Mindset recursos humanos: como a tecnologia gera mudança no RH

mindset recursos humanos equipe

Todos sabem que os avanços digitais chegam aos mais diversos setores. É um caminho sem volta e em constante evolução. Um exemplo disso pode ser visto nos sistemas de gestões corporativas, tanto na produção como na administração. E aqui entra o mindset nos recursos humanos.

Em alguns momentos essa transição pode parecer desafiadora, mas ao ser aplicada no dia a dia, se mostra eficiente, ágil e segura. Podemos até dizer que é um novo modelo mental, o chamado mindset.

No setor de recursos humanos (RH) a tecnologia digital está revolucionando as funções tradicionais. Até pouco tempo, os dados e as ações registrados de forma manual, passam pelo processo de digitalização e armazenamento com apoio tecnológico.

A americana Harvard Business Review Analytics Services (HBR-AS), realizou estudo denominado Operacionalização da Transformação Digital: Novos Insights para Fazer a Transformação Digital Funcionar.

O resultado apontou que 43% das empresas ouvidas alcançaram resultados positivos depois dessa transformação digital. Mas qual o caminho para isso? Será que os gestores estão preparados para essa mudança digital?

Quais as vantagens do mindset no RH?  A resposta para essas questões pode ser conferida no decorrer desse texto que preparamos para você. Acompanhe!

O que é mindset?

mindset recursos humanos reuniao
Mindset recursos humanos: reunião da equipe.

Estudiosos em psicologia social e do desenvolvimento afirmam que o mindset está ligado a tudo o que se relaciona com habilidades, talento, a forma como encaramos a vida. A palavra de origem inglesa significa mentalidade.

Ou seja, mindset é a atitude ou modelo mental que cada um de nós possui. É a forma como pensamos e estruturamos os pensamentos para enfrentar as mais diversas situações da vida.

Um conjunto de ideias, crenças e valores que nos impulsiona a compreender, enxergar, julgar e a motivar decisões e atitudes. Mindset guia nossa vida. Portanto ele também pode ser aplicado em diferentes campos de atuação, como na área corporativa.

Basicamente existem dois modelos de mindset. O fixo, quando a pessoa acredita que as suas habilidades, capacidade e inteligência são permanentes. Que não são passíveis de mudanças ou transformações.

Desta forma, elas não acreditam no aprendizado. São autossuficientes. Já as pessoas com mindset de crescimento são motivadas por desafios. Obstáculos e limitações se transformam em oportunidades para novos aprendizados.

Qual a relação entre mindset e recursos humanos?

mindset recursos humanos mulher pensando
Mindset recursos humanos: profissional concentrada.

Como sua própria origem determina, mindset é a nossa mentalidade. A forma como vemos as coisas. Ela também é aplicada nos recursos humanos e chegará em 2022 com importantes alterações.

Mudar de mindset no RH significa que o digital chegou para mudar a forma de realizar os processos do departamento. São ferramentas tecnológicas como softwares que otimizam as funções agregando valor aos resultados.

O mindset digital no RH automatiza as tarefas; elimina erros e o retrabalho; desenvolve relatórios mais precisos; simplifica as rotinas. Além disso, reduz custos e promove melhorias constantes.

Tudo realizado por meio de plataformas digitais, que trazem mais autonomia ao setor e inúmeros benefícios. Entre eles destacamos:

– Uma comunicação mais fluída;

– Todos os processos são integrados em rede;

– Redução da burocracia e espaço de armazenamento de papéis;

– Execução das tarefas ainda mais rápida;

– Integração das equipes que se tornam ainda mais colaborativas;

– As novas tecnologias se transformam em ambientes de realização.

Qual o papel dos recursos humanos nas organizações?

Um RH moderno vai muito além do que simplesmente recrutar, selecionar e alinhar os profissionais com a cultura da organização. Por meio de modernas ferramentas de gestão, o setor atua no desenvolvimento do capital humano.

Além disso, responde também pela criação e implantação de programas, ações e benefícios para melhoria do clima organizacional e das rotinas da empresa. Então vamos conhecer melhor suas funções.

– Recrutar e selecionar talentos. A tecnologia facilita os processos, como o mapeamento do perfil do candidato, suas habilidades e competências;

– Treinar e desenvolver a equipe. Um RH estratégico oferece treinamentos de acordo com o perfil dos trabalhadores. Motiva, incentiva e valoriza a equipe;

– Promover avaliação de desempenho, por meio do diagnóstico das entregas e do comportamento profissional;

– Elaborar perfis de cargos, salários e benefícios que atendam as demandas da empresa;

– Criar planos e programas que promovam a saúde e a segurança da equipe, como horários flexíveis, palestras, ou atividade física;

– Desenvolver planos de carreira;

– Elaborar um clima organizacional saudável, reduzindo níveis de estresse, absenteísmo ou de presenteísmo.

