Aplicativos de Saúde: Entenda sua importância e conheça os melhores

aplicativos de saude aplicativo de saude sus

Você utiliza aplicativos de saúde? Com a chegada do fenômeno da globalização e as mudanças que ocorreram no mundo desde então, muitos setores da vida humana passaram por adaptações. No âmbito da saúde não foi diferente, o mundo viveu uma verdadeira evolução nos últimos anos.

Nos dias de hoje é comum encontrar os famosos aplicativos fazendo parte da vida das pessoas, são eles que vem otimizando e melhorando cada vez mais os serviços em geral. Existem aplicativos de comidas, deslocamento, séries online, e claro, existem aplicativos da área da saúde.

E não para por aí. Os aplicativos ligados à Medicina são diversos e com vários tipos de propostas. Existem desde aqueles que esclarecem dúvidas, até outros que fazem registro de prontuários e outras informações médicas.

Sendo assim, quando o assunto é a relevância desses meios de comunicação e a troca de informações, considera-se que os aplicativos são confiáveis e são excelentes formas de deixar mais prático e rápido o acesso a esses meios.

O que são os aplicativos de saúde?

aplicativos de saude nomes de aplicativos de saude

Os aplicativos de saúde são ferramentas online de armazenamento de informações. Isso quer dizer que diferente de alguns anos atrás, não é mais necessário que você guarde informações importantes em papéis em casa ou no hospital.

E não é só para você.

Os hospitais, clínicas e consultórios também desfrutam dessa ferramenta para registrar o que é importante e facilitar o acesso pelo profissional que necessitar realizar consultas.

Em outras palavras, os aplicativos são estratégias de apoio que armazenam dados online de cada paciente, sem a necessidade desse registro físico. Exemplo disso foi a Carteira de Vacinação da Covid-19 que muitas pessoas passaram a fazer uso nesse último ano.

O Ministério da Saúde do Brasil lançou o app Coronavírus-SUS, esse aplicativo tem como objetivo alertar sobre as ondas de gravidade do Covid e também as demais notícias que surgem no mundo sobre a pandemia.

Vale ser destacado que esse aplicativo não está disponível para qualquer celular, é necessário uma versão atualizada de IOS para o uso efetivo desse meio.

Ademais, os aplicativos são de fundamental importância para a área da saúde. Em 2020, com a pandemia em destaque, muitas informações passaram a ser deflagradas como verdadeiras e a confundir muitas pessoas.

Com o Coronavírus-SUS essa situação mudou, o aplicativo ficou responsável por propagar apenas informações verdadeiras e desmentir quaisquer fakenews que surgissem sobre a doença ou sobre as condutas adotadas no Brasil.

Dessa maneira, ficou mais simples o acesso a informação de qualidade e de veracidade. Além disso, passou a contar com um mecanismo de esclarecimento, ou seja, as buscas sobre a pandemia que estavam em alta eram esclarecidas pelo aplicativo.

Qual a importância dos aplicativos de saúde?

aplicativos de saude melhores aplicativos de saude

O principal benefício dos aplicativos de saúde está em sua sustentabilidade, praticidade, e fidelidade com a verdade.

É comum que hoje, com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia informativa, as pessoas fiquem mais independentes de papéis e outros tipos de registros que antes consumiam uma grande quantidade principalmente de plástico e papel.

O que sem dúvidas gera um impacto sustentável muito grande no mundo, já que existem softwares e aplicativos de celular que economizam centenas de folhas e pastas. Sem contar os locais de armazenamento, salas e demais espaços que eram antes criados apenas para guardar esses registros.

Além disso, a facilidade que os aplicativos trouxeram para a vida das pessoas também é de grande relevância. Antes, era comum que qualquer pessoa tivesse que guardar com cuidado papéis como carteira de vacinação, exames de imagem e etc.

O que agora é acessado por qualquer dispositivo com login e senha. É ou não é uma evolução?

Essa independência não só facilita o dia a dia como também torna possível que acidentes que antes causavam transtornos para a recuperação desses papéis agora não sejam mais tão impactantes nesse sentido.

E claro, outra importância considerável é o comprometimento com a verdade. Aplicativos sérios como os lançados pelo Ministério da Saúde, dão credibilidade às informações divulgadas e evitam que notícias falsas sejam disseminadas por aí.

