Treinamento de liderança: Importância e Como Promover a Ação

treinamento de lideranca homem

A liderança pode ser uma das características natas de um profissional. Mas também ela pode ser desenvolvida a partir de treinamento de liderança.

Aproveitando o perfil e as habilidades de liderança pessoal para determinados cargos, o gestor investe para que o líder possa aumentar sua capacidade de engajar, motivar e conquistar os objetivos traçados.

Além de conhecimento técnico um bom líder precisa aumentar ou trabalhar suas características interpessoais. Essa é uma das principais metas do treinamento de liderança. Mas como escolher a melhor metodologia pedagógica?

Quais são os objetivos de um programa de liderança? Para elucidar esses questionamentos, preparamos esse texto com as principais dicas para você atender as expectativas da sua empresa. Boa leitura!

O que é treinamento de liderança?

treinamento de lideranca equipe reuniao

Direcionado a líderes e gestores corporativos, o treinamento de liderança, nada mais é do que um curso. Um tipo de treinamento que auxilia os gestores e os líderes a aumentar suas habilidades, suas competências e seus programas de trabalho.

Esse treinamento pode ser realizado por meio de palestras e aulas teóricas e práticas. Seu conteúdo proporciona autoconhecimento, visão estratégica, entre outros benefícios. Assim o líder consegue atuar de forma mais eficiente e competente.

O treinamento de liderança é muito útil para que o funcionário se adapte melhor ao novo cargo e as suas novas responsabilidades e exigências.

Qual o objetivo de um treinamento de liderança?

Oferecer treinamento de liderança aos líderes de uma empresa significa uma mudança de paradigmas. Afinal, com tantas responsabilidades e demandas, eles precisam estar em constante aprimoramento profissional.

E este é exatamente o objetivo desse tipo de curso. Além disso, buscam desenvolver as habilidades técnicas e emocionais e a troca de conhecimento entre gestores e seus subordinados diretos.

Melhor preparados conseguem enfrentar as situações adversas com tranquilidade. Conseguem refletir positividade, engajamento e, consequentemente, maior produtividade.

Por este motivo, um treinamento de liderança deve ser visto como investimento e não apenas custo.

Qual a importância de um treinamento de liderança?

Desde o início deste texto vimos que o treinamento de liderança proporciona inúmeros benefícios para todos os envolvidos. Sua importância se reflete diretamente na postura do líder, mas também da equipe.

Afinal, líderes bem preparados conseguem maior envolvimento da equipe. Ele consegue desenvolver uma comunicação muito mais eficiente, clara e objetiva. Mais motivados, os colaboradores ficam animados e muito mais engajados no trabalho.

Desta forma a empresa ganha em retenção de talentos, queda nas taxas de turnover e de absenteísmo. Além disso, um líder bem treinado foca na solução e não nas causas dos problemas.

Quais os principais pontos abordados nos treinamentos de liderança?

treinamento de lideranca mulher ensinando

Um treinamento de liderança precisa antes de mais nada ser assertivo. Deve atender as demandas, de acordo com o perfil dos líderes e do negócio. Para começar é preciso identificar quais competências e áreas devem ser trabalhadas.

Em seguida, é preciso planejar o curso, ouvir os envolvidos e avaliar qual o melhor formato seguir. Destacamos aqui alguns dos principais pontos que devem ser trabalhados e enfatizados ao longo do treinamento.

– Autoconhecimento. Essencial em qualquer área de atuação, beneficia o profissional com mais segurança, equilíbrio e tranquilidade, para o desempenho de suas funções. Para isso o treinador deve realizar dinâmicas que estimulem o autoconhecimento;

– Gestão de conflitos. Por meio de simulações de conflitos, os líderes poderão visualizar como devem se comportar nesses casos. Todas as experiências devem ser compartilhadas;

– Inteligência emocional. Com auxílio de psicólogos e do recursos humano (RH) é possível criar exercícios e técnicas para o desenvolvimento da inteligência emocional;

– Comunicação. Saber se comunicar corretamente é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Por meio de exercícios práticos o líder pode vivenciar problemas e tentar chegar a uma solução viável;

– Ouvir e gerar feedbacks. Uma das melhores ferramentas para que o líder saiba onde está acertando ou errando são as pesquisas. Por meio delas os subordinados podem falar sobre diversas questões. Ao ter o resultado dela, o líder deve dar um retorno à equipe sobre esse trabalho.

