Ferramentas de RH para seleção, desenvolvimento e gestão de pessoas

ferramentas de rh ferramentas digitais para rh

As ferramentas de RH são uma ampla gama de soluções que ajudam as organizações a administrar suas atividades diárias de RH de forma eficaz.

Sendo assim, as ferramentas de RH aproveitam o poder da automação permitindo economizar tempo, cortar custos e gerenciar facilmente seus funcionários.

As ferramentas de RH lidam com todos os principais processos de RH, desde novos pedidos de contratação até entrevistas de saída dos funcionários.

Com base na exigência, as organizações podem optar por um software de RH simples que trata de tarefas administrativas diárias como gerenciamento de férias, gerenciamento de folha de horas, etc.

Ou, podem optar por um software que trate de áreas estratégicas de RH como recrutamento e gestão de desempenho.

Escolher a ferramenta correta de RH é um processo complexo, uma vez que há muito planejamento e avaliação envolvidos.

O que são ferramentas de RH?

ferramentas de rh recursos humanos
Ferramentas de RH: profissionais do setor..

Além de melhorar o trabalho e deixar o RH estratégico, as ferramentas de RH possibilitam a automação de processos burocráticos, manuais e repetitivos, como a folha de pagamento, por exemplo.

Assim, o profissional de Recursos Humanos que antes fazia uma tarefa demorada, será direcionado para áreas que necessitem de maior atenção.

Boas ferramentas de Recursos Humanos precisam responder de forma simples às necessidades básicas de RH.

Tais como a gestão dos processos seletivos, o tratamento de dados pessoais dos colaboradores, a comunicação interna ou a avaliação da atividade profissional dos colaboradores.

Isso significa otimizar o tempo de trabalho deste departamento — e existe uma ferramenta específica para isso: um software de Recursos Humanos.

Quais as principais funções do RH?

ferramentas de rh principais ferramentas de treinamento e desenvolvimento
Ferramentas de RH: entrevista online.

Um departamento de recursos humanos pode fornecer à sua organização estrutura e a capacidade de atender às necessidades comerciais através do gerenciamento dos recursos mais valiosos de sua empresa – seus funcionários.

Existem várias funções de RH, entre elas:

1. Planejamento de recursos humanos

A primeira função de RH tem tudo a ver com o conhecimento das necessidades futuras da organização. De que tipo de pessoas a organização precisa, e quantas?

Saber disso moldará o recrutamento, seleção, gestão de desempenho, aprendizagem e desenvolvimento, e todas as outras funções de recursos humanos.

2. Recrutamento e seleção

A segunda função de RH envolve atrair pessoas para trabalhar para a organização e selecionar os melhores candidatos.

Uma vez que os candidatos se inscrevem, o processo de seleção é um instrumento de RH para escolher os candidatos mais qualificados e de maior potencial.

Os desenvolvimentos tecnológicos no recrutamento foram muito rápidos e, como resultado, existem diferentes tipos de ferramentas de recrutamento para cada parte do seu funil de recrutamento.

3. Gestão de desempenho

A gestão de desempenho é essencial para garantir que os trabalhadores permaneçam produtivos e engajados. Uma boa gestão de desempenho envolve boa liderança, definição clara de metas e feedback.

As ferramentas de gerenciamento de desempenho incluem a revisão (bi)anual do desempenho, na qual o funcionário é revisado por seu gerente.

A gestão do desempenho também é um instrumento para fechar a lacuna entre a força de trabalho que você tem hoje e a que você quer ter amanhã.

4. Aprendizado e desenvolvimento

Permitir que os funcionários desenvolvam as habilidades necessárias para o futuro é uma responsabilidade essencial para o RH.

Isto também está relacionado à primeira função de RH que listamos, na qual o RH faz a ponte entre a força de trabalho atual e a força de trabalho necessária no futuro próximo.

