Aprenda a definir os indicadores de RH para melhorar resultados!

indicadores de rh

Indicadores de RH são ferramentas interessantes para mensurar a produtividade e ponderar sobre os aspectos positivos e negativos a fim de modificar as ações em prol da melhoria dos processos.

Além disso, os indicadores podem refletir o clima organizacional da empresa e direcionar a tomada de decisão dos gestores para que busquem o equilíbrio entre todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre os indicadores de RH? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

O que são indicadores de RH e qual é a sua importância?

Indicadores de RH são valores apurados ao longo dos períodos que ajudam no diagnóstico situacional da empresa, fomentam um plano de ação e direcionam para a tomada de decisão gerencial com base nas prioridades.

Essas métricas podem demonstrar o nível de produtividade de um setor/serviço, o percentual indireto de motivação com o trabalho e o envolvimento dos colaboradores com o serviço.

A partir das análises obtidas, os gestores poderão definir os pontos que necessitam de intervenção e aqueles que demandam por aprimoramentos dos resultados conforme o objetivo de cada empresa.

Quais são os principais indicadores de RH?

Considerando empresas com diversos níveis de complexidade, listaremos, abaixo, os indicadores de RH que devem ser constantemente avaliados e monitorados pelos gestores do negócio. Acompanhe conosco!

Índice de rotatividade

A mudança frequente de funcionários dentro de uma empresa pode ser interpretada por diversos ângulos, que vão desde a insatisfação com os benefícios e remunerações recebidos até o desconforto com o clima organizacional.

Por isso, o percentual de rotatividade deve ser analisado com outros parâmetros, tais como nível de satisfação dos funcionários com as atividades desempenhadas, tempo de serviço na empresa etc.

Absenteísmo

Assim como o índice de rotatividade, a porcentagem de absenteísmo deve ser interpretada com outras variáveis a fim de descobrir a real motivação da alteração da taxa de absenteísmo na empresa.

Quando esse parâmetro estiver elevado, é fundamental levantar as causas desse problema e procurar soluções que sejam compatíveis para serem executadas pelos gestores e apreciadas pelos colaboradores.

Tempo de empresa

O tempo que o funcionário tem de empresa é outro ponto a ser avaliado sob a perspectiva multifatorial. Isso porque o longo período de dedicação à empresa não se relaciona diretamente com uma boa atuação do colaborador.

Ao passo que funcionários novos podem ser mais dedicados e empenhados para alcançar cargos e manter uma vida promissora na organização. Por isso, é necessário entender o valor que a empresa ocupa na vida do indivíduo.

Retorno sobre o investimento em treinamento

Quando se planeja um treinamento para funcionários, subentende-se que houve uma necessidade latente para atender a uma regulação trabalhista, sanitária ou de outros órgãos ou a uma demanda por novos serviços.

O fato é que, após uma capacitação, são esperadas novas mudanças nas atividades desempenhadas, e existem diversas formas de comparar essas percepções. Caberá ao gestor escolher aquela que seja mais adequada para a situação vivida.

Produtividade

A produtividade é uma variável que avalia continuamente o tempo para execução de um serviço aliada à sua eficácia e ao menor tempo para realizá-lo. Para tanto, é possível fazer uma comparação entre os colaboradores e os tipos de serviços.

Além disso, é fundamental elaborar um quadro evolutivo da produtividade dos funcionários de um setor a fim de apontar as melhorias, aperfeiçoar o clima organizacional e propor novas soluções para os problemas encontrados.

Os indicadores de RH são ferramentas diagnósticas essenciais para o gestor, pois, a partir desse panorama, será possível instituir ações efetivas e acompanhar a evolução dos funcionários .Por isso, é essencial escolher os melhores indicadores e uma empresa especializada no assunto para acompanhá-los ao longo dos períodos e ajudar os gestores na tomada de decisão.

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