Meditação no trabalho: entenda como funciona, benefícios e como adotar

meditacao no trabalho tudo sobre meditacao

O local de trabalho pode muitas vezes ser uma fonte de estresse intenso, ansiedade e esgotamento. Entretanto, também pode ser um bom lugar para começar a realizar a meditação no trabalho.

O trabalho pode ser uma fonte de estresse, como por exemplo através de prazos apertados e conversas difíceis.

A meditação no trabalho pode reduzir o estresse e a frustração, ao mesmo tempo em que aumenta o foco, a compaixão, a energia e a produtividade.

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a ensinar e incentivar que seus funcionários pratiquem a meditação no trabalho.

Pois, quer sua empresa o faça ou não, há maneiras simples de reduzir o impacto que o estresse no local de trabalho pode ter em sua mente e em seu corpo. E diferente do que muitas pessoas pensam, aprender a meditar é como aprender qualquer outra habilidade.

Pense nisso como exercitar um músculo que você nunca tinha trabalhado de verdade antes. É preciso prática para ficar confortável.

Afinal, numa época em que muitas pessoas passam grande parte de suas vidas em seus empregos, o escritório pode na verdade ser o lugar mais fácil e mais consistente para praticar a meditação!

Continue lendo e aprenda como a meditação no trabalho pode levar a um local de trabalho mais feliz, mais saudável e mais produtivo.

O que é meditação?

A meditação foi originalmente criada para ajudar a aprofundar a compreensão das forças sagradas e místicas da vida. Hoje em dia, a meditação é comumente usada para relaxamento e redução do estresse.

A meditação é considerada um tipo de medicina complementar mente-corpo. A meditação pode produzir um profundo estado de relaxamento e uma mente tranquila.

Como resultado, a meditação é uma técnica que pode ajudar a proporcionar clareza mental e foco, treinando sua mente e desenvolvendo sua concentração.

Uma prática consistente de meditação pode ajudá-lo a melhorar em muitas áreas de sua vida, inclusive sendo mais produtivo no trabalho.

Durante a meditação, você focaliza sua atenção e elimina a corrente de pensamentos que podem estar sobrecarregando sua mente e causando estresse.

Este processo pode resultar em maior bem-estar físico e emocional. Além disso, qualquer pessoa pode praticar meditação. Pois, ela é simples e barata, e não requer nenhum equipamento especial.

Como funciona a prática da meditação?

meditacao no trabalho beneficios da meditacao

A meditação pode ser de muitas formas, mas as duas mais comuns são a meditação concentrativa e a meditação de atenção plena.

A meditação concentrativa tem como objetivo prestar atenção ao momento presente de uma forma tranquila e sem julgamento. Pesquisas demonstraram que é também um método confiável para reduzir o estresse, inclusive no trabalho.

Dito de forma mais simples, a meditação é uma forma de treinar a mente. Na maior parte do tempo, nossas mentes estão vagando – pensamos no futuro, nos preocupando, fantasiando, se preocupando ou sonhando acordado.

A meditação nos traz de volta ao momento presente, e nos dá as ferramentas necessárias para estarmos menos estressados, mais calmos e mais amáveis para nós mesmos e para os outros.

Pode ser muito útil trazer uma meditação consciente ao trabalho, que pode ser a fonte de um estresse significativo.

E o estresse no local de trabalho está se tornando cada vez mais comum, por exemplo, com e-mails, ferramentas de bate-papo e mídias sociais competindo constantemente pela nossa atenção.

O objetivo da meditação de atenção plena não é parar de pensar, ou esvaziar a mente. O objetivo é prestar muita atenção a suas sensações físicas, pensamentos e emoções para vê-las com mais clareza, sem fazer tantas suposições, ou inventar histórias.

Embora a meditação de atenção plena tenha sido inspirada pelas práticas budistas, hoje ela está disponível como uma prática totalmente secular que enfatiza a redução do estresse, o cultivo do foco e o desenvolvimento da tranquilidade.

