Amor-próprio: saúde integral é um gesto de autocuidado!

veja dicas para cuidar do amor-próprio

No dicionário, a palavra “amor”, de modo geral, é definida como uma grande afeição atribuída a outra pessoa, acompanhada de afetos positivos como a ternura e o zelo. No entanto, não se pode esquecer que o amor-próprio, acompanhado de cuidados com a gente mesmo, também é uma importante maneira de amar.

E é exatamente aí que entram os cuidados com a saúde. Muitas vezes, as pessoas se preocupam se os filhos estão se alimentando corretamente ou se os pais estão seguindo um tratamento da forma adequada. Mas por que essa atenção perde a força quando se trata de nós mesmos?

Cuidar do corpo e da mente, ou seja, focar na sua saúde integral, precisa fazer parte do seu dia a dia, da mesma forma como você cuida daqueles que ama. Mesmo que seja um desafio.

Aliás, para muitas pessoas, o conceito de amor-próprio pode estar relacionado a algo mais sentimental, sem relação alguma com a ciência. Porém, estudos mostram que esse tipo de amor é fundamental para a saúde e o bem-estar, afastando significamente transtornos como a ansiedade e a depressão. Entenda melhor com a leitura!

O que é amor-próprio?

O amor-próprio é um estado de contemplação de si mesmo. Ou seja, é o apreço que uma pessoa sente por ela própria. E esse sentimento é capaz de crescer por meio de ações que sustentem o autocuidado físico, emocional e espiritual.

Assim, o amor-próprio representa uma alta consideração pelo seu bem-estar e felicidade pessoais. É procurar atender às suas necessidades e não sacrificar-se para agradar os outros.

Nesse sentido, é importante destacar que esse tipo de amor pode representar algo diferente para cada pessoa, já que todo mundo possui distintas maneiras de cuidar de si mesmo. No entanto, para todos, a própria saúde deve ser um elemento fundamental.

Como colocar o amor-próprio em prática?

Como dito acima, existem diferentes maneiras de cuidar de si mesmo, praticando o amor-próprio. E para que você possa começar, separamos algumas opções de autocuidado. Assim, escolha as que melhor atendam às suas necessidades:

    • Não se compare aos outros – somos todos diferentes, com diferentes histórias. Ame a sua jornada;
    • Observe seus pensamentos – evite focar em situações negativas e pessimistas. Acreditar é o primeiro passo para qualquer coisa dar certo. Pense em sua mente como sua criança interior: seja gentil com ela;
    • Realize ações baseadas na necessidade e não no desejo. Ao se focar no que precisa, você se afasta de padrões de comportamento automáticos e que te fazem mal;
    • Se perdoe! Isso mesmo, se permita cometer erros. Ao errar, haja com a mesma generosidade com que perdoa as falhas dos outros. Ninguém é perfeito, inclusive você;
    • Priorize a sua saúde. Para isso, nutra o seu corpo com alimentos saudáveis, faça exercícios físicos (o que você escolher), durma o número de horas necessárias para descansar, faça terapia.

Cuidar da sua saúde integral (mente e corpo) é a melhor atitude que você pode ter consigo mesmo e com aqueles que ama. Veja que estar saudável não significa estar com a aparência das capas de revistas, mas sim estar em dia com as consultas médicas e com bons resultados nos exames.

Sim, você merece ficar bem e ser feliz! 

O amor-próprio, assim como em qualquer outro relacionamento, demanda carinho, empatia, paciência. Como o nome diz, é uma forma de amar a si mesmo. Assim, busque diferentes maneiras de autocuidado e encontre o que te faz realmente feliz e saudável.

Acima, você viu algumas dicas. Mas a melhor maneira de se cuidar é sempre aquela que funciona para VOCÊ. Ame e respeite quem você é, as suas particularidades, desejos e necessidades.

Nessa jornada, não deixe de contar com a Conexa. Aqui, você pode agendar consultas on-line com nutricionistas, médicos e psicólogos no conforto da sua casa. A gente cuida de tudo para que você possa cuidar de você.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!