Salário emocional: o que é e porque oferecer na sua empresa

salario emocional salario emocional frases

Você já ouviu falar sobre salário emocional?

Seja qual for a sua área em uma empresa, precisa saber o que é o salário emocional e sua importância. Se você for proprietário ou gestor de recursos humanos de uma empresa, sabe por que deve oferecê-lo em seu negócio?

Atualmente, o salário emocional é um conceito muito discutido na área de gestão de pessoas.

Hoje, uma empresa precisa lutar para manter seus grandes talentos colaborando na empresa e para isso é necessário tomar diversas atitudes que façam com que o funcionário se mantenha na empresa.

Sendo assim, não só o dinheiro basta, é necessário ter preocupação para com os funcionários, e pensar em fatores como a saúde no trabalho, treinamento e capacitação de profissionais, plano de carreira e motivação em tempos de crise.

Nós da Conexa Corporate vamos explicar melhor todos os detalhes do salário emocional, o que é, a sua importância para a empresa e seus colaboradores, quais os tipos de salário emocional, como oferecê-lo na sua empresa e muito mais.

O que é o salário emocional?

O salário emocional é um conjunto de ações e benefícios relacionados à saúde no trabalho oferecidos aos colaboradores de uma empresa, algo que vai além da remuneração financeira.

Sendo assim, este conceito é aplicado para cuidar dos colaboradores, cuidando de sua saúde mental e prevenindo doenças como a Síndrome de Burnout (doença mental que se desenvolve após um indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes).

Qual a importância do salário emocional no trabalho?

salario emocional salario emocional pdf

O salário emocional possui grande importância em sua aplicação, tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.

Por esta razão, este conceito é tão discutido na área de gestão de pessoas, pois os profissionais dessa área buscam garantir seus benefícios para todas as partes envolvidas em um meio de trabalho.

Para a empresa

Muitos donos de empresas podem pensar que investir no salário emocional é um desperdício de dinheiro.

No entanto, não sabem que esse investimento afeta positivamente a empresa. Investir nesta aplicação faz com que a empresa garanta bons resultados e se torne mais competitiva.

Isso acontece porque ao investir nos colaboradores, você preserva e investe em talentos únicos para a sua empresa.

Dessa forma, se os colaboradores estão bem, então eles trabalham bem e não buscam por outras oportunidades de emprego.

Além disso, os colaboradores que recebem um salário emocional garantem melhores resultados comparados a colaboradores que não o recebem.

Isso acontece, pois muitos acabam vendo o trabalho apenas como algo desgastante e estressante, levando a um desempenho fraco, trabalhando de forma desanimada e buscando oportunidade em outras empresas.

É quase unânime entre os gestores de recursos humanos que a desmotivação leva a um aumento nos índices de absenteísmo, falta de pontualidade e rotatividade indesejada de funcionários.

Para os colaboradores

O salário emocional tem grande importância para os colaboradores, pois está ligado diretamente a sua saúde mental.

Sendo assim, esta aplicação, ligada a fatores emocionais e motivacionais, gera diversos resultados positivos ao colaborador, o que torna seu trabalho menos estressante, fazendo com que ele goste e queira continuar neste trabalho.

Os benefícios dados pela proposta do salário emocional faz com que a rotina de trabalho do colaborador seja menos desgastante, pois o ajuda em diversas situações que causam estresse e futuramente desgosto pelo trabalho.

Dessa forma, o colaborador se sente motivado a trabalhar, pois sabe que será recompensado da forma que merece.

Tipos de salário emocional

Existem diversos tipos de salário emocional e estes são muito importantes para o colaborador e resultam em ótimos resultados para a empresa.

Cada empresa e cada segmento pode trabalhar os tipos de salário emocional de formas diferentes. Os principais tipos de salário emocional são:

  • Comunicação ágil e clara entre toda a equipe;
  • Flexibilidade na rotina de trabalho;
  • Ambiente profissional agradável, positivo, saudável e estimulante;
  • Recompensas e outros benefícios;
  • Oportunidades de desenvolvimento pessoal e crescimento profissional;
  • Reconhecimento e valorização pelo trabalho e feedbacks positivos;
  • Planos de Desenvolvimentos Individuais (PDI);
  • Estímulos a novos desafios e projetos pessoais;
  • Programas de lazer como academia, cinema e outras atividades;
  • Liderança inspiradora e eficiente;
  • Ações em datas comemorativas;
  • Programas e treinamentos com focos motivacionais e para promover o autoconhecimento.

