Veja aplicações da inteligência artificial na medicina

inteligencia artificial na medicina

Quanto mais o tempo passa, maiores são os avanços que o mundo da ciência vem alcançando, criando os mais complexos sistemas e desenvolvendo diversos tipos de tecnologias. A inteligência artificial (IA) é um exemplo que veio para revolucionar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia, por ser capaz de ajudar o homem em qualquer situação e em qualquer área de seu interesse.

Na área da saúde, as inovações não são diferentes, pois a inteligência artificial na medicina vem sendo utilizada para facilitar diversos processos, tornando-os mais simples de serem realizados, principalmente na obtenção de diagnósticos.

Para entender melhor essa tecnologia, neste artigo, vamos mostrar o que é a inteligência artificial, suas principais aplicações e seus benefícios. Acompanhe!

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial se baseia no conceito de fazer com que as máquinas aprendam e desenvolvam raciocínio lógico, simulando o modo como o ser humano pensa. Essa capacidade de pensar e resolver problemas faz com que os equipamentos se assemelhem cada vez mais ao homem, criando uma grande autonomia e fazendo com que realizem ações sem a total necessidade de um monitoramento humano constante.

Quais as principais aplicações da inteligência artificial na medicina?

Agora que você sabe o princípio básico da IA, deve imaginar o quanto esse tipo de tecnologia é importante para o avanço da medicina, pelo fato de oferecer métodos de trabalho que facilitam o controle médico e por realmente serem eficientes no modo como são utilizados. Alguns exemplos de aplicações da inteligência artificial na medicina foram elencados a seguir.

Telemedicina

Com grandes avanços, a telemedicina veio como um método de facilitar a relação entre médico e paciente, sendo capaz de transformar sua própria casa em um consultório. Esse tipo de tratamento a distância fica ainda mais eficiente quando a inteligência artificial permite um melhor meio de diagnóstico e a geração de laudos sem a presença física do profissional.

Softwares de gestão

Quando tratamos do gerenciamento de uma clínica ou hospital, somente os administradores físicos podem não ser o suficiente para dar conta de tamanho trabalho. Por isso, o uso da IA com os softwares de gestão pode ser fundamental para um melhor controle e para mais eficiência da parte administrativa.

Cirurgias menos invasivas

Assim como na telemedicina, o avanço da inteligência artificial na medicina possibilita cirurgias que já podem ser realizadas sem a interação direta do profissional da área. Isso porque determinadas técnicas diagnósticas e cirúrgicas podem ser feitas por robôs, os quais necessitam somente do auxílio médico para supervisão.

Quais são os benefícios de utilizar a inteligência artificial?

Os usos das tecnologias são feitos com o total intuito de beneficiar o local de trabalho, seja para os pacientes, seja para os funcionários. Isso se dá, principalmente, por trabalharem com os fatores de confiança e de funcionalidade, trazendo alguns benefícios, como os que você pode conferir abaixo.

Auxílio nos diagnósticos

Os diagnósticos se tornam muito mais eficientes devido aos melhores métodos de análise feitos pelos computadores, diminuindo a chance de possíveis erros nos resultados.

Rapidez e segurança na gestão

Todo esse auxílio gerado e os resultados obtidos se tornam ainda melhores, por terem um menor tempo de realização do que se feitos somente por humanos e por garantirem uma segurança quase total em termos de gestão e confiabilidade.

Dessa forma, ficam evidentes os diversos benefícios que as aplicações da inteligência artificial na medicina proporcionam, fazendo com que seu uso se torne indispensável nos dias de hoje. Assim, para quem procura uma melhor qualidade de todos os sentidos em seu estabelecimento destinado à saúde humana, a inteligência artificial na medicina pode ser uma aliada ideal para o progresso do estabelecimento.

Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, pois queremos saber a sua opinião.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!