Importância do nutricionista na empresa: saiba mais!

importancia do nutricionista qual a importancia-do-nutricionista-navida de um individuo

Você sabe qual a importância do nutricionista em uma empresa? Existe um profissional que pode garantir um ambiente de trabalho mais leve, tranquilo e produtivo. Poderíamos estar falando de um diretor, gerente ou coordenador, mas estamos nos referindo ao nutricionista!

Há quem subestime a importância da boa alimentação para assuntos de negócios. Todavia, a realidade nos mostra que esse é um fator determinante para a produtividade de equipes.

Ao longo deste texto, vamos lhe explicar qual a importância do nutricionista em uma empresa. Você vai descobrir o seu papel, quais impactos ele traz, além dos vários benefícios que uma alimentação saudável pode provocar.

Qual o papel do nutricionista em uma empresa?

Dentro de uma empresa, o nutricionista é o profissional responsável por promover uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, equilibrada a todas as equipes de colaboradores. Além disso, do mesmo modo, trata-se de um profissional que influencia bastante no bem-estar do ambiente.

Entenda o PAT

O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) surgiu em 1976, por meio da Lei nº 6.321, com a missão de atentar as empresas à importância da boa alimentação do trabalhador. Importância essa, inclusive, não apenas em relação ao horário de trabalho, mas também fora dele.

Capaz de promover um ecossistema saudável em uma empresa, o PAT se destina a trabalhadores, assim como a empresas de diversos setores, restaurantes, fornecedoras de serviços de alimentação coletiva e profissionais de recursos humanos. A sua adesão, além disso, é voluntária e gratuita.

Estamos falando de um programa que está presente em, praticamente, todas as cidades do Brasil. Só em 2020, por exemplo, ele atendeu 14 milhões de pessoas empregadas, de mais de 148 mil empresas. Números que revelam uma média anual de expansão de 4,1% de trabalhadores atendidos, além de 6,9% de empresas participantes.

Vale destacar, do mesmo modo, que toda empresa que se cadastra no PAT passa a ter direito a isenção de encargos sociais, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), sobre o valor do benefício. Se já não bastasse, a empresa participante pode reduzir em até 4% do valor do imposto de renda, ao declará-lo pelo lucro real.

Isto é, o PAT garante uma dieta rica e balanceada ao trabalhador, permitindo que ele esteja mais disposto. Assim, então, o benefício reflete no ambiente de trabalho, que se torna mais saudável e produtivo.

Qual a importância do nutricionista?

De modo geral, pode-se dizer que o nutricionista é aquele profissional que indica às pessoas qual a alimentação ideal para manter a saúde e a qualidade de vida. Isso ocorre por meio do planejamento alimentar, que varia de acordo com cada pessoa.

Além disso, o nutricionista estuda os alimentos para descobrir quais efeitos eles produzem em nosso organismo. Do mesmo modo, trata-se de um profissional que pode atuar em diversas áreas, desde prescrevendo dietas para pessoas, como também acompanhando atletas, atuando com pesquisa e, é claro, dentro de empresas.

Abaixo, você vai entender melhor qual a importância do nutricionista. Verá que há uma série de benefícios que se pode alcançar quando há uma alimentação regrada, desde uma qualidade no sono e o controle de peso à maior disposição e qualidade de vida.

Manter bons hábitos alimentares 

Não é exagero algum dizer que o aspecto que mais destaca a importância do nutricionista é a manutenção de bons hábitos alimentares. Ou seja, a adesão a uma dieta equilibrada e saudável, capaz de garantir melhorias à saúde do indivíduo.

Contar com um nutricionista, então, é o sinônimo de passar a consumir mais frutas, legumes e verduras, além de reduzir o açúcar, o sal e a gordura. Desse modo, há um aumento no consumo de nutrientes, o que provoca a melhora da imunidade.

Chegar a uma alimentação saudável, de fato, não é uma tarefa fácil. Afinal, não são poucas as tentações no dia a dia, como alimentos processados, doces diversos e quitutes cheios de gordura… Mas, quando há a presença de um nutricionista, essa missão se torna mais fácil e até mesmo agradável.

