Autonomia no trabalho: dicas para implantar no seu time

como ter autonomia no trabalho

O que você pensa sobre autonomia no trabalho? Acha importante que funcionários tenham a possibilidade de tomar decisões importantes de forma mais livre?

Empresas que se mantêm atualizadas no mercado atual estão sempre em evolução e procurando por inovações. Por isso, o modelo antigo de trabalho não se encaixa mais na realidade dessas empresas.

Nesse sentido, a autonomia no trabalho é uma tendência atual e uma grande conquista, uma vez que as estruturas das empresas modernas permitem esse tipo de liberdade e incentivam a autonomia das equipes.

Isso não quer dizer que não existem regras dentro do ambiente de trabalho, significa apenas que os profissionais podem ser mais independentes.

O papel dos líderes também está em constante evolução. Hoje em dia não existe lugar para um chefe autoritário dentro de empresas desenvolvidas, o papel do líder também sofreu alterações.

Por isso, um gestor hoje em dia é aquele que consegue guiar e colaborar com o desenvolvimento de sua equipe, além de saber delegar tarefas.

Todos esses fatores colaboram para a criação de um ambiente de trabalho dinâmico e que incita a criatividade.

Saiba mais sobre o que é autonomia no trabalho, qual a importância deste conceito, qual relação a autonomia possui com a confiança, quais são os benefícios da autonomia no trabalho e como incentivar esta autonomia. Confira!

O que é autonomia no trabalho?

O primeiro passo para implementar a autonomia em sua empresa é compreender o que esse conceito significa, por isso vamos te explicar.

Em resumo, a autonomia se trata da liberdade que a sua equipe possui para realizar o seu trabalho.

Dessa forma, envolve fatores como o ritmo de trabalho, a ordem de prioridade e a liberdade de trabalhar de forma autônoma, sem um gerenciamento de perto e constante.

Isso acontece porque muito frequentemente esse tipo de ordem e gerenciamento em que regras são impostas de maneira autoritária reprime a criatividade e a inovação nos times.

Portanto, o conceito de autonomia no trabalho reconhece que todos os colaboradores são diferentes e possuem processos de criação diferentes.

Portanto, abordagens diferentes do padrão são bem-vindas, justamente porque existe a confiança no trabalho da equipe e na capacidade de tomar decisões.

Além disso, quando existe uma confiança e liberdade maior para a equipe, o resultado final do desempenho é superior e existe uma participação maior de todos os membros do time.

Isso soluciona outro problema comum em ambientes monótonos de trabalho: a falta de engajamento dos colaboradores.

Qual a relação entre autonomia no trabalho e confiança?

Esse conceito está ligado de forma íntima com a confiança, que é um fator essencial para o engajamento da equipe.

Dessa forma, se você não confia em seus funcionários o resultado é um microgerenciamento que colabora para atitudes menos produtivas e diminui o desempenho geral da equipe.

Isso acontece porque o microgerenciamento em geral está ligado ao controle dos colaboradores e a ideia de que a equipe deve apenas seguir ordens.

O resultado é um ambiente de trabalho com pouco engajamento, em que a criatividade e a inovação são reprimidas, tanto pelos colaboradores da equipe quanto pelos líderes.

Portanto, a confiança é um passo essencial para estabelecer uma autonomia dentro do ambiente de trabalho e melhorar o desempenho de toda a equipe.

Qual a importância da autonomia no trabalho?

É muito importante manter a autonomia no dia a dia do trabalho, Isso dá liberdade aos funcionários, o que gera um desenvolvimento maior das habilidades e melhora a tomada de decisões da equipe.

Além disso, garante aos líderes da empresa a capacidade de gerir melhor as equipes. Afinal, o trabalho dos líderes nesse cenário é guiar e desenvolver da melhor forma possível o trabalho dos times

Os profissionais do mercado atualmente buscam uma empresa que garanta a autonomia deles no ambiente corporativo. Dessa forma, as empresas que não oferecem esse tipo de autonomia e liberdade ao profissional podem sofrer com pedidos de demissão e insatisfação geral da equipe.