Quais fatores determinam o salário emocional?

Para determinar o salário emocional, é necessário se basear em alguns fatores. Sendo assim, os 9 fatores que determinam essa aplicação são:

Autonomia: A autonomia é um fator muito importante para determinar o salário emocional, pois esta garante mais liberdade ao colaborador de administrar seus próprios projetos.

Pertencimento: É importante que o colaborador tenha a sensação de pertencimento a empresa, participando de um grupo que o valorize e o reconheça.

Plano de carreira: Ter um plano de carreira faz com que o colaborador tenha uma projeção do seu futuro na empresa. Assim, o colaborador cria uma perspectiva de médio e longo prazo na sua carreira.

Criatividade: Apostar e investir na criatividade do colaborador é uma boa atitude para obter novas ideias e projetos para a empresa, além de incentivar e valorizar os talentos do funcionário.

Domínio da função: Ao finalizar um trabalho com bons resultados, o colaborador se sente satisfeito e orgulhoso. Essa satisfação faz com que ele melhore cada vez mais esta função, se tornando proficiente no que faz e gerando bons resultados para a empresa.

Prazer: O prazer no trabalho é fundamental para o colaborador e para a empresa. Quando falamos em prazer, falamos em curtir momentos agradáveis de alegria e diversão no trabalho.

Crescimento pessoal e profissional: O crescimento pessoal e o profissional são dois fatores fundamentais para determinar o salário emocional, pois no crescimento pessoal o colaborador enfrenta diversos desafios no trabalho que o ajudam a melhorar como pessoa.

Já o crescimento profissional se dá pelos resultados e melhorias em suas habilidades obtidos após enfrentar estes desafios, tornando-o um melhor profissional.

Inspiração: Momentos que inspiram os colaboradores e dão uma nova perspectiva e uma nova forma de analisar situações são muito importantes para o funcionário. Isso faz com que o colaborador sinta que pode ampliar suas possibilidades em sua carreira.

Propósito: Ter um propósito faz com que o colaborador ressignifique seu trabalho. Isso é importante e fundamental para que seu trabalho contribua para os seus propósitos pessoais e para os da empresa.

Principais exemplos de salário emocional

salario emocional salario psicologico

Existem vários exemplos de salário emocional para se aplicar em uma empresa.

Nós trouxemos 6 exemplos muito importantes e que são os mais aplicados na gestão de empresas, sendo eles o horário flexível, treinamento e capacitação, espaços de lazer, benefícios sociais, creche e atenção às crianças e remuneração variável.

Horários flexíveis

Oferecer um horário flexível para o colaborador é um exemplo de salário emocional muito importante.

Em muitas profissões, sobretudo as que podem trabalhar em regime de trabalho remoto ou home-office não demandam um horário específico de trabalho.

Nesse sentido, dependendo de sua função, a empresa pode permitir um horário mais flexível.

Isso faz com que os seus colaboradores possam desempenhar uma rotina mais adequada não só ao trabalho, mas também aos seus hobbies, atividades de lazer e cuidados com a casa e família.

Além disso, o trabalho remoto também pode ser uma boa opção para o colaborador, principalmente nos tempos de pandemia.

Por isso, caso sua função possa ser exercida em um computador, deixá-lo fazer o seu trabalho em casa pode ser uma boa opção.

Promover essa modalidade de trabalho traz poucos custos para a empresa, mas pode-se configurar como algo extremamente benéfico para o colaborador e para a própria empresa, que contará com um funcionário mais motivado.

Além do modelo remoto, há empresas que também optam por modelos híbridos, onde em parte da semana o colaborador fica em casa e em outra parte está na empresa para reuniões ou deliberações que precisem de sua presença.

Treinamento e capacitação

O treinamento e a capacitação profissional é importante tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Oferecer treinamentos especializados com especialistas na área para os colaboradores, é um exemplo de salário emocional.

Sendo assim, este investimento é uma ótima maneira de motivar os colaboradores a continuar aprendendo, melhorando suas habilidades e ampliando seus conhecimentos em sua área.

Além disso, ao investir na melhoria das habilidades dos colaboradores, a empresa investe em si mesma, pois com um serviço bem prestado, há melhores resultados e consequentemente um bom retorno financeiro.