Importância do mindset na gestão dos recursos humanos

Empresas que estimulam o mindset na gestão de recursos humanos mostram que buscam mais que lucros. Estimulam o desenvolvimento, o aprendizado e o bem-estar das equipes. Mas para isso é preciso identificar o perfil de mindset dos funcionários.

Se são de crescimento ou fixos. Os gestores de RH precisam entender o padrão mental da equipe. Desta forma terão mais sucesso nos resultados de suas ações e programas. O mindset digital no RH é de suma importância para estimular o crescimento dentro da organização.

– Aliado a modernas ferramentas de gestão ele prepara o funcionário para superar os desafios. A enfrentar as situações adversas com positividade;

– O aprendizado deve ser contínuo. A realização de cursos, palestras e treinamentos prepara o funcionário para a realidade do mercado;

– Por meio do mindset de crescimento, o espírito de colaboração é incentivando. Isso favorece ações amigáveis, a criatividade e melhores soluções;

– A melhoria nos indicadores internos é uma crescente. Índices como motivação, produtividade, satisfação, engajamento e desenvolvimento impactam de forma positiva nas empresas.

O que é a mudança de mindset no departamento de recursos humanos?

mindset recursos humanos mao pecas
Mindset recursos humanos: organização das peças.

Mudar o mindset nos recursos humanos (RH) significa alterar a mentalidade e a forma como o serviço vinha sendo desenvolvido. É buscar novas metodologias e processos que tragam vantagem ao negócio.

Isso por meio de novas tecnologias que mudam o jeito de executar as principais tarefas do departamento.

As principais mudanças podem ser vistas no atendimento, no posicionamento estratégico e na agilidade das atividades executadas. Entre as principais ferramentas para isso podemos destacar:

– Tecnologia em nuvem que oferece maior segurança no armazenamento de dados;

– A gamificação que desenvolvem os processos de forma mais atrativa;

– Interação com as mídias sociais;

– Automatização das atividades, desburocratizando rotinas como a folha de pagamento e o eSocial;

– Adotar programas e softwares que permitam conhecer melhor o perfil das equipes;

Inteligência artificial que ajudar a personalizar os recursos e atribuições;

– Big Data que ajuda no trabalho com grandes volumes de dados, de forma precisa e ágil.

Papel da tecnologia nesse processo

A transformação digital traz uma série de vantagens para o RH. Em especial nos níveis de seleção de mão de obra e na otimização dos processos. A digitalização permite criar fluxos de contratação, de controle, de gestão de pessoas.

Tudo de forma rápida e segura, com acompanhamento de todas as etapas, como nos processos seletivos. Uma solução tecnológica que traz benefícios a curto, médio e longos prazos.

Além de captar talentos, as modernas ferramentas contribuem para reter talentos. Reduz índices de turnover e aumenta o employer branding da empresa.  Além disso, melhora o planejamento estratégico do RH de uma forma ampla e eficiente.

Mas, para que tudo isso aconteça é preciso ter profissionais de recursos humanos treinados e  aptos a trabalharem dentro do conceito de RH 4.0. Um setor que aderiu à transformação digital e à tecnologia em sua estrutura de trabalho.

Ele é capaz de identificar a necessidade de soluções tecnológicas que possam melhorar a rotina do setor. Adota novas estratégias de treinamentos profissionais, mantendo o foco no desenvolvimento e na gestão de pessoas.

Importância de mudar o mindset nos recursos humanos

Mudar o mindset no RH é importante para a transformação da mentalidade dos trabalhadores. A mudança digital possibilita melhorar o desempenho das atividades e isso impacta positivamente nos resultados finais.

Ou seja, na produtividade, na forma como a empresa consegue reduzir o estresse ou como aumenta a motivação entre as equipes.

Ferramentas como softwares, permitem trocar as etapas manuais e papéis, centralizando, organizando e armazenando as informações em um só local. Novas tecnologias digitais são de suma importância para o RH. Vamos conferir porque:

– Permite que o setor otimize os fluxos de contratações;

– Aperfeiçoa a gestão de pessoas e o acompanhamento dos processos internos;

– Automatiza os processos e tarefas repetitivas;

– Melhora a sistemática dos recrutadores;

– Promove maior engajamento;

– Retém talentos;

– Proporciona economia dos recursos;

– Gera maior competitividade;

– Gerencia melhor o tempo, com rotinas mais simples;

– Permite desenvolver novos treinamentos e capacitações;

– Agiliza pesquisas de forma mais segura e rápida;

– Minimiza o retrabalho

– Permite criar relatórios mais concisos

Principais recursos tecnológicos que impulsionam uma mudança de mindset dos recursos humanos

mindset recursos humanos homem papeis
Mindset recursos humanos: diálogo profissional.

