Quando procurar um Psiquiatra? Confira os Principais Sinais!

quando procurar psiquiatra mulheres conversando

Você sabe quando procurar um psiquiatra?

Quando nós estamos com alguma doença física é bem fácil saber o momento de procurar ajuda médica, não é mesmo?

Entretanto, quando se trata de saúde mental geralmente isso não acontece, pois esse aspecto da saúde humana não recebe a mesma atenção e muitas vezes é bem difícil saber o momento certo de procurar um psiquiatra.

Isso porque, na grande maioria dos casos, as doenças mentais são confundidas com cansaço ou apenas insatisfação. 

Por esse motivo as pessoas pensam que precisam somente de um tempo de descanso e sua vida voltará ao normal.

No entanto, quando se trata de doenças mentais, somente isso não basta, pois as doenças mentais, da mesma forma que as físicas, precisam de tratamento e acompanhamento médico para serem curadas.

Para que isso aconteça a pessoa deve procurar um psiquiatra e procurar tratamento.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para te explicar o momento de procurar um psiquiatra.

Boa leitura!

Saiba quando procurar um Psiquiatra

quando procurar psiquiatra paciente medico

A pergunta que não quer calar é quando procurar um psiquiatra? 

Hoje em dia, devido a nossa rotina sempre corrida e atribulada, as pessoas estão cada vez mais propícias a desenvolverem ansiedade e estresse

Isso pode acontecer tanto no mundo corporativo, que está muito exigente e competitivo, até em situações de violência que as pessoas podem estar sofrendo.

Mas, além desses fatores, existem também os fatores genéticos que podem fazer com que as pessoas desenvolvam sintomas que na maioria das vezes são confundidos com alguns dos transtornos mentais. 

Em determinados casos, se a pessoa não fizer o tratamento correto e de forma precoce, tais sintomas podem ficar mais graves e a pessoa pode precisar de tratamento.

Isso é tão grave que a própria Associação Brasileira de Psiquiatria já divulgou dados informando que aproximadamente 30% dos brasileiros podem acabar desenvolvendo algum transtorno mental.

E o mais grave, as pessoas que não são diagnosticadas por não procurar um médico podem acabar sofrendo muito e tendo a sua vida prejudicada por não cuidar desses sintomas.

Listamos abaixo alguns sintomas que são um sinal de alerta para você saber se está na hora de procurar um psiquiatra:

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

Caso você apresente algum desses sintomas procure ajuda de um psiquiatra.

O real papel do Psiquiatra

Na sociedade, ainda há um estigma criado acerca da psiquiatria, atribuindo um estereótipo pejorativo. 

Devido a isso, é comum que ocorra uma relutância na procura por um médico psiquiatra quando acredita-se ter alguma questão mental a trabalhar. No entanto, deve-se dar à saúde mental tanta atenção quanto se dá à saúde física.

O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência ou especialização em psiquiatria, e é responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental. 

O médico psiquiatra não só trata doenças mentais como esquizofrenia e demência, mas também auxilia nos casos de ansiedade e depressão.

– Diferença entre Psiquiatria e Psicologia

O psiquiatra é o profissional responsável por diagnosticar os transtornos mentais que o paciente pode ter bem como prescrever a medicação para o seu tratamento.

Já o psicólogo é o profissional que faz o tratamento de tais transtornos por meio de terapia , para que ele possa entender quais foram os motivos que levaram o paciente a desenvolver os problemas mentais e emocionais.

Desta forma, um pode acabar complementado o tratamento do outro, pois, dependendo da gravidade do problema do paciente, muitas vezes ele deve fazer um tratamento que combina a psicoterapia feita por um psicólogo e o tratamento com os medicamentos que foram prescritos pelo psiquiatra.

O psicólogo possui habilidades que o deixam apto a tratar os pacientes por meio de técnicas de psicoterapia para os diversos transtornos comportamentais, mentais e emocionais que o paciente pode desenvolver.

Na grande maioria das vezes a psicoterapia é aplicada por meio do diálogo entre psicólogo e paciente, entretanto existem outras técnicas que podem ser usadas, como  desenhos, leituras e a terapia sonora.

O objetivo principal do tratamento feito pelo psicólogo é entender o que está provocando a doença do paciente, por meio de uma conversa franca e transparente.

Já o psiquiatra é o profissional que tem a capacidade de identificar, diagnosticar e indicar o tratamento do paciente com transtorno mental com a prescrição de medicamentos. 

Tanto que, em casos de doenças mentais graves, como a esquizofrenia, o autismo e a depressão, é fundamental o tratamento com um psiquiatra.

