Qualidade de vida no trabalho: entenda a importância e como promover

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Conhecer os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho é essencial para garantir funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, com mais saúde e produtividade nas atividades.

Isso porque, quando o assunto é qualidade de vida no trabalho, conseguir isso é uma responsabilidade da empresa e do colaborador. Até mesmo porque um clima organizacional positivo traz benefícios para ambos.

Dentro desse contexto, os colaboradores ficam mais felizes e motivados, aumentando a sua produtividade, e podem recomendar o ambiente para outros indivíduos que desejam fazer carreira na empresa.

Então, vamos à leitura para entender o que é qualidade de vida no trabalho e quais são esses fatores.

Boa leitura!

O que é qualidade de vida no trabalho?

Antigamente os empregadores não levavam em consideração a qualidade de vida no trabalho de seus trabalhadores, até que eles conquistaram seus direitos por lei.

Entretanto, mesmo assim, existem diversos desafios nas empresas, entre eles estão: manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores para que eles fiquem à vontade no seu local de trabalho e como consequência, passem a produzir mais e melhor.

Assim, a qualidade de vida no trabalho é relevante para:

  • O bem-estar físico
  • Emocional;
  • Psicológico, e;
  • Financeiro da pessoa.

Assim, as atitudes ou reações dos trabalhadores mostram que suas experiências, tanto negativas quanto positivas, têm relação direta com o trabalho.

Pois, se o profissional estiver desmotivado e desanimado, consequentemente ele irá produzir menos, reduzindo assim a capacidade de produção da empresa.

Dessa forma, hoje em dia o conceito de qualidade de vida no trabalho é promoção e implementação de melhorias para preservar a saúde e o bem-estar dos empregados, sejam no âmbito pessoal ou profissional.

Conceito e definições

A qualidade de vida no trabalho está relacionada às ações que uma empresa adota para melhorar o grau de satisfação de um colaborador com sua função e com o ambiente de trabalho, visando aos impactos que esse bem-estar pode trazer aos resultados da organização.

Ou seja, é um conjunto de ações aplicadas para oferecer condições plenas de trabalho, que podem ser analisadas em diversas perspectivas. Veja a seguir.

Clima organizacional

Ele não está relacionado apenas com as atribuições de cada colaborador. Assim como o ambiente de trabalho interfere na vida do trabalhador, o seu comportamento e as influências externas também interferem no clima organizacional.

Os resultados da empresa e o grau de satisfação do colaborador com as suas funções estão diretamente relacionados à qualidade de vida no trabalho, sendo captados pelo “clima” nos corredores e nas áreas em comum.

Além disso, para não perderem talentos, para motivarem os colaboradores e para aumentarem os resultados, as empresas precisam criar programas para incentivar o bem-estar e a satisfação no trabalho, além de prezarem pela transparência em todas as ações.

Por isso, é importante manter os profissionais motivados e com bons relacionamentos interpessoais. Além disso, pesquisar junto aos supervisores as insatisfações de cada um também é uma estratégia interessante.

Satisfação no trabalho

Certamente, para que um colaborador melhore continuamente o seu desempenho, ele precisa gostar da função que está executando ou se manter motivado naquela para a qual foi designado.

Um profissional criativo, por exemplo, pode se desmotivar ao realizar uma mesma ação repetitiva. A satisfação no trabalho é entendida como a relação percebida entre o que um indivíduo espera do seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo.

Então, é perceptível que os benefícios e a remuneração deixam de ser os fatores determinantes para que os colaboradores se sintam felizes e realizados na escolha de um emprego.

Relações interpessoais

Quando as relações interpessoais desandam, toda a empresa sofre. O clima organizacional negativo, com desentendimentos ou disputas internas, é muito tóxico para o funcionário e tende a contaminar todas as áreas por meio de fofocas e de insegurança entre os indivíduos.

Já os bons relacionamentos no ambiente de trabalho influenciam o bem-estar e a harmonia do clima organizacional.

Para respeitar e ser respeitado, é fundamental desenvolver comportamentos que sejam positivos e que favoreçam a boa convivência e a cordialidade entre os colegas e os líderes.

Nesse sentido, é interessante entender a personalidade de cada colaborador e direcionar as atividades que mais são adequadas ao perfil, principalmente quando é necessário lidar com clientes externos ou com o setor de reclamações.

Saúde física e psicológica

Assim como os ambientes insalubres prejudicam a saúde do colaborador, locais de trabalho negativos, nos quais o profissional vive o tempo todo sob pressão e estressado, também são prejudiciais à saúde psíquica do colaborador.