5. Planejamento de carreira

A quinta função do Gerenciamento de Recursos Humanos é o planejamento de carreira, orientação e desenvolvimento para os funcionários.

Mostrar aos funcionários como sua ambição pode se alinhar com o futuro da empresa ajuda a mantê-los engajados.

Para a empresa, há os benefícios de um melhor planejamento de sucessão, maior produtividade e uma marca mais forte.

6. Avaliação da função

Como as empresas e a sociedade mudam, isso também deve ser uma função de RH. A avaliação da função é um aspecto técnico do RH.

Ao avaliar a função de RH, o departamento garante o sucesso da empresa tanto em nível estratégico quanto com a prestação de serviços e suporte.

7. Remuneração

Recompensar os funcionários por seu trabalho é uma função que é impossível não cumprir.

A remuneração e os benefícios são fundamentais para atrair o tipo certo de candidato para a função e para a empresa.

8. Comunicação dos funcionários

De acordo com Dave Ulrich, um dos papéis-chave do RH é ser um ativista confiável para os funcionários.

Os funcionários precisam ser informados e ouvidos sobre diferentes tópicos que são relevantes para eles.

9. Saúde e segurança

O RH desempenha um papel importante na criação e implementação de regulamentos de saúde e segurança.

Tornar essas regulamentações parte da cultura da empresa é uma das principais funções do RH.

Para que servem as ferramentas de RH?

ferramentas de rh principais ferramentas de rh
Ferramentas de RH: profissionais se cumprimentando.

A tecnologia tornou o RH mais eficiente tanto na busca de novos funcionários quanto no gerenciamento da folha de pagamento.

O monitoramento e a avaliação do desempenho e a gestão dos benefícios sociais da empresa também são muito bem tratados.

Empresas bem gerenciadas tentam evitar a rotação excessiva de pessoal nos cargos mais altos, monitorando, entre outras coisas, os salários e os benefícios dos funcionários em funções similares.

Se você quiser manter o pessoal chave de sua empresa, você precisa ser capaz de garantir que eles estejam motivados e não procurem outras oportunidades de emprego.

Benefícios significativos são obtidos pela realização de tarefas padrão de gerenciamento de RH usando ferramentas digitais de última geração que fornecem muito mais do que o software usual para folha de pagamento, contribuições à seguridade social e gerenciamento de faltas.

Tarefas que em muitas empresas são gerenciadas utilizando diferentes plataformas podem agora ser administradas de forma eficiente e eficaz para alcançar os objetivos da empresa.

Qual a importância do RH adotar ferramentas para exercer suas funções?

ferramentas de rh ferramentas gratuitas para recrutamento e selecao
Ferramentas de RH: seleção de profissionais.

Aqui estão as tarefas desempenhadas pelas ferramentas de RH e como elas são importantes para a empresa:

1. Plataformas HRMS

Os departamentos de recursos humanos têm muitos dados sobre funcionários, e informações para digitar, armazenar e recuperar conforme necessário.

A ferramenta de escolha para o processamento dessas informações é um sistema abrangente de gerenciamento de recursos humanos.

Seja uma solução de software ou um SaaS, uma plataforma HRMS é essencial para uma gestão eficaz.

A maioria das ferramentas do HRMS fornece uma plataforma central para o gerenciamento de RH e muitas vezes há módulos ou integrações para o gerenciamento de folha de pagamento, benefícios e avaliação de desempenho.

O Bizneo HR é um software de Recursos Humanos que eleva a gestão de pessoas a outro nível. Com +10 módulos, fornece soluções tecnológicas que otimizam todas as etapas do ciclo de vida do funcionário: recrutamento, avaliação, treinamento, desenvolvimento e retenção.

Um dos pontos mais valorizados pelos clientes é sua facilidade de integração com outras ferramentas – fornecedores (software de folha de pagamento, testes psicométricos, controle de acesso e presença, ERPs).