Espaços de lazer

Outro exemplo de salário emocional é a criação de espaços de lazer na empresa. As condições do espaço e trabalho afetam diretamente o ambiente e a saúde dos colaboradores.

Sendo assim, criar um espaço de lazer para os colaboradores da empresa é um bom investimento, pois neste ambiente eles podem relaxar, descansar e se desconectar um pouco, renovando suas energias.

Logo, se há um espaço em sua empresa que não está sendo bem utilizado, crie uma área de lazer.

Isso com certeza será um bom investimento e trará mais conforto e felicidade aos funcionários de sua empresa.

Benefícios sociais

Oferecer benefícios sociais é mais um exemplo de salário emocional. Sendo assim, nesta aplicação, a empresa deve oferecer auxílio e encaminhamento profissional aos colaboradores, como psicólogos e outros serviços relacionados à saúde mental.

Esses benefícios ajudam a prevenir doenças como a síndrome de burnout, transtornos de ansiedade, bem como a depressão e o estresse agudo.

Além disso, oferecer tratamento para a saúde mental do colaborador mostra que a empresa reconhece o desempenho de seus funcionários e faz com que ela consiga manter seus talentos.

Isso acontece pois os colaboradores se sentem apreciados e valorizados e por isso trabalham melhor e de maneira mais produtiva.

Creche e atenção às crianças

Outro exemplo de salário emocional muito importante está voltado para colaboradores que possuem filhos.

Esta aplicação está relacionada a uma maneira de ajudar colaboradores com filhos a administrar o cuidado dos mesmos, oferecendo uma assistência.

Sendo assim, as empresas podem ajudar seus colaboradores oferecendo vagas em creches, auxílio-creche ou outros serviços que ajudam a dar assistência e atenção para as crianças.

Dessa forma, os colaboradores ficam mais aliviados, pois seus filhos estão recebendo a atenção e cuidados necessários, o que faz com que os funcionários trabalhem de forma mais produtiva.

Remuneração variável

A remuneração variável é mais um exemplo de salário emocional e permite aos colaboradores escolher entre os serviços oferecidos pela empresa, aquele que mais se encaixa em suas necessidades.

Neste caso, a remuneração apresenta formas flexíveis de remunerar os colaboradores, podendo ser através de folgas, benefícios, remuneração financeira e outras.

Sendo assim, para oferecer a remuneração variável, a empresa não deve focar apenas em comissões por metas.

Ela pode oferecer também participação nos lucros e bônus anuais, além de outros benefícios, que podem ser escolhidos pelo próprio colaborador.

Esta é uma forma de reconhecer os esforços dos funcionários e valorizar os colaboradores que mais se empenham e garantem bons resultados para a empresa.

Dessa forma, o colaborador recompensado se sente cada vez mais parte da empresa devido a remuneração variável, aumentando seu engajamento e levando a melhores resultados.

Qual a relação de salário emocional com cultura organizacional?

A cultura organizacional é um padrão de princípios e ideias básicos compartilhados que foram aprendidas por um grupo, conforme resolveram problemas de adaptação externa e integração interna.

Além disso, a cultura organizacional é um dos fatores que contribui para a aplicação do salário emocional, buscando o desenvolvimento dos colaboradores.

Nesse contexto, é necessário fortalecer a cultura da empresa para guiar os seus processos e alcançar os melhores resultados na implementação do salário emocional.

Isso traz consequências ainda maiores, tornando a empresa ainda mais atrativa para os novos talentos.

Fazendo isso, ou seja, tornar a empresa atrativa e criar um ambiente de trabalho descontraído e motivante, faz com que haja uma cultura organizacional com impactos positivos a curto, médio e longo prazo.

Um exemplo de empresa com uma ótima cultura organizacional é a Google, que é uma das empresas mais atrativas para se trabalhar e onde muitos talentos desejam entrar e prosseguir em sua carreira.

Como oferecer salário emocional aos seus colaboradores

Para oferecer o salário emocional aos colaboradores é importante reconhecer alguns pontos e qualidades que os profissionais costumam buscar nas empresas e que também ajudam a manter esses talentos em uma empresa.

Estes pontos podem ser a oportunidade de crescimento interno, clima organizacional saudável, reconhecimento pelo trabalho, investimento em seu aprendizado profissional e pessoal e benefícios e recompensas.

