Plano de saúde por adesão: saiba o que é e como funciona

plano de saude por adesao vantagens plano de saude por adesao

Você sabe como funciona um plano de saúde por adesão?

No mundo empresarial não apenas é comum, como necessário que as empresas forneçam alguns benefícios aos seus colaboradores.

Nesse sentido, os convênios de saúde não podem ser deixados de lado. São eles os benefícios, em geral, mais desejados no mercado.

Sendo assim, no mundo corporativo, é de suma importância que exista a contratação desse modelo de benefício.

Entretanto, uma dúvida muito comum e que deixa muita gente sem saber nem mesmo por onde começar a entender é quanto aos tipos de contratação de planos.

Tudo isso porque existe no mercado mais de uma maneira de contratação. Podendo ser tanto individual quanto por adesão.

E para que você entenda com mais facilidade basta pensar que o plano individual é um modelo de contrato feito diretamente com a empresa responsável pelo plano.

Já o plano de saúde por adesão é aquele em que é feita uma forma diferente de contrato por meio de alguma empresa que administra os benefícios.

Ou seja, ambas as formas são possíveis de serem contratadas, porém o que as difere são a maneira que chegam até quem as contrata.

Agora, você pode estar se perguntando porque então contratar uma e não outra, ou mesmo qual a diferença desses modelos um do outro.

Continue com a gente e entenda os benefícios e também as desvantagens de um em relação ao outro.

O que é plano de saúde por adesão?

plano de saude por adesao reajuste plano de saude coletivo por adesao 2020

Sem sombra de dúvidas, nos últimos anos o número de contratos de planos de saúde por adesão subiu e não foi pouco.

Como prova disso, em 2020, durante uma recente pesquisa da Agência Nacional de Saúde Suplementar , foi constatado que mais de 6 milhões de pessoas utilizam esse modelo de contrato. É ou não é muita gente?

Apesar de muitas pessoas ficarem confusas quando o assunto são os planos de saúde por adesão, eles nada mais são que modelos que beneficiam indivíduos com a prestação de serviços médicos pagos vinculadas à terceiros.

Podendo ser entidades estudantis, sindicatos, associações em geral ou mesmo de classe.

O formato de planos contratados por adesão estabelece um tipo de contrato com a operadora que deseja.

Sendo assim, aqueles que a integram podem fazer uso desses benefícios de maneira estipulada e firmadas em comum acordo por ambas as partes.

Qual a diferença entre plano de saúde individual e adesão?

plano de saude por adesao plano de saude por adesao vale a pena

Antes de mais nada, é importante conhecer os conceitos de cada um para conseguir diferenciar um do outro.

– Plano de saúde individual

Em primeiro lugar, quando se trata do plano individual é possível defini-lo como sendo aquele  feito para uma única pessoa, a qual pode incluir também seus dependentes.

Logo, qualquer um que deseje firmar um contrato com a operadora pode, sem a necessidade de nenhuma vinculação obrigatória.

– Plano de saúde por adesão

Já na adesão é preciso que exista um convite, ou se não que ele seja membro de alguma associação.

Uma das vantagens desse modelo de plano é o custo. Enquanto o plano individual necessita gastos maiores, aqueles que são por adesão saem mais em conta.

Logo, os planos por adesão são grandes atrativos por apresentarem custos mais baixos ao consumidor.

Apesar de contarem com contratos diferentes e em consequência valores diferentes, eles também possuem semelhanças entre si. Entre elas, o acesso à consultas, exames, e outros serviços prestados.

E qual a diferença entre o plano de saúde empresarial?

Para diferenciar os dois modelos de planos é preciso saber um pouco mais sobre o que é o plano de saúde empresarial.

Plano de saúde empresarial é aquele que uma determinada empresa contrata para oferecer serviços médicos e odontológicos aos seus funcionários e também aos seus dependentes.

Além disso, alguns acordos são firmados entre a empresa prestadora de serviços de saúde e a contratante.

De maneira geral, assim que há a contratação de um novo colaborador ele é levado a aderir ao plano de saúde. E assim, pode ou não contribuir com o pagamento de taxas e outros custos do plano.

E quanto às diferenças, o que muda desse modelo para o de adesão?

O que muda entre um plano e outro é que de um modo geral o plano empresarial já oferece o serviço a partir do momento que um funcionário é admitido.

Ou seja, desde o primeiro momento que o funcionário passa a integrar o quadro de empregados de uma empresa ele já conta com o benefício.

Por outro lado, no modelo de adesão, como o próprio nome já diz,  é preciso que o funcionário busque esse serviço.

