Outsourcing: o que é, vantagens, desvantagens e como implementar?

outsourcing exemplos

Outsourcing é a prática empresarial de contratar uma empresa para realizar atividades ou criar produtos que antes eram realizados pelos funcionários da própria empresa.

Nesse sentido, o outsourcing é uma prática realizada pelas empresas como uma forma de reduzir os custos da empresa.

Sendo assim, o outsourcing pode afetar uma ampla gama de funções da empresa, desde o atendimento ao cliente até a fabricação de algum produto.

O outsourcing foi criado em 1989 como uma estratégia empresarial e a partir disso se tornou uma parte importante da economia empresarial ao longo dos anos 90.

Quando bem feita, o outsourcing pode ajudar as empresas a crescerem sem sacrificar a qualidade. Entretanto, o outsourcing também pode introduzir novos problemas.

Quando uma empresa opta pelo outsourcing, não há mais necessidade de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de infraestrutura.

Em vez disso, eles podem usar esse dinheiro de investimento em marketing e P&D, o que está mais alinhado com os principais processos comerciais que levam ao fornecimento de serviços de maior valor agregado.

O que é outsourcing?

Visto pela primeira vez como uma estratégia comercial formal em 1989, o outsourcing é o processo de contratação de terceiros para conduzir serviços que eram realizados pela empresa.

Muitas vezes, o outsourcing é feito para que a empresa se concentre em suas atividades principais. Nesse sentido, ele também pode ser realizado para diminuir os custos de mão de obra e de instalações.

Embora seja um conceito comum, a palavra outsourcing pode ser estranha para muitas empresas. Às vezes, as empresas pensam que podem fazer tudo isso, mas precisam de ajuda e apoio.

A ajuda é sobre não desperdiçar muito tempo e materiais e se concentrar no que já fizeram bem. Com o outsourcing, as empresas agora podem acelerar adequadamente os fluxos de trabalho e melhorar seus produtos ou serviços.

Por exemplo, imagine que um banco terceirize o atendimento ao cliente. Neste caso, tudo relacionado ao cliente, desde consultas ou reclamações seriam tratadas pela empresa contratada.

Embora realizar o outsourcing de algumas operações comerciais seja uma decisão complexa, para o banco foi a melhor alocação de capital.

Dada tanto a demanda do consumidor e oferecer um serviço de atendimento ao cliente com maior qualidade, quanto a questão de reduzir os custos contratando funcionários próprios e montando um ambiente para essa atividade.

Para que serve o Outsourcing?

O outsourcing pode ajudar as empresas a reduzir os custos de mão de obra. Quando uma empresa opta pelo outsourcing, ela conta com a ajuda de outra empresa para completar alguma atividade específica.

A empresa contratada normalmente estabelece estruturas de remuneração diferentes para seus funcionários, permitindo realizar o trabalho com um orçamento menor.

Isto, em última instância, permite à empresa que optou pelo outsourcing reduzir seus custos de mão de obra. Além disso, a empresa contratante também pode evitar custos associados com infraestrutura, equipamentos e tecnologia.

Além da economia de custos, as empresas podem empregar uma estratégia de outsourcing para focar melhor nos aspectos centrais do negócio.

Por exemplo, o outsourcing de atividades paralelas pode melhorar a eficiência e a produtividade da empresa.

Pois, a empresa contratada é especialista no serviço executado e com isso pode executar as tarefas de forma melhor do que a própria empresa.

Esta estratégia também pode levar a tempos de retorno mais rápidos, aumento da competitividade dentro de uma indústria e o corte dos custos operacionais.

Qual o objetivo do outsourcing?

O outsourcing só faz sentido quando o custo para comprar bens ou serviços de um fornecedor externo é muito menor do que o custo para entregar o serviço ou fabricar o produto internamente.

Entretanto, muitas empresas descobriram que o custo não é a única consideração ao avaliar o outsourcing como uma estratégia.

Embora muitos fornecedores possam entregar mercadorias de menor custo, eles nem sempre estão no mesmo nível de qualidade.

Por isso, o principal objetivo é entregar um produto final melhor ao cliente ou à empresa.

Tipos de outsourcing

outsourcing vantagens e desvantagens

Tático

Em resumo, o outsourcing tático é uma contratação para executar uma tarefa específica que não é essencial para a empresa.

Por isso, o objetivo do tático é reduzir os custos da empresa.

Estratégico

Como o nome sugere, o outsourcing estratégico tem como objetivo estipular uma estratégia de relacionamento entre as partes envolvidas.

