Adiantamento do Décimo Terceiro: Como antecipar o 13°?

adiantamento do decimo terceiro caixa eletronico

O adiantamento do décimo terceiro é um benefício comum a muitos, que recebem parte do dinheiro na metade do ano. Mas você sabe como funciona esse adiantamento na prática?

O décimo terceiro salário é um benefício  garantido a todos que trabalham com carteira assinada.

Dessa forma, a partir de quinze dias de trabalho, o funcionário já possui direito a esse benefício. No entanto, o valor é proporcional ao tempo de serviço.

De acordo com a lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil de novembro , mas cada empresa adota a sua melhor época.

A maior parte das empresas prefere realizar esse pagamento ao final do segundo semestre. Já a segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga em dezembro.

Como funciona o adiantamento do décimo terceiro?

adiantamento do decimo terceiro mulher sorrindo

Antecipar o seu décimo terceiro é como fazer um empréstimo: o banco, ou instituição financeira, te empresta antecipadamente o valor de seu décimo terceiro e você o devolve pagando juros.

Normalmente, o débito do empréstimo é feito somente em dezembro, quando o trabalhador de fato recebe o benefício.

– Quem pode pedir o adiantamento do décimo terceiro?

O adiantamento do décimo terceiro salário é um direito concedido a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada.

A primeira parcela pode ser antecipada pelas empresas, paga junto com as férias ou em outro período. E no caso das férias, a empresa não pode negar o pagamento.

Na maioria das vezes não acontece o adiantamento compulsório, com o empregador decidindo fazer o pagamento antecipado.

Mas, pode existir uma negociação com setores e áreas da empresa. Assim, o dinheiro adicional previsto em lei é pago antecipadamente.

– Qual o limite de valores para o adiantamento do décimo terceiro?

Como esse adiantamento é um tipo de empréstimo, se solicitado em instituições financeiras, existe um limite.

Assim, o banco te empresta de forma antecipada o valor do seu décimo terceiro e você devolve no final do ano, com um acréscimo de juros.

No entanto, nem todas as instituições financeiras oferecem esse adiantamento de 100% do décimo terceiro a ser recebido.

Isso varia de acordo com o limite de crédito que a pessoa possui na instituição financeira e o valor de seu décimo terceiro.

Quando é possível pedir o adiantamento do 13°?

adiantamento do decimo terceiro homem assinando contrato

Esse adiantamento do décimo terceiro pode ser realizado pela empresa entre fevereiro e novembro. Assim, entre o primeiro dia de fevereiro e o último de novembro.

Caso esse adiantamento seja uma opção da empresa, e não do funcionário, a política deve ser igual para todos os funcionários.

Ou seja, se houver o adiantamento em um certo mês para um funcionário, o mesmo deve se aplicar a todos os outros. Isso exige que haja uma organização eficiente de caixa na empresa.

No entanto, mesmo se a empresa não oferecer esse tipo de benefício, o colaborador ainda consegue a antecipação em bancos e instituições financeiras, apenas com a desvantagem de ter que pagar taxar e juros ao final do ano.

– Qual a data da antecipação do décimo terceiro?

Esse adiantamento do décimo terceiro de um funcionário pode ser solicitado entre os meses de fevereiro e novembro, o que configura uma parcela antecipada.

Quem tem restrição pode antecipar décimo terceiro?

Isso depende muito da política de cada uma das instituições financeiras. No entanto, se trata de um empréstimo com baixo risco, afinal, o banco tem a garantia de que você vai receber o décimo terceiro.

Assim, as possibilidades de conseguir o empréstimo são maiores, mesmo que você tenha alguma restrição em seu nome.

Mas a melhor alternativa é sempre se informar com o seu banco antes de iniciar o processo e fazer planos com o dinheiro.

Vantagens e desvantagens do adiantamento do décimo terceiro

adiantamento do decimo terceiro pessoas na mesa

Existem algumas vantagens e desvantagens de aplicar o adiantamento do décimo terceiro em sua empresa. Confira!