Isso porque uma alimentação saudável não é sinônimo de comida ruim ou sem gosto. Pelo contrário, é possível se alimentar bem e, ao mesmo tempo, aproveitar as delícias deste mundo.

Você tem, por acaso, uma ideia a respeito do que se pode fazer com peixes, folhas, verduras e grãos? Não são poucas as receitas que mostram como qualquer ingrediente pode se tornar ou colaborar para um prato gostoso e rico em nutrientes!

Melhorar a qualidade do sono 

Sem dúvida alguma, a insônia é um dos males deste século. Caracterizado pela dificuldade para dormir e pela má qualidade do sono, esse distúrbio afeta, hoje em dia, cerca de 73 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a ABS (Associação Brasileira do Sono). E isso revela o seu impacto na sociedade.

As razões para esse problema são diversas, aliás. O estresse do dia a dia, por exemplo, é um deles, quiçá o principal. Quem, em cidades grandes como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador ou Florianópolis, consegue dormir oito horas por noite?

A boa notícia, no entanto, é que o nutricionista pode implicar melhorias no sono, outro fato que revela a sua importância. Isso porque, quando passamos a nos alimentar de modo correto, o nosso organismo começa a funcionar de maneira adequada. Isto é, quando consumimos os nutrientes que precisamos, as funções de nosso corpo se equilibram, inclusive o sono.

Desse modo, então, é possível até mesmo abrir mão de medicamentos como calmantes e supressores do sistema nervoso central.

Por outro lado, quando não nos alimentamos bem, dormir se torna uma tarefa difícil. Alimentos como café e chás com cafeína, açúcar e álcool e carne vermelha, inclusive, são uma espécie de vilões do sono.

Auxiliar na prática de esporte 

Você consegue imaginar um atleta, em especial profissional, que não se alimenta bem? Trata-se de um hábito incompatível com a prática de esportes, não é mesmo? Afinal, a alimentação reflete de modo direto no desempenho de um atleta.

Quem deseja praticar algum esporte, então, precisa aliar à atividade física uma dieta saudável e equilibrada. Isto é, um cardápio que privilegia alguns alimentos em detrimento de outros. Só assim, é possível alcançar uma boa performance, com mais força e vitalidade.

Por isso, ninguém melhor do que um nutricionista para elaborar um planejamento alimentar, correto? Afinal, ele é capaz de definir a quantidade exata de nutrientes, sejam proteínas ou carboidratos, por exemplo, que você precisa para praticar determinado esporte.

Além disso, embora as pessoas saibam, de modo geral, o que é ou não saudável, elaborar uma dieta não é uma tarefa que qualquer um pode fazer. A quantidade ideal de cada alimento só pode ser definida por quem, de fato, entende do assunto: o nutricionista.

Proporcionar disposição e bem-estar 

A importância de um nutricionista também se revela no aumento da disposição e do bem-estar do indivíduo. Isso porque uma alimentação nutritiva, ao lado da prática de exercícios físicos, é capaz de garantir mais energia a uma pessoa, diminuindo o seu estresse e, ao mesmo modo, também a fadiga.

O Brasil, infelizmente, é um dos países com a maior taxa de estresse no mundo. Um estudo feito em 2017 pela Isma-BR  (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil) revelou que 70% da população de nosso país já apresentou ou tem sintomas dessa reação do organismo.

Desse modo, não é comum encontrar uma pessoa, na família ou no ambiente de trabalho, com dor de cabeça, insônia, diarreia, constipação, falta de energia e concentração, raiva, tristeza, inchaço no estômago, cólica estomacal, entre outros problemas…

Por outro lado, quando há a presença de um nutricionista, muitos desses sintomas podem ser reduzidos ou mesmo eliminados. Afinal, uma alimentação saudável, além de efeitos físicos, também pode refletir em questões psicológicas e emocionais.

Acompanhar no controle de peso

Em outubro de 2020, a Pesquisa Nacional de Saúde revelou que 60,3% dos brasileiros, com 18 anos ou mais, estavam acima do peso em 2019. E que, dentro desse grupo, cerca de 41,2 milhões de pessoas (equivalente a 25,9% da população) estavam obesas.