Software de RH Bizneo

Em resumo, a tecnologia mais robusta do mercado para impulsionar a gestão de RH e cuidar ao máximo do maior patrimônio de uma empresa: seus colaboradores. Faça uma demonstração gratuita, clicando aqui.

2. Gerenciamento de Recrutamento

O uso de plataformas digitais de RH para gerenciar o recrutamento é muito eficaz. Pois, o software de recrutamento simplifica o processo de seleção de candidatos.

Ele permite publicar anúncios de emprego, receber e classificar candidaturas, gerenciar o processo de seleção de candidatos e realizar outras funções, eliminando o incômodo de gerenciar estes processos manualmente.

Durante este processo, depois que os candidatos são selecionados, cada um precisa ser entrevistado a fim de avaliar sua experiência e motivação, e então o candidato mais adequado é escolhido.

3. Monitoramento de desempenho

O número de empresas que utilizam abordagens comportamentais para avaliar e monitorar o desempenho dos funcionários está aumentando drasticamente. Em alguns casos, porém, isto ainda é feito através de uma reunião anual.

Muitas vezes este procedimento ocorre sem a objetividade necessária, com base em parâmetros que não estão estritamente ligados aos resultados ou ao rendimento de cada funcionário.

É importante identificar objetivos individuais para funcionários e monitorar continuamente o desempenho, dando abertamente feedback e avaliação ao gerente e ao funcionário em uma base contínua.

4. Serviço de folha de pagamento e inovação digital

Todas as empresas esperam que o departamento de RH seja muito eficiente no gerenciamento da folha de pagamento.

Esta pode parecer ser uma área que mudou pouco em comparação com o passado, já que a forma de processamento da folha de pagamento, impostos e pagamentos dos funcionários é geralmente menos sujeita a mudanças.

Entre as melhorias das novas plataformas de folha de pagamento, em comparação com o software clássico de administração de folha de pagamento, estão a simplificação dos processos.

Além disso, a gestão baseada em nuvem e a clareza para o funcionário, que pode acessar seus dados remotamente e avaliar o que a empresa está fazendo por ele.

Principais ferramentas de gestão de pessoas

ferramentas de rh ferramentas de gestao de pessoas pdf
Ferramentas de RH: reunião profissional.

Feedback

O feedback é uma forma de entender as necessidades, exigências e desempenhos dos funcionários de uma empresa.

Sendo assim, um feedback contínuo ajuda as empresas a evoluir à medida que estão melhor preparadas para as melhorias necessárias, com base nas respostas recebidas.

Afinal, uma organização é uma rede complexa de funcionários que trabalham em vários departamentos, setores e áreas. Nesse sentido, cada funcionário tem uma função, responsabilidade e capacidade de tomada de decisões diferentes.

No entanto, todos trabalham em direção aos objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Portanto, o monitoramento constante do trabalho que está sendo realizado é importante para a empresa.

É aqui que o feedback é um aspecto importante na compreensão do trabalho realizado por um funcionário. Este mecanismo estabelecido nas empresas é frequentemente referido como feedback organizacional.

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um sistema ou processo no qual os funcionários recebem um feedback confidencial e anônimo das pessoas que trabalham ao seu redor.

Os formulários de feedback incluem perguntas que são medidas em uma escala de classificação e também pedem aos avaliadores que forneçam comentários por escrito.

A pessoa que recebe feedback também preenche uma pesquisa de auto avaliação que inclui as mesmas perguntas de pesquisa que outras pessoas recebem em seus formulários.

Os gerentes e líderes dentro das organizações utilizam avaliação 360 graus para obter uma melhor compreensão de seus pontos fortes e fracos.

A avaliação 360 graus informa automaticamente os resultados e os apresenta em um formato que ajuda o destinatário do feedback a criar um plano de desenvolvimento.

Avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho é definida como um procedimento formal e produtivo para medir o trabalho e os resultados de um funcionário com base em suas responsabilidades profissionais.

