Quando falamos em gestão de recursos humanos (RH), logo imaginamos um setor completamente burocrático. Afinal, a área trabalhista envolve muitas regras, normas e leis a serem atendidas, ou seja, processos de RH.
Sem falar na rotina interna diária e na relação com direção e funcionários. Por isso, ganhar agilidade nos processos de RH é fundamental para o bom andamento do negócio. Nesse sentido, a tecnologia chega como uma importante aliada no gerenciamento de pessoas.
Ela torna as operações muito mais ágeis, estratégicas e seguras. Muito além de cuidar somente da contratação de novos trabalhadores, o RH responde pela integração, treinamento, pagamentos, benefícios, entre outras funções.
Diante de tantas responsabilidades, como melhorar e modernizar os sistemas, gerando melhores resultados? Em busca de respostas, elaboramos este texto para elucidar melhor a questão, trazendo sugestões para melhoria contínua do setor. Confira!
O que são os processos de RH?
Consideramos processos de recursos humanos todas as ações e sistemas realizados pelo setor de uma organização. Seu principal objetivo de trabalho é integrar e melhorar a inclusão de todos os funcionários na empresa.
Esses processos de RH ajudam ainda na gestão de pessoas, oferecendo ferramentas ágeis para esse fim e para as solicitações da equipe. Uma área que exige constantes investimentos técnicos e tecnológicos, aprimorando cada vez mais a metodologia de trabalho.
Desta forma consegue reduzir erros e retrabalho, agiliza os procedimentos e as respostas. São instrumentos digitais importantes como softwares que viabilizam de forma segura, formulários, fluxogramas, registros, entre outras tarefas.
Qual a importância dos processos de RH para as empresas?
O RH é um dos departamentos mais importantes de uma empresa. Ele é o responsável por gerenciar todos os processos de gestão de pessoas e para melhorar o clima organizacional.
Assim, contribui para aumentar a competitividade e os resultados financeiros da unidade.
Entre as principais funções o RH responde pelo recrutamento, treinamento, demissão e remuneração de funcionários; pelo respeito às leis e direitos trabalhistas; avaliação de desempenho; administração de banco de dados e muito mais.
A transformação digital do RH tem melhorado os resultados, gerando maior organização, eficiência e satisfação. Agilidade, melhor uso do tempo e maior envolvimento com a equipe estão entre os benefícios gerados pela automação dos sistemas.
Como funcionam os processos de RH?
Todas as atividades do RH visam orientar e alinhar os trabalhadores para que possam realizar suas tarefas da melhor forma possível.
São diversas rotinas inseridas nos processos de RH e importantes para o seu bom funcionamento. Então vamos conhecer melhor algumas destas atividades:
- Recrutamento – É o processo que engloba desde a divulgação da vaga à seleção e contratação de um novo funcionário;
- Seleção – Aqui o setor escolhe o candidato, de acordo com o perfil da vaga. Para isso aplica testes, entrevistas e exames;
- Admissão – Secionado o novo trabalhador é hora da contratação. O setor recolhe os documentos, faz o registro e o ajusta na função;
- Treinamento – Capacitação de novos trabalhadores e também dos que precisam de aprimoramento profissional;
- Compensação – Inclui diversas atividades da rotina diária, como controle de frequência e a folha de pagamento;
- Desligamento – Cuida da documentação relativa à demissão e a quitação do contrato de trabalho, como aviso prévio, cálculos da rescisão e demais questões jurídicas.
Quais são os processos de RH, afinal?
Qualquer que sejam os processos de RH é importante saber que todos são de extrema importância para uma boa administração empresarial. Cada um deles tem características e responsabilidades próprias. Vamos ver quais são os principais.
Provisão
São todas as ações e iniciativas realizadas pelo departamento. Entre as principais etapas desse processo estão planejamento, recrutamento, seleção e admissão.
Aplicação
É tudo o que se relaciona ao sistema de gestão, a qualidade e os resultados das tarefas executadas. Como por exemplo, os cargos, os salários, os benefícios, etc.
Desenvolvimento
Esse processo agrupa diversas ações para manter o trabalhador em contínuo crescimento profissional.
Manutenção
O setor desenvolve estratégias para gerenciar e manter todas as atribuições do RH, dentro das leis trabalhistas.
Monitoramento
Verificar e acompanhar se todas as atividades estão sendo realizadas corretamente. Assegura que as informações e os resultados sejam otimizados, organizados e armazenados de forma eficiente e segura.
