Investir em um bom relacionamento com os clientes é fundamental para que a empresa ganhe admiração, confiança e visibilidade. No entanto, essa relação efetiva com o público externo se inicia com uma comunicação interna eficaz.
Na verdade, essa é a chave para construir um bom relacionamento entre líderes e colaboradores de uma companhia.
Sendo assim, isso é importante porque, aquilo que a instituição apresenta ao mundo, precisa estar alinhado ao que ela faz internamente, uma vez que os funcionários são representantes do negócio e podem colaborar para enaltecê-la.
Quando conhecem bem os pilares da empresa, os trabalhadores se identificam com ela e vestem a camisa, promovendo a marca de modo legítimo.
Quer conhecer algumas dicas para ter uma boa comunicação interna? Então, continue a leitura!
1. Estimule uma comunicação interna clara
Um dos requisitos básicos da comunicação interna é a simplicidade no diálogo.
Sendo assim, não importa de onde vem a mensagem, ela deve ser compreendida por todos os funcionários da empresa. Para que isso ocorra, é essencial que cada um conheça a pessoa que receberá determinada informação.
Quando o chefe faz um pedido para um estagiário ou um novo funcionário, por exemplo, ele não pode deixar sua posição hierárquica prevalecer nessa mensagem. Nesse caso, adote uma abordagem explicativa para evitar erros e ruídos nas tarefas demandadas.
2. Desburocratize os processos
Manter a empresa com muitos processos burocráticos pode afastar os funcionários uns dos outros, fazendo com que eles não se sintam confortáveis a se engajar com o dia a dia da corporação.
Nesse sentido, imagine que, para enviar uma crítica ou dar uma sugestão a um setor, você tenha que enviar diversos e-mails, conversar com diferentes pessoas e preencher formulários. Com certeza isso causa uma desmotivação, não é mesmo?
Por isso, tente simplificar esses processos e torne as informações mais acessíveis e rápidas para todos. Com isso, você facilita a circulação de conhecimento, fazendo com que a comunicação interna seja mais fluida e simples.
3. Seja transparente com os colaboradores
Manter os colaboradores por dentro das novidades ruins e boas da companhia é muito importante para ter o comprometimento e a confiança do time interno. Por isso, conte a eles todas as mudanças que causarão impacto em seu dia a dia de trabalho.
Afinal, é muito melhor que eles saibam por uma fonte interna do que externa. Logo, envie comunicados especiais por redes sociais, vídeos, e-mails e em reuniões presenciais.
4. Use diferentes canais para a comunicação interna
Um outro modo de melhorar a comunicação é não manter as mensagens restritas em apenas um canal. Caso a sua empresa trabalhe com mural de notícias, e-mail e vídeos, por exemplo, use essas três ferramentas de maneira planejada.
Defina qual mensagem é a ideal para cada um deles e tente divulgar em todos. Não se esqueça que cada canal necessita de uma linguagem diferente e, portanto, adapte a sua comunicação em cada local que for divulgada.
Agora que você já sabe como ter uma comunicação interna eficaz, saiba que adotar essas dicas em sua empresa traz muitos benefícios, como aumento da produtividade, redução dos gastos internos e diminuição da taxa de rotatividade.
Por isso, desburocratize processos e seja transparente com os colaboradores.
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