Indicadores de RH são ferramentas interessantes para mensurar a produtividade e ponderar sobre os aspectos positivos e negativos a fim de modificar as ações em prol da melhoria dos processos.
Além disso, os indicadores podem refletir o clima organizacional da empresa e direcionar a tomada de decisão dos gestores para que busquem o equilíbrio entre todos os envolvidos.
Quer saber mais sobre os indicadores de RH? Então, não perca as informações que daremos a seguir!
O que são indicadores de RH e qual é a sua importância?
Indicadores de RH são valores apurados ao longo dos períodos que ajudam no diagnóstico situacional da empresa, fomentam um plano de ação e direcionam para a tomada de decisão gerencial com base nas prioridades.
Essas métricas podem demonstrar o nível de produtividade de um setor/serviço, o percentual indireto de motivação com o trabalho e o envolvimento dos colaboradores com o serviço.
A partir das análises obtidas, os gestores poderão definir os pontos que necessitam de intervenção e aqueles que demandam por aprimoramentos dos resultados conforme o objetivo de cada empresa.
Quais são os principais indicadores de RH?
Considerando empresas com diversos níveis de complexidade, listaremos, abaixo, os indicadores de RH que devem ser constantemente avaliados e monitorados pelos gestores do negócio. Acompanhe conosco!
Índice de rotatividade
A mudança frequente de funcionários dentro de uma empresa pode ser interpretada por diversos ângulos, que vão desde a insatisfação com os benefícios e remunerações recebidos até o desconforto com o clima organizacional.
Por isso, o percentual de rotatividade deve ser analisado com outros parâmetros, tais como nível de satisfação dos funcionários com as atividades desempenhadas, tempo de serviço na empresa etc.
Absenteísmo
Assim como o índice de rotatividade, a porcentagem de absenteísmo deve ser interpretada com outras variáveis a fim de descobrir a real motivação da alteração da taxa de absenteísmo na empresa.
Quando esse parâmetro estiver elevado, é fundamental levantar as causas desse problema e procurar soluções que sejam compatíveis para serem executadas pelos gestores e apreciadas pelos colaboradores.
Tempo de empresa
O tempo que o funcionário tem de empresa é outro ponto a ser avaliado sob a perspectiva multifatorial. Isso porque o longo período de dedicação à empresa não se relaciona diretamente com uma boa atuação do colaborador.
Ao passo que funcionários novos podem ser mais dedicados e empenhados para alcançar cargos e manter uma vida promissora na organização. Por isso, é necessário entender o valor que a empresa ocupa na vida do indivíduo.
Retorno sobre o investimento em treinamento
Quando se planeja um treinamento para funcionários, subentende-se que houve uma necessidade latente para atender a uma regulação trabalhista, sanitária ou de outros órgãos ou a uma demanda por novos serviços.
O fato é que, após uma capacitação, são esperadas novas mudanças nas atividades desempenhadas, e existem diversas formas de comparar essas percepções. Caberá ao gestor escolher aquela que seja mais adequada para a situação vivida.
Produtividade
A produtividade é uma variável que avalia continuamente o tempo para execução de um serviço aliada à sua eficácia e ao menor tempo para realizá-lo. Para tanto, é possível fazer uma comparação entre os colaboradores e os tipos de serviços.
Além disso, é fundamental elaborar um quadro evolutivo da produtividade dos funcionários de um setor a fim de apontar as melhorias, aperfeiçoar o clima organizacional e propor novas soluções para os problemas encontrados.
Os indicadores de RH são ferramentas diagnósticas essenciais para o gestor, pois, a partir desse panorama, será possível instituir ações efetivas e acompanhar a evolução dos funcionários .Por isso, é essencial escolher os melhores indicadores e uma empresa especializada no assunto para acompanhá-los ao longo dos períodos e ajudar os gestores na tomada de decisão.
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