Ela é usada para medir a quantidade de valor agregado por um funcionário em termos de aumento da receita comercial, em comparação com os padrões do setor e do retorno sobre o investimento geral do funcionário.

A avaliação de desempenho também desempenha um papel direto no fornecimento de feedback periódico aos funcionários, de modo que eles sejam mais autoconscientes em termos de suas métricas de desempenho.

Avaliação de clima organizacional

A pesquisa do clima organizacional é uma das ferramentas mais importantes disponíveis para a área de recursos humanos. Ela pode ajudar uma organização a criar as condições necessárias para melhorar seus resultados comerciais e a retenção de seus talentos.

O clima organizacional é uma construção, ou seja, um conceito criado a partir de outros conceitos. Portanto, quando falamos de clima, necessariamente falamos de seus componentes.

De acordo com a literatura científica sobre o assunto, o clima organizacional é sobre as percepções dos funcionários em relação a vários aspectos de sua experiência, como por exemplo:

  • Remuneração e benefícios;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Equidade quanto a méritos e promoções;
  • Equipamento de trabalho (software, escritório, computadores, etc.);
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança direta.

Mentoring

Mentoring é o sistema de treinamento de funcionários sob o qual uma pessoa sênior ou mais experiente  é designada para atuar como um conselheiro ou guia.

Ou seja, o mentor é responsável por fornecer apoio e feedback sobre a pessoa a seu cargo.

Principais ferramentas de treinamento e desenvolvimento

ferramentas de rh ferramentas de rh recrutamento e selecao
Ferramentas de RH: candidatos a vaga de trabalho.

One on one

As reuniões individuais (one on one) são reuniões regulares entre o gerente e o funcionário.

As reuniões permitem ao gerente preparar o funcionário para o sucesso, tendo discussões mais amplas sobre desafios e soluções, assim como metas e desenvolvimento profissional geral.

Como parte da liderança intencional, ela têm vários benefícios tanto para o gerente quanto para o funcionário, inclusive:

  • Supervisionar e discutir questões e preocupações;
  • Fornecer e receber feedback informal;
  • Discutir objetivos e desenvolvimento profissional;
  • Desenvolver a confiança e construir a relação entre empregado e gerente;
  • Permitir tempo dedicado à gestão de desempenho;
  • Promover o engajamento, a retenção e a melhoria do desempenho dos funcionários;
  • Criar tempo para acompanhar as discussões anteriores.

DISC

O teste DiSC é uma ferramenta poderosa para analisar rapidamente o perfil de personalidade humana, descrevendo os tipos de DISC dominantes e subdominantes das pessoas e a caracterização textual concisa de um perfil de personalidade.

O uso do conceito de personalidade DISC é uma ferramenta valiosa no trabalho diário dos especialistas em RH no recrutamento, adaptação do pessoal e treinamento para a formação de equipes.

Isso significa que o uso do DiSC desde a primeira entrevista traz mais chances de contratar o candidato certo. Pois, esta ferramenta ajuda a se tornar mais eficaz em destacar o melhor dos funcionários e em criar uma experiência próspera para os funcionários e uma gestão bem sucedida da força de trabalho.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Um plano de desenvolvimento individual (PDI) é uma ferramenta para auxiliar os funcionários no desenvolvimento profissional e pessoal.

Seu objetivo principal é ajudar os funcionários a alcançar as metas de carreira de curto e longo prazo, bem como melhorar o desempenho profissional atual.

Um PDI não é uma ferramenta de avaliação de desempenho ou uma atividade pontual. Deve ser visto como uma parceria entre o funcionário e o supervisor. Pois, ele envolve preparação e feedback contínuo.

Principais ferramentas de recrutamento e seleção

ferramentas de rh ferramentas de rh
Ferramentas de RH: recrutamento de profissional.

