Gestão estratégica de Benefícios: saiba como aumentar os resultados

gestao estrategica de beneficios remuneracao estrategica

Como a gestão estratégica de benefícios supera as adversidades e as novas tendências? Sobreviver é um desafio, e quando se trata do ramos dos negócios e novas empresas o mercado está cada vez mais competitivo.

Todos os dias novas ideias ganham ganham espaço e destacar-se nesse meio torna-se uma verdadeira competição.

Em outras palavras, é preciso estar preparado para fazer parte do mundo empresarial.

E uma gestão estratégica possui efeitos significativos nesse meio. Sendo assim, você deve estar se perguntando: afinal, o que é gestão estratégica de benefícios? Para que serve?

Descubra agora tudo o que você precisa saber para aplicá-la!

O que é gestão estratégica de benefícios?

Antes de mais nada, é importante entendermos o que é e de onde vem o conceito de estratégia. A palavra estratégia tem origem no grego de strategos, um conceito que traduzido quer dizer ”a arte do general”. Isso significa que a origem desse nome liga-se ao combate de seus oponentes.

E foi após a Segunda Guerra Mundial que esse nome passou a ser incorporado também ao mundo dos negócios. Contudo, a gestão estratégica pode ser definida de diversas formas, às depender do ponto de vista do autor.

Segundo o livro Estratégia Empresarial de Igor Ansoff, gestão estratégica é o que orienta ações futuras de uma empresa com o passar do tempo. O objetivo principal é direcionar, levando em consideração o meio ao qual está inserida, rumo aos objetivos a serem conquistados.

Já para o escritor Porter, em Estratégia Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior, a gestão empresarial possui um conceito mais diverso. Trata-se do caminho a ser seguido para conquistar uma posição favorável no mercado, ou seja, competitividade.

Agora que você já é capaz de compreender melhor esse conceito e suas diferentes definições, vamos entender o que é gestão estratégica de benefícios.

Para isso é preciso ter em mente que investir em uma gestão de benefícios é uma atitude estratégica do RH a fim de melhorar o quadro de funcionários de uma empresa e dar às pessoas que ali trabalham maior conforto para que possam desempenhar da melhor forma suas funções.

Para que serve a gestão estratégica de benefícios?

Em um mundo ditado pela competitividade do mercado é importante que algumas estratégias sejam usadas na hora de montar uma equipe de profissionais. Dessa forma, faz parte do papel do líder de RH ser proativo e alinhar as necessidades dos funcionários à gestão de custos.

Fornecer benefícios, além do salário, é de grande importância, pois mostra que você prioriza investir em pessoas. Sendo assim, um gestor de RH promissor é aquele que usa um pacote benéfico para que a empresa tenha relevância ao falarmos da experiência do colaborador.

Assim, a estratégia de benefícios consolida-se como fundamental para que seja possível reter talentos e pessoas engajadas com os objetivos da empresa. Afinal, por se tratar de pessoas, um conjunto de benefícios é uma motivação a mais para que dediquem-se e assim compunham um quadro de funcionários focados.

Vantagens da oferta de benefícios

É fundamental para que um profissional sinta-se bem em seu trabalho e que ele receba reconhecimento. Nesse viés, você já deve ter se deparado com situação em que apenas  o salário é oferecido em propostas de emprego.

Contudo, um salário bruto sem quaisquer benefícios, é o mínimo a ser oferecido. E por isso, é tão importante que empresas contratem um gestor de RH que tenha essa consciência. Em um período de crise como o da pandemia um pacote de benefícios faz-se ainda mais importante.

Vantagens da oferta de benefícios flexíveis

Em 2020 o mundo passou por uma transformação, a chegada da covid-19 e em consequência a pandemia fez com que o home office se transformasse em um item importante. O trabalho remoto ganhou espaço e passou a ser almejado por muitos.

Com isso, os benefícios para colaboradores passaram a incluir o trabalho remoto, por permitir uma flexibilidade maior. Em consequência disso, essa forma de trabalho passou a fazer parte dos chamados benefícios flexíveis.

