Gestão Estratégica de Pessoas: Guia com os principais pilares e exemplos

gestao estrategica de pessoas 5 pilares da gestao de pessoas

Você sabe o que é a gestão estratégica de pessoas? Isso, além de um guia com os principais pilares e exemplos você confere nesse post que nós da Conexa preparamos para você!

Antes de mais nada, sabemos que cuidar de uma empresa pode ser uma tarefa difícil. Contar com diversos colaboradores, bem como diversos setores e tarefas pode se tornar uma bagunça dentro da empresa.

Pensando nisso, temos a gestão estratégica de pessoas, que promete estruturar através do RH e da liderança toda a sua empresa. Isso tudo acontece através de objetivos e pilares específicos, onde a principal meta está no desenvolvimento individual dos colaboradores e da empresa.

Bem legal, né?

Saiba mais aqui nesse post!

Vamos lá.

O que é a gestão estratégica de pessoas?

gestao estrategica de pessoas objetivos da gestao estrategica de pessoas

Em primeiro lugar, você sabe o que se trata a gestão estratégica de pessoas? Saiba que essa é a dúvida de muitos empresários, ainda mais quando se é iniciante, mas é bem simples e pode ajudar muito sua empresa!

Pois bem. Podemos definir a gestão estratégica de pessoas como uma forma de solucionar desafios dentro de uma empresa. Isso tudo de forma estratégica como o próprio nome sugere.

Para isso, a abordagem consiste em analisar os funcionários e assim, definir as melhores ações para o treinamento e desenvolvimento deles dentro da empresa. Em outras palavras, a estratégia tem em vista melhorar os resultados dos profissionais de forma individual, bem como de toda a empresa.

Deste modo é possível identificar, desenvolver e reter talentos. O que favorece tanto o profissional quanto a empresa.

De modo geral, a gestão estratégica de pessoas é uma abordagem adotada pelo setor de Recursos Humanos, muito conhecido como simplesmente RH.

Mas também, pode vir a ser utilizado por outros cargos de liderança que compõem a empresa.

Qual a importância da gestão estratégica de pessoas?

gestao estrategica de pessoas gestao estrategica de pessoas sebrae

Agora que você já sabe o que é a gestão estratégica de pessoas deve estar se perguntando: qual a importância dessa abordagem dentro da empresa? Para responder essa pergunta criamos esse tópico.

Bem, partindo do objetivo de uma empresa: o lucro, temos que considerar a concorrência do mercado.

Atingir seus objetivos e chegar ao sucesso com a sua empresa não é uma tarefa fácil, e para se aproximar do objetivo você precisa de uma boa equipe. Para isso, a empresa dedica uma parte de seu capital a seus funcionários.

A importância da gestão estratégica de pessoas está diretamente relacionada com seus funcionários e as metas de uma empresa.  Através dessa abordagem é possível obter a chamada “atração de talentos” e ainda aumentar a produtividade da equipe.

Outro ponto fundamental na implementação da abordagem de gestão estratégica de pessoas está em garantir aos funcionários um ambiente de segurança, onde é possível realizar trocas de feedbacks, expor expectativas e assim, obter melhorias dos serviços prestados.

A meta aqui é conseguir talentos que sejam qualificados para as tarefas dentro da empresa, isso é avaliado e moldado desde o processo de recrutamento. Isso considerando diversos critérios, para assim, ser o mais assertivo possível. Para melhores resultados, a gestão estratégica de pessoas pode englobar a motivação de toda a equipe, projetos com bonificações, treinamentos e muito mais. Além de reter talentos, o ambiente se torna favorável ao trabalhador.

Vale lembrar que quando o profissional se sente satisfeito com a empresa, é possível colher bons frutos. Ou seja, alcançar a sua meta como empresário.

Quais são os principais objetivos da gestão estratégica de pessoas?

gestao estrategica de pessoas gestao estrategica de pessoas pos graduacao

Mas afinal, quais são os principais objetivos da gestão estratégica de pessoas? Me arrisco a dizer que são dois: melhorar os resultados individuais dos membros da equipe e do negócio.

Contudo, um conjunto de objetivos pode trazer melhores resultados a empresa, logo, exercer papéis tão importantes quanto.

Em primeiro lugar, está a meta de alcançar os seus objetivos como empresa. Para isso é necessário o comprometimento e a motivação dos funcionários, visto que ter satisfação no trabalho que exerce é a chave para resultados de qualidade.

Além disso, temos o objetivo de estar constantemente investindo treinamentos para melhor desenvolvimento de cada um dos membros da equipe, melhorando ainda mais os resultados.

Bem como, acompanhar os níveis de engajamento e tornar o trabalho mais humano.

Outros pontos fundamentais como objetivo estão em uma boa comunicação, trabalho em equipe e ética: três pontos que caminham juntos.

Além da qualidade de vida no trabalho, o que possibilita melhor desempenho do profissional e da empresa.

Assim como muitos outros!

Todos os objetivos têm uma única finalidade: melhoria da empresa e do funcionário.