As principais vantagens são:

  • O aumento do poder aquisitivo do colaborador e de sua família, assim ao longo do ano isso impacta de forma positiva no ambiente de trabalho e no resultado final para a empresa.
  • A criação de uma política única em toda empresa. Ou seja, se o caixa for bem administrado, esse adiantamento em um mês fixo para todos os colaboradores cria uma política única para a empresa e facilita a administração do caixa. Além disso, os funcionários saberão exatamente quando irão receber esse adiantamento e conseguem se organizar em torno disso.
  • Diluir a saída do valor também é outro ponto positivo para as empresas. Dessa forma, é possível liberar o décimo terceiro aos poucos, em um mês que isso não irá afetar tanto o fluxo de caixa. Assim é possível garantir o direito de seus funcionários sem tanto impacto no caixa com a saída da quantia.

Portanto, esse adiantamento pode servir como uma estratégia para manter a saúde financeira da empresa.

Além de causar uma boa impressão e melhorar a relação com os funcionários, o que aumentará a produtividade e impactará nos resultados finais.

No entanto, podem existir algumas desvantagens em aplicar esse benefício em sua empresa. São elas:

  • Colocar em risco o capital de giro. Esse benefício pode ser um problema para empresas que possuem pouco capital de giro, pois isso as colocaria em risco.
  • Existem alguns bancos e instituições financeiras que fazem empréstimo jurídico para que a sua empresa financie o adiantamento do décimo terceiro dos funcionários. No entanto, como se trata de um empréstimo, existem juros mensais, que variam de 1,29% a 2,05%. O prazo para o pagamento é de 13 meses.

Como antecipar décimo terceiro salário?

adiantamento do decimo terceiro moca e cartao

Existem duas formas de ter o décimo terceiro antecipado: o adiantamento pela empresa e o adiantamento solicitado pelos funcionários. Saiba mais sobre os dois métodos!

O adiantamento pela empresa funciona quando a própria empresa decide conceder o benefício a seus funcionários, como uma forma de organizar melhor o fluxo de caixa.

Assim, esse pagamento deve ser realizado entre o dia primeiro de fevereiro e o último dia de novembro. Não existe um valor fixo a ser adiantado, no entanto, o comum é conceder cerca de 40% do salário do mês anterior.

Dessa forma, a segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Caso a empresa não ofereça esse benefício, o próprio funcionário pode solicitar, tanto na empresa como em algum banco ou instituição financeira.

Assim, é preciso notificar a empresa com antecedência e corre o risco da antecipação para o mês de janeiro ser ou não aceita.

Caso o funcionário opte pelo adiantamento em algum banco, será oferecido um tipo de empréstimo, porém com juros mais baixos e parcela única.

– É possível antecipar décimo terceiro online?

É possível fazer o pedido do adiantamento do décimo terceiro de diversas formas: presencialmente, online ou até em postos de autoatendimento.

A forma mais simples e prática, caso o funcionário opte pelo adiantamento por meio de uma instituição financeira, é solicitar o benefício online, pela praticidade que ela oferece.

Basta acessar o aplicativo de celular de seu banco e procurar pela opção, que deve estar disponível sem problemas. Assim, com alguns cliques você já possui o dinheiro disponível em sua conta.

Instituições financeiras que antecipam o décimo terceiro

Nem todas as empresas oferecem o benefício do adiantamento do décimo terceiro, por vários motivos.

Dessa forma, os bancos oferecem esse adiantamento do décimo terceiro, no entanto, o benefício  funciona como um empréstimo.

Ou seja, o banco libera o valor solicitado do salário, em geral na faixa dos 40% em cima do valor líquido do salário.

O débito então é quitado quando o solicitante recebe o décimo terceiro de seu contratante, em dezembro, geralmente por meio de uma única parcela.

– Caixa Econômica Federal

O adiantamento do décimo terceiro é a chance de contar com o dinheiro extra do seu 13º. Use o valor para quitar dívidas, comprar o que precisa ou, quem sabe, fazer aquela viagem.

Para solicitar, é preciso ter o crédito do salário na Caixa​ ou ser aposentado ou pensionista permanente do INSS.

Na caixa existe um limite para esse adiantamento. Assim, o valor deve estar entre R$ 500,00 a R$ 20.000,00 reais.

Esse valor é calculado sobre a parcela líquida do salário ou pela capacidade de pagamento definida pelo próprio solicitante.