Quando encarada como aliada do RH as novas tecnologias agregam valor aos resultados, trocando os processos manuais por ferramentas digitais. Apresentamos alguns dos principais recursos e suas vantagens na gestão de pessoas:

– Tecnologia em nuvem – Aumenta a segurança para guardar informações;

– Gamificação – A técnica deixa os processos muito mais atrativos e ágeis;

– Mídias sociais – Sua integração viabiliza a comunicação interna;

– Automatização das rotinas – Desburocratização das atividades do RH, como a folha de pagamento e o eSocial;

– People Analytics – Um novo conceito e metodologia que permite análise ainda mais exata do perfil da equipe;

– Inteligência artificial – Oferece diversos recursos automáticos e personalizados;

– Big Data – Um conjunto de elementos estratégicos que permite coletar, organizar e interpretar grandes volumes de informações ainda mais rápido e preciso;

–  Ainda podemos contar com diversos outros dispositivos digitais como E-Learning e o CRM.

Onde se sente maior o impacto dessa mudança de mindset no RH?

mindset recursos humanos entrevista
Mindset recursos humanos: entrevista.

Os avanços tecnológicos estão revolucionando não só os sistemas de trabalho mas também a comunicação. Profissionais que atuam em RH precisam estar preparados para falar a mesma língua com todos os funcionários, independente da hierarquia.

Nesse sentido, as tecnologias digitais têm gerado grande impacto em diversas áreas. Uma delas é o atendimento. Ferramentas como Facebook ou Whatsapp são comuns entre os colaboradores.

Sendo assim é importante que o RH use destes artifícios para ampliar a comunicação interna. Criar um grupo para divulgar avisos importantes pode ser uma boa opção. Outro ponto positivo é o posicionamento estratégico.

Ou seja, o RH trabalha com métricas e indicadores que possam identificar corretamente as necessidades dos funcionários. Recursos como o People Analytics podem ajudar nessa tarefa.

Além disso, pode ampliar o bem-estar, a satisfação e os benefícios. A agilidade é outro impacto positivo que a mudança de mindset no RH trouxe para as empresas.

Aproveitando ao máximo o potencial da tecnologia, os processos se tornam mais ágeis, seguros, confiáveis e menos complexos. O RH ganha papel transformador e não meramente burocrático.

Comunicação com os colaboradores

Ferramentas digitais se mostram muito eficientes quando aplicadas na comunicação entre o RH e os colaboradores, líderes e diretores. Uma comunicação eficiente permite compartilhar os objetivos, as estratégias ou planos de contingência, de forma clara e objetiva.

Ela proporciona maior união; engajamento; compreensão, reconhecimento, afirmação da influência e sentimento de comunidade. Uma comunicação eficaz permite a transferência de conhecimento, gerando impactos positivos na organização como um todo.

De nada adianta uma pessoa guardar para si o conhecimento em torno de processos e sistemas pelos quais são responsáveis. É preciso que ele seja compartilhado, fortalecendo ainda mais as relações e a gestão de pessoas.

Comunicar para compartilhar aumenta as habilidades transformando a organização em uma unidade vigorosa. Em uma organização moderna a comunicação deve ser clara e transparente.

Desenvolvimento de estratégias com base em dados concretos

Identificar dificuldades ou processos que não atendem as metas e necessidades é o primeiro passo para digitalizar os recursos humanos.

A partir daí é possível desenvolver estratégias com base em dados concretos para se chegar a uma transformação digital eficiente. Capacitar os funcionários do setor é um segundo passo importante.

Assim a empresa forma sua mão de obra especializada para atender a nova demanda digital. Adotar a cultura de avaliações e feedbacks constantes e escolher as ferramentas tecnológicas certas é importante nesse processo.

O gestor de RH deve optar por softwares que otimizam o trabalho, organizam e armazenam os dados com segurança e eficácia. É necessário investir em recursos tecnológicos, aplicativos e ferramentas que facilitem as rotinas.

A transformação passa pela liberação dos dados de uma forma ainda mais ágil.

Maior rapidez e praticidade pelo auxílio da tecnologia

A transformação digital só acontece quando a tecnologia estiver alinhada aos ambientes de trabalho. Também denominados de sistemas colaborativos, esses ambientes são na realidade o que chamamos de ferramentas digitais.

