Como motivar uma equipe? Guia para uma equipe engajada e produtiva

como motivar uma equipe como motivar uma equipe na pandemia

Você sabe me responder se seus funcionários têm amor por seu emprego? Se eles estão engajados com o projeto? Você sabe como motivar uma equipe?

Quando se administra uma empresa, você deve ter ciência que sua equipe é o seu principal ativo e, que sem ela você não poderia colocar em prática metade das coisas que são realizadas no dia a dia.

Por isso, é essencial fazer com que ela se sinta não só encorajada mas também inspirada a cada dia em que ela vem trabalhar.

Mas você sabe fazer isso? Nesse texto trouxemos alguns conceitos e dicas que podem te ajudar. Vamos lá?

O que é a motivação de equipe?

como motivar uma equipe como motivar uma equipe frases

Esse termo pode ser descrito como um processo pelo qual o gerente de uma equipe ou projeto encoraja seus colaboradores a se esforçarem cada vez mais para que alguma tarefa seja realizada com máxima excelência.

Mas na definição literal, motivação é a vontade ou o desejo de indivíduo iniciar uma ação ou até mesmo sustentar uma atividade já iniciada.

Existem dois tipos de motivação, a intrínseca e a extrínseca. A intrínseca pode ser definida como, quando a ação vem de dentro do indivíduo, ou seja, algo que ele quer muito.

Além disso, uma pesquisa feita sobre essa temática mostrou que qualquer tipo de elogio aumenta a motivação intrínseca, assim como o feedback positivo dos funcionários .

Já a extrínseca, provém de fatores externos, como, por exemplo, regras a serem obedecidas ou até mesmo recompensas a serem conquistadas. A pesquisa diz que recompensas extrínsecas às vezes podem promover a disposição de uma pessoa de aprender um novo conjunto de habilidades.

Mas tudo deve ser feito com moderação. Se você exagerar em qualquer um desses itens, há grandes chances de o indivíduo perder a motivação.

No âmbito empresarial, a motivação tem um grande papel, pois é uma característica a ser instigada em cada funcionário independente do seu cargo ou responsabilidade.

Qual a importância de motivar uma equipe?

como motivar uma equipe como motivar uma equipe em home office

Funcionários motivados e engajados têm menos chances de deixar o emprego! Isso já é um grande fator para motivar uma equipe, não é mesmo?

Além do mais, comprometimento leva a satisfação e isso aumenta o desenvolvimento e o aprendizado, o que gera um maior sucesso da empresa.

Dessa forma, quando você mantém a motivação de sua equipe alta, você passa a ter pessoas ainda mais dispostas a se dedicar no seu trabalho o tempo necessário para que tudo saia da melhor forma possível.

Como consequência disso, funcionários que estão comprometidos em obter resultados, geralmente têm sua satisfação geral também aumentada.

Ou seja, à medida que trabalham mais, eles se tornam melhores no que fazem e, naturalmente, progridem para outros ou mais campos – ajudando seu negócio a crescer.

De forma resumida, um funcionário quando motivado apresenta um maior comprometimento, maior satisfação, desenvolvimento contínuo de suas habilidades bem como uma maior eficiência nas atividades que realiza.

O que motiva o trabalho em equipe?

como motivar uma equipe como motivar uma equipe de vendas

Uma série de fatores motiva uma equipe de trabalho, porém, vale a pena destacar apenas os principais, o reconhecimento, a realização profissional, a capacitação e é claro, dinheiro.

Com relação ao reconhecimento, oferecer feedbacks é essencial para que o seu colaborador saiba se o trabalho está sendo realizado de acordo com as necessidades da empresa. Uma política de premiação para metas conquistadas também é outra forma de reconhecimento de um trabalho realizado.

Oferecer oportunidades para crescimento dos colaboradores também é essencial para que eles se mantenham motivados a ajudar a empresa em sua missão. Por isso, invista em um plano de carreira na sua empresa.

Sempre que possível desenvolva projetos de treinamento para os colaboradores. Pois, dessa forma, eles se sentem mais engajados por receber algum tipo de orientação direcionada, e podem entregar melhores resultados ao adquirir novos conhecimentos.