A prescrição dos medicamentos é feita para o tratamento dos sintomas que estão impedindo o paciente de ter qualidade de vida e tem o objetivo de reduzir tais sintomas proporcionando melhoras na vida do paciente.

Assim, a duração da psicoterapia e do tratamento psiquiátrico através do uso medicamentos irá depender de fatores como reação do paciente aos medicamentos, a participação correta do paciente nas sessões e a gravidade de cada caso.

Quais as principais doenças tratadas pelo Psiquiatra?

quando procurar psiquiatra profissional mulher

As doenças ou transtornos mentais consistem em uma alteração, que pode ser intelectual, emocional e/ou comportamental, que acaba dificultando a interação do paciente com a sociedade que ele vive 

Existe uma variedade muito grande de doenças mentais que precisam de tratamento com um psiquiatra, a seguir vamos informar as principais, confira:

  • Ansiedade; 
  • Depressão;
  • Esquizofrenia;
  • Transtornos alimentares;
  • Estresse pós traumático;
  • Somatização;
  • Transtorno bipolar;
  • Transtorno obsessivo compulsivo- TOC;
  • Síndrome de burnout, entre outros.

Como saber se devo procurar um psiquiatra?

Todas as pessoas têm questões para lidar no cotidiano que podem levá-las a uma frustração, tristeza ou estresse

Apesar disso, é fundamental estar atento a como se lida com esses acontecimentos e no quanto ele impacta nas suas atividades.

Quando as reações aos acontecimentos mais difíceis de lidar começam a tomar proporções maiores, como uma preocupação intensa, taquicardia, alcoolismo ou choro excessivo, é importante ligar o sinal de alerta.

Um sentimento de frustração intenso, no qual você se vê impedido de realizar suas atividades obrigatórias por dias ou até mesmo semanas em virtude disso, tendo a sensação de que não consegue se recuperar após o abalo emocional, é um sinal de que a consulta com um psiquiatra pode ser necessária.

Que tipo de exames um psiquiatra pode pedir?

Os psiquiatras podem realizar os exames físicos do paciente além de solicitar exames laboratoriais para ajudá-lo a identificar e diagnosticar a doença que o paciente tem.

A seguir, separamos os exames que o psiquiatra pode solicitar:

  • Eletroencefalograma (EEG);
  • Tomografia computadorizada (CT);
  • Ressonância magnética (RM);
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET);
  • Exames de sangue.

Entretanto, nenhum diagnóstico feito pelo psiquiatra deve ser feito levando em consideração somente os exames laboratoriais.

Isso porque, esses exames são usados para:

  • Efetuar a triagem de doenças clínicas; 
  • Ajudar no estabelecimento dos diagnósticos; 
  • Determinar se um tratamento pode ser instituído, e;
  •  Avaliar os efeitos tóxicos e terapêuticos do tratamento.

Dessa forma, é fundamental combinar os exames com o atendimento psiquiátrico para poder chegar a um diagnóstico correto.

Quanto tempo dura uma consulta com psiquiatra?

A primeira consulta geralmente tem a duração de cerca de 2 horas, pois nela o psiquiatra irá perguntar o que  levou o paciente até ali. 

Além disso, ele irá pedir informações sobre ele e seus hábitos,  realizando o exame psíquico. 

Tal exame é feito por meio de técnicas específicas para o psiquiatra conseguir detectar se o paciente tem ou não um transtorno mental.

Caso o paciente tenha algum transtorno, precisa de um acompanhamento com o psiquiatra as próximas consultas dele serão de 45 minutos a 1 hora de consulta.

Perguntas que ajudam em um melhor diagnóstico

quando procurar psiquiatra medico

Agora, vamos informar as principais perguntas que ajudam no diagnóstico feito pelo psiquiatra.

– Qual seu nível de ânimo para realizar suas atividades?

Os problemas associados a desordem emocional tem um grande impacto na sua qualidade de vida, afetando desde a sua produtividade até o seu prazer nas atividades de lazer, configurando um ciclo vicioso de insatisfação.

Quando questões emocionais passam a interferir de forma recorrente nas atividades cotidianas da pessoa, estando ou não associada à insônia, é fundamental se atentar.

– Será que você tem ficado ansioso(a) demais?

Ansiedade é como um sentimento vago e desagradável de medo, envolvendo tensão ou desconforto derivado de antecipação de algo. 

A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados. Esse exagero pode ser notado quando é desproporcional em relação ao estímulo ou quando interfere na qualidade de vida, no conforto emocional ou no desempenho diário da pessoa.