Tipos de treinamento de liderança

treinamento de lideranca homem mostrando dados

Conhecer muito bem os tipos de treinamentos de liderança e seus respectivos conteúdos também é importante. Para ministrá-los, o gestor pode aproveitar a própria equipe de RH e de comunicação ou buscar parceria de empresas especializadas.

Um líder bem capacitado irá se sentir mais confortável e confiante em sua função. Pode motivar a equipe a trabalhar com mais criatividade e inovação.

Podem aceitar melhor os riscos, os desafios, tomando decisões muito mais acertadas. Para isso listamos alguns dos principais tipos de treinamentos.

Treinamento técnico

Para que seus funcionários acompanhem as mudanças aceleradas que o mundo impõe, a empresa precisa investir em treinamento. Em especial para os líderes, que são a ponte entre os gestores e os demais funcionários.

Liderar exige conhecimento técnico e de gestão de pessoas. Os treinamentos técnicos visam sanar lacunas e gerar melhorias. Ele pode ser on-line, presencial ou ainda misto dos dois.

Precisa atualizar os líderes em relação ao conhecimento, a novas tecnologias e aos mecanismos da mente humana.

Treinamento para gestão de pessoas

Um bom líder deve desempenhar diversos papéis no trabalho. Além do conhecimento técnico do negócio deve ter conhecimento humano. Ou melhor, entender de gestão de pessoas.

Um treinamento para essa área deve apresentar ferramentas de análise de perfil dos trabalhadores. Também deve ensiná-lo a organizar melhor seus subordinados por meio desse estudo.

Testes podem ser aplicados para que ele consiga conhecer os aspectos psicológicos, bem como as habilidades sociais da equipe. Nesse caso, o treinamento para gestão de pessoas pode esclarecer os benefícios de testes como o DISC, o ARCH Profile ou o MAPP.

Treinamento de comunicação

Este é considerado um dos melhores treinamentos de transformação de gestor em líder. Essa capacitação traz um conteúdo importante. Ao longo do curso o profissional vai aprender a ouvir e a transmitir sua mensagem de forma coerente e inteligente.

Ele também aprende a exercitar a paciência, para agir somente depois de entender determinadas situações.

Ruídos na comunicação ou uma forma errada de se expressar pode gerar conflitos, reações indesejadas entre os funcionários e até afetar decisões importantes.

Outros treinamentos

A empresa também pode investir em outros treinamentos como:

– Microgestão – Onde o líder aprende a dar mais autonomia aos seus liderados;

– Gestão de metas – Um bom líder deve entender a importância do seu trabalho e da sua equipe para os bons resultados gerais da empresa. É preciso ter metas e saber cobrá-las;

– Mentoria – Programas de mentoria auxiliam o líder a se desenvolver melhor dentro e fora da organização. Além disso, a mentoria otimiza os treinamentos para lideranças.

– Gestão de produtividade e de resultados – Em busca de melhorar os resultados em equipe, nesse curso o líder aprende a planejar, organizar e distribuir melhor as funções.

Como criar um treinamento para a liderança da sua empresa?

treinamento de lideranca equipe

Desenvolver um treinamento para líderes pode representar um grande desafio corporativo. Mas ele é importante e será um diferencial, em competitividade e até em produtividade.

Mas será que o gestor tem conhecimento para criar um bom curso, se atentando a todas as etapas e conteúdos? Afinal é importante lembrar que uma boa liderança impacta no clima organizacional e na satisfação dos funcionários.

Para obter bons resultados com este curso, apresentamos algumas estratégias que vão ajudar os líderes no desempenho de suas funções.