Esse benefício tem como público para fornecimento apenas aqueles que pertencem a uma certa entidade, e deve ser contratada.

Portanto, apesar de serem muito confundidos pelo público, são bem diferentes e apresentam propostas distintas.

Qual o melhor plano de saúde individual ou coletivo?

plano de saude por adesao plano de saude por adesao unimed

Agora que você já conhece um pouco sobre os modelos de planos que estão disponíveis no mercado, deve ficar se perguntando qual o melhor.

Então aqui vão algumas informações acerca dessa possível dúvida.

Quem opta por aderir um plano individual certamente irá contar com custos mensais maiores. Isso porque a mensalidade dessa categoria tende a ser mais alta.

Porém, não para por aí, é preciso ressaltar que apesar da questão dos custos, o reajuste possui um sistema de controle. A ANS é responsável por cuidar das taxas de reajuste.

Quanto ao plano coletivo, as mensalidades inicialmente são menores, mas com o passar do tempo a porcentagem de aumento é feita pelas próprias operadoras.

Ou seja, pode ser que seu plano comece com valores mais baixos em relação ao individual, mas termine bem mais caro.

Vantagens e desvantagens do plano de saúde por adesão

Assim com todo e qualquer tipo de serviço de saúde ou mesmo de outros setores, há alguns benefícios e alguns malefícios na contratação.

E você deve ser responsável por analisar o que vale ou não a pena para o que você busca. Conheça agora as vantagens e as desvantagens desse modelo de plano.

Vantagens

Como já mencionado, existem algumas vantagens para esse modelo de plano. São elas: Custos de mensalidades reduzidas, tempo de carência reduzido ou até extinto, cobertura abrangente para procedimentos médicos.

Quando comparado a outros planos os valores são mais baixos , podendo chegar a custar até mais de 40% mais barato que o preço do mercado.

Além disso, não é necessário esperar longos períodos de carência, é possível contratar e usar o plano em pouco tempo, e em alguns casos na própria data quando não há esse período a ser esperado.

Por último, outra vantagem desse tipo de plano é a cobertura feita. Já que conta com muitos grupos de médicos participantes e atende a maioria dos serviços procurados. 

Desvantagens

Existem também algumas desvantagens nesse modelo e é muito importante que você as conheça para não correr o risco de contratar o serviço e se arrepender.

Uma das coisas que podem fazer você se arrepender de Como é o caso das taxas de reajuste. Apesar de contar com valores mais baixos no momento da adesão, pode ser que o plano não continue com o mesmo valor por muito tempo.

Se isso acontecer, você precisará se programar financeiramente. Para tanto, nesse modelo de plano espera-se que a taxa de reajuste seja mais elevada.

Outra característica que pode ser considerada por muitos ruim é quanto a intolerância para o descumprimento de datas de pagamento e inadimplências.

Assim, vale a pena citar quais são essas desvantagens para que você, contratante, não seja pego de surpresa no momento de arcar com essas possibilidades.

Quem pode contratar um plano de saúde por adesão?

plano de saude por adesao plano de saude por adesao coletivo

Não é qualquer um que pode contratar um plano de saúde por adesão. Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração nesse momento.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, somente algumas categorias podem solicitar esse tipo de plano.

São elas: Conselhos de profissionais e as entidades de classes específicas, que apresentem registro, associações de profissionais legais com no mínimo um ano de atuação, sindicatos e federações e cooperativas profissionais e empreendedoras.

Quem pode ser beneficiado em um plano de saúde por adesão?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona esse modelo de plano de saúde, é hora de saber quem pode e quem não usufruir dele.

Então, vamos lá! Se você está se perguntando se qualquer pessoa pode utilizar esse tipo de convênio, a resposta é não.

A contratação de um plano de saúde por adesão só deve ser feita por uma pessoa jurídica, e claro, além disso é necessário que os usuários sejam filiados a alguma identidade.

Essa filiação pode ser com sindicatos, conselhos profissionais, grupos de associações estudantis, entre outros.

O essencial é que os benefícios estejam diretamente ligados com a entidade que representa.

Logo, quando o indivíduo não está incluso em nenhuma entidade, como as mencionadas acima, ele perde o direito de solicitar o plano por adesão. Sendo então levado a contratar o modelo individual ou particular.

Como contratar um plano de saúde por adesão?

plano de saude por adesao plano de saude coletivo por adesao unimed

Em primeiro lugar é de grande importância que você tenha em mente que a contratação de planos de saúde por adesão é feita em grupos por meio de pessoas que têm vínculo de trabalho comum.

