Prevenção da gripe na empresa? Entenda como funciona!

A importância da prevenção da gripe na empresa

O tema prevenção da gripe está em alta nas empresas, grande parte por causa da pandemia de Covid-19, que traz sintomas parecidos com o de uma gripe comum.

Por isso, é muito importante que a empresa ajude a manter um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores. Além disso, podem acontecer ações com o objetivo de informar os profissionais, buscando esclarecer dúvidas e incentivando a prevenção.

Mas afinal, como incentivar a prevenção da gripe no trabalho? Confira nossas dicas a seguir!

Incentivando a vacinação da gripe

Atualmente, a vacina da gripe está disponível tanto na rede pública, quanto na privada. Ela possui a tecnologia para imunizar as pessoas das principais variações de gripe, e, por isso, é tão importante incentivar os colaboradores a se vacinarem.

Nesse sentido, caso o funcionário não esteja elegível para a aplicação na rede pública, a empresa pode fazer parcerias com laboratórios privados e fazer uma campanha interna de imunização.

Ainda que os colaboradores não estejam elegíveis para a vacinação na rede pública, a empresa pode fazer uma parceria com laboratórios especializados e realizar uma campanha interna, com compra privada de imunizantes.

Adote e incentive medidas de prevenção da gripe

Apesar da gripe ser uma doença contagiosa, existem diversas medidas que você pode tomar para minimizar as chances de transmissão entre os colaboradores. Sendo assim, algumas das medidas são:

  • Manter controle de temperatura;
  • Ter informativos de comunicação interna para a conscientização;
  • Disponibilizar produtos para a higienização correta das mãos;
  • Falar sobre a importância de cobrir as vias aéreas (boca e nariz) em tosses e espirros;
  • Realizar higienização do espaço laboral de forma adequada.

Identifique e afaste temporariamente os colaboradores infectados

Não é novidade que estamos nos preocupando mais com doenças respiratórias, devido Coronavírus. Com isso, é imprescindível identificar e afastar os colaboradores que apresentem sintomas de gripe.

Dessa forma, você protege os outros profissionais da equipe de serem contaminados. Além de evitar esse impacto na saúde deles, você também elimina a necessidade de afastamento temporário do colaborador, que causa desfalque na equipe.

Mantenha normas importantes de circulação de ar e distanciamento social

Por fim, mas não menos importante, temos dois pontos decisivos quando o assunto é prevenção da gripe: garantir que o ar esteja circulando adequadamente, e oferecer um espaço que permita um certo distanciamento social.

Afinal, a proximidade pode facilitar o contágio entre a equipe. Quando não há muito espaço para isso, pode ser interessante utilizar placas de acrílico entre as pessoas, por exemplo.

Cuidar da prevenção da gripe é fundamental, ainda mais nos dias de hoje – precisamos contribuir para reduzir a transmissão de doenças respiratórias.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a criar um ambiente de trabalho mais seguro!

Tem alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe aqui nos comentários!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!