E hoje, há um grande e crescente corpo de pesquisa identificando os efeitos mensuráveis da atenção sobre o corpo e o cérebro.

Quais são os benefícios da meditação?

A meditação pode dar uma sensação de calma, paz e equilíbrio que pode beneficiar tanto seu bem-estar emocional quanto sua saúde em geral. E estes benefícios não terminam quando sua sessão de meditação termina.

A meditação pode ajudar a pessoa a levar o seu dia com mais calma e pode ajudá-lo a administrar os sintomas de certas condições médicas.

Ao meditar, você pode eliminar a sobrecarga de informação que se acumula a cada dia e contribui para seu estresse.

Os benefícios emocionais da meditação no trabalho podem incluir:

  • Ganhar uma nova perspectiva sobre situações estressantes;
  • Construir habilidades para administrar seu estresse;
  • Aumentar a autoconsciência;
  • Se concentrar no presente;
  • Reduzir as emoções negativas;
  • Aumentar a imaginação e a criatividade;
  • Aumentar a paciência e a tolerância.

Quais os objetivos da meditação quando aplicada no ambiente de trabalho?

A meditação ajuda a regular as emoções. Por isso, quando praticamos a meditação nos sentimos mais confortáveis com pensamentos e emoções desagradáveis que surgem devido a situações desafiadoras.

Como resultado, ela permite reagir com calma, de forma pensada e empática diante do estresse e dos desafios. Qualidades que podem ser muito valiosas no ambiente de trabalho.

A meditação demonstrou ter um efeito positivo no fato de os funcionários serem mais colaborativos e mais compassivos no trabalho.

Nesse sentido, um benefício imediato e já comprovado da meditação é a redução do estresse e uma diminuição do nível de cortisol no cérebro e no corpo.

Um estudo de 2013, do Centro da Mente e do Cérebro da UC Davis, confirmou a conexão entre a mente e o cortisol e sublinha que os participantes viram grandes benefícios em apenas algumas semanas de meditação.

Além disso, há a melhoria da satisfação no trabalho e do engajamento. Pois, a atenção ajuda a fomentar as características que levam a um maior envolvimento e satisfação no trabalho.

Tais como melhores relacionamentos com colegas de trabalho, menor estresse, e maior equilíbrio emocional e positividade.

Por último, a capacidade de conter fortes reações emocionais, levando a um melhor foco, é fundamental para uma melhor liderança.

As pessoas que meditam e praticam a meditação no trabalho estão mais bem equipadas para se desligar de problemas emocionais e são capazes de focar melhor nas tarefas em comparação a outras pessoas.

Porque a meditação no trabalho se tornou tão popular?

Tradicionalmente, a espiritualidade e o mundo dos negócios sempre foram considerados inversos, com pouca ou nenhuma conexão entre si.

Entretanto, hoje, com o bem-estar corporativo e a produtividade dos funcionários se tornaram palavras-chave no setor, o cenário mudou completamente.

Os funcionários hoje passam quase um terço de suas vidas no trabalho e, como resultado, a manutenção da saúde e do bem-estar no local de trabalho se tornou muito importante.

Nesse sentido, a meditação é uma dessas práticas de bem-estar que não só oferece imensos benefícios espirituais, mas também é muito útil para manter a saúde física e emocional.

Além disso, é um procedimento de bem-estar que pode ser facilmente integrado ao próprio dia de trabalho, e praticado regularmente.

Por isso, a prática da meditação está ganhando popularidade no mundo dos negócios. Afinal, a meditação permite administrar melhor o estresse e a ansiedade.

Está provado que a meditação no trabalho não só ajuda a aumentar a satisfação no trabalho, mas também aumenta a produtividade e a felicidade em geral.

Com uma série de benefícios a longo prazo, ela pode efetivamente ajudar um funcionário a alcançar o máximo de resultados no local de trabalho, tanto em nível individual quanto organizacional.