O planejamento do RH
Nessa etapa o setor identifica todas as necessidades ligadas ao gerenciamento de pessoas. Elas devem estar alinhadas com os objetivos do RH, dos trabalhadores e da organização.
Detectadas as necessidades, o setor precisa coletar informações importantes, avaliar a urgência ou não de cada uma delas, propondo estratégias e soluções.
Para isso, um bom planejamento inclui ainda estabelecer metas e procedimentos para colocar as ações em prática. Processos de análises contínuas devem ser incluídos nessa etapa também.
O recrutamento
Esse processo é realizado por meio de entrevistas e avaliações, que incluem vários testes. Tudo feito com objetivo de verificar as habilidades técnicas e comportamentais do candidato em relação à vaga e ao perfil da empresa.
O recrutamento engloba uma série de técnicas e procedimentos, tendo como base a demanda da organização. A escolha acertada garante melhor clima organizacional e produtividade.
Processos de RH seletivos bem executados asseguram redução de custos com turnover, motivação e melhoria na produção. Basicamente são três os tipos de recrutamento: interno, externo e o misto, que busca o melhor candidato, tanto dentro como fora da empresa.
A integração (ou onboarding)
Esse processo trata de programas e ações para integrar e adaptar novos funcionários na organização. Onboarding ajuda o RH a conscientizar os novos integrantes da equipe sobre a cultura, a rotina e as dinâmicas no trabalho.
Para isso, o setor deve adotar boas práticas de integração, com planejamento e metas assertivas. Entre as principais vantagens do onboarding destacamos a retenção de talentos; aumento do engajamento; crescimento do negócio; redução de turnover, entre outras.
O relacionamento com os funcionários
Manter o bom relacionamento interno e aperfeiçoar o desempenho individual dos funcionários é uma das principais atribuições do RH. Para isso, o gestor do setor deve buscar ferramentas estratégicas que melhorem e fortaleçam esses laços.
Assim o setor pode identificar e entender melhor as necessidades dos colaboradores. Algumas ações podem aprimorar essa função.
O RH pode incentivar visitas aos setores da empresa; abrir canais de comunicação para tirar dúvidas; bem como espaços para realizar eventos.
São oportunidades para gerar integração e bem-estar, como em datas comemorativas (Dia das mães, dos pais ou da criança) ou aniversários.
A remuneração
Esse continua sendo um dos principais elementos de motivação e permanência dos funcionários nas empresas. A recompensa financeira é um dos métodos de reconhecimento dos resultados mais antigos da humanidade.
O RH define, implanta e monitora a política de salários e os pagamentos regulares. Além disso, desenvolve programas de incentivo, de recompensas e de benefícios. Tudo para manter os funcionários ainda mais satisfeitos, engajados e motivados.
Os benefícios
A gestão de benefícios deve estar alinhada com os valores, visão e missão da empresa. Ela garante o bem-estar da equipe e melhora o clima organizacional.
O RH é responsável em administrar os benefícios que podem ser somente para funcionários ou extensivos aos familiares.
Quanto maior a carteira de benefícios maior será a satisfação e os sentimentos de valorização e de pertencimento por parte dos trabalhadores.
Entre os individuais, destacamos planos de saúde e odontológico; seguro de vida; vales alimentação e de lazer; prática de esportes; acesso à terapias, e muito mais.
Para a família a empresa pode oferecer auxílio creche; licenças maternidade ou paternidade estendidas; sala para amamentação, entre outros.
Os pedidos de férias e licenças
A legislação trabalhista é clara em permitir que os funcionários possam se ausentar da empresa sem prejuízos no salário. São as chamadas licenças remuneradas previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para determinados casos.
Entre eles, licenças maternidade; paternidade; luto (nojo); casamento; médica e serviço militar obrigatório. O funcionário deve comunicar o RH sobre sua solicitação, apresentar documentos de justificativa e avisar o período que se ausentar.
Já as férias são períodos de descanso também remunerado. Após 12 meses trabalhados, o funcionário tem direito a 30 dias para repousar da forma que quiser.
Nesse caso o RH deve emitir com antecedência um aviso de férias para que empresa e empregado possam se organizar em relação às datas. A lei não permite que o profissional trabalhe dois anos sem férias.
Gerenciamento de performance
Essa metodologia ajuda no alinhamento dos recursos junto às pessoas e as suas qualidades e competências. O gerenciamento de performance precisa de metas e indicadores de desempenho para ser implantado.
Tem foco centrado em assegurar o máximo de eficiência nos processos de RH realizados, com alta qualidade e custos. Ao adotar esse método o RH ganha em melhorias contínuas, em alta produtividade e desempenho das equipes.
