorização do capital humano das organizações. Relacionamento é o centro da atenção nesse processo.

Estabelecer relações internas saudáveis contribui para melhorar a imagem da empresa, mas também fideliza a equipe no empreendimento. Desta forma, aumenta os níveis de satisfação e de retenção de talentos.

Entre as principais ações de endomarketing estão os treinamentos, os eventos corporativos, incentivos ao diálogo e à troca de experiências e a valorização de desempenho. Empresas de grande porte como a Coca-Cola investem em endomarketing para envolver seus mais de 66 funcionários no Brasil.

Um bom exemplo deste tipo de ação foi o envolvimento das equipes na Olimpíada de 2016. Isso inclui montagem de cenário para fotos com a tocha olímpica e diálogo com atletas olímpicos.

A Toyota por sua vez procura dar voz aos funcionários para que tragam novas ideias. Todos os anos também são oferecidos workshops, palestras, incentivos, entre outras iniciativas.

Benefícios do engajamento de equipe

engajamento de equipe grupo de trabalho

Uma equipe bem engajada oferece diversas vantagens à organização. Ao identificar sentido em seu trabalho diário, o colaborador cria um vínculo emocional com a empresa, executando suas tarefas com maior empenho, qualidade e satisfação.

Trouxemos aqui cinco dos principais benefícios que a organização pode colher ao incentivar o engajamento de equipe.

1 – Melhoria do clima de trabalho, com melhor infraestrutura de trabalho, menos estresse e conflitos;

2 – Crescimento constante da produtividade;

3 – Redução do número de demissões e absenteísmo;

4 – Crescimento das competências e habilidades;

5 – Aumento dos lucros.

Como motivar e engajar a equipe?

engajamento de equipe equipe maos

Como já vimos, motivar e engajar os funcionários só traz benefícios para empresa e trabalhadores. A motivação tem sido tema de debates, investimentos e questionamentos de muitas organizações que preservam seu capital humano.

Hoje em dia, um bom salário, já não é suficiente para reter talentos. É preciso motivar, incentivar, inspirar e fazer com que o funcionário se sinta parte do negócio.

Mas como fazer isso, sem grandes investimentos financeiros? Trouxemos aqui algumas sugestões que vão contribuir para esse processo.

– Informe de forma clara e simples quais são os propósitos da empresa. Envolva os funcionários no planejamento estratégico para esse fim;

– Promova o autodesenvolvimento, com incentivos a leitura aos estudos e a capacitação, por exemplo;

– Crie formas de reconhecimento ligadas ao desempenho. Dar um retorno positivo ou cumprimentos diários pode ser um bom começo;

– Desafie os funcionários, dentro de metas atingíveis;

– Mantenha a conexão entre os integrantes da equipe. Criar um espaço para conversas, troca de ideias e de conhecimento pode ser um ponto positivo.

Principais estratégias de engajamento de equipe

engajamento de equipe equipe

Preservar o ativo mais importante que qualquer empresa pode ter é um dos principais objetivos dos processos de engajamento de equipe.

Para isso os gestores precisam construir ações com base em três dimensões: pensar, onde o trabalhador entende os valores e objetivos da empresa.

O sentir, despertando nele o orgulho e o prazer pelo que faz. E por último o agir, onde o funcionário fará de tudo para que a empresa alcance seus objetivos.

Para atingir esse patamar priorizamos algumas importantes ações de engajamento de equipes que devem ser implementadas:

Forme bons líderes, que inspirem e deem segurança à equipe;

– Crie um sentimento de propósito entre os colaboradores;

– Ofereça oportunidades de crescimento, por meio de um plano de carreira, por exemplo;

– Desenvolva programas de recompensa. Elogios são bem-vindos também;

– Aprimoramento profissional é importante para empresa e funcionários. Ofereça convênios com universidades ou centros educacionais, por exemplo;

– Crie mecanismos para expandir a comunicação interna. Todos ganham quando há espaço para o diálogo eficaz;

– Desenvolva eventos para integrar os trabalhadores, como happy hour, mutirões voluntários ou festas temáticas.

Exemplos de treinamentos para engajamento de equipe

O departamento de recursos humanos tem um papel fundamental no engajamento de equipe. Ele deve incentivar uma cultura mais saudável na empresa e promover treinamentos adequados para elevar o potencial dos trabalhadores.