Por fim, uma equipe sempre estará motivada se houver algum ganho financeiro ao realizar uma meta, seja um bônus de final de ano ou algum prêmio. Dinheiro pode não ser tudo, mas será um grande fator para o alcance de resultados.

Como motivar uma equipe?

como motivar uma equipe como motivar uma equipe desmotivada

Para alcançar ótimos resultados, você deve estar constantemente pensando em maneiras de motivar e inspirar sua equipe.

Atualmente existem diversas estratégias que podem te auxiliar nesse processo, bem como cada a forma que cada uma se encaixa nas mais variadas equipes, visto que, um time motivado é uma grande força para a empresa.

Como motivar uma equipe em home office?

Fornecer aos funcionários o entusiasmo para trabalhar sem sua presença física no local de trabalho pode ser uma tarefa difícil, porém, muito importante. Além disso, o trabalho remoto é a tendência atual. Por isso:

  1. Mantenha sempre a comunicação ativa, ou seja, busque sempre manter contato com seu time bem como alinhar as expectativas de cada um, ouvir as ideias e até mesmo dúvidas são pontos chaves para uma boa comunicação;
  2. Fique atento ao comportamento do seu time, visto que com a questão de muitas empresas atualmente remanejaram suas equipes, bem como, efetuar cortes na mesma, o medo e a insegurança geralmente crescem. Por isso, sempre que possível dê uma atenção especial a sua equipe;
  3. Dê feedbacks recorrentes bem como incentivos. Feedbacks são essenciais para qualquer equipe se manter motivado, seja no home office, na produção ou até mesmo numa equipe de vendas. Ele ajuda no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores;
  4. Empowerment, também chamada de descentralização de poderes. É a mesma coisa que oferecer aos funcionários uma maior autonomia e participação nas atividades realizadas;
  5. Se atente à uma possível sobrecarga de trabalho pois, já foi comprovado que quem trabalha em casa, na maioria das vezes, acaba trabalhando mais do que se estivesse no escritório.‍ Isso se deve ao fato de os horários acabam se misturando;
  6. Reconhecimento, o último porém não menos importante. Esse reconhecimento pode vir de forma financeira ou até mesmo com um elogio por um trabalho bem feito.

Como motivar uma equipe de vendas?

Todos sabemos que equipes motivadas geram bons resultados e uma equipe de vendas bem motivada gera resultados ainda melhores. Mas como fazer isso?

  1. Forneça treinamentos a eles pois, investir no ensino de técnicas de venda, comunicação e negociação é, com certeza, um bom negócio a se fazer para motivar;
  2. Sempre mantenha as metas claras e objetivas, como, por exemplo, estabelecer prazos viáveis, pois manter perspectivas realistas ajuda até mesmo no desenvolvimento da tarefa. Estar sempre aberto ao diálogo também ajuda;
  3. Realize reuniões frequentes, já que apresentar os resultados com certa frequência auxilia os vendedores a terem noção do que ainda precisa ser feito, do que poderia ser feito novamente e do que já teve sucesso;
  4. Seja um bom líder, sendo aquele que além de participar também visa crescer junto com sua equipe. Mantenha-se focado nas ações que levam a bons resultados para o time ao invés de resultados que levam apenas para si;
  5. Flexibilidade de horário é uma motivação extra em qualquer ramo, pois ao oferecer essa condição você demonstra ter confiança em seus colaboradores;
  6. Feedbacks são essenciais e, ao ser feito de maneira correta ele será efetivo e irá fazer a diferença em sua equipe.

Como motivar uma equipe de produção?

Embora existam inúmeras táticas corporativas que motivam os funcionários de escritório, motivar uma equipe de produção é mais difícil, por isso, encontrar formas de manter sua produção engajada com os seus propósito acaba se tornando uma dura missão.