Ao reconhecer esses pontos, basta estudar sua aplicação e executá-la de fato. Por exemplo, muitos colaboradores procuram equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

Ou seja, não querem passar o tempo todo trabalhando e perder momentos importantes em sua vida, ter problemas de estresse ou adoecer.

Assim, a empresa pode adotar uma postura de atenção a esses assuntos, oferecendo benefícios como horários mais flexíveis, benefícios com relação à saúde, bem como momentos de descontração (e descompressão).

Conheça o perfil dos colaboradores

Para implementar o salário emocional em sua empresa é necessário fazer análises constantes e conhecer o perfil de seus colaboradores.

Essa atitude deve ser tomada pelos gestores para entender quais serão as melhores soluções para aumentar a satisfação e a produtividade da empresa.

É necessário conhecer o perfil dos colaboradores para oferecer benefícios que sejam realmente vantajosos para a equipe, afinal não adianta oferecer benefícios que são muito bons mas não se encaixam no perfil dos seus funcionários.

Tenha uma liderança engajada

Outro fator a se pensar na hora de implementar o salário emocional em sua empresa é a liderança.

Nesse sentido, é importante que os gestores trabalhem para conduzir o processo de desenvolvimento de toda a equipe, proporcionando um bom clima organizacional.

A partir disso, os gestores podem começar a construir as bases para a aplicação do salário emocional.

Sendo assim, se a liderança tiver um bom engajamento para transformar o ambiente de trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores, serão alcançados muitos e bons resultados.

Ofereça oportunidades para todos

Para implementar o salário emocional em sua empresa é importante que não haja distinções entre os colaboradores. Sendo assim, as possibilidades de desenvolvimento e crescimento na carreira devem ser disponibilizadas para todos os funcionários.

Tenha departamentos com os mesmos objetivos

Para promover o salário emocional na empresa, é necessário envolver todas as áreas de organização da mesma, ou seja, os departamentos precisam agir em conjunto para que todos busquem alcançar os mesmos objetivos.

Assim, uma cultura organizacional forte pode ser construída, demonstrando aos colaboradores da empresa as diversas possibilidades existentes de crescimento pessoal e profissional e na hierarquia da empresa.

Quando os departamentos agem em busca dos mesmos objetivos, as estratégias de negócios ganham mais forças, fazendo com que cause mais impactos na busca pela vantagem competitiva no mercado.

Ofereça treinamentos

Oferecer treinamentos sobre o salário emocional é uma ótima opção para que todos os funcionários entendam o que de fato ele significa, seus benefícios e como devem promovê-lo na empresa.

Dessa forma, o salário emocional pode ser implantado de forma correta e garantindo seus bons resultados.

Papel do RH na implementação do salário emocional

A área de recursos humanos possui um papel fundamental na implementação do salário emocional em uma empresa.

Essa área é uma das principais responsáveis por conhecer o perfil dos colaboradores e concluir quais são os tipos de benefícios que vão criar satisfação entre os funcionários.

Isso fará com que estes se sintam motivados e engajados ao exercer suas funções na empresa.

Conheça a Conexa Corporate

A Conexa Saúde é a maior plataforma de cuidado integrado da América Latina. Além disso, a plataforma conecta pacientes, médicos e instituições de saúde por meio da telemedicina, além de oferecer soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas. A Conexa Saúde possui também outras unidades de negócios: a Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass.

A Conexa Corporate é um produto da Conexa Saúde voltado para empresas.

Este produto oferece soluções e serviços em saúde digital para organizações, independente da localidade, proporcionando saúde e bem-estar para as equipes dessas organizações e ajudando a reduzir custos e otimizar seu negócio.

Para conhecer nosso site e ter acesso a outros conteúdos como este, clique aqui.

Conclusão

salario emocional salario emocional livro

Podemos concluir que o salário emocional é um conceito na área da gestão de pessoas muito importante para motivar funcionários de uma empresa, mantendo talentos na mesma e gerando resultados positivos para os negócios.

Existem diversos tipos de salário emocional e para aplicá-los em uma empresa é necessário dar atenção a diversos fatores e conhecer o perfil dos colaboradores.

Sendo assim, se toda a equipe trabalha unida na aplicação do salário emocional, é possível criar uma ambiente de trabalho mais agradável para todos, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!