Motivos para adotar a meditação no trabalho

meditacao no trabalho meditacao e produtividade

Aumento do foco e concentração

Quando um funcionário medita regularmente, ele aprende a direcionar sua atenção, e controlar seus impulsos emocionais, assim como a se livrar das tentações.

Como tal, isso o ajuda a acalmar seu espírito e sua mente, o que é extremamente útil para aumentar seu foco, o que ajuda ainda mais a aumentar a produtividade no trabalho.

Além disso, a meditação ajuda a promover a autoconsciência, o que permite estar completamente consciente das emoções, sentimentos, pensamentos e tudo o que acontece dentro da mente.

Isto ajuda os funcionários a obter maior autocontrole, o que também promove a confiança.

Nesse sentido, quando um funcionário está conscientemente presente no trabalho, ele está ciente de dois aspectos de sua experiência de momento a momento – o que está acontecendo ao seu redor e o que está acontecendo dentro dele.

O trabalho consciente significa estar conscientemente presente no que você está fazendo, enquanto você o está fazendo, assim como gerenciar seu estado mental e emocional.

Por exemplo, se o funcionário está escrevendo um relatório, a consciência exige que ele dê toda a sua atenção àquilo.

Cada vez que sua mente vagueia para outras coisas como o que ele irá almoçar no refeitório ou a conversa de outro funcionário com o chefe, basta reconhecer os pensamentos e trazer sua atenção de volta à tarefa em mãos.

E Embora, este cenário pareça simples, muitos aspectos de sua experiência podem atrapalhar.

Aumento da produtividade

A prática do cuidado e da meditação tem mostrado repetidamente melhorar nossa capacidade de manter a atenção e diminuir as distrações externas e internas.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard descobriram que um programa de meditação levou a mudanças nas regiões cerebrais envolvendo aprendizagem e capacidade de memória de trabalho.

Isto é importante, pois a memória é crucial para raciocinar e orientar nossas decisões e comportamento, especialmente no local de trabalho.

De fato, aqueles que trabalham em ambientes de alta tensão e praticam meditação podem permanecer em uma tarefa por mais tempo, gerenciar melhor seu tempo e receber feedback positivo após o desempenho de uma tarefa.

Apesar da percepção comum, o trabalho em uma esfera corporativa requer que os indivíduos sejam extremamente criativos.

Seja a concorrência que se enfrenta, ou as ideias de marketing que toda empresa apresenta, só a criatividade pode agir nessas áreas. Pois, a meditação, a este respeito, tem sido comprovada pela ciência para promover a criatividade.

Alívio do Estresse

Quando a pessoa está mentalmente tensa, o hormônio do estresse chamado cortisol libera substâncias químicas que promovem a inflamação das citocinas.

Estes, por sua vez, interrompem o sono e promovem depressão, ansiedade, alta pressão arterial e perda de concentração e foco.

Sendo assim, a meditação ajuda a regular o sono, controlando o hormônio cortisol e promovendo a liberação de hormônios que promovem o bem estar como as endorfinas, dopamina e serotonina.

Isto, por sua vez, ajuda os funcionários a ficarem menos estressados, o que permite que eles sejam altamente produtivos também!

Aumenta a satisfação no trabalho

A satisfação é um fator-chave não apenas do engajamento dos funcionários, mas do engajamento com sua marca em geral. O engajamento tem tudo a ver com conexões emocionais e psicológicas com uma marca, produto ou empresa.

Podemos engajar os funcionários criando um senso de propósito compartilhado. Uma área de crescimento pessoal e profissional onde muitas organizações estão se concentrando, é o cuidado e a liderança atenta através da meditação.

Melhora o clima organizacional

Ter uma boa equipe é fundamental para alcançar bons resultados e melhorar o clima organizacional. E a meditação por sua vez desempenha um papel importante para ajudar a permitir uma melhor comunicação e compreensão, o que melhora as relações interpessoais.