Em outras palavras, é necessário que aquele que vá utilizar o plano faça parte de um grupo de pessoas em forma de entidade de classe ou mesmo sindicatos. Isso é fundamental para determinar se você está apto ou não a contratar essa forma de plano.

Outro aspecto desse modelo é em relação a facilidade para firmar um acordo, diferente do modelo empresarial.

Sendo assim, é possível recorrer ao modelo de adesão nesses casos. Por fim, para possuir um plano como esse é preciso que o contratante entre em contato com a administradora para intermediar a contratação.

Não há segredos, o mais importante é estar com os documentos necessários em mãos e entrar em contato com a direção do plano para firmar um acordo.

Qual a melhor forma de contratar um plano de saúde?

plano de saude por adesao plano de saude livre adesao

Para contratar um plano de saúde é preciso que você já esteja firme nessa decisão também conheça um pouco mais sobre o modelo de mercado.

Ou seja, nada de fazer essa contratação sem antes entender um pouco mais sobre como funciona.

E para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas que vão te auxiliar na hora de escolher um plano e efetivar a contratação.

Saiba o que deseja

Pode ser que para você esse seja um passo um tanto quanto redundante. Mas na verdade ele é essencial no momento de escolher um plano.

Isso porque é de suma importância que você entenda o que precisa em relação às suas necessidades.

Já imaginou? Você faz a contratação de um plano e em seguida descobre que ele não oferece a cobertura para o que deseja? Sem dúvidas, seria um péssimo investimento.

É por isso que na hora de contratar um plano de saúde, é imprescindível buscar conhecer um pouco mais sobre o que você necessita.

Nada de sair por aí selecionando qualquer convênio analisando apenas valores sem levar em conta aspectos como esse.

Entenda como funciona o plano de saúde

Conhecer como funciona o modelo de plano de saúde que você está disposto a contratar é muito necessário.

Além de evitar que você tenha surpresas nada agradáveis ao longo do tempo, é também um indicador do que você pode ou não contar quando for usar o benefício.

Na hora de fazer a seleção de qual o melhor plano para você, fique atento! Faça análise dos valores de reembolso, redes que são credenciadas e claro, um dos fatores mais importantes, quanto você está disposto a pagar.

Não deixe de lado esse tipo de análise, é preciso se atentar e ficar por dentro de quanto você terá que desembolsar e quais serão os seus benefícios nessa contratação.

Conheça as operadoras de saúde

Existem no mercado atual uma quantidade elevada de operadoras que prestam esse modelo de serviço. Se você deseja contratar o seu, precisa saber quem são elas e como funcionam.

Por vezes, é possível encontrar na internet diversas informações acerca delas, mas é sempre essencial que você não leve qualquer opinião em conta.

Por isso, é importante buscar quem entende do assunto, ou fazer você mesmo a sua própria análise por meio de dados disponíveis no mercado. Entre estes principais dados, um dos principais a serem verificados é o Ranking da ANS. Nele, as operadoras são avaliadas e classificadas seguindo alguns critérios formados pela agência reguladora.

Além disso, as avaliações feitas pelos clientes é outro parâmetro de qualidade que pode lhe ajudar e muito. Afinal, quem melhor do que quem realmente usa um serviço pra dizer sobre ele?

Muitas vezes, quando compramos alguma coisa online, acabamos recorrendo a estas avaliações por não termos certeza.

Ademais, deve-se analisar também fatores como: as notas da operadora nas plataformas, e a situação jurídica e econômica da empresa.

Ou seja, o ideal é que você consulte a situação de todas as operadoras que estiver pensando em contratar para assim conseguir chegar a quem mais confere a você cobertura e serviços alinhados ao que precisa.

Conheça alternativas aos planos de sáude comuns: Conexa Saúde

A Conexa Saúde é a maior plataforma de cuidado integrado da América Latina. Por meio da telemedicina, conectam pacientes, médicos e instituições de saúde. Oferecem soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas. As unidades de negócios Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass fazem parte da Conexa Saúde.

Conexa Corporate

É o produto Conexa voltado às empresas. Oferecemos serviços em saúde digital para que as organizações possam proporcionar saúde e bem-estar às equipes, independente da localidade. Com o Conexa Corporate, ajudamos as empresas a reduzir custos e o absenteísmo de colaboradores.

Conclusão

plano de saude por adesao diferenca entre plano individual e por adesao

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como funciona o plano de saúde por adesão, é hora de contar com o seu.

Busque sempre conhecer a melhor maneira de fazer a contratação do seu plano e ter as informações necessárias por meio da internet e outros veículos comunicativos.

E se você já sabe como fazer, é hora de colocar em prática e contar com a Conexa nessa missão!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!