Levante uma pesquisa sobre as principais necessidades da empresa

Conhecer o perfil das equipes e da empresa é meio caminho andado para o sucesso do treinamento de líderes. Essa pesquisa deve considerar diversos tópicos. Entre eles:

– Os aspectos técnicos e operacionais do negócio;

– Quais são os sistemas e as ferramentas tecnológicas existentes;

– Conhecer muito bem os produtos ou serviços;

– Levantar as questões comportamentais;

– Identificar as necessidades do mercado;

– Saber qual é o momento atual do negócio;

– Quais são as expectativas para o futuro?

Faça um planejamento conforme o objetivo da empresa

Planejar o treinamento significa identificar as necessidades e objetivos da empresa com esse tipo de trabalho.

O gestor deve entender quais são as competências que devem ser desenvolvidas em seus líderes.

Como inteligência emocional; ética, capacidade de motivar e de se comunicar. Saber ouvir, dar e receber feedbacks, ter boa organização, entre outros.

Lembrando que esse planejamento deve ser feito em sistema de colaboração entre líderes e seus comandados.

Avalie quais formatos e metodologias serão aplicadas

Pensar na metodologia e nos formatos deste tipo de treinamento é essencial. A diversidade é grande, mas, às vezes, as ferramentas já estão obsoletas.

É preciso que o curso atenda a realidade e a necessidade da empresa, mas que apresente conteúdo avançado e novas tecnologias.

Por isso é fundamental que a organização se mantenha atualizada em relação aos temas, as técnicas, e as ferramentas que despontam no mercado.

Pense em ações contínuas para o desenvolvimento dos líderes

Um bom líder deve ir muito além de liderar sua equipe. Em muitos casos ou empresas ele até desempenha papel importante na relação com clientes ou fornecedores.

Portanto sua figura pode estar ligada diretamente à qualidade e aos bons resultados financeiros.

Seu posicionamento pode servir de inspiração para que todos atinjam os objetivos estipulados pela empresa.

Por isso um bom líder deve estar em contínuo aprendizado. Deve inspirar sua equipe, mantendo-a sempre atualizada e com altos níveis de desempenho.

Mensure os resultados

Assim como manter os líderes em contínua capacitação, medir os resultados desse trabalho também é importante para saber se os resultados estão sendo atingidos. Isso também ajuda a identificar os acertos e possíveis falhas, para que possam ser corrigidas.

Os líderes precisam dar um feedback para seus gestores sobre o andamento do treinamento.

Desta forma, investindo em ferramentas acertadas, gestores, líderes e demais funcionários saberão que estão no caminho certo. Ganham em competitividade e na qualidade de produtos e serviços.

Itens primordiais para um treinamento de liderança de sucesso

treinamento de lideranca equipe batendo palma

Como vimos até aqui, liderar vai muito além de conhecimentos técnicos. Um bom líder é aquele que se comunica bem, atrai, une e incentiva seus liderados. Trabalha de forma positiva, com segurança e objetivos bem definidos.

Muitos nascem com esse talento e precisam ser lapidados. Outros buscam desenvolver essas habilidades. Para os dois casos, o treinamento de liderança ajuda a compreender as necessidades e trabalha o aprimoramento das competências.

Na prática, é preciso definir alguns itens primordiais para que um curso desse tipo obtenha sucesso e resultados a curto, médio e longo prazos. Vamos conhecer alguns deles:

Promover o autoconhecimento

Líderes e gestores devem buscar ferramentas para irem além do conhecimento técnico. Primeiro eles precisam se autoconhecer.

Quais são seus limites, suas habilidades, seus desejos, metas ou competências. Um bom treinamento deve oferecer ferramentas para que busque autoconhecimento.

A partir daí conseguirá construir uma relação de confiança com a equipe.

Gerenciar conflitos

Todos os funcionários devem estar em busca de soluções e não centrar a atenção no problema. Cabe ao líder comandá-los nessa missão. Para isso, foco, discernimento, coerência e capacidade para ouvir, são requisitos primordiais.

São atributos essenciais para gerenciar conflitos e manter um bom clima organizacional. Base que o treinamento de liderança pode oferecer, preparando o líder para superar as turbulências e desafios com tranquilidade e equilíbrio.

Desenvolver a inteligência emocional

Esse conceito da psicologia é uma das habilidades que pode capacitar o líder para entender e lidar melhor com as suas emoções e sentimentos.