Envolvidos em um ambiente prejudicial, os funcionários podem ficar insatisfeitos e inseguros com relação ao próprio futuro, desenvolvendo, assim, problemas psicológicos significativos e aumentando o número de faltas ao trabalho.

Dessa forma, os empregados não assumem responsabilidades além das que já têm e temem pelos resultados que podem causar estresse, ansiedade pela permanência no cargo, transferência para outro setor ou demissão.

Qual é a importância da qualidade de vida no trabalho?

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Um fato que todas as empresas precisam ter em mente é que se elas ignorarem a satisfação de seus clientes internos, ou seja, seus empregados, certamente elas não irão alcançar o sucesso  esperado com os clientes externos.

Isso acontece pois o processo de vendas ou entrega de serviço é o reflexo da motivação e satisfação dos colaboradores, ou seja, colaboradores motivados entregam um serviço melhor.

Por isso, empresas que adotam uma metodologia para fazer o gerenciamento do comportamento dos seus empregados, a produtividade das equipes e implementam uma cultura organizacional favorável, alcançam os melhores resultados.

Uma coisa que precisa ser dita é, para se ter qualidade de vida no trabalho não significa ter que instalar uma mesa de sinuca, disponibilizar jogos para o tempo livre do colaborador, entre outros.

A qualidade de vida no trabalho acontece quando a empresa entende o contexto em que o  seu empregado está inserido, o que é preciso para ele realizar suas tarefas, e de que forma esse funcionário pode ser bem sucedido sem que sua saúde seja prejudicada.

Além disso, as empresas também têm benefícios quando os seus funcionários estão felizes.

As empresas que investem em qualidade de vida no trabalho conseguem realizar um melhor gerenciamento das competências de seus funcionários, bem como implementar estratégias que fazem com que o nível de satisfação de seus colaboradores continue elevado, gerando um alto desempenho e, correspondendo às expectativas empresariais.

Entretanto, a qualidade de vida não fica somente restrita ao ambiente de trabalho, por esse motivo as empresas devem levar em consideração fatores psicológicos e emocionais dos seus colaboradores.

Isso porque, a saúde mental do colaborador pode acabar sendo afetada por fatores alheios ao gerenciamento das empresas, e, por isso, é preciso que as empresas estejam sempre atentas aos seus colaboradores.

Quais as vantagens de ter qualidade de vida no trabalho?

Diversas empresas apostam em mutirões todos os semestres para promover a saúde de seus colaboradores com a presença de profissionais de diversas áreas.

Tais profissionais têm o objetivo de orientar  os empregados a começarem a seguir um estilo de vida mais saudável.

Já outras empresas adotam a cultura organizacional com uma boa comunicação interna e feedback, que, por meio de compartilhamento de informações, conseguem construir seus objetivos junto com seus empregados, valorizando, assim, a opinião deles.

Dizemos isso para mostrar que independente de qual seja a estratégia usada pelas empresas, existe a necessidade de cuidar da saúde do empregado que deve ser inerente a qualquer processo avaliativo.

Por isso, entender o que é qualidade de vida e a forma que ela é medida, é algo subjetivo e pessoal, entretanto as empresas utilizam parâmetros de excelência, desempenho e desenvolvimento.

Por meio da gestão da qualidade de vida no trabalho as empresas conseguem enxergar  a forma que os colaboradores recebem e lidam com tais diretrizes.

Por esse motivo vamos falar agora sobre as principais vantagens da implementação da qualidade de vida no trabalho.

Retenção de talentos

Muitas vezes a empresa tem um funcionário que executa com perfeição o seu trabalho, e que devido ao clima organizacional, problemas de relacionamento, entre outros motivos tal colaborador acaba pedindo demissão.

Esse fato infelizmente é comum.

Isso porque, as empresas costumam ter a ideia de que todos os funcionários podem ser substituídos, entretanto, se você é um profissional que trabalha no RH, você sabe muito bem o quanto é difícil encontrar um verdadeiro talento.

Além disso, você sabe o quanto é necessário reter os talentos dentro das empresas, pois isso acaba levando a empresa a um outro patamar.

Por esse motivo, uma empresa que preza pela qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores consegue reter esses talentos, pois eles sabem que o local onde trabalham estão dispostos a cuidar deles.

Por isso, é extremamente importante que você, como gestor de uma empresa, implemente a qualidade de vida no trabalho.

Redução da taxa de absenteísmo

O absenteísmo, ou faltas ao trabalho, falando de uma forma mais popular, provoca diversos prejuízos para a empresa.

Muitas dessas faltas ausências são justificáveis, entretanto várias outras acontecem pelo fato de que o colaborador está insatisfeito com a empresa.

