O que é Mindfulness? Saiba mais sobre esse aliado da saúde mental

O que é Mindfulness e como ele melhora a produtividade e a saúde mental?

O imediatismo e o excesso de informação no dia a dia têm nos feito viver de forma mais automática. Com a alta quantidade de estímulos, acabamos por sentir uma imensa dificuldade de ter foco – e é aqui que entra o Mindfulness.

Já em 2010, dois psicólogos da Universidade de Harvard realizaram um estudo que apontou que a nossa mente está dispersa em 47% do tempo. Em outras palavras, é como se passássemos quase metade do nosso tempo pensando no passado ou no futuro, e não vivendo o presente.

Sabemos que falar em “viver o presente” pode parecer algo clichê e bobo, mas a verdade é que passamos a sobrecarregar nossa cabeça com informações que roubam toda a nossa atenção, mesmo quando já estamos realizando uma atividade.

Por exemplo, sabe quando escovamos os dentes e deixamos a mente divagar para nossos próximos afazeres e preocupações? É como se estivéssemos repetindo esse comportamento com outras atividades, inclusive, menos simples do que a higiene bucal.

E essa sobrecarga está impactando diretamente a nossa saúde mental, e, por consequência, refletindo em nossos relacionamentos, afazeres de rotina e até mesmo no trabalho.

Nesse sentido, a técnica de Mindfulness pode ser uma ótima aliada no momento de trabalhar a habilidade de focar.

Vale lembrar que o excesso de pensamentos pode ser sintoma de problemas de ansiedade, burnout, e até depressão, e por isso, sempre é aconselhado o acompanhamento psicológico e psiquiátricos. Afinal, o Mindfulness não substitui de forma alguma o acompanhamento profissional, e sim, funciona como uma ferramenta auxiliar.

Sendo assim, confira agora o que é o Mindfulness e como ele pode ajudar a otimizar a sua saúde mental!

Afinal, o que é Mindfulness?

Em resumo, o termo Mindfulness une as palavras em inglês “mind”, que significa “mente”, e “fulness”, que quer dizer “completo”, sendo traduzido como Atenção Plena. Sendo assim, é uma técnica de autocontrole que busca otimizar a nossa capacidade de focar de maneira plena no momento presente.

Nesse sentido, essa prática incentiva a intenção de estar 100% consciente do nosso estado corporal e emocional durante as atividades da rotina. Conectando o pensamento com a ação, passamos a disciplinar nossa mente de outra forma.

Com isso, passamos a nos condicionar a manter a atenção no que estamos fazendo, e, assim, aprender a lidar com o nosso fluxo de pensamento.

Essa busca ao foco tem origem do oriente médio e do budismo. Apesar de não ser uma técnica de meditação, sua prática usa alguns elementos semelhantes, como o foco na respiração, por exemplo.

Portanto, podemos entender o Mindfulness como uma ferramenta de apoio para a saúde mental poderosa. Tanto que, quando unida ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pode auxiliar no tratamento da ansiedade, síndrome de burnout, e até mesmo a depressão.

Afinal, quanto mais treinamos o foco, mais autoconhecimento desenvolvemos, de forma física e mental.

Qual a diferença entre o Mindfulness e a Meditação?

 

Quais são os benefícios dessa prática?

A prática desta técnica ajuda na saúde mental de uma maneira geral. Dentre os benefícios podemos citar:

– Colabora na diminuição da ansiedade, regula as emoções e ajuda a aliviar os impactos causados por emoções negativas

– Melhora a qualidade do sono e permite uma avaliação consciente dos pensamentos

– Pode ser utilizada em tratamentos de depressão, transtornos de ansiedade, síndrome de burnout e até em casos de estresse pós-traumático, associado a tratamentos da medicina convencional

5 dicas para começar a praticar

 

Como aplicar o Mindfulness no ambiente de trabalho?

Já no âmbito profissional, esta técnica tem sido avaliada, reconhecida e até utilizada no desenvolvimento profissional dos colaboradores, possibilitando um aumento da produtividade e aperfeiçoamento da liderança nas empresas.

Agora que você conheceu um pouco dessa prática e seus benefícios já pode iniciar o seu processo de exercitar a atenção plena (mindfulness) que pode proporcionar satisfação e melhora na sua qualidade de vida pessoal e profissional.

Também sugerimos que você acompanhe a Conexa no Instagram e Facebook para sempre ficar por dentro de outros conteúdos que podem te ajudar em sua rotina.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content