Como funciona um Plano de saúde empresarial?

Descubra como funciona um plano de saúde empresarial

Não é segredo que a saúde física e mental dos colaboradores impacta diretamente na sua produtividade. Sendo assim, também se torna uma assunto importante para a gestão de recursos humanos de uma empresa. Portanto, uma das soluções mais comuns é a contratação do plano de saúde empresarial, com o objetivo de dar suporte e valorizar os profissionais, e, consequentemente, aumentando seu engajamento.

Nesse sentido, o IBGE realizou uma pesquisa em 2015, solicitada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), e os resultados apontaram que o plano de saúde é o terceiro principal desejo dos brasileiros. A pesquisa foi realizada com profissionais de oito regiões metropolitanas do Brasil.

Sendo assim, esse é um dos benefícios mais procurados por trabalhadores que estão em busca de novas oportunidades, e, dessa forma, se torna uma pauta necessária para gestores.  

Agora, vamos entender o que é esse benefício e como ele funciona.

O que é o plano de saúde empresarial?  

O plano de saúde empresarial é um tipo de convênio médico fornecido pela empresa aos seus funcionários. Sendo assim, a empresa fica responsável integral ou parcialmente pelos gastos, sendo regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Nesse sentido, os benefícios podem ser oferecidos para todos os funcionários, com direito à extensão para dependentes diretos, ou até mesmo terceiro grau.

No geral, os convênios funcionam de forma padrão, iniciando com a negociação entre a empresa contratante e a operadora, que fornece uma rede de serviços. Entre os serviços oferecidos estão desde o atendimentos médico clínico, até o atendimento laboratorial ou hospitalar.  

A forma com que a empresa oferece o plano de saúde depende diretamente da própria política da empresa, e sua adesão pode ser opcional ou fixa. Além disso, é importante ressaltar que não é obrigatório que as empresas disponibilizem esse benefício aos colaboradores, apesar de ser uma boa prática no mercado.

Tipos de plano de saúde empresarial  

Existem diferentes coberturas que mudam de acordo com a operadora que fornece o serviço e com a escolha da empresa. Tais definições vão afetar diretamente o plano e o seu valor.  

A cobertura diz respeito aos atendimentos e serviços disponíveis pelo plano de saúde, como especialidades médicas e tipo de internação, por exemplo.  

Conheça as opções: 

  • Ambulatorial, engloba consultas médicas em clínicas e, ou, consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais;  
  • Hospitalar, para assistência hospitalar, como pronto-socorro e, ou, internações com possibilidade de serviço obstetra, a depender da empresa; 
  • Segmentado, pode englobar serviços ambulatoriais, internação, cirurgia, tratamentos e obstetrícia;
  • Odontológico, exclusivo para odontologia com coberturas a depender da negociação;  
  • Teleatendimento: disponibilização de serviços através de plataforma online, atendendo funcionários em diferentes localidades, diminuindo gastos e otimizando tempo, com extensão para atendimento presencial quando necessário; 

Em alguns planos, existe também a possibilidade de desconto na compra de medicamentos, com desconto em folha ou na hora do pagamento.   

Além disso, uma questão que requer atenção é a abrangência do plano, que diz respeito às regiões de atendimento.  

Em algumas coberturas, o atendimento é nacional, em outras estadual ou municipal e também tem casos de atendimentos por bairro.  

O que é Rede referenciada?

A rede referenciada ou credenciada engloba os profissionais de saúde prestadores de serviço que estão disponíveis dentro do plano de saúde acionado para atender os beneficiários.  

Para a empresa que está contratando o convênio, a rede credenciada deve ser analisada com o intuito de oferecer um bom atendimento aos seus funcionários.  

Descontos

Em alguns casos, o funcionário tem desconto em folha apenas quando utiliza o plano, sendo a mensalidade de responsabilidade da empresa e em outros a cobertura acontece por reembolso.  

No caso do reembolso, dependendo da empresa, o funcionário pode até escolher se consultar com algum profissional que não esteja na rede referenciada. 

Seja qual for o caso, o pagamento fica por responsabilidade do colaborador que receberá o reembolso integral ou parcial em até 30 dias.  

A variação da carência também acontece entre as operadoras, por isso é um quesito que requer atenção.  

O que é Carência no plano de saúde empresarial?

A carência é o prazo que o beneficiário precisa esperar para acionar a cobertura. O período muda entre procedimento e operadora, sendo entre 24 horas, 48 horas, 72 horas, 30 dias ou até 3 meses

Vantagens de oferecer plano de saúde empresarial 

Contratar um plano de saúde empresarial para oferecer aos colaboradores é um grande e positivo passo a ser dado dentro do ambiente corporativo.  

Existem muitas vantagens garantidas através da contratação desse serviço que instigam o engajamento, o bem-estar e consequentemente a produtividade.  

Isso porque além de promover a qualidade de vida entre os profissionais e viabilizar uma gestão mais humana, também trará melhorias para a performance do negócio como um todo.  

Mas, é válido lembrar que tal benefício deve estar alinhado com uma política de respeito que veja o colaborador como uma pessoa que tem responsabilidades e necessidades.  

Nesse sentido, deve-se somar ao plano de saúde, um plano de educação que englobe o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e as normas de ergonomia.  

Entre as principais vantagens de oferecer um plano de saúde empresarial, encontramos: 

  • Diminuição de problemas de saúde;  
  • Redução de ausências por conta de problemas de saúde; 
  • Redução da sinistralidade
  • Promoção de colaboradores saudáveis e motivados; 
  • Melhoria no clima organizacional e crescimento da produtividade; 

A otimização do plano de saúde empresarial com a Telemedicina

A Conexa Saúde oferece uma plataforma de telemedicina para planos de saúde empresariais, permitindo que os colaboradores tenham acesso a saúde de qualidade, de qualquer lugar.

Através da nossa plataforma, você garante que a melhor equipe médica do país se conecte ao seu colaborador e possibilite o suporte necessário para questões físicas e psicoemocionais.  

Além disso, nossa plataforma é intuitiva e fácil de usar, contando com uma criptografada que segue todos os protocolos nacionais e internacionais de segurança.  

Os atendimentos acontecem via teleatendimento com disponibilidade 24 horas em todos os dias da semana, se alinhando com a agenda dos profissionais sem que eles saiam de casa. 

Para os gestores é uma ótima ferramenta para acompanhar e controlar a evolução da saúde da empresa com o intuito de analisar as ações que devem ser realizadas nesse sentido.  

Quer saber mais como funciona? Faça agora mesmo uma demonstração. 

E para acompanhar nossos materiais, fique de olho em nosso LinkedInInstagram e Facebook.   

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content