Isso acontece porque muitas empresas e organizações ainda relutam em se atualizar e modernizar o ambiente de trabalho, fator que também ocasiona um baixo desempenho de todos.

Quais são os benefícios da autonomia no trabalho?

autonomia no trabalho autonomia e inovacao

Como falamos acima, existem diversos benefícios em adotar uma empresa que garante mais autonomia aos profissionais.

Veja alguns pontos positivos desta medida e como ela pode impactar positivamente em todos os aspectos do seu negócio, inclusive na parte financeira.

Um ambiente que garante autonomia proporciona maior felicidade e engajamento da equipe, aumenta o desempenho de todos, aumenta o sentimento de valorização no trabalho, aumenta a produtividade, cria-se um senso de trabalho em equipe, entre outros. Confira!

– Aumenta o sentimento de realização

O primeiro ponto importante é que a autonomia no trabalho aumenta o sentimento de realização de todos os funcionários.

Fazer com que a sua equipe se sinta motivada e valorizada é uma das principais funções de um líder e garante que o colaborador esteja sempre disposto a fazer o melhor trabalho possível, por isso é um fator essencial no dia a dia.

O reconhecimento e a valorização pode ser oferecida de diversas maneiras em um ambiente de trabalho, como por meio do aumento do salário e do feedback positivo. Mas além disso, a autonomia é outra grande forma de valorização da equipe.

Isso demonstra que você confia nos profissionais que trabalham em sua empresa e ao mesmo tempo tira a equipe da zona de conforto, a partir da independência para tomar decisões e resolver problemas.

Dessa forma, os colaboradores possuem um papel mais ativo na tomada de decisões e percebem como o seu esforço e dedicação faz a diferença no resultado final.

Assim você consegue um time mais motivado, que se sente valorizado e realizado com o trabalho produzido.

– Aumenta a responsabilidade da equipe

Como mencionamos, ao ter uma maior responsabilidade dentro do processo de trabalho da empresa, os colaboradores passam a trabalhar de outra forma, mais eficiente.

Existe a estimulação da criatividade e da busca por soluções inovadoras para resolver problemas comuns dentro da empresa. Isso aumenta a inovação e melhora a produtividade de todo o time.

No entanto, dar autonomia e maior responsabilidade a sua equipe não significa uma falta de supervisão.

O líder pode e deve colocar metas e prazos a serem cumpridos, o que fica a critério da equipe é definir a melhor forma de cumprir esses prazos.

Essa decisão respeita e leva em conta os diferentes processos de cada colaborador, sempre deixando claro que o objetivo precisa ser cumprido em um prazo, mas dando a liberdade para que ele encontre a melhor maneira de fazer isso.

– Aumenta o senso de liderança dos colaboradores

Outro benefício de incentivar a autonomia no trabalho é aumentar o senso de liderança dos colaboradores. Ou seja, a própria equipe passa a ser a maior responsável por seu desempenho final.

Dessa forma, os colaboradores conseguem perceber suas falhas a partir de resultados negativos, com seus próprios olhos.

Isso faz com que a equipe estabeleça metas e estratégias para evitar essa situação no futuro, exatamente como um líder faria.

Ou seja, a autonomia permite que a equipe desenvolva habilidades de liderança e gestão que podem ser muito úteis no futuro dentro da empresa e alivia a grande carga dos líderes e gestores.

– Atrai talentos

Uma empresa que garante autonomia no trabalho aos funcionários com certeza vai atrair talentos e profissionais qualificados.

Além disso, um ambiente que dá liberdade ao profissional, valoriza a participação da equipe e busca a inovação garante que todos os colaboradores consigam se desenvolver profissionalmente da melhor forma possível.

– Melhora os resultados na empresa

Além disso, empresas que incentivam essa autonomia dentro do ambiente corporativo possuem resultados melhores do que empresas que não acompanham as tendências e ainda incentivam um ambiente controlador.

A melhoria no desempenho e nos resultados finais ocorre justamente por conta da liberdade e da confiança depositada em toda a equipe. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais motivados e produtivos.