A Inteligência emocional também contribui para que ele consiga analisar melhor o que se passa no seu entorno e com os outros.

Líderes que desenvolvem sua inteligência emocional possuem autoconhecimento; automotivação e consegue reconhecer o comportamento emocional dos seus liderados. Além disso, são mais seguros e confiantes.

Consegue passar para a equipe, motivação e positivismo. Se comunica melhor e, consequentemente contribui para um clima organização harmônico e produtivo.

Melhorar a comunicação

Como dissemos anteriormente a comunicação é sem dúvida, um dos principais requisitos para que o líder possa se expressar melhor. Por meio dela ele repassa suas ideias, suas ordens, seus objetivos.

Por isso precisa se comunicar de forma clara, simples e direta. É importante lembrar que a comunicação está diretamente voltada para resultados. Portanto o líder deve saber se expressar corretamente e de forma inteligente.

Assim consegue engajar a equipe, atingindo suas metas. É importante saber se comunicar, mas também ouvir e analisar antes de tomar qualquer decisão. Uma comunicação estratégica deve ser composta de palavras, ações e imagens.

Estimular a cultura de feedbacks

Novamente reforçamos a importância do feedback para um bom clima organizacional. Ele é considerado uma importante ferramenta de comunicação. Por meio dele o líder consegue estabelecer processos confiáveis de respeito e de compreensão.

Estimular a cultura do feedback promove melhoria no desempenho da equipe, aprimora habilidades, muda comportamentos. Além disso, é um instrumento para identificar os pontos fortes e os fracos, propiciando melhorias contínuas.

Principais metodologias para aplicar em treinamento de liderança

treinamento de lideranca mulher quadro de anotacoes

Treinamento de liderança é um investimento acertado para empresas que buscam uma gestão de pessoas eficiente. Além de trazer benefícios pessoais, gera inúmeras vantagens para todos os envolvidos no processo e aos negócios.

Afinal um líder bem treinado aprimora os processos internos, a comunicação com seus subordinados, toma as melhores decisões. Consequentemente, os resultados produtivos podem superar as metas inicialmente estipuladas.

Mas como saber qual a metodologia pedagógica adotada para se chegar a esse patamar de resultados? Inicialmente o método escolhido deve ser aquele que melhor atenda as demandas, considerando o perfil do líder e suas necessidades.

Confira algumas das principais metodologias para se aplicar um treinamento de liderança.

Andragogia

Esse processo de aprendizado parte do princípio que o líder já possui conhecimentos. Por isso pode colaborar para planejar o conteúdo que será trabalhado ao longo do seu treinamento.

A andragogia considera os aspectos emocionais e comportamentais do profissional. Esse método facilita a troca de informações e de experiências entre aluno e instrutor. Na área corporativa contribui para incentivar a criatividade e o engajamento das equipes.

Entre os seus princípios estão o aprendizado contínuo; a experiência do aprendizado; maior autonomia; aplicabilidade; motivação e maior envolvimento na aprendizagem.

PDI

Esse conjunto de processos que integram o programa de desenvolvimento de líderes (PDI) trabalha e incentiva as competências dos profissionais.

Também contribui para que o RH e os gestores realizem uma boa gestão organizacional, com ações estratégicas e foco nos resultados. Desempenho, motivação, retenção de talentos estão entre os principais benefícios desse método de treinamento.

Para aplicá-lo é preciso seguir alguns passos. Entre eles a análise da realidade da empresa; definição dos objetivos e das estratégias de estudo; planejamento das ações. Prazos, custos e análise dos pontos fortes e fracos completam o programa.

Rodízio de papéis

Esse treinamento propicia ao líder conhecer todas as áreas dentro da empresa. Isso permite que ele possa descobrir por si só o ambiente que tem mais afinidade.

Programa de mentoria

Também conhecido como coaching, essa metodologia visa desenvolver a qualificação necessária de um líder a partir de sua própria colaboração para desenvolver suas habilidades.

Atividades em grupos

Esse trabalho busca desenvolver as habilidades a partir de dinâmicas e projetos desenvolvidos em grupo, com no máximo 12 participantes.