Tudo isso, vem fazendo parte da vida das pessoas há não muitos anos e tem mostrado relevância significativa.

O que é uma evolução para a sociedade que antes ficava refém de maneiras mais tradicionais de registros que não eram capazes de fornecer a garantia que esses meios oferecem.

Vantagens dos aplicativos de saúde na gestão do atendimento

aplicativos de saude aplicativos saude e fitness

Assim como existem benefícios para os pacientes da saúde, há também para os profissionais da área que conseguem realizar um trabalho mais otimizado e com mais garantia das informações ali presentes.

Relação mais próxima com os pacientes

Sem dúvidas uma das vantagens desse novo modo de registro de dados é a proximidade gerada entre quem será atendido e quem está atendendo. Isso porque o acesso às informações do doente são mais facilmente acessadas e em menos tempo.

Seja um médico ou outro profissional, é possível que ele tenha acesso em poucos minutos a todos os dados que existem sobre aquela pessoa em prontuários ou fichas médicas. E com essa facilidade para conhecer mais sobre o caso é que está o vínculo melhorado.

Quando se conhece mais sobre quem está sendo atendido, é possível abordá-lo com mais intimidade.

Isso não apenas permite que o profissional seja mais certeiro na abordagem como também transmite credibilidade, já que o indivíduo sente-se mais familiar em relação a quem está lhe atendendo.

Otimização na gestão

Antes de mais nada é preciso pensar em como durante muitos anos foi necessário que as pessoas tivessem pilhas de pastas com diferentes informações sobre um mesmo paciente. O que por anos necessitou que fossem criadas maneiras de simplificar a forma de encontrar informações.

Mesmo com tentativas como organização por ordem alfabética ou coisas do tipo, fazer essa análise torna-se mais demorada e cansativa. Já com os aplicativos atuais é possível pesquisar palavras chaves e em minutos encontrar o que busca.

E claro, dessa maneira, houve um ganho quanto a otimização e também o espaço de tempo entre o acesso e o atendimento. Outro ponto a ser destacado que também contribui para essa melhora, é a velocidade com que exames passaram a chegar vindos dos laboratórios.

Sem dúvidas, o que antes poderia levar dias, e chegar em levas, agora é acessado em minutos pelo atendente ou mesmo o paciente. Já que os exames assim que realizados e passados por análise são lançados no sistema e chegam até o consultório.

Agendas mais dinâmicas

E claro, as agendas também ganharam mais vantagens com esse sistema. Hoje em dia existem aplicativos que são capazes de dar acesso aos pacientes que desejam consultar para que verifiquem com mais clareza os dias e horários disponíveis.

Sem contar que em situações de desmarque ou cancelamento, tornou-se possível realizar encaixes mais rápidos sem a necessidade de ficar ligando e buscando por pacientes como costumavam-se fazer.

Agora, em minutos quando uma vaga surge de última hora, os interessados nela podem verificar e receber notificações, o que melhora a dinâmica das agendas para os médicos e para os pacientes que estão aguardando esse tipo de oportunidade.

Quais são os aplicativos disponíveis para pacientes e profissionais da saúde?

aplicativos de saude aplicativos para profissionais da saude

Existem alguns aplicativos disponíveis para os médicos e também para os pacientes que podem auxiliar no momento de acompanhar o estado de saúde. Eles estão distribuídos em diversas formas e modelos.

Aplicativos de saúde e bem estar

Saúde, aplicativo da Apple

Quem tem celulares ou dispositivos da Apple já deve conhecer esse aplicativo. Ele faz a contagem de passos, ritmo cardíaco, e possui uma ficha técnica para ser preenchida pelo usuário no momento do cadastro.

Sendo assim, é possível que sejam feitas análises constantes sobre o seu estado de saúde naquele dia em relação a alguns sinais vitais  e relações antropométricas, se houver atualização das mesmas.

É nele que muitas pessoas fazem o controle dos passos diários que são dados, limites alcançados em atividades físicas e também consultam informações pessoais como tipo sanguíneo e doenças crônicas pertencentes.

Esse sem dúvidas é um dos aplicativos mais usados para analisar e acompanhar a saúde do indivíduo no dia a dia, seja em estado de repouso ou se exercitando por aí com o aparelho por perto.