Sobre eles, a ideia é baseada na liberdade para que o funcionário possa escolher aqueles que melhor o atendem. Dessa maneira, a empresa possui um banco de dados com aqueles que estão disponíveis para atender ao profissional.

Essa ideia além de fornecer ao colaborador maior autonomia também é uma estratégia inclusiva. Pois, faz com o que indivíduo sinta-se parte integrante da equipe com poder de decisão.

Algumas vantagens dos benefícios flexíveis podem ser mencionadas como por exemplo a autonomia concedida ao funcionário. Outro exemplo é o engajamento elevado, resultando em melhor produtividade. Além disso, ajuda a empresa a reduzir custos podendo  então desfazer daqueles com baixa adesão.

Pode-se destacar que a longo e médio prazo o retorno desses benefícios é notado. Porém, para isso é preciso maior planejamento e organização do RH.

Características de um programa de benefícios

gestao estrategica de beneficios Como a gestao estrategica se encaixa no empreendedorismo social

Um programa de benefícios é aquele que busca não só retornos positivos para a empresa como também a satisfação daqueles que usufruem dele. O programa pode ser oferecido de forma espontânea pela empresa além dos que são exigidos pela legislação brasileira.

Nessa perspectiva, quanto maior for o programa de benefícios de uma empresa, mais atraente será a vaga para se trabalhar ali. Fazendo com que mais pessoas concorram entre si e agregue então valor ao cargo.

É dever da consultoria de RH a seleção de quais os benefícios são prioritários para aquela equipe. Essa tarefa é de grande responsabilidade, pois como você já deve imaginar a empresa não irá querer gastar recursos sem necessidade e deve fornecer aos colaboradores também o que importa para eles.

Agora que você já conhece sobre a importância de filtrar de forma correta quais os benefícios e o custo deles, você precisa ter em mente como é um programa de benefícios. Em relação a isso algumas considerações devem ser feitas.

Antes de mais nada, é preciso alinhar as expectativas à realidade. Uma vez que o gestor de RH já definiu por meio de uma pesquisa com os funcionários quais os benefícios a serem implementados, é hora de definir regras claras.

Um bom programa de benefícios, além dos próprios benefícios em si, também precisa de condições, como por exemplo o que é preciso fazer para tê-los ou para perdê-los. Além disso, é preciso criatividade, nos casos de VR e VT , por exemplo, eles são interessantes, mas não dão ao colaborador nenhum apelo emocional. Por isso, o ideal é tentar ir além com criatividade.

Como avaliar os custos dos programas e como controlar esses custos

Você já deve ter notado que as empresas que oferecem bons planos de benefícios estão no topo dos rankings quando o assunto é lucro.

Além disso, cabe mencionar um estudo realizado pela Employee Benefits Study 2019, que afirma que 55% dos colaboradores norte-americanos são atraídos por benefícios empresariais na hora de escolher qual empresa se candidatar. Além disso, 53% afirmam que um pacote de benefícios bom eleva a lealdade à empresa, se relacionando diretamente com a captura de talentos.

Logo, com base nos estudos mencionados é preciso analisar os custos na hora de implementar medidas. Portanto, para isso a melhor ideia é começar por uma métrica. Essa relação métrica é usada para medir o que foi investido e os resultados trazidos à empresa.

Nessa relação existem algumas dificuldades, pois ela não se caracteriza como um cálculo preciso. Valores como motivação dos funcionários não são possíveis de medir. Logo, um bom começo seria avaliar o aumento da produtividade causada e relacionar a produtividade com o lucro do negócio.

Um resultado notável dessa métrica é o fato de permitir que você note se os colaboradores estão seguindo as regras. Caso não estejam, o direito ao benefício é cessado. Essa métrica também irá permitir notar se os colaboradores estão ou não usando o benefício. E aí, se o resultado for baixo será possível identificar que não há real interesse.

