Rotina produtiva? Guia com dicas para criar uma rotina de sucesso

rotina produtiva calendario

Atualmente, estamos buscando cada vez mais formas de ter uma rotina produtiva. Afinal, onde existe uma pressa muito grande para que se tenha um bom desempenho em suas atividades.

E, por esse motivo, fizemos este artigo para te explicar a melhor forma de gerir tanto o seu trabalho quanto sua vida pessoal.
Dessa forma,  você pode conseguir  cumprir todas as suas tarefas, de forma mais eficiente e rápida.

Vamos conversar sobre  os principais meios de evitar distrações, e como utilizar os recursos disponíveis a seu favor.

Boa leitura!

O que é uma rotina produtiva?

rotina produtiva mulher trabalhando

Para você que trabalha ou estuda em casa é fundamental fazer o planejamento do seu dia a dia para que a sua rotina seja produtiva.

Ou seja, é preciso ter tudo organizado para que seja possível alcançar suas metas e concluir seus objetivos da maneira que você tanto deseja.

Dessa forma, uma rotina produtiva começa quando você cria o hábito de fazer o planejamento do seu dia.

Em tal planejamento é possível colocar as tarefas que irão demandar mais tempo para serem concluídas, bem como a forma de concluí-las de uma maneira mais prazerosa

Assim, nos primeiros dias que você coloca esse planejamento em prática, já é possível notar o quanto ele pode te ajudar.

Além disso, com seu dia a dia planejado é possível entender que você está usando o seu tempo para as coisas que realmente são importantes.

Com isso, você começa a ter uma sensação de que todos os seus projetos estão fluindo da maneira desejada.

Por isso é tão importante se planejar, pois quando isso não acontece, no final do dia vai parecer que você não fez nada ou então que você procrastinou o dia todo.

Assim, uma rotina produtiva nada mais é que o preenchimento de todas as horas do seu dia para o que é importante para o seu trabalho ou estudo.

E, fazendo esse preenchimento, você irá notar que o seu dia está sendo muito mais produtivo e suas atividades e objetivos estão sendo concluídos

Qual a importância de uma rotina produtiva?

rotina produtiva mulher escrevendo

Fazer mais coisas com menos tempo, essa é uma das principais vantagens de se ter uma rotina produtiva.

Dessa forma, um dos maiores desafios que você pode ter é conseguir entregar mais dos seus objetivos usando a menor quantidade possível de recursos.

Em outras palavras, uma rotina produtiva não é algo que se alcança de qualquer forma, pois é necessário um posicionamento seu perante os seus objetivos e metas.

Assim, você deve procurar montar estratégias para fazer a sua rotina ficar mais produtiva e prática, pois existem mecanismos que irão te motivar.

Isso pode ser desenvolvido a partir de atitudes simples, como fazer a separação de e-mails importantes, organizar sua agenda, saber o momento de fazer suas pausas e separar um tempo maior para as atividades mais complexas.

Dessa forma, você conseguirá realizar todas as suas tarefas sem se sentir sobrecarregado.

Rotina produtiva e o desenvolvimento pessoal

Ter uma rotina produtiva te auxilia a ter um bom desenvolvimento pessoal e consequentemente sua performance profissional tende a ser melhor também.

Por exemplo, uma pessoa que organiza sua rotina consegue desenvolver todas as suas atividades e ainda se aprimorar profissionalmente em sua  área de expertise.

Essa junção de rotina produtiva com o desenvolvimento pessoal te ajuda a ter os seus objetivos bem definidos,  além de fazer com que você consiga estipular suas expectativas em relação a si, bem como com a sua motivação no trabalho.

Além disso, o desenvolvimento pessoal faz com que você fique mais confiante e com isso pareça experiente no que está fazendo.

E, até mesmo em situações bem difíceis, você consegue conciliar e achar uma  solução para seus problemas.

Dessa forma, ter uma rotina produtiva junto com seu desenvolvimento pessoal faz com que suas habilidades profissionais sejam cada vez melhores.