Consequentemente melhora os resultados financeiros do negócio. Entre os principais benefícios desse sistema podemos citar a identificação de talentos; valorização e motivação da equipe; melhoria na imagem e nos valores da empresa, entre outros.
Processos de compliance
Esse conjunto de ações viabiliza os gestores de RH a seguirem as normas e regras internas e também das leis vigentes no país. Processos de compliance ajudam o trabalhador a entender o seu papel na empresa, com ética e transparência.
Esse processo pode ser adotado desde a publicação da vaga à admissão dos profissionais.
É importante que a organização adote boas práticas de compliance, como fiscalizar as normas de segurança; adotar códigos de conduta; criar canais de comunicação e de denúncia mais efetivos, entre outros.
O processo de RH e a automação
A tecnologia digital está presente nos mais diversos ambientes corporativos e no RH não é diferente. Ela chegou para inovar, agilizar e tornar ainda mais seguro os processos de trabalho.
Ao substituir tarefas realizadas no papel, por avançados softwares de gestão, o setor reduz custos e tempo de trabalho, com maior eficiência. No RH vários serviços podem ser automatizados.
Entre eles relatórios; gráficos; a seleção de currículos; admissão; folha de pagamento; controle de ponto e muito mais.
O RH digital gera mais foco nas atividades diárias; aumenta a produtividade e a competitividade do negócio; melhora a comunicação interna e externa. Tudo realizado com rapidez e segurança, eliminando erros e retrabalho.
Menos papelada e mais foco humanizado
A automação viabiliza eliminar aquela papelada tradicional encontrada antigamente nas mais variadas repartições. Por meio de modernas tecnologias digitais o RH 4.0, ruma para chegar a 5.0.
Isso representa o uso melhor do tempo de serviço, com segurança no registro, no processamento e no armazenamento de dados. Empresas que otimizam seu tempo de trabalho são mais competitivas no mercado.
Além disso, a automação viabiliza maior controle sobre a execução e os resultados das tarefas diárias realizadas. Ao eliminar a papelada, o setor pode guardar seus arquivos na nuvem ou em serviços especializados como Dropbox ou Google Drive.
Melhor visibilidade e controle
Um RH digital tem muito mais controle e maior visibilidade sobre seus processos de trabalho. Adotando softwares de gestão o setor e a empresa consegue reduzir os erros, com maior controle das ações, dos registros e da gestão como um todo.
Com tempo e tarefas otimizadas as operações são mais eficientes e acertadas. Tecnologias digitais no RH facilitam as análises de dados diárias e também as periódicas. Tudo é realizado em um só local, com fácil acesso e melhor compartilhamento de dados.
Além disso, viabiliza verificar as informações em tempo real, viabilizando maior controle gerencial e mapeamento de todos os trabalhos realizados.
Melhores fluxos para todos os setores
Ao adotar tecnologias digitais, o setor de recursos humanos contribui para melhorar os fluxos para todos os setores da organização. Consegue maior controle sobre os funcionários.
Isso porque a automação das tarefas permite direcionar os esforços de acordo com as informações oferecidas pelo sistema. Com mapeamento digital é possível encontrar as falhas e os acertos em tempo real.
Operação que viabiliza aos gestores poderem resolver os problemas da melhor forma em menor tempo. Portanto é seguro afirmar que a automação do RH traz inúmeras vantagens e melhora sensivelmente a atuação e o rendimento da empresa.
Processos de RH: Como otimizar na sua empresa? 3 dicas
Como já falamos anteriormente, o departamento de recursos humanos desempenha um importante papel na organização. É por meio dele que todos os sistemas de seleção de profissionais, contratações, treinamentos, ou avaliações de desempenho são realizados.
Diante de tantas responsabilidades e tarefas bem distintas o RH precisa estar em constante aprimoramento técnico e tecnológico.
São processos de RH, registro de documentos, folha de pagamento, benefícios ou ações estratégicas que assegurem o bom desempenho da empresa. Além disso, contribui para o desenvolvimento profissional, o bem-estar, a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Com um setor mais organizado e eficiente os resultados refletem na administração empresarial de forma geral. Mas para que isso aconteça é preciso adotar algumas iniciativas. Confira algumas sugestões.
Faça um planejamento das ações
Nenhum setor avança em suas metas sem um bom planejamento de suas ações. Para isso o RH precisa definir seus objetivos e prazos a serem alcançados. É preciso identificar as necessidades, ver em que patamar a empresa está e onde ela pretende chegar.