Dessa forma, usando essa estratégia será possível entender alguns custos e quais são os que realmente valem a pena. Afinal, existem benefícios que apesar de serem bons não são realmente lucrativos ou mesmo não são do interesse dos funcionários.

Algumas práticas mais usuais e avançadas de benefícios

gestao estrategica de beneficios qual a importancia da area estrategica de operacoes em uma organizacao

Todo mundo sabe que alguns benefícios já estão mais estruturados no mercado empresarial, e por isso já é comum que algumas empresas as usem. Em decorrência disso, aí vão algumas práticas comuns de empresas já consolidadas no mercado.

Alimentação

O vale-refeição serve para que o funcionário possa se alimentar durante as pausas do trabalho. E dessa forma, não se preocupar com o preparo de refeições. Já que a maioria dos restaurantes aceitam os cartões de VR.

Esse benefício é sem dúvida uma oferta muito valorizada, já que a maior parte dos funcionários não podem preparar sua refeição no tempo fornecido para almoço. Além disso, há mercados que aceitam os vales para compra de alimentos, e assim são ainda mais valorizados pelos funcionários que os recebem.

Assistência médica e odontológica

Segundo um estudo realizado pela Propay, a assistência médica ainda é o benefício que maior número de empresas oferecem. Esse é um dos benefícios que mais atraem talentos.

Esse é um dos benefícios com mais destaque, e mais apreciado pelos funcionários. Atualmente em média 80% das empresas que oferecem esse bônus acreditam ser o mais atrativo para bons talentos. Além disso, em meio a uma pandemia e mesmo após o fim dela, um plano de saúde de qualidade torna-se ainda mais valorizado.

É por isso que uma gestão correta de empresas faz toda a diferença. Benefícios como o plano de saúde e odontológico são de grande valorização pelo público e um investimento garantido por estatísticas como um dos mais apreciados.

Medicamentos

A maior parte das empresas que fornecem o benefício em medicamentos costuma pagar em média 50% do valor da compra. Há algumas e vão além, cobrindo até 100% do valor em alguns casos. Esse é um benefício que pode sair um pouco caro para a empresa, mas torna-se um diferencial para quem o fornece.

Qualidade de vida

Investir em qualidade de vida para os colaboradores da sua empresa, é plantar para colher frutos bons. Quando se diminui o stress e as cobranças são feitas de forma educada e com respeito, a liberdade do funcionário e sua autoestima aumentam. Esse é um efeito sem dúvidas positivo para os negócios. Afinal,os funcionários passam a administrar melhor os conflitos e sentem-se motivados.

Aqueles que não encontram base de apoio no RH, ficam reprimidos e passam a não colaborar para o crescimento da empresa. É importante saber ouvir e dar ao colaborador espaço sem repressão para que ele se expresse e exponha suas ideias.

Saúde mental

Funcionários felizes constroem uma empresa de sucesso! O espaço do trabalho além de ocupar boa parte do dia de um funcionário, também reflete em sua vida pessoal de forma significativa. Afinal, tanto a auto estima como a criatividade estão diretamente relacionadas ao êxito no ambiente de trabalho.

É por isso, que aqueles que sofrem com cobranças excessivas e desgaste mental apresentam menor desempenho e produtividade. Dessa forma, é preciso ficar atento. Assim como empresas com bons funcionários conquistam bons resultados, aquelas que não dispõem de assistência médica mental sofrem com decaimentos nos resultados.

Portanto, é importante que o mundo dos negócios também valorize o investimento em estratégia integrada de saúde e bem-estar voltada para as necessidades dos seus funcionários.

Gestão estratégica de benefícios: saiba como reduzir os custos e aumentar os resultados

gestao estrategica de beneficios estrategia de negocios

Alguns passos podem ser seguidos na hora de aumentar os resultados e reduzir os custos na gestão de benefícios.

Entendendo as demandas da empresa

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é saber analisar as demandas da sua empresa. Para isso, o ideal é realizar uma pesquisa e conhecer o seu público. Se você possui um quadro de funcionários que opta por alguns benefícios, vá em busca deles!