Afinal, a autonomia e a confiança são um sinal de que a empresa valoriza o trabalho bem feito e motiva um engajamento melhor de toda a equipe.

Dessa forma, deve existir uma fiscalização e o estabelecimento de prazos e metas, mas manter o controle total da equipe não vai te garantir bons resultados, pelo contrário.

– Desenvolve novas habilidades

Profissionais com mais autonomia são constantemente provocados a sair da zona de conforto e tomar decisões.

Essa situação faz com que o colaborador desenvolva seus talentos e habilidades no trabalho, além de incentivar que ele procure por informações e novas estratégias para melhorar profissionalmente.

A melhor parte é que tudo isso parte do próprio colaborador, e não de alguma ordem. Por isso, também melhora o engajamento da equipe.

– Melhora a eficiência

Como dissemos acima, a autonomia no trabalho melhora e incentiva o engajamento da equipe. Como consequência, existe um maior desempenho de todos os profissionais.

Hoje em dia, eficiência significa sempre inovar e manter um ambiente de trabalho que incentive a inovação. Por isso a autonomia no trabalho é tão importante. Uma equipe engajada com o trabalho e que convive em um ambiente que incentiva a participação de cada membro da equipe, com certeza será inovadora e criativa.

Esses são fatores essenciais para qualquer tipo de empresa hoje em dia se manter competitiva no mercado.

Quais as consequências quando um profissional não tem autonomia em seu ambiente de trabalho?

Se você já percebeu como a autonomia é importante em sua empresa, mas mesmo assim está inseguro em aplicar em seu ambiente de trabalho, vamos te ajudar.

Veja como funciona um ambiente de trabalho que os profissionais não possuem autonomia e como isso afeta o desenvolvimento de sua empresa de forma geral.

A primeira consequência é a produtividade baixa. Um trabalho engessado e muito controlador pode significar uma grande diminuição da criatividade dos colaboradores.

Essa é uma situação bastante perigosa, afinal, pode prejudicar de forma direta a produtividade, causando uma drástica diminuição que impacta no resultado final de toda a empresa.

Além disso, outra consequência comum é a desmotivação, que também pode ser causada pela falta de liberdade em tomar decisões.

Processos muito burocráticos e controladores dentro das empresas podem resultar em uma equipe desmotivada e sem vontade de propor soluções inovadoras e apresentar estratégias que requerem algum tipo de criatividade.

Afinal, é preciso liberdade e flexibilidade para que o processo criativo aconteça. Ninguém consegue inovar em um ambiente que reprime a expressão de opiniões.

Como trabalhar a autonomia no trabalho?

Agora que você já sabe o que é autonomia no trabalho e a importância desse conceito no dia a dia corporativo, aprenda como trabalhar a autonomia dentro de sua empresa e com a sua equipe.

Lembre-se que pode levar um tempo até as mudanças acontecerem e a autonomia realmente entrar em vigor, afinal, pode ser necessário mudar toda a estrutura do seu ambiente de trabalho.

O primeiro passo para trabalhar a autonomia em um local de trabalho é confiar em sua liderança como gestor.

Confiar em sua própria liderança significa guiar os colaboradores para fazer o melhor trabalho possível e confiar que eles irão atuar conforme sua liderança.

Isso pode parecer simples, mas a grande maioria dos gestores comete o erro de sufocar a equipe e microgerenciar todos do time. Não faça isso.

Confie em seu trabalho como gestor e nos profissionais que estão em suas equipes, eles farão o melhor trabalho a partir da sua liderança.

Como incentivar a autonomia no trabalho?

autonomia no trabalho em equipe

Algumas ações simples no dia a dia de trabalho incentivam a autonomia da equipe e podem fazer com que você ganhe produtividade e eficiência em sua empresa.

Ações simples como realizar um bom processo de contratação, construir uma cultura de autonomia, criar metas em grupo e aprimorar a comunicação podem render um ótimo resultado final. Saiba mais sobre cada uma dessas ações e como implementá-las!

– Realize um bom processo de contratação

O primeiro passo é logo na contratação e pode evitar muita dor de cabeça. Afinal, o ideal é encontrar pessoas que possuam uma mentalidade de acordo com os princípios da empresa.