Ensino à distância (EAD)

Ensino à distância ou on-line contribui para treinar líderes, levando conhecimento a um número maior de funcionários, ao mesmo tempo. Basta escolher a melhor plataforma e conteúdo personalizado para a evolução profissional.

Mobile learning

Tendência de mercado esse tipo de treinamento também é viabilizado on-line com acesso por meio de computadores, smartphones ou dispositivos móveis.

Rapid learning e microlearning

Estes métodos de treinamentos permitem ao instrutor organizar e ministrar conteúdos bem objetivos e rápidos. São cursos ou palestras de até uma hora de duração, onde o profissional poderá acessá-lo de qualquer ambiente na empresa ou fora dela.

Gamificação

Essa prática de treinamento adota métodos mais lúdicos, com jogos e atividades práticas. A intenção é que o líder melhore o seu desempenho, para poder trabalhar e produzir resultados ainda melhores. Isso aumenta a sua concentração e a captação de conhecimento. O pensamento fica ainda mais prático e objetivo.

Importância da saúde corporativa para a liderança da empresa

A saúde corporativa vai muito além de oferecer um convênio médico aos funcionários. Ela está ligada diretamente a uma boa gestão organizacional.

Por meio de programas específicos promove hábitos saudáveis entre os funcionários, desperta o interesse pelos cuidados com a saúde preventiva e qualidade de vida. Muitas organizações adotam a saúde corporativa como estratégia para gerar bem-estar.

Para implantar ações de saúde corporativa, os gestores precisam mudar a cultura organizacional da empresa. Contar com ajuda dos líderes é fundamental nesse processo.

As soluções passam por contratar profissionais especializados, realizar parcerias ou implantar novos serviços como a telemedicina. Nesse processo é importante ter um parceiro como a  Conexa Saúde.

Ela ajudará a empresa a encontrar as melhores estratégias e serviços personalizados para atender à sua demanda. Desta forma a Conexa Saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e a produtividade.

Reduzir os custos, os índices de absenteísmo, entre outros benefícios.

Conheça a Conexa Corporate

Operando por meio de uma moderna e completa plataforma de telemedicina, a Conexa Saúde criou a Conexa Corporate direcionado ao meio corporativo. O sistema conecta médicos e funcionários das empresas de forma simples e moderna.

Proporciona atendimento médico e cuidados com a saúde para todos os colaboradores, independente de onde estejam. São mais de 70 mil profissionais cadastrados em mais de 30 especialidades ao alcance do trabalhador e seus dependentes.

O acesso é fácil, rápido e seguro e o funcionário não precisa se ausentar da empresa para ser atendido.  Tudo é realizado de forma virtual, remota, por meio de computador, tablet ou celular. Serviço disponível 24 horas em todos os dias da semana.

A Conexa Corporate oferece total suporte emocional para toda equipe. Benefício para os trabalhadores que ficarão mais saudáveis, motivados e produtivos… Para a empresa, que reduz custos, índices de absenteísmo, e presenteísmo e de sinistralidade.

Tudo realizado com total segurança de dados. Todas as informações são criptografadas e armazenadas em nuvem, seguindo protocolos internacionais de segurança. Para conhecer o que a Conexa Corporate pode fazer pela sua empresa acesse www.conexasaude.com.br.

Conclusão

treinamento de lideranca lideres maos pra cima

Em resumo, nesse texto tiramos grandes lições sobre gestão de pessoas e a importância de uma liderança fortalecida. Para que entreguem melhores resultados os líderes precisam estar em contínua capacitação.

Para isso, os treinamentos de lideranças são indispensáveis. Por meio deles, os líderes desenvolvem suas habilidades; suas competências; melhoram o desempenho; se comunicam melhor.

Bons líderes podem ter características naturais ou serem aprimorados. Prepará-los para as responsabilidades e os desafios da função é dever dos gestores. Essa tarefa fica ainda mais fácil se a empresa contar com apoio da tecnologia.

Vale lembrar que treinamento de liderança não deve ser visto como custo e sim investimento.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!