Redes sociais

Ao longo dos anos, o uso extensivo das redes de comunicação social como premissa da vida diária das pessoas e organizações tem aumentado, tornando todos ainda mais vulneráveis, de uma forma ou de outra, a cada dia que passa.

O uso das redes sociais aumentou significativamente nos últimos anos e se tornou uma ferramenta do dia-a-dia de muitos indivíduos, tanto para fins de comunicação como para poder fazer conexões úteis, tanto por razões pessoais como profissionais.

O LinkedIn é uma plataforma de mídia social mais eficaz para recrutamento. Cerca de 70% das organizações utilizam as mídias sociais para procurar e selecionar candidatos.

Os empregadores também são menos propensos a contratar um candidato devido a informações ou fotografias inadequadas postadas em suas mídias sociais.

Entrevista

Embora nem sempre sejam as mais confiáveis, as entrevistas continuam sendo a ferramenta de recrutamento e seleção mais utilizada. Entrevistas por telefone e entrevistas presenciais devem fazer parte de seu processo de recrutamento.

A chave para fazer das entrevistas um sucesso para você está em fazer as perguntas certas, mantendo o processo consistente entre todos os candidatos e permanecendo imparcial durante todo o processo.

Softwares de análise comportamental

A avaliação comportamental é uma metodologia que visa analisar o indivíduo através de seu comportamento. Desta forma, ela observa e considera as qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos, virtudes e vulnerabilidades presentes, classificando e categorizando cada candidato.

Esta metodologia pode ser utilizada internamente ou durante o processo de recrutamento e seleção. Para a avaliação interna, o objetivo é ter clareza e assertividade em relação à rotina de cada funcionário, de modo que, desta forma, possa impactar na busca de resultados.

Através de influências internas e externas, o comportamento do indivíduo é moldado pela criação, família, sociedade, religião, a forma natural de ser, sentir, perceber, compreender e se relacionar com o mundo e as pessoas.

Por esta razão, a análise comportamental nunca é superficial, pois acaba sendo um estudo profundo de cada indivíduo.

Testes de conhecimentos

O teste de conhecimentos é um método centralizado para adquirir e documentar informações durante o processo de contratação. Alguns destes testes podem detalhar se o candidato pode executar tarefas de forma eficaz no local de trabalho.

Os empregadores têm muitas razões para usar os testes, entre eles para acelerar o processo de contratação, testar as habilidades de um candidato e para aumentar a qualidade das entrevistas.

Dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo é uma atividade que promove o engajamento e a colaboração de pessoas em busca de um objetivo. No caso da sua aplicação na fase de recrutamento e seleção, ela é indispensável para saber se o futuro colaborador é comunicativo, proativo, empático, objetivo, entre outros pontos.

Testes psicológicos

Embora a entrevista seja o método mais comum, os testes psicológicos são considerados uma forma mais objetiva e válida de avaliar o grupo de candidatos. Os testes psicológicos são o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia para obter uma indicação de traços comportamentais individuais.

Além disso, os testes psicológicos podem prever quais candidatos desempenharão melhor um determinado papel e também podem identificar habilidades e atitudes relacionadas ao trabalho.

Exames médicos

No geral, a análise do exame admissional abrange:

  • Checagem do histórico de doenças;
  • checagem no histórico de exposição a riscos em antigos empregos;
  • exames físicos de rotina;
  • exames psicológicos;
  • Caso algum problema seja identificado, pode ser pedido um exame para checar mais a fundo.

Conheça os benefícios da Conexa Corporate

É um produto voltado para empresas capaz de oferecer soluções digitais independente da localidade.

Assim, oferece apoio e bem-estar a funcionários e outros colaboradores de empresas, ajudando a reduzir custos e otimizar o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

As ferramentas de RH permitem às empresas tirar o máximo proveito de sua força de trabalho. Além disso, os recursos humanos podem estar no coração da transformação digital de uma empresa.

Além disso, o RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, reforço e mudança da cultura de uma organização.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!