Como planejar uma rotina produtiva?

rotina produtiva mulher computador

Criar uma rotina produtiva começa a partir de hábitos simples, por exemplo, fazer uma caminhada todos os dias.

Entretanto, existem outros métodos que você pode colocar em prática para conseguir ter um crescimento pessoal e profissional por meio de uma rotina produtiva.

Para começar esse planejamento da rotina, é importante que você mude sua mentalidade e entenda que cada hora do seu dia faz diferença para concluir os seus objetivos.

Por isso, separamos as dicas a seguir para que você consiga planejar o seu dia, semana ou mês.

Como criar uma rotina diária

Conciliar estudo, trabalho, tempo com a família não é uma missão simples de se fazer no seu dia a dia.

Por isso, é preciso que você planeje suas atividades diárias, isso porque, se não houver disciplina e força de vontade, muitas vezes você acaba desistindo e tudo o que foi planejado fica somente no papel.

Assim, é importante que você organize sua rotina para conseguir otimizar seu tempo e consequentemente ter um dia mais produtivo.

Esse  planejamento te auxilia e faz com que você não esqueça de atividades importantes ou então que deixe uma tarefa importante pela metade.

Dessa forma, para que você tenha o controle do que deve ser feito no seu dia, é preciso que:

  • Avalie como você gasta seu tempo;
  • Crie metas e objetivos;
  • Destaque as prioridades;
  • Anote tudo em uma agenda;
  • Evite distrações;
  • Separe um tempo para descansar;
  • Seja realista.

Tudo isso faz com que o seu dia flua com tranqüilidade e você consiga fazer tudo o que precisa.

Como fazer uma rotina de horários

Todos são diferentes, ou seja, cada um possui uma peculiaridade diferente.

Por isso, cada um tem um horário em que é mais produtivo.

Por exemplo, existem pessoas que são mais produtivas na parte da manhã, ou seja, elas levantam cedo e já resolvem o seu dia todo nesse período do dia.

Porém, esse horário não funciona para todos, pois existem aqueles que são mais produtivos durante a noite.

Isso porque, muitos preferem os horários que tem mais silêncio para conseguir realizar as suas atividades.

Dessa forma, é muito importante que você tenha horários fixos para a realização das suas atividades, e com isso o seu corpo crie o seu ritmo próprio.

Assim, realizar suas atividades no mesmo horário todos os dias reduz os erros além de realizar as tarefas com mais energia.

Para isso, ao realizar suas atividades diárias de forma satisfatória, saiba marcar os horários que se adéqüem da melhor forma para você.

Por exemplo, comece a realizar o seu trabalho cedo, logo após tomar banho e o seu café da manhã, pois dessa forma fica mais fácil para o seu corpo entender que você está em horário de trabalho.

Fazendo isso todos os dias, você cria uma rotina muito mais produtiva e consegue produzir muito mais do que em um dia que não siga esse horário.

Como ter uma rotina da manhã produtiva

Um fato que influencia muito para você ter uma rotina produtiva é a forma que você acorda todas as manhãs.

Nesse sentido, é muito importante que você crie uma rotina para as suas manhãs, para que seu dia comece de forma saudável e sem correria.

Para isso, existem algumas opções que você começar a fazer no começo dos seus dias, para que no decorrer dele você consiga realizar todas as atividades planejadas.

Uma dica preciosa é você fazer esse planejamento na noite anterior, para que a sua rotina seja mais prática e ágil, e você não perca horas de sono e nem se atrase para seus compromissos.

Assim, para você criar uma rotina para suas manhãs é preciso:

  • Definir o melhor horário para acordar;
  • Evitar olhar o celular antes de se levantar;
  • Preparar um café da manhã saudável e energético;
  • Ter suas roupas pré-definidas na noite anterior;
  • Fazer meditação ou exercício físico;
  • Criar uma rotina da manhã que também funciona aos finais de semana.

Dessa forma, suas manhãs serão mais produtivas e você terá ânimo para realizar suas atividades diárias.