Entre os modelos de capacitação podemos destacar:

– De integração: também conhecidos como onboarding, neste tipo de treinamento a empresa apresenta seus valores, sua visão, sua missão e metas futuras;

Comportamentais (soft skills): objetiva o desenvolvimento das competências e habilidades da equipe. Trabalha questões como empatia, resiliência, inteligência emocional, motivação e comunicação;

Técnico (hard skill): dá suporte para que os funcionários desenvolvam suas habilidades profissionais;

– Em equipes: trabalha o engajamento, o entrosamento, a comunicação em grupo e a cooperação em equipe;

Coaching e mentoria: com abordagens práticas esse tipo de treinamento oferece oportunidade de autoconhecimento, treinando os funcionários para que lidem melhor com as adversidades;

– Criativos: também buscam engajar as equipes por meio de estratégias de gamificação, metodologias ativas ou treinamentos híbridos;

– On-line: são treinamentos realizados por meio de plataforma digital, conectando os trabalhadores onde quer que estejam.

Exemplos de ações para engajamento de equipe

Equipes engajadas desenvolvem seu trabalho com prazer, estabelecendo um vínculo afetivo com a empresa. Por meio de ações de engajamento, os trabalhadores passam a se integrar melhor, se tornam proativos e muito mais participativos.

Ações de engajamento de equipe valorizam o capital humano dentro das organizações. Entre elas, apontamos aqui as mais fáceis de colocar em prática já. Confira:

– Realize uma pesquisa de satisfação entre os funcionários para que mostram a visão que têm da corporação, os pontos fortes e o que precisa ser melhorado;

– Crie um plano de comunicação interna efetivo. Ela é um dos pilares do endomarketing e promove maior integração, minimizando conflitos;

– Desenvolva bons líderes;

– Incentive a capacitação continuada dos trabalhadores;

– Crie uma cultura organizacional que estimule a participação ativa de todos os colaboradores;

– Ofereça oportunidades de crescimento profissional;

– Crie sistemas de recompensas ou bonificação.

Cases de sucesso de engajamento de equipe em empresas famosas

A cada ano que passa as organizações reconhecem o valor de seu capital humano. Afinal, empresas que investem em seus funcionários se tornam mais competitivas e conquistam melhor visibilidade no mercado a qual estão inseridas.

A premissa de que funcionários satisfeitos se tornam mais produtivos nunca esteve tão em alta como hoje. Mas, ainda, muitas organizações não enxergam desta forma e não investem em suas equipes de trabalho.

Para motivá-las trouxemos alguns exemplos positivos e cases de sucesso entre as empresas de grande porte.

– Dell – Voltada para o segmento de tecnologia, oferece apoio à diversidade e à inclusão de pessoas com deficiência. Discute vários temas como orientação sexual e tolerância, além de apoiar o desenvolvimento de mulheres e os desafios da geração Y;

– Airbnb – Voltada para o serviço de hospedagens desenvolve a gestão de pessoas de forma inclusiva. O ambiente de trabalho promove bem-estar, engajamento e felicidade. O cardápio traz a diversidade gastronômica de outras regiões do mundo;

– Caterpillar – Eleita em 2019 como a melhor empresa para se trabalhar, tornou o ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. Oferece desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de treinamentos constantes;

– Ford – Referência na gestão de pessoas a empresa investe em ações onde o próprio trabalhador define os rumos de sua carreira;

– Citibank – instituição financeira com mais de 200 anos de atividades, investe em comunicação interna, entre outras ações.

Como manter o engajamento da equipe?

engajamento de equipe colaboradores mao pra cima

Esta é uma das principais tarefas do RH. Em especial para setores de organizações que lidam com as gerações Y e Z, consideradas no mercado de trabalho como uma das mais exigentes.

É preciso ir muito além do que oferecer bons salários para motivar e reter talentos. Mas afinal, como atingir esse patamar, deixando as equipes engajadas, motivadas e ainda mais produtivas?

Para resolver a questão apresentamos algumas dicas importantes para manter as equipes ainda mais engajadas.

Valorize os trabalhadores sempre. Seja por meio de mais espaço para diálogo ou bonificações;

– Os feedbacks são valiosos. Eles podem direcionar melhor equipes e resultados;

– Amplie os benefícios corporativos;

– Institua um modelo de liderança colaborativo, valorizando o esforço e o desempenho de cada funcionário;

– Cuide do ambiente de trabalho. Ele precisa oferecer segurança e harmonia. Um espaço onde a equipe tenha prazer em estar e trabalhar.

Conclusão

engajamento de equipe colaboradores felizes

Desafio constante por parte dos gestores, manter as equipes engajadas é de extrema importância para as organizações.

Bons salários, ambiente agradável, desenvolvimento profissional e benefícios corporativos estão entre algumas das ações de engajamento.

As empresas devem melhorar o sistema organizacional e a comunicação interna para que o trabalhador se sinta motivado e se identifique com os valores e a visão da empresa.

Ampliar os treinamentos e investimentos na segurança e saúde do trabalhador também fazem parte das ações de engajamento.

Oferecer planos de saúde empresarial pode ser uma excelente alternativa para os dois lados. Uma boa opção são as plataformas de telemedicina como a Conexa Saúde, que criou um programa voltado especificamente para o setor corporativo.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!