Por exemplo, quando o empregado está infeliz no ambiente de trabalho, qualquer pequeno motivo que ele tenha se transforma em uma razão válida para faltar ao serviço.

Entre as principais razões válidas para as faltas no trabalhos estão:

Entretanto, tais motivos podem ser evitados se a empresa aumentar o nível de qualidade de vida no trabalho.

Redução da taxa de turnover

Como já falado neste artigo, cuidar da saúde e da qualidade de vida do trabalhador é fundamental para a redução da taxa de turnover, ou taxa de rotatividade.

Isso porque, as empresas que fazem demissões e contratações de funcionários diariamente, sem um motivo concreto, não estão conseguindo cumprir com o seu papel de gerenciamento de pessoas, tampouco de talento.

E, novamente, isso mostra a falta de qualidade de vida dos colaboradores.

Por isso, é muito importante que a empresa conte com benefícios, promovam à saúde e bem-estar, tenham uma boa comunicação e cultura organizacional que utilizam  perfis diferentes para construir a solução coletivamente é uma das maneiras de se reduzir a taxa de turnover.

Aumento da Produtividade

A falta de produtividade muitas vezes está ligada à ansiedade, por pressão no trabalho, falta de gestão dos processos organizacionais e poucas expectativas empresariais.

Assim, a produtividade de um empregado não depende somente dele, assim, a organização deve promover tudo o que ele precisa para concluir sua tarefa, sem prejudicar sua saúde.

Por isso, uma empresa que mantém a qualidade de vida de seus empregados faz com que eles tenham uma melhor produtividade ao desempenhar suas funções.

– Colaboradores mais saudáveis e engajados

Como visto anteriormente, o estresse no ambiente de trabalho pode levar o colaborador a desenvolver vários problemas, tais como:

  • Absenteísmo;
  • Presenteísmo (trabalhar sem foco pensando em outras coisas);
  • Desmotivação;
  • Doenças;
  • Afastamentos;
  • Conflitos interpessoais, entre outros.

Tudo isso provoca uma grande perda de produtividade e, como consequência, a empresa lucra menos.

Por isso, é extremamente importante que ela ofereça as melhores condições para os seus funcionários, que ultrapassem o âmbito financeiro do salário e benefícios, para que eles possam se sentir saudáveis e satisfeitos no ambiente de trabalho.

Fortalecimento da cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional forte e bem definida é fundamental para as empresas que querem desenvolver atividades em alta performance.

Afinal, quando se sabe quem é e aonde quer chegar, fica mais fácil saber quais são as metas que a empresa deseja atingir e quais resultados alcançar.

Além disso, sempre que a cultura é forte, fica  mais fácil saber qual é o tipo de colaborador que combina com o perfil da empresa, evitando, assim,  um alto índice de rotatividade e absenteísmo.

Ou seja, de modo geral, aumenta o nível de produtividade, melhora o clima organizacional e promove mais satisfação entre a equipe.

As empresas podem repensar sua cultura ao considerarem:

  • Um ambiente mais colaborativo;
  • A promoção da empatia entre colaboradores e gestores;
  • Comprometimento coletivo;
  • Liderança inteligente;
  • Índices de desempenho constante;
  • Boa gestão de processos, pessoas e competências.

Melhora do Clima organizacional

Trabalhar em uma empresa que disponibiliza um clima organizacional satisfatório é a vontade de todos os trabalhadores.

Afinal, esse local irá refletir diretamente nos índices de satisfação pessoal e em equipe, bem como na qualidade e no desempenho das atividades diárias.

Por isso, é importante destacar que o clima organizacional precisa ser cultivado e incentivado através de ações positivas diárias.

Ele ajuda a gerar impactos positivos e uma boa gestão.

Assim, entre os principais benefícios de um bom clima organizacional destacamos:

  • Funcionários mais proativos e produtivos;
  • Felicidade e melhorias na comunicação interna;
  • Retenção de talentos;
  • Bons hábitos entre os colaboradores;
  • Engajamento, criatividade, motivação;
  • Redução nas taxas de turnover, e absenteísmo, de conflitos e de retrabalhos;
  • Melhorias na saúde física e mental da equipe
  • Leveza nas relações, na valorização e no reconhecimento
  • Eficiência na realização das tarefas
  • Retorno financeiro
  • Elevação da confiança interna e externa

Quais os componentes de qualidade de vida no trabalho?

Para que a empresa consiga aumentar a qualidade de vida no trabalho, ela precisa ter em mente quais são os componentes responsáveis por impulsionar a satisfação dos empregados.