Como ter uma rotina saudável

Ter uma rotina saudável é extremamente importante para seu corpo e sua mente.

Dessa forma, o seu dia irá render mais, seus níveis de estresse irão abaixar e você irá se sentir mais disposto para realizar suas atividades diárias.

Assim, para que você tenha uma rotina saudável, é necessário que seus hábitos antigos fiquem esquecidos, tais como noites mal dormidas, má alimentação e sedentarismo.

E, em seu lugar, você acrescente em sua rotina:

  • Uma boa noite de sono;
  • Acordar cedo;
  • Beber muita água;
  • Praticar atividade física;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Reservar um tempo para a família;
  • Relaxar;
  • Diminuir o consumo de café (ou aumente o chá);
  • Cuidar de você.

Com uma rotina saudável seus dias serão melhores e você conseguirá realizar todas as suas atividades de uma forma muito mais fácil.

Ideias de rotina produtiva na quarentena

rotina produtiva mao tablet

Como todos sabem, estamos passando por um momento muito crítico devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pois, para evitar a  proliferação do vírus, foi preciso fazer um distanciamento social, e, nos casos em que a pessoa pode, é recomendado ficar isolado em casa.

Dessa forma, para que as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) fossem cumpridas,  escolas e universidades suspenderam todas as atividades presenciais.

Além disso, diversas empresas começaram a utilizar o home office (teletrabalho), para que seus funcionários desenvolvessem suas atividades em casa, evitando assim o contágio.

Entretanto, ficar de quarentena, depois de tanto tempo, é uma tarefa bastante difícil.

Entretanto, é necessário se manter produtivo durante este período, e uma  pesquisa comprovou que o home office pode aumentar a produtividade.

Mas, para que isso aconteça é necessário que você:

  • Não fique de pijamas no horário de trabalho;
  • Separe o local de trabalho/estudos e o de lazer;
  • Permaneça-se ativo;
  • Fique informado;
  • Qualifique-se com cursos online;
  • Use a tecnologia a seu favor;
  • Baixe conteúdos gratuitos na internet;
  • Conecte-se com seus colegas de sala;
  • Faça pausas quando necessário;
  • Relaxe e curta o ócio.

Dessa forma, você consegue passar pela quarentena de uma forma mais fácil, mantendo sua rotina produtiva e fazendo suas atividades da melhor forma possível.

Como é a rotina produtiva de um bilionário?

rotina produtiva homem celular

Logicamente, os bilionários que existem no mundo têm rotinas diferentes, como todos nós, especialmente quando se leva em consideração  a natureza do negócio com que ganham dinheiro.

Entretanto, conforme Rafael Badziag, que é autor do livro “The Billion Dollar Secret: 20 Principles of Billionaire Wealth and Success”,  foi possível saber as semelhanças existentes entre os magnatas, especialmente as relacionadas aos seus hábitos rotineiros.

Um fato que deve ser levado em consideração é que existem pouquíssimos bilionários no mundo, e seu estilo de vida e forma de pensar são diferentes de um  milionário comum.

Assim, de acordo com o autor informado anteriormente, os bilionários geralmente fazem o seguinte:

  • Tem uma rotina matinal, incluindo acordar muito cedo;
  • Ler muito , e não somente as publicações relacionadas negócios e notícias;
  • Tiram um tempo para si mesmo;
  • Manter-se saudável.

Ou seja, até mesmo os bilionários precisam de uma rotina produtiva para continuar crescendo em seus negócios.

Rotina produtiva de uma equipe de trabalho

rotina produtiva grupo pessoas

Independentemente do tamanho que é a sua equipe de trabalho, mesmo que ela tenha somente uma pessoa, é extremamente importante que ela tenha uma rotina.

Isso porque, uma equipe com uma rotina bem planejada faz com que os processos internos sejam desenvolvidos de forma mais rápida e completa.

Além disso, o ambiente de trabalho fica muito mais saudável, pois todos seguem a mesma rotina, ou seja, estão no mesmo ritmo e na mesma página, por assim dizer.

