A saúde dos profissionais da saúde é um assunto bastante delicado. Segundo a OMS, saúde significa o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade.
Portanto, zelar pela saúde dos funcionários é fundamental para o bem-estar e pelo funcionamento de toda empresa.
Em seguida, acompanhe dicas e alguns desafios relacionados à saúde dos trabalhadores.
O que é Saúde corporativa?
É o conjunto de práticas com um único objetivo: prevenir doenças ocupacionais. Assim, é possível garantir bem-estar dos funcionários e ainda contribuir para o melhor desempenho da empresa.
Pensando nisso, destaca-se a importância dos exames desde a admissão, avaliações periódicas, acesso à planos de saúde, ações de prevenção de doenças e até o exame demissional.
A falta de investimentos na saúde dos trabalhadores podem gerar muitos prejuízos como ambiente de trabalho negativos, perda da produtividade e na própria saúde dessas pessoas como: uso abusivo de álcool e drogas.
Com tudo isso, este investimento é fundamental para a saúde mas compromete o orçamento da empresa.
Desafios nos investimentos à saúde corporativa
Um dos grandes desafios para a garantia do bem-estar dos funcionários são os gastos.
Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos, essa despesa é cerca de 12% a 20% dos custos fixos das empresas.
Mas é um investimento obrigatório e necessário, que torna trabalhadores saudáveis, além de melhorar o desempenho e performance da equipe.
A garantia da saúde corporativa está presente na Lei nº 6.514/1977 e nas normas do Ministério do Trabalho, com objetivo de criar práticas de saúde e segurança no trabalho.
Para auxiliar nesse compromisso com o próximo, a tecnologia promete reduzir os custos na oferta de serviços de medicina do trabalho. Com a telemedicina, é possível laudos de exame sem precisar de deslocamentos e com maior rapidez.
Saiba os principais objetivos e benefícios da medicina corporativa
- Promoção da saúde;
- Prevenção de doenças;
- Melhorar a qualidade de vida.
O objetivo principal desse tripé é garantir saúde física e mental dos colaboradores da empresa, reduzindo os riscos e prevenindo doenças e agravos à saúde.
Para alcançar esse ideal deve-se conscientizar os funcionários, fornecendo informações e educação continuada em saúde, tornando-os co-responsáveis pelo bem- estar.
Os benefícios dessas iniciativas são claros: maior produtividade e satisfação dos funcionários.
Trabalhadores saudáveis e com qualidade de vida, torna-se motivado para desempenho de suas funções e quer ver cada vez mais o crescimento da sua empresa.
Além disso, a preocupação com a saúde deles, reduz os índices de absenteísmo, como as faltas e atrasos não justificados.
Qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente corporativo
A melhor forma de ter saúde, é atuando na prevenção de doenças. As principais doenças que acometem aos trabalhadores são: patologias na coluna vertebral, lesões no joelhos, ombros e tendinite.
Para garantir essa qualidade de vida é importante implementar programas corporativos para aumentar o vínculo com os trabalhadores e ampliar o acesso à saúde humanizada.
Por isso a implantação de programas corporativos é a forma mais viável de humanizar o tratamento dos colaboradores.
A análise das condições ergonômicas do ambiente do trabalhador, tem como objetivo prevenir lesões por esforço repetitivo. Já as outras atividades do programa, como: ginástica laboral, trabalhos de conscientização e incentivo à prática de esportes, são fundamentais para melhorar a saúde física e mental, além de melhorar a performance do paciente no trabalho.
Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, entre em contato com a Conexa Saúde.
Texto Lyz Tavares