Além disso, saber reconhecer o que pode ser melhorado é uma estratégia inteligente e sagaz que cabe ao líder de RH. Para tanto, é fundamental estar atento também sobre quais os benefícios já estão em uso e não estão sendo muito usados.

Benefícios no ciclo de vida do empregado na empresa

Quando a empresa é capaz de olhar para o ciclo de vida do seu empregado como um todo, é também capaz de mantê-lo sempre ativo, ou seja de forma dinâmica. Isso inclui mudá-lo de função quando for oportuno e também subi-lo de cargo.

Uma empresa que está acompanhando de perto o desempenho do colaborador é capaz de retê-lo e criar um local mais agradável para que ele desempenhe suas funções. Dessa forma, é possível manter os trabalhadores mais felizes e isso irá refletir em suas tarefas.

Gestão de riscos

A gestão de riscos não só gerencia e cria possíveis maneiras de lidar com riscos, como prevenir possíveis ameaças. Sendo assim, é papel do setor de RH minimizar os riscos ou tratá-los. Nessa perspectiva, em casos onde os riscos não foram previstos, pode atuar de forma prescritiva, tratando aqueles que não foram antecipados.

Sinistralidade: vilões e protagonistas

Toda vez que o plano é acionado como para, cirurgias, consultas e exames é chamado Sinistralidade. Ou seja, a relação entre o número de vezes que são acessados esses recursos e o valor pago pela empresa para o plano de saúde.

Um fator que ajuda a reduzir esse índice é o acesso e uso da Medicina Integrativa. A sinistralidade pode ser uma vilã ou uma protagonista, a depender de quem usa o plano.

Retorno aos investimentos

Os investimentos em benefícios nem sempre são baixos, ao contrário, são valores altos a serem investidos por uma empresa. É por isso, que é preciso estar atento ao retorno.

Sendo assim, quando alguns passos essenciais são seguidos, o retorno é certo. Dessa maneira, é preciso mapear o interesse dos funcionários e seguir os resultados, comparando com valores de investimento. Não se esqueça que não há retorno sem investimento!

Absenteísmo

De modo geral, o absenteísmo significa estar ausente. Esse é um recurso do RH para medir os atrasos,faltas e saídas precoces dos funcionários da empresa. É um importante padrão pois pode indicar problemas não identificados por outros parâmetros.

É por isso que quando há um número considerável de ausência dos funcionários é possível encontrar um possível problema. Lembrando que as férias não entram nesse cálculo feito pelo RH.

Telemedicina como um importante fator de retenção e atração

A telemedicina, como nunca antes, ganhou espaço e se tornou parte da vida de muitas pessoas em 2020. Dessa forma, cada vez mais pessoas passaram a reconhecer sua importância e desmistificar conceitos que prevaleciam acerca da prática.

Assim, vem conquistando cada vez mais adeptos e pacientes confiantes. Sem contar o fato de que atrai maior número de usuários pela comodidade de realizar consultas sem sair de casa e sem enfrentar filas.

Conheça a Conexa

A Conexa Saúde não só é a maior plataforma de cuidado integrado do Brasil, como também da América Latina. A anos vem conectando pacientes, médicos e instituições por meio da telemedicina. Além disso, oferece soluções digitais para clínicas, hospitais e demais empresas.

Conexa Corporate

É um produto voltado para empresas capaz de oferecer soluções digitais independente da localidade. Assim, oferece apoio e bem-estar a funcionários e outros colaboradores de empresas, ajudando a reduzir custos e otimizar o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

gestao estrategica de beneficios-vantagens da gestao estrategica de pessoas

Gestão estratégica de benefícios é fundamental para que você otimize e gerencie da melhor maneira seu quadro de funcionários. Para tanto, é preciso que os benefícios sejam não só ofertados, mas entregues da maneira certa.

Logo, é importante que haja um bom líder de RH capaz de realizar uma gestão estratégica e que permita tanto ao funcionário usufruir dos benefícios que melhor atendem a eles como também a empresa captar bons colaboradores e resultados.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!