Pillboxie

Esse é mais um modelo de aplicativo que pode ser um grande aliado de pessoas que precisam fazer uso de remédios com frequência. Isso porque ele tem um mecanismo que permite que sejam configurados lembretes para chamar a atenção do indivíduo para tomar seus medicamentos.

E não para por aí, é possível ter acesso às bulas e as doses necessárias por meio do aplicativo. Sendo então acessado em alguns minutos e esclarecendo dúvidas por meio de textos ou mesmo imagens dos medicamentos.

Aplicativo Conexa Saúde

O Aplicativo Conexa Saúde é exclusivo para colaboradores de empresas parceiras da Conexa ou pacientes de planos de saúde que utilizem a nossa plataforma.

Através do app, você tem acesso a diversos serviços como marcação de consultas com profissionais de diversas especialidades.

Entre as especialidades cobertas pelo app Conexa Saúde estão psicologia, nutrição, cliníca geral, entre outras. Se você é um colaborador de uma empresa parceira, baixe o aplicativo e veja as vantagens que um bom serviço de telemedicina completo pode trazer para você.

Com consultas por vídeo sem sair de casa, você pode entrar em contato com cardiologistas, pediatras, ginecologistas, entre outros.

Além disso, com o aplicativo Conexa Saúde você pode ter o seu histórico de saúde Seu histórico de saúde na palma da sua mão: solicitações e resultados de exames, atestados, receitas médicas e outros documentos importantes para que você e seu médico tenham acesso e possam dar prosseguimento nos atendimentos e tratamentos que você precisa fazer.

Baixe já o aplicativo da Conexa Saúde para Android ou para iOs clicando nos links destacados!

Se você representa uma empresa e ainda não tem parceria conosco, conheça mais sobre as vantagens clicando aqui.

aplicativos de saude aplicativo saude covid

Aplicativos para profissionais da saúde

iMedicina

Sem dúvidas esse é um dos sistemas mais completos disponíveis no mercado. O iMedicina é um sistema de software que fornece todas as ferramentas necessárias para que um consultório ou clínica cresça no mercado.

Esse sistema fornece ao médico acesso a prontuários eletrônicos, fichas médicas, agendas virtuais, e vários outros serviços que são capazes de otimizar a gestão dos consultórios, clínicas e hospitais.

Isso porque conta com tecnologia de ponta e faz parte do maior grupo de telemedicina da América Latina. Nele você não apenas encontra apoio tecnológico como também com uma empresa séria e com todo suporte necessário.

Para quem é profissional da saúde, esse sem dúvidas é um modelo de sistema que não pode ficar de fora da lista dos mais importantes e necessários. Saiba mais acessando o link!

e-BlueInfo

Esse é um exemplo de um aplicativo que pode ser instalado tanto em aparelhos cujo sistema é Android ou iOS. Apesar de mais direcionado para profissionais da saúde, ele também pode ser disponibilizado para pessoas que desejam ter acesso a informações mais confiáveis em relação à ciência.

O aplicativo destaca-se por ser atualizado constantemente por profissionais da saúde e especialistas, sejam eles de instituições de pesquisa e desenvolvimento ou profissionais já disponíveis no mercado. É importante saber que essa iniciativa tem como principal função informar de forma confiável seus usuários.

Outro ponto a ser destacado é que esse aplicativo tem como objetivo também promover a saúde no Brasil por meio de divulgação de campanhas e promovendo um bem-estar geral para a sociedade como um todo.

Guia dos exames

Esse é um modelo de aplicativo que auxilia o médico a consultar a situação de cada paciente. Ele não apenas dá acesso a informações gerais como também aos exames realizados e colocados na plataforma.

É possível que o guia dos exames também auxilie pacientes no momento de verificar resultados individualmente, mas o ideal é que o aplicativo seja utilizado por profissionais que estão aptos para interpretar e verificar os resultados.

Porém, nada impede que outras pessoas também acessem esse aplicativo e conheçam mais sobre os resultados dos exames que realizou.

Principais aplicativos de saúde do Governo

Em 2020, os olhares se voltaram mais para o vírus causador da Covid-19. Isso porque foi o causador de grandes preocupações e muitas dúvidas acerca dos efeitos da doença e suas complicações.