Se o seu objetivo é cultivar uma cultura de autonomia e inovação, procure por colaboradores criativos e com a mesma mentalidade.

Alguns profissionais precisam de orientação e supervisão constante, e não irão se beneficiar da autonomia da mesma forma.

– Entenda o perfil dos colaboradores

Outro ponto importante é avaliar o perfil de cada colaborador, para conhecer melhor os pontos fortes e os pontos fracos de cada um.

Dessa forma, é possível conceder autonomia e liberdade em diferentes níveis, de acordo com os pontos fortes de cada um.

Além disso, você pode gerenciar melhor a sua equipe a partir de uma análise detalhada do perfil de cada profissional.

– Construa uma cultura de confiança

Os líderes precisam estar dispostos a delegar funções e a confiar em sua equipe de forma plena, caso contrário, isso pode ser visto como uma hesitação causada pela falta de confiança.

A falta de confiança no ambiente de trabalho é extremamente prejudicial e afeta toda a cultura de confiança e autonomia.

Portanto, não hesite em delegar funções aos seus funcionários. Se perceber que a equipe ainda não está preparada, comece com funções e tarefas mais simples, mas que ainda assim requeiram habilidades essenciais dos colaboradores.

– Crie metas em grupo

Uma ótima maneira de gerenciar um time autônomo é criar metas e indicadores a serem cumpridos em grupo.

Essas metas servirão como uma orientação, um “norte” para o time saber em qual direção eles devem seguir.

Dessa forma, os profissionais terão a liberdade de realizar as tarefas da melhor forma que encontrarem e de acordo com os objetivos e orientações da empresa.

Assim, você dá liberdade e confiança ao seu time, ao mesmo tempo em que tem a certeza de que o trabalho está sendo cumprido de acordo com o que você propôs.

– Treine e incentive o desenvolvimento do time

Permitir que a sua equipe se adapte da melhor forma que encontrarem à suas orientações com certeza é uma ação que incentiva a autonomia no trabalho. Além disso, garante que os funcionários estejam envolvidos no trabalho.

Portanto, incentive o desenvolvimento do seu time a partir de ações desse tipo.

Se você continuar a colocar barreiras e controlar excessivamente todos os passos dos profissionais, acabará com um ambiente desmotivado e funcionários pouco produtivos.

Os líderes e gerentes devem encontrar um equilíbrio entre liberdade e suporte, para que o objetivo da empresa seja claro.

– Aprimore a comunicação entre suas equipes

O último ponto essencial para incentivar a economia no trabalho é aprimorar a comunicação entre as equipes.

Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares, para discutir prazos e melhores estratégias, revisar o progresso da equipe e passar orientações de forma geral.

Uma equipe com autonomia não significa uma equipe desassistida.

Dessa forma, é preciso incentivar a comunicação para que haja uma maior eficiência em todos os processos e para garantir que os objetivos da equipe estejam de acordo com os objetivos dos líderes e da empresa.

Conheça a Conexa Corporate

Pensando nisso, a Conexa Corporate pode te ajudar a proporcionar uma autonomia e liberdade para a sua equipe. Oferecemos cuidados e bem estar de forma fácil e digital, para te ajudar independente da sua localidade.

Oferecemos apoio e uma atenção para os colaboradores de sua empresa, o que ajuda a ter certeza de que a equipe está bem e pronta para o trabalho.

Além disso, podemos contribuir muito para a autonomia no ambiente corporativo, para otimizar o seu negócio e para reduzir custos de forma geral. Saiba mais!

Conclusão

autonomia no trabalho promove ambiente que favorece

Agora você já sabe como funciona a autonomia no trabalho e a importância de aplicar este conceito em sua empresa.

Lembre-se de todos os passos essenciais para atingir este objetivo, como realizar um bom processo seletivo, construir uma cultura de confiança e liberdade dentro da empresa, criar metas em grupo, aprimorar a comunicação da equipe e desenvolver o desempenho do time.

Conheça a Conexa Corporate para te auxiliar nessa função e fornecer o melhor cuidado e atenção para você e o seu time.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!