Em resumo, ocorre um relacionamento entre a empresa contratante e a contratada. Desse modo, ambas formam uma dependência entre a tarefa e outras funções da empresa.

Por isso, o objetivo estratégico é melhorar a qualidade ou capacidade da empresa.

Co-sourcing

O co-sourcing é um tipo de parceria entre as empresas envolvidas. Desse modo, as responsabilidades e riscos são compartilhados.

In house

O outsourcing in house ocorre quando a empresa contratada realiza o serviço solicitado dentro da empresa contratante.

Offshoring

O offshoring ocorre quando a empresa contrata uma empresa no exterior para executar o serviço solicitado.

Muitas vezes essa é a melhor maneira de economizar em custos de mão de obra e material.

Além disso, o offshoring pode permitir o acesso a um conjunto de habilidades específicas que é melhor em um determinado país do que em qualquer outra parte do mundo.

Finalmente, você pode ser capaz de evitar regulamentos impostos em seu país de origem.

Off site

Em resumo, o off site são os serviços executados e distribuídos diretamente ao consumidor nas instalações das empresas que prestam o serviço.

Qual é a diferença entre terceirização e outsourcing?

Embora seja comum acreditar que a terceirização e o outsourcing são a mesma coisa, eles não são.

Nesse sentido, o outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para as atividades que são foco principal da empresa.

Ou seja, designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda equipamentos, know-how e mão de obra especializada.

Por outro lado, a terceirização trata de serviços ligados ao trabalho mais braçal, como portaria e segurança, que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos.

Exemplos de outsourcing

Um escritório de contabilidade pode armazenar e fazer backup de seus arquivos usando um provedor de serviços de computação em nuvem. Como resultado, eles têm acesso à tecnologia sem investir para realmente possuir a tecnologia.

Uma assistência técnica pode comprar componentes eletrônicos para suas máquinas em vez de produzir esses componentes eletrônicos.

Uma pequena empresa pode decidir realizar outsourcing das tarefas de recursos humanos para uma empresa especializada, pois isso pode ser mais barato do que manter um profissional interno.

Outras empresas consideram o outsourcing das funções dos departamentos de recursos humanos, tais como folha de pagamento e plano de saúde, como benéfica.

Quando utilizado adequadamente, o outsourcing é uma estratégia eficaz para reduzir despesas e pode até mesmo proporcionar a uma empresa uma vantagem competitiva sobre as suas rivais.

Quais as vantagens do outsourcing?

outsourcing in house outsourcing

Melhor resultado

O outsourcing permite o foco nas competências essenciais da empresa. Ou seja, permite que as empresas se expandam temporariamente quando a demanda é alta.

Além disso, permite que suas equipes se concentrem nos aspectos que fizeram com que o negócio fosse bem-sucedido. Isso fornece uma grande vantagem no caso de startups, que frequentemente operam em uma escala menor.

Por exemplo, tarefas específicas são terceirizadas para empresas especializadas nesse campo.

Nesse sentido, tarefas de RH para recrutamento, folha de pagamento e programação podem ser feitas por uma empresa de RH.

Isto pode levar a uma maior eficiência, uma vez que cada tarefa é terceirizada para empresas especializadas exclusivamente naquele campo ou departamento.

Aumento da produtividade

Ao terceirizar tarefas para outras empresas, agências ou freelancers, as empresas podem fazer as coisas de forma muito profissional e rápida.

Cada empresa ou agência sempre foca neste campo e tem grande experiência ou em um campo específico.

Portanto, pode ser mais fácil para eles lidar com um projeto e como resultado isso aumenta a produtividade da empresa.

Redução de riscos

O outsourcing também pode ajudar a tornar seu negócio mais flexível e ágil, capaz de se adaptar às condições e desafios do mercado em constante mudança. Ao mesmo tempo em que proporciona economia de custos e melhorias no nível de serviço.

Quando uma organização terceiriza componentes específicos dos processos comerciais, eles também transferem a responsabilidade associada a esses processos para o fornecedor.

Eles agora são responsáveis por todos os riscos relacionados a esse processo, e como eles são os especialistas, eles podem mitigar melhor esses riscos.

Redução de despesas

O outsourcing pode reduzir os custos da empresa. Por exemplo, uma empresa pode querer reduzir seus custos de mão de obra contratando freelancers que são mais baratos do que os funcionários em tempo integral.

Além disso, pode ser mais rentável para algumas empresas contratar a curto prazo contratados externos quando a demanda é alta do que contratar novos funcionários que eles podem não ser capazes de pagar durante períodos de menor demanda.