O prazo de vencimento é a data do recebimento do décimo terceiro da parcela antecipada, com um prazo limitado a 330 dias no máximo.

Os juros são pré-fixados conforme a taxa que estiver em vigor durante a contratação, o que facilita para o funcionário saber exatamente quanto está pagando de juros.

– Crefisa

A Crefisa é outra instituição financeira que oferece o benefício do adiantamento do décimo terceiro, assim você não precisa esperar até receber o seu salário para ter o dinheiro na conta. Confira os requisitos do banco.

Como o próprio nome sugere, essa antecipação se trata de uma modalidade de empréstimo pessoal, com juros mais baixos e pagamento em uma única parcela.

Na Crefisa, você pode contratar a primeira parcela de abril a agosto. Enquanto pode contratar a segunda entre setembro a dezembro.

No entanto, nesta instituição financeira, o benefício está disponível apenas para funcionários públicos, aposentados e pensionistas.

– Banco do Brasil

O Banco do Brasil é outra instituição que oferece a opção do empréstimo pessoal para a antecipação do décimo terceiro, assim você tem o dinheiro na hora para usar como quiser e sem prestações mensais. Confira as condições do banco.

O primeiro requisito é possuir conta corrente no Banco do Brasil e receber o seu salário nesta conta corrente.

Além disso, também é preciso ter um limite de crédito disponível e possuir um Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC previamente assinado.

Dessa forma, o Banco do Brasil oferece até 40% do valor a receber para os clientes na hora.

Além disso, aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar o adiantamento de até 50% do valor.

O pagamento é em parcela única, que será debitada na data de recebimento do décimo terceiro.

Para os aposentados e pensionistas do INSS, o prazo tem vencimento no mês de dezembro, quando o Ministério da Previdência fizer o pagamento da segunda parcela do benefício.

– Itaú

O Itaú é outro banco que oferece o benefício a seus correntistas que recebem o salário pelo banco.

Assim, usando o empréstimo para a antecipação do seu décimo terceiro pelo Itaú, você adianta o recebimento do benefício e realiza o pagamento por meio de uma única parcela.

Os requisitos são os mesmos de todos os bancos:

  • Ser correntista do Itaú;
  • Receber o salário por sua conta corrente do banco;
  • Ter crédito vigente e disponível;

O Itaú também possui um valor mínimo e um valor máximo para o empréstimo, que deve variar entre R$ 200,00 e o máximo de R$ 5.000,00.

O pagamento funciona de forma similar a outros bancos também, uma única parcela a ser paga na data do recebimento do benefício.

– Bradesco

Se você é correntista e recebe o seu salário pelo Bradesco, não precisa esperar até o fim do ano para ter um dinheiro extra. No Bradesco você pode antecipar até 100% do seu salário.

Além disso, também pode definir a data de pagamento, que ocorre em uma única parcela, de forma fácil e rápida.

Os requisitos do banco Bradesco são similares aos pré-requisitos definidos por outras instituições financeiras, confira:

  • Ser correntista e receber o salário pela conta corrente do Bradesco;
  • Valor mínimo de R$ 200 e máximo de R$ 50 mil;
  • Contratação disponível até o último dia do mês de outubro;

Alguns benefícios oferecidos pelo banco são:

  • Crédito imediato na conta;
  • Possibilidade de liquidação antecipada pelo Internet Banking ou Agência;

– Santander

O adiantamento do décimo terceiro salário está disponível também no Santander!

Por meio de um empréstimo pré-aprovado, o benefício está disponível para qualquer cliente que receba um salário por meio do Santander.

Nesta linha de crédito, você pode adiantar o recebimento do seu décimo terceiro salário e obter uma taxa melhor de crédito durante as negociações.

O cliente paga a parcela no final do ano, somente quando recebe o décimo terceiro salário da empresa.  Sem burocracia, solicitado de forma rápida e fácil.

No entanto, para calcular o valor da linha de crédito que o cliente terá, é necessário levar em consideração o valor do décimo terceiro salário comunicado pelo empregador.

Ao acessar o canal do serviço contratado, o cliente deverá informar previamente ao banco se receberá o valor do décimo terceiro salário à vista ou parcelado.