A maneira prática de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada ao estímulo do momento ou não.

A ansiedade também pode desencadear uma série de reações físicas no corpo, como taquicardia, palpitações, tremedeira e falta de ar. Por isso o auxílio de um psiquiatra é tão importante para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

É comum ter dificuldade para dormir de vez em quando, principalmente quando tiramos um cochilo mais extenso à tarde, consumimos alimentos com cafeína até 6 horas antes do horário de dormir ou quando estamos preocupados com alguma questão.

No entanto, deve-se ficar atento na frequência que isso ocorre. Se você passa por crises de insônia que prejudicam o desempenho das suas atividades diárias, é importante buscar ajuda de um psiquiatra.

– Você sente dificuldade para dormir?

Alguns transtornos mentais, como síndrome do pânico e outros tipos de ansiedade, têm relação com distúrbios no sono e precisam ser investigados para receberem o diagnóstico correto.

– Como vai o seu apetite?

É muito importante se atentar em como anda sua fome, pois há alterações importantes na relação com a comida. Episódios de compulsão alimentar ou de perda de apetite podem indicar a importância de recorrer a um médico psiquiatra.

Lista dos principais sinais de quando procurar um psiquiatra

quando procurar psiquiatra consulta paciente

Nesse momento vamos explicar um pouco sobre os principais sinais de alerta para que você procure ajuda de um psiquiatra.

– Apatia constante

As causas  de uma pessoa estar apático ou apática podem ser as mais variadas.

No entanto, quando essa apatia é constante ela pode ser sinal de alguma doença psiquiátrica, ou então de alguma condição física.

Por isso, caso você esteja em um estado constante de apatia procura ajuda psiquiátrica para realizar essa distinção da melhor maneira.

– Tristeza profunda

A tristeza profunda diversas vezes se manifesta quando a pessoa está passando por algum tipo de problema. 

Dessa forma, a pessoa se sentir triste não é um problema, o problema é quando esse sentimento é frequente e constante. 

Assim, é importante que a pessoa procure ajuda para que esse sentimento não potencialize, pois isso pode prejudicar a sua saúde mental.

Reconhecer seus sentimentos e emoções significa dedicar tempo para estar atento.

Por isso, caso você esteja com esse sentimento constante de tristeza procure ajuda pelo fato de que isso é um indicativo de que você pode estar com depressão ou qualquer outro transtorno.

– Irritação excessiva

quando procurar psiquiatra mulher consulta

A irritação excessiva muitas vezes pode ser sintomas de diversas doenças, transtornos e situações. 

Isso porque, é muito normal que em determinadas situações a pessoa fique irritada, porém, se essa irritação for constante ela pode ter alguns prejuízos em sua saúde.

Assim, uma pessoa com irritação excessiva pode:

  • Ter distúrbios do sono;
  • Dor de cabeça, 
  • Crise de abstinência (de cigarro, bebidas alcoólicas, etc.);
  • Síndrome de burnout, 
  • Ansiedade, entre outros.

– Inquietação e dificuldade de concentração

A pessoa muito inquieta e que não conseguem ficar quietas e nem se concentrar muitas vezes pode ser um indicativo de algum transtorno mental.

Pois, uma pessoa com esses sintomas pode ter algum quadro de TDAH, o que precisa de um acompanhamento psiquiátrico.

– Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia

Se a procrastinação acontecer de forma isolada isso não irá prejudicar a pessoa e nem ser considerada doença.

Entretanto, quando a pessoa procrastina muito e começa a sofrer consequências ruins por esse motivo pois ela não consegue realizar suas tarefas do dia a dia isso pode ser um sinal de alerta. 

Assim, a pessoa que tem dificuldades de realizar suas tarefas do dia a dia podem ter transtornos como:

  • Depressão,
  • Transtorno de humor bipolar,
  • Transtornos de ansiedade,
  • Fobias,
  • Entre outras condições psicológicas relevantes.

Dessa forma, a procrastinação em excesso  pode ser um indicativo de que sua saúde mental não está tão boa e que você precisa procurar um psiquiatra.

– Compulsão alimentar

A  compulsão alimentar é um distúrbio alimentar grave que se caracteriza pela  ingestão excessiva de alimentos. 

Tal ingestão acontece mesmo quando a pessoa não está com forma ou com alguma necessidade física do alimento, pois a pessoa compulsiva não tem controle sobre o que ela está comendo e nem a sua quantidade.