Além disso, no mesmo período, 19,4% dos adolescentes entre 15 e 17 anos estavam acima do peso em nosso país. Sendo que, desse total, 6,7% estavam obesos.

Os dados alarmantes indicam a importância do nutricionista. Sem ele, adotar uma dieta saudável e equilibrada se torna uma tarefa mais difícil, ao mesmo tempo em que exageros e hábitos alimentares prejudiciais à saúde se tornam mais comuns no dia a dia.

Quem deseja fazer as pazes com a balança, então, não pode abrir mão de ter um acompanhamento nutricional. Apenas uma dieta balanceada, aliada com a prática de exercícios físicos, pode garantir o peso ideal para cada corpo, refletindo também na autoestima.

Prevenir doenças 

Dia após dia, vemos pela internet ou na televisão que alimentos X ou Y podem provocar doenças. Desde as mais comuns até as mais graves, que podem provocar até mesmo a morte.

No entanto, do mesmo modo que determinados hábitos alimentares podem implicar o surgimento de doenças como a diabetes, o colesterol e o câncer, outros podem prevenir contra esses tantos outros males. E são estes alimentos, é claro, que devem estar em nossa mesa no dia a dia.

Verduras, legumes, leguminosas e frutas, por exemplo, não podem faltar no prato de ninguém. Pode-se dizer, aliás, que são eles os principais ingredientes para quem busca uma saúde em bom estado.

Da mesma maneira, cereais, macarrão, farinhas e tubérculos são importantes para a dieta. Além de carnes, queijos e ovos, é claro. Mas quem pode estabelecer uma dieta, pensando em cada detalhe, em cada porção, é o nutricionista.

Melhorar o funcionamento do intestino 

Muita gente sofre de constipação intestinal no Brasil, entre 20% e 30% da população. São aquelas pessoas que, todos os dias, penam com a prisão de ventre, o desagradável e temido intestino preso.

Não há apenas uma causa para a constipação intestinal. Ela pode surgir por meio de doenças subjacentes, mas também através de efeitos colaterais de medicamentos, desidratação e sedentarismo, assim como por conta de dietas com baixa ingestão de fibras.

O nutricionista pode, então, elaborar um planejamento alimentar que contemple uma série de alimentos que atuam para evitar a prisão de ventre. Entre eles, estão verduras como alface, couve, rúcula e brócolis; frutas como mamão, ameixa, pêssego, uva-passa e laranja; cereais como aveia em flocos grossos, quinoa e farelo de trigo; além de sementes como chia, gergelim e linhaça.

Isto é, a presença de um nutricionista pode impactar, de modo direto, na sua qualidade de vida.

Proporcionar um envelhecimento tranquilo 

Envelhecer é um processo inevitável que causa medo em muitas pessoas. Há quem teme pela vaidade, de fato, mas qualquer um se preocupa com a sua saúde na velhice.

Para se tornar um idoso saudável, há alguns passos que você pode adotar. Exercitar o cérebro, dormir bem, consultar médicos periodicamente, praticar exercícios físicos e ter uma vida social ativa, sem dúvida alguma, são alguns deles. Mas há outro fator, provavelmente o principal: ter uma alimentação equilibrada e saudável.

Ou seja, mais uma vez está escancarada a importância do nutricionista. Afinal, qual outro modo mais seguro para ter acesso a um planejamento alimentar que lhe permita viver e envelhecer com saúde?

Além disso, engana-se quem vê os idosos como seres passivos. A cada dia, vemos que é possível chegar à velhice vivendo o que há de melhor no mundo, com a vida sexual ativa, praticando esportes e viajando, por exemplo. E a chave para isso está na dieta.

Qual a importância do nutricionista em uma empresa?

A importância de haver um nutricionista em uma empresa está na garantia de uma alimentação, dentro e fora do local de trabalho, saudável.

Trata-se de um modo para, inclusive, alcançar uma maior produtividade no ambiente de trabalho. Pense, por exemplo, que um cardápio preparado por um nutricionista pode evitar a superalimentação, que causa sonolência.

Do mesmo modo, uma alimentação mais rica pode combater o absenteísmo. Isto é, alimentando-se bem, os riscos de os funcionários sofrerem de doenças como colesterol alto e diabetes caem. Como também cai o número de faltas.