Assim, separamos os principais componentes para manter uma boa qualidade de vida no trabalho, veja:

  • Ambiente físico;
  • Compensação e benefícios;
  • Propósito no trabalho;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Clima organizacional;
  • Liderança;
  • Reconhecimento;
  • Relações interpessoais;
  • Liberdade de participação.

Quais são os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho?

Agora, separamos os principais fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho, veja:

  • Ambiente psicológico e físico de trabalho;
  • Satisfação com a função executada;
  • Motivação para o exercício da atividade;
  • Oportunidade de crescimento;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Clima organizacional;
  • Remuneração justa e adequada;
  • Benefícios concedidos;
  • Segurança na função;
  • Reconhecimento pelo trabalho;
  • Feedback das atividades;
  • Relacionamento com colegas e superiores;
  • Liberdade de decisão e participação;
  • Igualdade de oportunidades.

Como promover a qualidade de vida no trabalho?

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A seguir, saiba como promover a qualidade de vida dos colaboradores da empresa no ambiente de trabalho.

Conheça seus colaboradores

A primeira coisa a ser feita é conhecer os funcionários. É preciso saber o que significa um bom ambiente de trabalho para eles, considerando primeiramente se eles desejam permanecer na empresa ou se almejam vagas externas.

Para isso, é necessário saber dos anseios individuais, pois cada colaborador tem um ideal do que pode lhe deixar confortável para realizar suas atividades na empresa.

Esse conhecimento é importante para evitar perda de tempo e desgaste em ações que não vão gerar os resultados esperados.

Tenha bons líderes

Desenvolver bons líderes de equipes, juntamente ao RH, é um passo primordial para garantir um bom clima organizacional.

Eles convivem diariamente com os colaboradores e, por isso, conhecem as características de cada um deles e a forma de mantê-los mais engajados.

Eles são peças-chave para conduzir esse processo, não só no sentido de incentivar os membros das equipes, mas também de atuar diretamente com o RH, identificando os pontos problemáticos que possam gerar ações conjuntas para equalizá-los.

Invista no colaborador

Investir na qualificação dos colaboradores é uma forma não só de torná-los mais aptos aos desafios constantes que o mercado de trabalho impõe, mas também de formar um time competitivo e produtivo para a sua empresa.

Isso reflete nos resultados, pois um trabalhador valorizado tende a produzir mais e a produzir mais lucros para a organização, gerando sentimentos de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas.

Mantenha a flexibilidade na rotina

Foi-se o tempo em que a produtividade era avaliada pelo número de pessoas que trabalhavam no esquema de 8 a 18 horas durante a semana.

As pesquisas sobre o relógio biológico dos funcionários e a ampliação dos serviços por meio da tecnologia expandiram essas possibilidades.

Assim, ter flexibilidade na rotina de trabalho é um grande avanço para aqueles que são mais produtivos em horários pouco convencionais (noite e madrugada), mas que executam as atribuições conforme seu cargo. Com as facilidades da internet, as responsabilidades podem ser cumpridas.

Ofereça um pacote de benefícios

Os benefícios podem ser um dos fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho, sendo, inclusive, um dos pontos diferenciais. No entanto, é preciso elaborar essas vantagens conforme as necessidades dos colaboradores.

Nesse sentido, além da flexibilidade da rotina, da possibilidade de teletrabalho, de convênios com operadoras de planos de saúde e de academia e de creches para os filhos, é preciso ir além, com demandas específicas para aqueles trabalhadores.

Incentive o desenvolvimento pessoal

Além das capacidades técnicas e gerenciais, as competências pessoais devem ser aprimoradas continuamente para que o funcionário saiba lidar com os conflitos internos que prejudicam a sua produtividade.

Dessa forma, cabe aos gestores dar o incentivo para que os funcionários realizem cursos de desenvolvimento pessoal, indicando as melhores escolas, facilitando a frequência com alterações do horário de trabalho, entre outras medidas.

Os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho são inesgotáveis, e cabe, aos gestores e à equipe de RH, a identificação dos mais adequados aos funcionários da empresa, com a avaliação da percepção pelos indivíduos e da mudança ou do aperfeiçoamento conforme o retorno individual e coletivo.

Como criar um programa de qualidade de vida no trabalho?

Agora vamos explicar como as empresas podem criar um programa de qualidade de vida para os seus trabalhadores, confira:

Reconheça as conquistas e bons desempenhos

Uma coisa que todo mundo gosta é perceber que o seu valor foi reconhecido e que a sua contribuição foi importante para o crescimento da empresa.

Assim, ao reconhecer o bom desempenho do funcionário irá estimulá-lo a alcançar  ainda mais destaque na empresa.