Cuidado com o que você consome

quando procurar psiquiatra casal consulta

Você consome em abundância e/ou com frequência substâncias como: álcool, cigarro ou drogas? Se você tem alguns hábitos pouco saudáveis como beber, fumar ou usar drogas e tem dificuldade em vivenciar um dia sem eles, deve se atentar.

O abuso desses tipos de substâncias é frequentemente utilizado como uma válvula de escape para outros problemas, por isso, é fundamental procurar um psiquiatra.

Como podemos ver, as questões que podem te levar a buscar um psiquiatra são bem amplas…

Então, não deixe de se atentar aos detalhes. O psiquiatra tem um papel importantíssimo na manutenção do bem-estar de milhares de pessoas e a saúde mental, quando levada a sério e bem tratada, promove uma vida melhor e mais leve.

Não negligencie a sua saúde mental e procure ajuda ao perceber os sinais.

Saúde Mental no Trabalho e o Papel do RH

Nunca se falou tanto sobre saúde mental no trabalho. Essa é a pauta do século, abordada tanto na produção acadêmica e nas mídias quanto no ciclo social e familiar.

É evidente que as empresas não podem ficar de fora dessa conversa. Ainda mais ao considerar que as finanças pessoais e o mercado de trabalho têm um enorme peso na manutenção da saúde mental das pessoas.

Por isso, o RH tem um papel importante pois ele é o responsável por criar um relacionamento no ambiente profissional,  construindo um espaço onde o colaborador se sinta valorizado, satisfeito e acolhido. Essa deve ser mais do que uma mera estratégia, e sim um dos principais pilares do ambiente de trabalho.

Conseguir manter os funcionários satisfeitos é como ganhar na loteria dos negócios. Só há benefícios para ambos os lados.

Assim, para que o RH seja um ponto positivo na saúde mental dos trabalhadores ele deve:

  • Criar um ambiente de acolhimento;
  • Valorizar a experiência do colaborador;
  • Oferecer serviço de tele psicologia.

– Importância da Saúde Corporativa na Jornada de Trabalho

quando procurar psiquiatra paciente consultorio

Embora a CLT disponha que toda empresa deve criar um ambiente saudável e seguro de trabalho, não existem regras em relação a oferecer  benefícios como um plano de saúde ou um vale-academia, por exemplo.

Entretanto, é importante adotar medidas de saúde corporativa, pois isso é um diferencial competitivo importante.

Isso porque a empresa que oferece tais benefícios ajuda a atrair e reter talentos além de promover uma série de vantagens para ambas as partes: empregadores e colaboradores.

Vale ressaltar também que todas essas situações causam transtornos, mesmo quando o INSS assume o pagamento de auxílios, pelo fato de que o afastamento de um funcionário acaba alterando toda a dinâmica de sua empresa, levando à sobrecarga e baixa produtividade.

Além disso, se sua empresa precisar contratar um trabalhador temporário devido ao afastamento do outro colaborador, o RH despende tempo com o processo e também pode precisar investir em onboarding e treinamento.

Outras vantagens que a saúde corporativa pode trazer para a sua empresa:

  • Ajuda os colaboradores a serem mais produtivos
  • Nem tudo é sobre sucesso financeiro.
  • Torna o uso dos recursos mais estratégico
  • Reduz a quantidade de afastamentos e ausências no trabalho
  • Deixa o ambiente de trabalho mais agradável
  • Contribui com o clima organizacional.

Práticas do setor de RH que contribuem na saúde mental e física do colaboradores

Agora vamos explicar as práticas do departamento de RH que ajudam na saúde mental e física do colaborador.

– Implantação de horários flexíveis;

Oferecer um horário flexível para o colaborador é muito importante para ajudar na saúde mental das pessoas.

Em muitas profissões, sobretudo as que podem trabalhar em regime de trabalho remoto ou home-office não demandam um horário específico de trabalho.

Nesse sentido, dependendo de sua função, a empresa pode permitir um horário mais flexível.

– Programas de ginástica laboral

Não é novidade que as atividades físicas proporcionam equilíbrio entre corpo e mente. Uma delas pode ajudar no ambiente de trabalho. 

Só o fato de parar alguns minutos durante a jornada para fazer uma atividade leve e em grupo, já faz com que o colaborador tenha outro ânimo ao voltar às tarefas.

Ela promove não só a interação entre os colegas, como estimula a criatividade e também previne doenças relacionadas à coluna. Já se tornou uma prática bem comum nas empresas, pois tem baixo custo e ótimo resultado.