Como a empresa pode auxiliar na alimentação de seus funcionários

Há diversos modos para que uma empresa auxilie na alimentação de seus colaboradores. Desde oferecendo um cardápio saudável até promovendo a conscientização no local de trabalho.

Como já dissemos, certamente o principal modo para uma empresa ajudar seus funcionários é oferecendo refeições. Ou seja, almoçando, tomando café da manhã e da tarde oferecidos pela empresa, os colaboradores têm acesso a uma alimentação mais regrada, equilibrada, focada em sua saúde.

Do mesmo modo, as empresas podem oferecer vale-alimentação, para auxiliar nas compras do mês de seus funcionários. Trata-se de um benefício de vital importância e que se dirige, de modo direto, à satisfação dos colaboradores.

Promover palestras e pequenos cursos sobre o tema, contando com um nutricionista, também é outra possibilidade. Assim, a empresa contribui para conscientizar seus colaboradores a respeito da importância e dos benefícios de se alimentar bem.

Qual é a relação entre a má alimentação e o baixo rendimento?

Da mesma forma que uma alimentação saudável e regrada tem impacto direto na motivação e na alta produtividade em uma empresa, a má alimentação também tem. E, como você sabe, o impacto não é nada positivo.

Uma má alimentação pode gerar uma série de problemas entre os colaboradores. Entre eles, o cansaço, a sonolência, a constipação intestinal, o sobrepeso, além de doenças como obesidade, colesterol alto e diabetes.

Pense em dois funcionários hipotéticos: um se alimenta bem, de forma equilibrada e saudável, enquanto o outro dá preferência a alimentos não saudáveis. Qual deles pode apresentar um maior rendimento? É claro que o primeiro, certo?

Que soluções podem ser adotadas por uma empresa?

Como já dissemos, há diversas soluções que uma empresa pode adotar em relação à alimentação de seus colaboradores. É preciso, contudo, boa vontade e, principalmente, compreensão de que não se trata de um gasto, mas de um investimento.

Não há empresa que não procure ter um ambiente mais produtivo e leve no dia a dia, certo? Principalmente em tempos de crise econômica, como vivemos já há alguns anos.

Por isso, atentar-se a soluções relacionadas à alimentação é essencial para alcançar novos horizontes. Afinal, apenas colaboradores motivados e satisfeitos com suas ocupações podem, de fato, produzir mais e trabalhar com harmonia.

Conheça a Conexa Saúde

A Conexa Saúde é a maior plataforma independente de saúde digital no Brasil e na América Latina. Desde 2017, estamos revolucionando a medicina!

Temos, como missão, democratizar a saúde de qualidade em nosso país. Nosso ideal é levar o bom atendimento médico para toda e qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil.

Nossa equipe conta com mais de 70 mil profissionais de saúde, inclusive nutricionistas. Ao mesmo tempo, gerenciamos cerca de 20 milhões de vidas!

É por meio da telemedicina que conectamos pacientes a médicos e instituições de saúde do país. Do mesmo modo, nós oferecemos soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas, por meio das unidades de negócios Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass.

Clique aqui e nos faça um contato!

Conclusão

Seja por um corpo mais bonito aos padrões de beleza, seja por questões de saúde, contar com uma alimentação saudável é um passo vital para qualquer pessoa. Claro que aliada à prática de exercícios físicos.

Desse modo, ter um acompanhamento nutricional é muito importante para ter uma dieta saudável e, ao mesmo tempo, gostosa. Porque, como dissemos, comer bem não é sinônimo de comer comida ruim… Muito pelo contrário.

Empresas que buscam aumentar a produtividade devem estar atentas ao que os seus colaboradores comem no dia a dia. Com toda certeza, funcionários que têm legumes, verduras e frutas em seu cardápio podem trabalhar melhor do que aqueles que optam por alimentos ultraprocessados e gordurosos.

E, quando falamos em trabalhar melhor, não nos referimos apenas à produtividade. Também falamos sobre satisfação e motivação, indispensáveis para qualquer ambiente de trabalho.

Continue nos acompanhando, clique aqui e acesse nosso Blog.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!