Desvantagens do Outsourcing

Embora o outsourcing seja vantajoso, ele também tem desvantagens. As desvantagens incluem dificuldades de comunicação, ameaças à segurança onde dados sensíveis estão em jogo, e deveres legais adicionais.

Perda de controle

O outsourcing é uma solução que pode levar a perda de controle. Afinal, trazer terceiros para as operações da empresa pode introduzir uma série de novos problemas que são, em última instância, de responsabilidade da empresa contratante.

Além disso, adicionar um prestador de serviços terceirizado às operações comerciais pode criar novas questões de comunicação e logística.

Especialmente se as duas empresas tiverem práticas comerciais, culturas empresariais ou estilos de gerenciamento de projetos muito diferentes.

Sem supervisão direta, pode ser mais difícil detectar esses problemas nos estágios iniciais, e eles podem ser mais difíceis de resolver do que as questões internas.

Fechamento de vagas

Embora haja muito debate sobre se o outsourcing causa ou não desemprego ou se realmente acrescenta empregos à economia, é óbvio que ela elimina certos tipos de trabalho.

Se trabalhadores de uma outra empresa puderem fazer o mesmo trabalho por uma fração do preço que a mão de obra doméstica exige, esses trabalhos serão enviados para outra empresa. Como resultado, isso leva ao fechamento de vagas.

Além disso, se um trabalhador sabe que seu trabalho pode ser transferido para mão de obra mais barata a qualquer momento, ele pode perder a confiança em seu empregador e ficar desanimado.

Como o outsourcing cresceu a partir de empregos não qualificados para incluir cargos administrativos e intelectuais, mesmo os funcionários de nível gerencial não podem ter certeza de que seus empregos estão seguros e protegidos.

Por isso, a satisfação no local de trabalho e a produtividade dos trabalhadores podem ser negativamente afetadas.

Além disso, se um funcionário, ou grupo de funcionários, decidir que está sendo tratado injustamente ou que está sendo mal remunerado, ele pode sair para iniciar sua própria empresa em concorrência direta com seu antigo empregador.

Problemas na segurança

Permitir o acesso de terceiros às informações da empresa pode criar vulnerabilidades de segurança. Manter um registro de quais contratados têm acesso a quais sistemas é necessário, mas isso consome tempo.

O fato de delegar atividades estratégicas da empresa e que, muitas vezes, envolvem a manipulação de dados sensíveis, acaba deixando-os abertos a outra corporação completamente independente e que pode usar essas informações de forma inadequada e perigosa.

Como implementar o outsourcing em sua empresa?

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Com qualquer tipo de outsourcing, você deve tratar de alguns pontos chave com seu possível parceiro.

O primeiro é firmar um contrato que trate de todos os possíveis problemas que podem acontecer no futuro.

Se surgir um problema de suporte ou se você precisar de novas funcionalidades adicionadas a um produto existente, você precisará de documentação adequada para saber como o produto deve funcionar.

Garantir que seu parceiro forneça documentação adequada pode ser vital para lidar com estas situações. Além disso, você deve sempre fornecer informações técnicas completas sobre seus requisitos ao seu parceiro.

Deixar de fora quaisquer detalhes pode causar sérios problemas à medida que você for passando pelo processo.

Lembre-se sempre de incluir todos os seus principais tomadores de decisão e partes interessadas nas discussões para garantir que os objetivos de todos estejam alinhados corretamente.

Mudanças repetidas ao longo do tempo podem aumentar muito o custo de qualquer projeto, portanto, o planejamento antecipado de tudo é vital para uma parceria de sucesso.

Outro fator importante é examinar o portfólio de seu possível parceiro, procurando um desempenho consistente e de alta qualidade ao longo do tempo.

Nem todas as empresas são iguais, e mesmo grandes empresas podem não ser a escolha certa se seus objetivos não estiverem alinhados com os seus.

Também é importante observar para quais indústrias a empresa contratada trabalhou.

Se a empresa trabalhou para outras empresas em sua indústria, isso pode significar que elas já estão familiarizadas com muitos de seus processos e terminologia, tornando a comunicação muito mais fácil.

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Conclusão

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O outsourcing é uma boa estratégia de negócios para empresas que buscam uma vantagem competitiva na busca de mão de obra de baixo custo. Isto permite que estas empresas aumentem os lucros e passem custos mais baixos para os consumidores.

Através do outsourcing, você pode encontrar uma ampla gama de serviços para melhorar as operações em sua empresa sem a necessidade de contratar mais funcionários.

Isto pode permitir que você cubra habilidades que sua força de trabalho atual não possui.

Como você tem um grande número de opções, é uma boa ideia entender os diferentes tipos de terceirização antes de começar.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias. 

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