Mas aqui vão algumas dicas:

  1. Mantenha o ambiente de trabalho seguro e saudável, pois isso certamente fará com os seus colaboradores apresentem um bom rendimento. O fato do local ser agradável estimula tanto a produtividade quando a criatividade;
  2. Ofereça recompensas, remunerações e benefícios pelas habilidades, experiências bem como esforços de cada um dos seus funcionários. Afinal, hoje em dia, grande parte das empresas tem percebido que adicionar algum tipo de bônus ou comissão por rendimento e alcance de metas deixa o funcionário ainda mais motivado;
  3. Varie as tarefas, visto que a diferenciação faz com que os trabalhadores mantenham um nível de produtividade mais alto do que a monotonia da repetição;
  4. Incentive as interações sociais. A interação entre os colaboradores têm melhorado o desempenho no ambiente de trabalho dos mesmos;
  5. Invista em sugestões vindas de seus funcionários, isso permite novas ideias em processos e procedimentos, mas também oferece uma chance para a administração mostrar aos trabalhadores que valorizam a contribuição dos trabalhadores da produção.

Como motivar uma equipe na pandemia?

Exercer a liderança e motivar uma equipe na pandemia não é nada fácil. É preciso se manter atento além de bem informado para adaptar os processos conforme a demanda, porém, sempre mantendo a comunicação e a coesão no time para que a motivação não caia.

Dentre as maneiras de se manter a motivação durante a pandemia, temos:

  1. Criar um ambiente ambiente seguro é uma das principais maneiras de motivar uma equipe, visto que o bem-estar dos seus colaboradores é essencial para o pleno funcionamento de suas atividades;
  2. Sempre mantenha a transparência. Criar uma forma de contato próxima com seus colaboradores é essencial e, ao ser transparente com os mesmos você passa a ter a confiança deles;
  3. Organização de rotinas de trabalho, ou seja, oriente seus colaboradores se possível diariamente para lhe passar informações ou até mesmo repasses sobre o que está acontecendo e quais são suas novas tarefas. Pois, dessa forma, o colaborador passa a se sentir mais motivado pela proximidade;
  4. Realize feedbacks humanizados, pois ter esse canal aberto é uma demonstração de como a empresa preza tanto pelo bem estar emocional quanto pelo bem estar físico de seus funcionários. Por isso, deixe primeiro que seus colaboradores falem e exponham seus anseios, medos e dificuldade;
  5. Seja flexível nos prazos de entrega e se possível dê mais autonomia aos funcionários. Isso só reforça a importância do colaborador para a empresa.

Leia também: 6 Dicas Para Se Preparar Para O Fim Do Isolamento

Como motivar uma equipe em tempos de crise?

Em tempos de crise econômica e dificuldades no mercado, as empresas têm tomado algumas medidas drásticas, como por exemplo, minimizar as despesas, reduzir o número de funcionários e alcançar metas cada vez maiores.

Em um cenário como esse, é difícil manter a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho. Por isso, é essencial buscar maneiras de motivar sua equipe para manter o bom desempenho. Como, por exemplo:

  1. Imponha metas pois é sempre importante saber onde chegar com a sua equipe. Por isso, crie metas que sejam alcançáveis;
  2. Invista em feedbacks. Dessa forma, quando você elogia ou faz alguma crítica de forma construtiva você está mostrando a sua equipe que o trabalho realizado não foi em vão. Procure sempre elogiar funcionários por tarefas bem realizadas;
  3. Mude a rotina de seus colaboradores, visto que mudar a função de alguns de tempos e tempos é das maneiras de fazer com que todos conheçam as tarefas desempenhadas por cada um;
  4. Invista em treinamentos para sua equipe, porque mesmo durante tempos de crise, treinamentos nunca são demais e nem devem ser considerados com um gasto a mais no seu orçamento;
  5. Valorize seu time, dado que funcionários quando se sentem valorizadas aumentam ainda mais sua produtividade por estarem satisfeitos com o ambiente de trabalho;
  6. Seja otimista, sendo esse um dos maiores desafios de motivar uma equipe em tempos de crise. Transmitir otimismo em situações é de grande importância, por isso, demonstre aos funcionários que fases difíceis são passageiras e que logo tudo estará dentro do esperado;
  7. Seja exemplo para seus funcionários. Pois ao se sentir inspirado você consegue inspirar outras pessoas. E durante uma crise, saber liderar e ser exemplo de dedicação e empenho no trabalho é essencial.