Em seguida, o planejamento das ações, irá facilitar a identificação das prioridades. Lembrando que o gestor do setor também precisa considerar possíveis imprevistos nesse processo. Desta forma seu planejamento será realista e muito mais eficiente.
Tenha objetivos e metas bem delineadas
Esse é um dos principais tópicos para otimizar os processos no RH. Ao traçar os objetivos e metas para o setor e equipe, o departamento consegue gerenciar e otimizar melhor todas as tarefas.
Ele encontra clareza e um porquê para o seu trabalho. Isso gera confiança, engajamento, motivação e reflete positivamente na produtividade dos trabalhadores. Por que eles sabem do seu valor e o que está por vir no futuro.
Conseguem visualizar os benefícios gerados pelo seu trabalho e desempenho ao setor e à empresa. Com metas e objetivos bem delineados, o RH tem métricas mais eficientes para analisar o desempenho e os resultados.
Organize a comunicação interna e acompanhe a performance
Com essa dica o RH promove maior integração e incentivo das equipes. Elas executam as tarefas de forma mais fácil. Ao organizar a comunicação interna o setor consegue maior entrosamento, acompanhando melhor o desempenho dos funcionários.
Beneficia o clima organizacional de uma forma generalizada. Estimula os relacionamentos, por meio de canais eficientes de comunicação. Isso pode acontecer por meio de avisos como e-mails, reuniões ou eventos, que permitam maior integração e união da equipe. Nesse processo os feedbacks são sempre bem-vindos.
Importância da saúde corporativa para sua empresa
A busca por saúde e bem-estar dos trabalhadores tem sido uma tendência em alta no Brasil, em especial devido à pandemia do coronavírus. Saúde corporativa é uma tendência em alta e acessível a todas as empresas.
Ela envolve amplos aspectos, como a saúde física, a mental e a financeira do negócio. Com opções de serviços, coberturas e atuações variadas o RH desempenha papel decisivo na hora da contratação deste tipo de serviço.
Benefício para os trabalhadores e para os gestores que ganham com a satisfação e a forma como a equipe passa a vê-los. Diversas medidas devem ser priorizadas para melhor os cuidados com a saúde, como mobília, cores, iluminação, temperatura, ruídos, equipamentos, EPIs.
Incentivo a alimentação saudável e exercícios também ajudam. Nessa área a tecnologia também trouxe serviços inovadores como a telemedicina.
Além do atendimento médico remoto aos funcionários, ela permite que os gestores desenvolvam programas de saúde corporativa personalizados às necessidades da empresa.
Amplo mix de serviços realizados on-line, rápidos, seguros e de fácil acesso. Sem que o trabalhador precise se ausentar da empresa.
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Imagine o funcionário usufruindo de vários serviços como check-up anual, visualização de resultados, sanar dúvidas, se conectarem com médicos e psicólogos sem sair da empresa.
Uma realidade viável, que o Grupo Conexa disponibiliza para o setor corporativo. Tudo é realizado de forma on-line, com acesso eficiente em sua plataforma de telemedicina.
Benefício que ficou ainda mais ágil por meio da Conexa Corporate, voltada a atender as demandas das empresas.
Realidade que aproxima funcionários e profissionais de saúde sem que deixem os seus respectivos postos de trabalho. A Conexa Corporate coloca uma rede de 70 mil profissionais, em mais de 30 especialidades à disposição da equipe.
Atendimento de qualidade e personalizado, 24 horas em todos os dias da semana. Vantagem para o trabalhador que ganha tempo e reduz as idas à clínicas e laboratórios, por exemplo.
Benefício para o gestor, que tem acesso a dados da saúde da equipe, tem maior controle da sinistralidade, entre outros proveitos. Para conhecer um pouco mais sobre a Conexa Corporate, acesse www.conexasaúde.com.br.
Conclusão
Com um mercado produtivo e consumidor cada vez mais exigente, manter competitividade exige iniciativas precisas e ágeis. As empresas já entenderam que um grande diferencial está na automação dos processos.
Adotando avançadas estratégias e tecnologias digitais é possível desburocratizar setores, eliminar falhas, ganhar tempo, reduzindo recursos. Uma das medidas nesse sentido é o RH cada vez mais digital.
O setor investe em novas ferramentas como softwares de gestão para tornar seus processos de RH ainda mais rápidos, seguros e eficazes. Economia de tempo, de espaço com armazenamento, e de segurança nos dados. É o RH 4.0 rumo ao 5.0.