Tenha um bom um plano de benefícios

Ter um plano de benefícios razoável é fundamental para conseguir reter talentos que são indispensáveis em sua empresa.

Assim, ao desenvolver a qualidade de vida na empresa, é fundamental levar em consideração a oferta de um plano de benefícios satisfatório.

Invista no endomarketing

A base do endomarketing é o relacionamento.

Assim, ao investir em endomarketing a empresa estará investindo no chamado de  marketing interno, que é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores da empresa.

Tal estratégia tem o objetivo de entender a forma de melhorar a relação entre a empresa e os colaboradores, tanto para benefício do funcionário quanto para a empresa.

Sua estratégia desenvolve os seguintes aspectos perante seus colaboradores:

Invista em flexibilização de horários

Atualmente o horário é considerado um dos pontos mais importantes para promover a qualidade de vida no ambiente corporativo.

Isso acontece principalmente em cidades grandes, pelo fato de ser difícil chegar e sair da empresa nos horários de pico, devido ao alto índice de trânsito.

E, ao ficar preso no trânsito aumenta o estresse dos funcionários e diminui o tempo livre deles.

Assim, vale a pena o gestor flexibilizar horários, e caso seja possível, apostar em home office, pois isso significa trabalhar por menos tempo, mas sim usar horários e locais de trabalho alternativos para que os funcionários fiquem mais satisfeitos e assim produzam mais.

Invista na estrutura e ambientes agradáveis

Em diversas ocasiões a satisfação dos funcionários está nos detalhes.

Por isso é importante que a empresa pense em formas de fazer com que o espaço físico de trabalho seja o mais confortável possível.

Isso fará com que o trabalhador execute suas atividades laborais em um ambiente com temperatura agradável, mesas adequadas, cadeiras anatômicas, pausas estratégicas e uma boa iluminação.

Com tudo isso, o colaborador irá desempenhar suas funções de uma melhor forma, e terão uma qualidade de vida adequada.

O RH como principal agente

Para que a empresa consiga garantir a qualidade de vida no trabalho para todos os seus colaboradores, a atuação do seu departamento de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, desempenha um papel essencial na execução dessas ações.

Isso acontece pelo fato de que esse departamento é o responsável pela organização dessas ações e também por observar e garantir que todos os seus colaboradores consigam ter um ambiente de trabalho tranquilo, com tudo o que eles precisam, para desempenhar as suas atividades diárias.

Além disso, com a sua formação, os responsáveis pelo departamento de RH contam com as condições necessárias para fazer a adequação dos cargos, funções e salários dos seus empregados.

Isso faz com que todos os colaboradores consigam ter as condições e benefícios justos, levando em consideração a função que eles desempenham e com o seu comprometimento com a organização.

Assim, o departamento de RH é o principal agente para a implementação dos programas e ações de qualidade de vida no trabalho para que os seus empregados possam desenvolver suas atividades laborais de forma plena.

Conheça a Conexa Saúde

Por fim, não podemos falar em qualidade de vida no trabalho sem falar que você precisa conhecer a Conexa Saúde.

Afinal, o acompanhamento adequado com profissionais de qualidade é uma forma de garantir que eventuais problemas sejam tratados adequadamente ou até mesmo evitados, com um diagnóstico precoce.

Somos uma plataforma digital que tem o intuito de promover uma conexão mais fácil entre pacientes e especialistas de saúde, por meio da tecnologia.

Com a telemedicina, conseguimos romper distâncias, humanizar o atendimento e democratizar o acesso a consultas, favorecendo empresas, colaboradores e equipes como um todo.

Como você pôde ver, promover a qualidade de vida no trabalho depende de uma série de ações específicas, muitas das quais são simples de serem implementadas e podem oferecer um excelente resultado para o seu negócio!

Por isso, a Conexa Saúde é uma ótima alternativa para as empresas que desejam manter a qualidade de vida de seus trabalhadores.

Conclusão

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Por todo o exposto neste artigo, podemos notar que um dos principais benefícios na qualidade de vida no trabalho é fazer com que elas consigam desempenhar suas funções de uma melhor forma.

Isso acontece pelo fato de que, com a implementação de programas de QVT, o estresse diminui e o desenvolvimento das atividades do dia a dia fica mais agradável.

Além disso, a pessoa consegue aproveitar mais seus momentos de lazer com a família e amigos, fazendo com que elas fiquem mais felizes.

E você, desenvolve ações para garantir a qualidade de vida do trabalhador na sua empresa? Gostou do post que preparamos? Então, compartilhe essas informações nas suas redes sociais!

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