Softwares que integram sistemas e departamentos, facilitando as tarefas e conectando ainda as pessoas por meio de novas ideias. Mas, para que isso se torne realidade é preciso que a cultura empresarial também mude.

Entre as soluções tecnológicas mais inovadoras que trazem agilidade e praticidade estão as operações realizadas em tempo real.

Entre elas a videoconferência, design thinking e sistemas em nuvem. Instrumentos que permitem maior conectividade e integração dos processos. Além disso, melhoram o desempenho do RH.

Independente da solução tecnológica adotada, o RH precisa trabalhar em conjunto com o setor de tecnologia da informação (TI). É ele quem trará as melhores soluções digitais para otimizar o trabalho e a produtividade.

Um RH mais digital também depende de funcionários digitais. A mudança implica ainda em alterações de comportamentos e de mentalidades.

Como isso impacta no perfil do profissional da área?

mindset recursos humanos colaboradores
Mindset recursos humanos: organização das atividades.

Hoje em dia não basta apenas o profissional buscar apenas uma boa remuneração no trabalho. Ele precisa buscar outros atrativos. Deve se posicionar melhor na organização. Ter mais flexibilidade e liberdade para expressar suas opiniões e ideias.

Empresas que adotam horário flexível e uma carteira de benefícios se tornam atrativas para as novas gerações. Profissionais que já têm uma afinidade com novas tecnologias. Por isso a mudança de mindset do RH é imprescindível.

Além de promover avanços digitais do setor, o gestor do setor precisa investir na capacitação profissional da equipe. Os trabalhadores devem se capacitar para lidar com as novas tecnologias e atingir os resultados esperados.

Assim, a gestão de pessoas desenvolve um novo olhar para novas experiências. Desta forma ampliar a satisfação e o desempenho dos colaboradores.

Como os meios digitais auxiliam a área de recursos humanos na captação de novos talentos para a empresa?

Os avanços tecnológicos no RH estão revolucionando a sistematização do trabalho, em especial na captação de novos talentos para a empresa. A partir da integração de dados em rede de internet é possível implementar os fluxos de contratação.

Controlar melhor a demanda e todas as etapas da seleção. Entre as inovações podemos destacar jogos virtuais, Skype, Big Data, softwares, aplicativos, Cloud computing e muito mais.

Soluções automatizadas que melhoram os resultados dos recrutadores, engajam e retém os profissionais. Mudanças que integram o conceito de RH 4.0.

Conheça a Conexa Saúde

mindset recursos humanos aperto maos
Mindset recursos humanos: contratação de profissional.

Nesse processo de transformação digital, as novas tecnologias devem estar presentes também nos benefícios oferecidos aos trabalhadores. Entre eles os cuidados com a saúde. Um avanço nesse sentido é a telemedicina.

Alinhada à essas novas tecnologias, os cuidados com a saúde são priorizados por meio de uma plataforma digital.

Inovação oferecida pela Conexa Saúde, uma das maiores plataformas independentes de telemedicina da América Latina e ecossistema de saúde digital.

Por meio de modernas tecnologias de comunicação oferece vários serviços, como agendamento de consultas, atendimento médico preventivo, diagnóstico.

Com pouco mais de cinco anos de atividades a empresa gerencia mais de 20 milhões de vidas em todo o Brasil. Para isso conta com mais de 70 mil profissionais de saúde credenciados a sua disposição, 24 horas em todos os dias da semana.

São mais de 30 especialidades médicas e programas diferenciados voltados para a saúde física e mental. Para área corporativa a Conexa criou o Conexa Corporate. Um sistema desenvolvido de acordo com a necessidade da empresa.

Para conhecer melhor esse, entre outros serviços que contribuam para o bem-estar social e emocional, acesse o site  www.conexasaude.com.br.

Conclusão

Como vimos, a gestão de pessoas está passando por importantes transformações tecnológicas. Decisão importante que os gestores devem tomar para promover constantes avanços no negócio.

Assim se posiciona melhor no mercado com maior competitividade. Ferramentas digitais, como internet, aplicativos, mídias sociais e softwares agilizam os processos, organizam e armazenam os dados de forma ágil e segura.

O RH 4.0 busca melhorar os resultados, motivar a equipe e líderes, por meio de uma gestão de pessoas eficiente e moderna. A digitalização do setor facilita as rotinas diárias, com dados analíticos ainda mais confiáveis.

Minimiza erros e retrabalhos. Retém talentos e investe em capacitação profissional. É um novo olhar dos profissionais de RH para a avaliação das informações e tomada de decisões ainda mais acertadas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!