Saiba qual a relação entre o inverno e doenças respiratórias

Qual a relação entre inverno e doenças respiratórias?

Geralmente, as doenças respiratórias surgem em decorrência de bactérias e vírus cuja transmissão ocorre entre as pessoas. O contágio é feito pelo contato das mãos com os microrganismos que ficam em objetos, pelas gotículas de secreção lançadas no ar durante espirros ou tosse etc. As infecções mais comuns são conhecidas como gripes, resfriados, sinusite, laringite, amigdalite, pneumonia e otite.

Os vírus e as bactérias normalmente conseguem atingir os idosos e as crianças, porque eles têm a imunidade mais baixa. As enfermidades podem aparecer durante todas as estações do ano, contudo, no inverno elas se desenvolvem com mais facilidade em virtude do clima seco e frio. Os ambientes permanecem fechados por mais tempo e os microrganismos se proliferam.

Gostaria de saber como o inverno e a maior incidência de doenças respiratórias se relacionam? Acompanhe a leitura deste post!

Por que as doenças respiratórias são mais frequentes no inverno?

As doenças respiratórias são mais frequentes nas estações mais frias do ano em virtude de alguns fatores que interferem na proliferação dos vírus e das bactérias. Alguns deles são a baixa umidade do ar, a falta de ventilação nos ambientes e o uso excessivo do ar condicionado. Isso causa o ressecamento das mucosas respiratórias e prejudica a saúde.

Outro fator que interfere no desenvolvimento de doenças respiratórias no inverno são as alterações constantes na temperatura do ambiente e a alimentação deficiente. Para se prevenir das infecções, é aconselhável consumir selênio, carotenoides, flavonoides, ômega-3, sais minerais e algumas vitaminas, como A e C. Essas substâncias são antioxidantes e beneficiam o sistema imunológico.

Como prevenir as doenças respiratórias?

Além de cuidar da alimentação, é importante tomar outros cuidados para evitar doenças respiratórias. Uma ótima ideia é cuidar do sono, já que o corpo humano exige entre 7 e 8 horas de descanso diário. As pessoas que dormem o tempo recomendado têm mais qualidade de vida, além de manter equilibrados metabolismo e sistema imune. Observe abaixo outras dicas para se prevenir!

Manter os ambientes arejados

As gotículas de saliva que saem da boca por meio de tosse ou espirros viajam no ar até caírem no chão, ou colidirem com as superfícies. Mantenha as portas e as janelas abertas durante o dia para que o ambiente seja arejado. A ventilação é a melhor maneira de impedir que microrganismos fiquem suspensos no ar em forma de aerossol.

Lembrar de se hidratar

Procure beber pelo menos 2 litros de água por dia, incluindo em sua alimentação sucos, chás, água de coco etc. Alimente-se de forma saudável, com frutas, legumes e verduras que contenham sais minerais. As infecções respiratórias dificilmente conseguirão atingir uma pessoa que se mantém hidratada e tem uma dieta balanceada.

Evitar aglomerações

Evite aglomerações e não tenha proximidade com pessoas resfriadas ou gripadas. Quem decide frequentar locais que recebem o público, e que têm pouca circulação de ar, se expõe e poderá contrair os vírus ou bactérias que causam doenças respiratórias. Normalmente, os microrganismos estão presentes em festas, shoppings, asilos, creches, escolas etc.

Higienizar bem as mãos

Desenvolva o hábito de lavar bem as mãos, já que as infecções não ocorrem somente pelas gotículas lançadas no ar. As contaminações também acontecem por meio das mãos, no momento em que alguém toca em um objeto contaminado e depois leva o vírus ou bactéria até os olhos, nariz ou boca. Utilize álcool gel se precisar sair de casa.

Agora, você já sabe qual a relação entre o inverno e as doenças respiratórias. É muito importante se prevenir para garantir a sua segurança e a de seus familiares. Afinal, existem vírus que provocam enfermidades graves, como a Covid-19, que pode causar deficiência respiratória e já fez com que os hospitais ficassem lotados no mundo inteiro.

Quer obter mais informações sobre saúde e prevenção contra doenças respiratórias? Entre em contato conosco e fale com um especialista!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!