Porém, existem aplicativos que já existiam e foram lançados pelo Ministério da Saúde antes mesmo da pandemia começar no Brasil.

Coronavírus-SUS

Criado no ano de 2020 com o intuito de diminuir a propagação de notícias falsas e alertas aos usuários, o aplicativo foi criado com o objetivo de promover a saúde pública e o acesso mais facilitado às informações com imediatismo.

Isso porque durante a pandemia muitas páginas, sites e redes sociais vincularam a saúde pública a questões ideológicas. O que aumentou o número de fake news e consequentemente as notícias sobre fatores importantes como a propagação, prevenção e disseminação da doença ficaram distorcidas.

Entretanto, o aplicativo propõe uma atualização rápida e a divulgação de notícias como as novas variantes da doença e as principais informações acerca do tema.

Ele está disponível agora também para dispositivos Androids e vem passando por atualizações para melhorar a experiência do usuário.

ConecteSUS

Esse é outro aplicativo do Ministério da Saúde do Governo Brasileiro que traz várias funções importantes para os usuários do SUS. Através desse app é possível verificar consultas e exames que estejam marcados ou foram feitos anteriormente.

Além disso, pode ser utilizado como

O que é o aplicativo e-saúde?

O aplicativo passou a fazer parte de um grupo de iniciativas do Governo para melhorar o atendimento e o acesso a dados sobre os pacientes por parte dos profissionais da saúde. Essa plataforma reúne o histórico médico dos pacientes do Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo.

Além disso,a plataforma também disponibiliza serviços de telemedicina para que seja possível que os usuários realizem consultas.

Informações como vacinação, horários e outras atualizações sobre os atendimentos são disponibilizadas no aplicativo para que os pacientes tenham acesso sem precisar ir até uma unidade fazer essa verificação.

Relação entre aplicativos de saúde e a telemedicina

aplicativos de saude aplicativos de saude e bem estar

Os aplicativos surgiram como uma ferramenta de grande interesse para a medicina no Brasil. Isso porque reúnem as informações necessárias para que as consultas que serão realizadas de maneira online sejam ainda mais completas.

É claro que além de uma excelente plataforma para os pacientes acompanharem mais de perto sua situação de saúde, como laudos médicos, exames, prontuários e outros dados que são facilmente acessados via online.

Ademais, com essa nova maneira de ter acesso aos dados dos pacientes, os médicos e outros profissionais tiveram a oportunidade de desenvolverem ainda a telemedicina como uma aliada para quem precisa consultar-se sem sair de casa.

Sendo assim, a Conexa é um exemplo de plataforma que realiza telemedicina para todo o Brasil, sendo um grupo já estabelecido no mercado e que conta com o apoio de dados fidedignos e disponíveis pela iMedicina.

Esse modelo de associação garante que os médicos que estão atendendo por meio da telemedicina sejam apoiados por prontuários eletrônicos e outros bancos de dados que auxiliam durante o atendimento.

A telemedicina vem crescendo e ganhando mais espaço no mercado graças a esse modelo de atendimento que une o médico às informações necessárias para que o atendimento seja feito da melhor forma possível.

Conclusão

aplicativos de saude aplicativo saude ja

Os aplicativos de saúde no Brasil não só são aliados dos médicos como também dos pacientes que adquirem a oportunidade de conhecerem mais de perto seu estado atual de saúde e também seus dados passados.

Sendo assim, o mercado oferece hoje uma variedade muito grande de aplicativos que permitem que informações simples como número de passos dados por um indivíduo até informações mais complexas como aquelas de registro em prontuários sejam acessadas pelo paciente de qualquer lugar.

Logo, fazer o uso dessas ferramentas acrescenta na vida de qualquer pessoa que está disposta a conhecer melhor o andamento da sua saúde. Sem contar que essa inovação garante mais verdade nas informações propagadas por aí, devido a sua credibilidade.

E por último, os aplicativos vêm se tornando excelentes ferramentas para proporcionar o bem-estar dos indivíduos que os utilizam.

Conte com a Conexa na hora de montar o seu consultório, a empresa está no mercado a alguns anos e é a maior plataforma de telemedicina independente da América Latina. Estamos com você!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

      [GUIA PRÁTICO]
      [GUIA PRÁTICO]