As taxas de juros dessa modalidade de empréstimo do Santander variam de 2,59% a 4,59% ao mês, e o empréstimo é pago no dia do recebimento do décimo terceiro salário.

Dessa forma, o valor mínimo oferecido é de R$ 100,00 e o valor máximo é de 100% do salário.

Os beneficiários deste serviço são aqueles que já possuem conta corrente no Santander e usam o banco como conta principal para receber o salário todos os meses.

Além disso, as taxas desse tipo de empréstimo são baixas. Outro ponto positivo é que o valor pode ser pago por parcelas ou por meio de uma única parcela, o que fica a critério do cliente.

Também é possível solicitar o benefício pelo Santander online, por meio do seu aplicativo de banco. O que torna todo o processo rápido e fácil para o solicitante.

Quais são as taxas e juros para adiantamento de décimo terceiro?

adiantamento do decimo terceiro mulher celular

Existem algumas taxas e juros aplicadas no adiantamento do décimo terceiro por meio de bancos e instituições financeiras, afinal, trata-se de uma modalidade de empréstimo dos bancos.

No entanto, diferente de outros empréstimos pessoais, as taxas costumam ser menores a mais atraentes ao beneficiário.

Em alguns bancos a taxa de juros é pré-fixada, como o caso da Caixa, assim você sabe exatamente quanto deve pagar ao final do empréstimo, mas pode correr o risco de solicitar em um período de taxas mais altas.

Em outros bancos esse valor pode variar de acordo com as condições de contratação do empréstimo e valor.

Hoje em dia, os principais bancos do país cobram taxas e juros de cerca de 1,79% a 2,89% ao mês.

Além disso, essa contratação está disponível apenas para os funcionários que recebem seu salário por meio do banco em que querem solicitar o adiantamento.

Mas vale a pena antecipar o 13º salário?

adiantamento do decimo terceiro moca sorrindo

Isso depende das suas condições no momento. Caso o colaborador precise do dinheiro, essa pode ser uma ótima opção, mas apenas se você tiver o dinheiro em caixa e a quantia não for afetar o rendimento total da empresa.

No entanto, é preciso lembrar que ao adiantar o recebimento do décimo terceiro de sua equipe, você poderá contar com essa quantia no final do ano, em que os gastos tendem a ser maiores por conta das celebrações de Natal e Ano Novo.

Outro ponto a ser considerado é que, apesar de se tratar de uma linha de empréstimo com taxas menores, existem juros ao pedir o benefício por meio dos bancos e instituições financeiras, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Importância da saúde corporativa na jornada de trabalho

É preciso sempre adotar métodos para melhorar a saúde corporativa de sua empresa durante a ornada de trabalho.

Dessa forma, o adiantamento do décimo terceiro pode ser uma ótima forma de manter o funcionário motivado e melhorar sua produtividade no trabalho.

Afinal, um colaborador que trabalha em um ambiente saudável e está motivado é capaz de aumentar os resultados da empresa e até mesmo o ânimo da equipe. Por isso a importância de cuidar da saúde corporativa de seu negócio.

Dentre essas abordagens, podemos citar o cuidado com a saúde corporativa, que deve também ser uma prioridade.

Assim, não basta apenas oferecer um convênio no nome de sua empresa, é preciso tornar esse cuidado mais efetivo e preventivo.

Isso diminui o número de faltas e afastamentos, assim como colabora com o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

Conheça a Conexa Corporate

Para isso, a Conexa Saúde pode te ajudar. Trata-se da maior plataforma de cuidado integrado em toda a América Latina, que é capaz de conectar pacientes e médicos através da telemedicina.

Além disso, a Conexa Corporate também oferece soluções completas em saúde digitalmente para sua empresa.

Conclusão

adiantamento do decimo terceiro homem

Agora você sabe o que é o adiantamento do décimo terceiro e como essa medida afeta a sua empresa e os colaboradores em geral.

Lembre-se que é uma decisão com pontos positivos e negativos, mas que pode ser muito útil para regular o seu fluxo de caixa e manter a equipe motivada e feliz.

Continue nos acompanhando, clique aqui e acesse nosso Blog. 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!