Quais os pilares da gestão estratégica de pessoas?

gestao estrategica de pessoas gestao estrategica de pessoas pdf

Você já ouviu falar dos pilares da gestão estratégica de pessoas? Pode soar estranho, mas é bem simples!

Há quem considere que existem 11 pilares, outros 7 e outros 5. Aqui falaremos um pouquinho sobre aqueles que consideramos mais importantes dentro dessa abordagem, ok?

Se você tem interesse em implementar a gestão estratégica de pessoas na sua empresa, não pode deixar de saber sobre esses pilares.

Então é só me acompanhar a seguir!

Motivação da equipe

Só quem tem uma empresa sabe o quanto é importante manter sua equipe motivada no desenvolvimento de um projeto.

Quando lidamos com funcionários desanimados ocorre a procrastinação e por consequência interfere em todo o rendimento no trabalho.

O papel fundamental desse pilar é identificar o que motiva cada um dos membros da equipe. Algumas pessoas visam o reconhecimento, outros melhores salários, benefícios e por aí vai.

Sendo assim, a partir do momento que a motivação é identificada é possível trabalhar em mais fatores que mantenham seus colaboradores motivados.

Treinamento e desenvolvimento dos profissionais

Em segundo lugar, quando lidamos com uma equipe dentro da empresa, um dos melhores incentivos é o desenvolvimento profissional e individual.

Empregar treinamentos também pode ajudar a motivar os membros, visto que aprenderam coisas novas ao mesmo tempo que trarão a empresa trabalhos cada vez melhores. É um desenvolvimento favorável a todos.

A dica desse pilar é investir em treinamentos e para isso pode ser interessante ter dias certos para as capacitações, atendendo a cada um dos setores. Logo, vale inserir um dia por semana ou ao mês em seu calendário.

Outro ponto fundamental no desenvolvimento dos profissionais são os feedbacks de gestores, o que ajuda na entrega de futuros ainda melhores.

Comunicação

Agora falemos sobre a comunicação, um dos pilares mais importantes na gestão estratégica de pessoas. É a partir da comunicação que se estabelece um bom relacionamento com a equipe da empresa e esta precisa ser o mais assertiva possível.

De modo geral, esse pilar é o primeiro passo para que os outros sejam colocados em prática.

É importante ser objetivo e ter clareza, de forma que todos os funcionários entendam exatamente o que foi passado. É preciso ainda, que seja bilateral, ou seja, para todos os membros da empresa independente forem superiores.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a comunicação acaba indo muito além de uma simples conversa entre equipes. Está presente desde informativos a feedbacks e reuniões, por exemplo.

Busque ser o mais assertivo nesse pilar.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é fundamental para o andamento de projetos dentro de uma empresa.

Existem diversos trabalhos, longos e burocráticos, que seria impossível uma única pessoa realizar, ainda mais dentro dos prazos estipulados. É aqui que entra a colaboração mútua dos membros da equipe.

Todos os pilares dentro da gestão estratégica de pessoas são relacionados. Ou seja, a comunicação se complementa com o trabalho em equipe que se complementa com a motivação, por exemplo.

Com isso temos setores interligados que precisam estar em harmonia para fazer o andamento da empresa ser um sucesso.

A meta desse pilar é estruturar cada vez mais o trabalho em equipe de modo que flua com naturalidade.

Para isso pode ser necessário fazer uso de softwares de gestão de tarefas para melhor organização, além de reuniões e interações com momentos de descontração.

Processo de liderança

Por fim, falemos sobre o quinto pilar que separamos para este post. Sabemos que um líder exerce grande impacto dentro da empresa.

De modo geral, apresenta diferenciais, como ser carismático, talentoso e ainda impulsionar a motivação dos outros membros da equipe.

Ter uma pessoa como líder é contar com alguém que domine habilidades importantes, como saber ouvir, ter comunicação assertiva ao dar um feedback e resolver conflitos.

Basicamente, exerce o papel de um mentor, promovendo engajamento e ajudando a equipe a continuar o projeto com sucesso.

Portanto, a rotina fica muito mais produtiva!

Quais as etapas fundamentais da gestão estratégica de pessoas?

gestao estrategica de pessoas gestao estrategica de pessoas livro

Sabemos que a gestão estratégica de pessoas pode ser uma grande aliada dentro de uma empresa, mas para aplicá-la corretamente é necessário seguir algumas etapas além de seus pilares. Pensando nisso separamos algumas das etapas principais aqui neste tópico:

Analise a situação

Em primeiro lugar, faça uma análise detalhada. A partir dela é possível incluir pontos de acordo com a meta da sua empresa.

Lidar com pessoas pode ser uma tarefa difícil visto que são diferentes umas das outras, o que requer atenção especial e abordagens distintas.

A partir de um bom planejamento você consegue lidar com seus funcionários da maneira mais assertiva e garantir o desenvolvimento conforme esperado.