Por isso, separamos essas dicas fáceis de se usar para que sua equipe de trabalho tenha sucesso:

  • Faça reuniões rápidas e diárias

Para que sua equipe tenha sucesso, é preciso que todos os dias tenha uma reunião para que todos saibam como estão os procedimentos da empresa.

Essa reunião não precisa ser longa, ou seja, uma reunião de 10 minutos já é suficiente para que todos fiquem por dentro dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

  • Delegue tarefas

Outro ponto muito importante para que sua equipe de trabalho tenha uma rotina de sucesso é dividir as tarefas.

Isso é fundamental para que o trabalho seja feito com qualidade e no prazo estipulado.

  • Tenha objetivos para a semana

É importante que sua equipe de trabalho tenha em mente os objetivos a serem alcançados na semana.

Por isso, divida os objetivos do mês por semanas, e estabeleça metas que que sua equipe cumpra.

Isso irá ajudar a promover uma sensação de equilíbrio e satisfação na equipe.

  • Tenha um ambiente organizado

Ter um ambiente organizado na equipe é fundamental para o desenvolvimento do trabalho.

Isso porque, ao se trabalhar em um espaço organizado, o ambiente fica mais leve e feliz e o trabalho é melhor desenvolvido.

  • Dê agenda para sua equipe

Isso é importante pois as pessoas de sua equipe conseguem colocar em ordem as tarefas do dia, da semana e do mês.

Dessa forma, fica claro o que deve ser feito em cada dia, e, com isso, os dias ficam mais produtivos.

Seguindo esses passos, sua equipe de trabalho terá uma rotina diária, e com isso, seus dias serão mais produtivos e o trabalho irá render mais.

Ferramentas e checklists para uma rotina produtiva

rotina produtiva colegas trabalhando

Para se desenvolver uma rotina produtiva e desenvolver suas atividades corporativas, na maioria das vezes isso não é fácil de se fazer.

Isso acontece pelo fato de que no dia a dia existem diversas atividades que precisam ser feitas com bastante atenção.

E essa rotina para os líderes e gestores muitas vezes é bem mais corrida.

Por isso, uma ferramenta muito usada para que eles desenvolvam suas atividades plenamente, é fazendo  checklist de forma contínua .

Isso se dá devido a praticidade de se fazer um checklist.

Por isso, existem vários tipos de checklist, mas aqui vamos citar os mais tradicionais.

  • Checklist de monitoramento: que é usado uma lista com todas as informações sobre as etapas obrigatórias para a realizar determinada tarefa;
  • Checklists de prevenção : esse é mais usado nas segurança no trabalho, pois ajuda na inspeção de equipamentos e máquinas;
  • Checklists de coordenação: esse é mais usado em projetos que tem várias equipes, pois ele é um instrumento  as operações;
  • Checklist de afazeres: já esse é mais usado para listar todas as atividades essenciais para a entrega do trabalho.

Já as ferramentas utilizadas para uma rotina produtiva são as mais variadas, por exemplo, existem ferramentas para:

  • Produtividade pessoal;
  • Comunicação interna;
  • Produtividade para colaboração e compartilhamento;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão de finanças;
  • Automação de marketing; e
  • Automatização de processos.

Ou seja, o número de ferramentas existentes para se ter uma rotina produtiva é bem extenso, e, dessa forma, você pode escolher a que melhor se encaixa para a sua situação.

Conclusão

Depois da leitura deste artigo, nota-se o quanto é importante que você tenha uma rotina produtiva.

Isso porque, ao estabelecer uma rotina, você consegue realizar todas as suas atividades do dia, de forma plena, com tranquilidade e sem te sobrecarregar com tanta coisa que precisa ser feita.

Para manter uma rotina, como visto, existem muitas técnicas, ferramentas e checklists, que você pode escolher a que mais se adeque às suas necessidades.

Dessa forma, ao escolher uma das opções informadas ao longo do artigo, você terá uma rotina produtiva e com isso terá sucesso nos seus objetivos.

Boa sorte!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!