Leia também: Saúde Corporativa: Um Dos Maiores Desafios Para As Empresas

Como fazer uma reunião para motivar uma equipe?

como motivar uma equipe como motivar uma equipe de producao

Para motivar seus funcionários a compartilhar suas ideias sobre como melhorar a empresa, aumentar a produtividade e resolver problemas no local de trabalho, você precisará criar um ambiente de reunião que seja confortável para eles.

  1. Defina o clima oferecendo comida, bebida e conforto. Reuniões eficazes exigem que você garanta que as necessidades de seus funcionários sejam atendidas;
  2. Quebre o gelo de forma não tão complexa, faça um exercício simples, como, por exemplo, cada pessoa se apresentar e fazer uma rápida recapitulação do que faz pela empresa;
  3. Incentive a contribuição do funcionário. Para motivar os funcionários a falar e oferecer ideias sobre como melhorar a empresa, você precisa permitir que eles vejam que suas contribuições são desejadas;
  4. Pergunte sobre as preocupações dos funcionários e as anote em um pedaço de papel. Ofereça soluções para os problemas e busque a opinião dos funcionários sobre as possíveis soluções;
  5. Crie um ambiente empolgante exibindo entusiasmo em sua abordagem à reunião. Envolva seus funcionários exibindo recursos visuais e gráficos. Além disso, evite dar palestras por longos períodos de cada vez.

O que dizer para motivar uma equipe?

Geralmente, as empresas usam as reuniões para apresentar aos funcionários novas informações, solicitar feedback e acompanhar os projetos atuais.

Porém, você também pode usar essas reuniões para motivar seus funcionários. Visto que suas falas durante essas reuniões podem afetar o grau de motivação de sua equipe para cumprir os objetivos pessoais e da empresa.

Por isso, foque em metas, relembre os funcionários de metas alcançadas anteriormente, anuncie incentivos e por fim, conte histórias de sucesso. Isso pode manter a motivação de sua equipe em alta.

Brincadeiras e brindes para motivar uma equipe

Outra forma de motivar seus colaboradores são as chamadas dinâmicas, atividades especiais que atraem a atenção dos participantes e os ajudam a explorar determinadas habilidades ou comportamentos.

Normalmente, elas são aplicadas com intuito de estimular a socialização dos funcionários bem como quebrar a rotina de trabalho e isso, ajuda na motivação de uma equipe de trabalho.

Troca de segredos

Essa dinâmica tem como objetivo aprender a se aceitar e ajudar a desenvolver a empatia com os outros membros do grupo.

Campo minado

Essa dinâmica ajuda a trabalhar o relacionamento e confiança entre os colegas. Além disso, ela também demonstra que um precisa do outro para vencer o desafio e somente a colaboração e respeito mútuo vão permitir que alcancem o objetivo.

Caixa do desafio

Essa atividade incentiva a mentalidade de aceitar novos desafios, pois é possível receber um inesperado prêmio ao final.

O papel da liderança na motivação de uma equipecomo motivar uma equipe brindes para motivar equipe

A liderança sempre será um elemento crucial que guiará os membros do grupo de uma organização em direção a objetivos específicos. Por isso, o líder é a pessoa responsável por influenciar os colaboradores de forma positiva ou negativa.

Cabe ao ele ter uma visão estratégica para ajudar o caminho que a equipe na busca por resultados. Além disso, o líder também tem como função desenvolver um sentimento de confiança entre seus comandados e resolver os problemas do dia-a-dia.

Conclusão

como motivar uma equipe brincadeiras para motivar a equipe

Como vimos no texto existem diversas maneiras diferentes de melhorar o engajamento dos funcionários e isso tem muito a ver com trabalhar na motivação dos funcionários, na satisfação, ou seja fazer com eles que se sintam parte da equipe. Isso impacta diretamente na produtividade deles.

Por isso, se você conseguir entender como medir o engajamento dos funcionários e encontrar uma solução para manter os níveis, sua empresa pode crescer e chegar ao topo.

Quer saber mais? Acesse nosso Blog e confira os últimos artigos!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!