Esse primeiro planejamento ajudará a prever o andamento de outros aspectos da empresa. Fique atento!

Objetivos

Para aplicar a gestão estratégica de pessoas da melhor maneira possível é necessário ter em mente quais são os objetivos da empresa e trabalhar em cima disso. Além disso, é importante saber exatamente qual a colaboração do RH nesse processo.

Se o objetivo da empresa for o crescimento, é necessário que a estratégia aqui seja a aprimoração dos colaboradores os tornando mais competentes a partir de treinamentos, por exemplo.

Existem diversas abordagens, tudo dependerá da necessidade da empresa para que seu objetivo seja alcançado.

Qualificações

Em terceiro lugar e não menos importante, é fundamental investir na qualificação de sua equipe. Isso independe de objetivo!

Basicamente, ao investir em qualificações, você garante novas experiências, conhecimentos e motivação da sua equipe. Esses fatores em conjunto, ajudam a melhorar a qualidade dos projetos que serão entregues, além de promover retenção.

Para isso você pode investir em treinamentos, integrações e engajamento. Deixe anotados dias certos em um calendário de acordo com os setores.

Planejamento estratégico

Por fim, tenha um planejamento estratégico bem definido junto ao RH. A partir dele é possível definir estratégias e métricas, além de acompanhar todo o desempenho de sua equipe visando o objetivo final da empresa.

Basicamente consiste em um diagnóstico e te ajudará a empregar outras abordagens considerando algumas prioridades dentro da empresa.

Por exemplo, se está lidando com membros desmotivados, em seu planejamento estratégico precisa ter alguns planos para mudar essa situação.

Além disso, é sempre válido investir em novas contratações incluindo diferentes pessoas com diferentes perfis e por consequência: habilidades específicas.

Bem como, ter planejamento para melhorar os níveis de engajamento e desenvolvimento através de treinamentos e imersões.

Vale lembrar que no planejamento estratégico também é fundamental ter planos para melhorar a comunicação a deixando mais assertiva e transparente, além de renovar políticas de compensação e reconhecer seus colaboradores pelos serviços prestados.

Saiba que existem diversos passos para fazer uso da gestão estratégica, mas tudo dependerá da sua empresa. A melhor estratégia será obtida através de testes. Busque junto com a equipe de RH os melhores planejamentos e não tenha medo de mudar a abordagem até conseguir sucesso!

Qual o papel do RH e da liderança na gestão estratégica de pessoas?

gestao estrategica de pessoas gestao estrategica de pessoas curso

Como citamos anteriormente, a gestão estratégica de pessoas é uma ferramenta aplicada pelo setor de recursos humanos e pelo líder. Porém, você sabe quais são seus papéis?

Pois bem. Assim como em uma empresa, o papel do RH e da liderança se complementam na gestão estratégica de pessoas.

O RH faz parte do setor estratégico da empresa, com o foco em trazer funcionários com diversos perfis.

Deste modo, a empresa conta com várias visões e modos de pensar, o que ajuda a aprimorar situações no negócio. Com isso as empresas estão cada vez mais diversificadas, o que se mostrou favorável ao crescimento.

Quanto à liderança, é basicamente o que comentamos no pilar. Um líder precisa ser carismático e cativar os outros membros a executar trabalhos cada vez melhores.

Além disso, é necessário ter comunicação assertiva para dar feedbacks, resolver conflitos e realizar reuniões. Bem como, promover engajamento e motivação dos membros.

Ou seja, são papéis que no final se complementam. Gerando engajamento e retenção.

Como os benefícios corporativos podem ajudar na gestão estratégica de pessoas?

Você sabe o que são os benefícios corporativos? Pois saiba que pode ajudar e muito na gestão estratégica de pessoas!

De modo geral, os benefícios corporativos são responsabilidade do RH e pode se tornar um grande aliado.

Como citamos anteriormente, promover motivação dos membros da equipe é fundamental, mas não é uma tarefa fácil.

Cada pessoa tem uma motivação, seja um reconhecimento ou benefícios. É aí que entra o papel corporativo dos benefícios.

Ao utilizar benefícios em prol de sua equipe, mostra que você os prioriza e investe neles.

Logo, oferecer benefícios além do salário pode ser a chave para atrair a atenção dos membros, deixá-los motivados e reter os melhores talentos da sua empresa.

Conclusão

gestao estrategica de pessoas a gestao estrategica de pessoas apresenta se como solucao aos desafios

Por fim, acho que já deu pra perceber que a gestão estratégica de pessoas pode ser uma grande aliada de uma empresa, não é mesmo?

Se aplicada corretamente, garante vários benefícios aos membros, como engajamento, motivação e muito mais. Isso se mostra vantajoso para a empresa que busca o lucro e retenções.

Ou seja, essa prática pode trazer benefícios para ambos: funcionários e a empresa.

Esperamos que este post possa ter sanado suas dúvidas, caro leitor!

Confira isso e muito mais em nosso site!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

      [GUIA PRÁTICO]
      [GUIA PRÁTICO]