A meditação no trabalho não só melhora a ligação entre os membros da equipe, mas também promove um melhor engajamento da equipe e uma melhor saúde mental para todos, resultando assim em maior produtividade, entre outras coisas.

Meditação no trabalho na prática

Graças aos muitos benefícios para os funcionários, algumas empresas permitem e até incentivam os funcionários a meditar durante o trabalho. Há coisas que você pode fazer para iniciar uma prática de meditação no trabalho, entre elas:

  • Fique confortável: Sente-se ou deite-se no chão ou fique na cadeira, fica a seu critério;
  • Feche seus olhos;
  • Respire profundamente em um padrão rítmico;
  • Enquanto estiver respirando profundamente, concentre-se em cada respiração;
  • À medida que você se torna mais experiente, verá que sua mente estará menos distraída e capaz de se concentrar em cada respiração;
  • Comece com cinco minutos de meditação no início e tente meditar pelo menos 20 minutos diários, aumentando os intervalos de tempo que sejam viáveis para você;
  • À medida que você se tornar proficiente em meditação, talvez considere expandir sua prática tentando uma forma mais avançada de meditação, que é a meditação enquanto anda. Ao caminhar, concentre-se em seu movimento para frente, respire e trabalhe consistentemente para manter sua mente clara.

Como incentivar os colaboradores a praticar a meditação no trabalho

Como os líderes empresariais podem incorporar a meditação no local de trabalho? Um dos maiores equívocos sobre meditação é que você tem que realmente trabalhar nisso durante um longo período de tempo antes de poder sentir os benefícios.

Embora a consistência seja importante, se você estiver considerando incorporar a meditação em sua própria cultura corporativa, comece a meditar por 1-3 minutos uma vez por dia.

Encoraje seus funcionários a experimentar isto por conta própria e programe lembretes para fazê-lo juntos como uma equipe uma vez por dia como uma pausa mental.

Muitos líderes incorporam uma meditação de 90 segundos para começar ou terminar uma reunião, o que pode tanto definir o tom para a discussão ou ajudar a enquadrar a mentalidade dos funcionários e administrar os níveis de estresse, no final de uma reunião ou de um longo dia de trabalho.

Alinhe sua primeira meditação com uma qualidade operacional, como a gestão do estresse ou a colaboração.

Outra maneira acessível de praticar a meditação no trabalho é usar um mantra, que envolve repetir uma frase ou palavra como “paz” enquanto se respira de forma consciente.

Estas ações treinam a mente para criar caminhos positivos com resultados duradouros. Como resultado, os benefícios que apenas cinco minutos por dia de meditação contribuem para a boa saúde mental dos funcionários.

Conheça a Conexa Saúde

A Conexa Saúde não só é a maior plataforma de cuidado integrado do Brasil, como também da América Latina.

A anos vem conectando pacientes, médicos e instituições por meio da telemedicina. Além disso, oferece soluções digitais para clínicas, hospitais e demais empresas.

A Conexa Corporate é um produto voltado para empresas capaz de oferecer soluções digitais independente da localidade.

Assim, oferece apoio e bem-estar a funcionários e outros colaboradores de empresas, ajudando a reduzir custos e otimizar o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

meditacao no trabalho meditacao e bem estar

A prática da meditação no trabalho ajuda a pensar de forma diferente, e de uma maneira mais produtiva e eficiente.

Além disso, ela cultiva a capacidade de estar mais presente, assim mais paciente, mais aberta e curiosa e capaz de ver as coisas de uma nova perspectiva.

Seus funcionários aprenderão a ter mais confiança em si mesmos e na sabedoria de seu corpo e mente.

Você será capaz de alcançar seus objetivos com menos esforço, mais aceitação de si mesmo e de tudo ao seu redor, e mais capaz de lidar com o estresse do dia a dia.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias. 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!