– Apoio psicológico

As empresas podem ajudar no combate aos transtornos emocionais criando programas internos de acompanhamento psicológico. É uma medida simples, mas que pode ter um resultado significativo a um custo baixo.

A principal vantagem de manter programas com essa proposta é garantir o bem estar mental dos funcionários e prevenir o surgimento de transtornos mentais mais graves. 

Isso influencia na qualidade e na produtividade do trabalhador, pois a cada desafio ou dificuldade que surgir ele terá o apoio necessário para lidar com as situações.

Esse suporte retém talentos que se sentem mais valorizados. O índice de afastamentos do trabalho por transtornos emocionais também tende a diminuir, evitando prejuízos financeiros para a empresa.

Conheça a Conexa Corporate

Bom, agora que informamos o momento de procurar a ajuda de um psiquiatra, chegou a hora de você entender o que a Conexa Corporate oferece de diferente para você e como ela pode te ajudar.

  • Teleorientação

Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conexa Corporate começou a perceber que a  telemedicina pode ser usada no dia a dia, especialmente em questões menos complexas.

Um bom exemplo é um paciente com câncer que, através da teleorientação, faz o acompanhamento com o seu médico e tira suas dúvidas quanto ao tratamento através de uma consulta online.

  • Telepsicologia Conexa Saúde

A Conexa Saúde também oferece o acompanhamento psicológico para os colaboradores de sua empresa que têm doenças como Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.

  • Conexa in Company

O Conexa in Company consiste no acompanhamento das questões de saúde dos colaboradores internamente.

Abaixo listamos algumas de suas funções:

  • Acompanhamento da sinistralidade;
  • Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Suporte emocional para as equipes internas.

Assim, situações de crise poderão ser facilmente contornadas.

  • Plataforma

A Plataforma Conexa é um grande diferencial que a Conexa Saúde tem, e isso faz com que ela fique muito à frente dos planos de saúde tradicionais.

Isso acontece pois ela dispõe de uma plataforma exclusiva, o que facilita todo o processo de conexão entre médico e paciente, e  isso por si só já é um grande ponto positivo.

Entretanto, a Conexa Saúde e Corporate vai muito além, por isso ela entrega, também, diversas funções essenciais para um bom acompanhamento de saúde no dia a dia.

Algumas de suas funções no dia a dia são:

  • Armazenamento de documentos médicos em formato digital;
  • Integração dos dados do paciente em seu perfil, facilitando processos multidisciplinares de diagnósticos;
  • Facilidade no acesso a resultados de exames e o histórico do paciente, o que pode abrir, de partida, as possibilidades de diagnóstico;
  • Permite que o profissional analise quais são os exames que o paciente já fez e conferir os resultados, sem que seja Preciso solicitar procedimentos que já foram realizados recentemente;
  • Permite a emissão de laudos a distância e interpretação de exames com junta médica — isso é muito comum em casos complexos, como tratamentos de tumores malignos, nos quais profissionais trocam informações com outros especialistas, a fim de traçar o melhor caminho para seus pacientes durante o processo.

Além disso, todos os protocolos de segurança presentes na plataforma garantem  a privacidade dos dados dos pacientes, principalmente pelo fato de que ela respeita o estipulado pela LGPD para esses casos.

Isso é fundamental, principalmente, pois envolve dados sensíveis.

Mas a pergunta que não quer calar é: quais são as diferenças existentes entre a Conexa Saúde e o plano de saúde empresarial tradicional?

Separamos a seguir os principais pontos que precisam ser observados e que mostram as diferenças mais importantes entre elas

Os planos de saúde tradicionais têm como foco principal as consultas presenciais, em consultório.

Dessa forma, eles estão começando a engatinhar para o uso da telemedicina nesses serviços, principalmente devido a pandemia da Covid-19.

Assim, através da meio da telemedicina que a Conexa Corporate oferece, seus colaboradores podem se consultar a distância com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, conseguindo alinhar com a agenda dos profissionais

Conclusão

Como visto no decorrer deste artigo, o psiquiatra é um profissional muito importante para cuidar da saúde mental das pessoas.

Como podemos ver, as questões que podem te levar a buscar um psiquiatra são bem amplas.

Então, não deixe de se atentar aos detalhes. O psiquiatra tem um papel importantíssimo na manutenção do bem-estar de milhares de pessoas e a saúde mental, quando levada a sério e bem tratada, promove uma vida melhor e mais leve.

Não negligencie a sua saúde mental e procure ajuda ao perceber os sinais.

Também sugerimos que você acompanhe a Conexa no Instagram e Facebook para sempre ficar por dentro dos conteúdos.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!