Identidade Digital: O que é, Como pode ser usada e Vantagens

identidade digital como funciona

Nossa carteira está geralmente cheia de documentos, RG, CPF, título de eleitor, carteira de motorista, etc. Ao perdê-los, tudo pode virar uma grande dor de cabeça e por isso, a Identidade Digital pode ser uma das melhores formas de reduzir esse problema.

Assim, você pode acessar os seus principais documentos usando o smartphone, assim como faz para acessar as redes sociais, se entreter, se comunicar e, em alguns casos, até mesmo trabalhar.

Os smartphones estão presentes na vida da maior parte dos brasileiros, usados para as mais diversas utilidades e presentes em quase todas as funções do cotidiano.

Por isso, um documento que pode ser acessado por esse aparelho é uma inovação bem vinda para grande parte da população.

Dessa forma, o Documento Nacional de Identidade (DNI) funciona como um documento de identificação emitido por smartphones e tablets, para otimizar o seu tempo e facilitar o seu dia a dia.

Essa é uma proposta que em breve estará disponível para todos os brasileiros que possuem acesso a esses dispositivos.

Por isso, saiba mais sobre o que é a identidade digital, as vantagens dessa proposta, quais benefícios a identidade digital pode trazer para sua empresa, como realizar o processo, qual aplicativo baixar, entre outros. Confira!

O que é a identidade digital?

identidade digital o que mudou

A identidade Digital (DNI) é um documento de identidade que possui uma versão digital. Essa versão digital é responsável por reunir outros diversos documentos em um único lugar, com o intuito de facilitar o dia a dia do cidadão.

Assim, o RG, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões de nascimento e casamento e o Título de Eleitor de cada cidadão podem ser acessados diretamente de seu smartphone, sem burocracia.

Dessa forma, o cidadão que possui o DNI poderá apresentar esse documento digital em seu smartphone ou tablet, em substituição às versões impressas de todos esses documentos.

Portanto, não será necessário carregar esses documentos no dia a dia, o que melhora a segurança do cidadão e facilita o cotidiano.

No entanto, a Identidade Digital não vai substituir os impressos, você ainda poderá usá-los e eles ainda terão validade. A ideia é realmente reuni-los todos em um só lugar para que seja mais fácil mostrar os documentos.

Essa iniciativa é parte de um programa denominado Identificação Civil Nacional (ICN), que foi criado a partir da Lei de número 13.444 do ano de 2017, que visa implantar gradualmente um sistema nacional integrado de identificação dos cidadãos.

Nesse processo, a Identidade Digital usará o CPF dos cidadãos como número de identificação único, tornando o processo integrado e mais simplificado, visto que hoje em dia uma pessoa pode ter vários documentos, de acordo com o seu estado.

Isso torna a identificação do cidadão mais complexa e cria um excesso de dados no sistema.

– Quando ela pode ser usada?

O processo de migração para a Identidade Digital já teve início em março deste ano, para servidores de órgãos públicos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a previsão é de que essa Identidade Digital seja estendida a todos os estados do país até fevereiro de 2023. A tecnologia já está sendo adotada em estados como São Paulo e Minas Gerais.

Assim, com a implementação gradual do sistema, é possível procurar por falhas, aprimorar a tecnologia e implementar melhorias durante todo o processo de adaptação.

A proposta é que a Identidade Digital no futuro seja capaz de substituir por completo a sua versão física, tornando- se a maneira mais prática de portar os documentos.

Portanto, ela poderia ser usada em qualquer situação que uma identificação seja necessária.

No entanto, a versão digital somente será aceita por meio dos aplicativos originais do governo e de órgãos governamentais, divulgados por estes, para evitar casos de fraudes ou falsificação do documento.

Assim, qualquer ambiente ou situação que exija a comprovação da identidade ou idade do cidadão deve aceitar o uso da Identidade Digital, por meio dos aplicativos oficiais do governo, o que inclui até embarque e desembarque em viagens nacionais.

A única exceção é se estiver expressamente claro no ambiente ou na situação que é exigido o documento físico do cidadão, neste caso o documento digital pode não ser aceito no momento.

Porém, a previsão é de que a Identidade Digital tenha plena aceitação no território brasileiro.

– O que será possível visualizar na nova identidade digital?

identidade digital como fazer

A Identidade Digital (DNI) possui a proposta de reunir em um único lugar e de forma digital todos os documentos de identificação de um cidadão.

Isso inclui documentos importantes como:

  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Título de eleitor.

Além disso, o documento digital também deve conter outras informações importantes, como o tipo sanguíneo do cidadão, se ele possui alguma alergia importante e se ele é um doador de órgãos.

Algumas pessoas carregam essas informações na carteira, junto com os documentos físicos, mas se trata de uma parcela pequena da população.

Por isso, incluir essas informações no documento de identificação do cidadão pode ser bastante útil para o socorro e atendimento médico em casos de emergência.

Identidade digital no Brasil

A Identidade Digital começa a ser uma realidade no Brasil este ano. Um decreto assinado no mês de fevereiro pelo Presidente da República cria um número de identidade para todos os cidadãos do país.

O número usado será o do Cadastro de Pessoa Física, o CPF. Essa medida foi implementada para simplificar o dia a dia do cidadão e aumentar a segurança, uma vez que a perda de documentos deve se tornar menos comum com a Identidade Digital.

Além disso, todos os documentos poderão ser acessados de forma simples, sem precisar carregar cada documento físico a todo momento.

Este decreto entra em vigor no dia 1° de março deste ano e possui um prazo de até 6 de março de 2023 para que os institutos nacionais se adequem à mudança.

Vantagens de Identidade Digital para colaboradores

identidade digital vantagens

Existem diversas vantagens na nova tecnologia da Identidade Digital hoje em dia, em especial para os colaboradores.

Em um momento em que a tecnologia é tão presente no cotidiano e grande parte dos dados da população são armazenados em bancos de dados em nuvem.

A Identidade Digital se torna, além de uma inovação bem-vinda, quase uma necessidade.

O acesso a documentos pessoais por meio de um smartphone pessoal é uma forma de facilitar o dia a dia dos cidadãos, que economizarão tempo e até mesmo dinheiro em suas transações, assim como empresas.

Os cidadãos agora possuem acesso facilitado aos serviços, maior segurança contra fraudes e roubos, possibilidade de declaração de múltipla filiação, auxílio na concessão de benefícios sociais, na adesão a programas federais e a união de diversos documentos em um lugar apenas.

Confira mais sobre todas as vantagens desta inovação para os colaboradores e como isso pode afetar a sua vida.

– Acesso facilitado aos serviços públicos

O principal ponto positivo para todos os colaboradores é justamente a facilidade que a Identidade Digital oferece.

A longo prazo, quando for comum a todos os brasileiros, a Identidade Digital terá validade em todo o território nacional.

Assim, serão necessários menos papéis e menos burocracia para efetuar qualquer tipo de transação ou serviço que requeira seus documentos.

Isso diminui a burocracia, não sendo necessário autenticar firma, levar uma pasta de papéis ao banco ou a alguma empresa.

Essa tecnologia resulta em menos tempo resolvendo essas questões e facilita o acesso inclusive a serviços públicos, uma vez que os seus documentos estarão na palma da sua mão a todo momento.

– Maior segurança contra a falsificação

Além da facilidade e no acesso facilitado a serviços, outro ponto importante da nova Identidade Digital é a segurança que essa tecnologia oferece.

Por exemplo, a partir dessa inovação, alguns fatores de autenticação serão requisitados, para comprovar que o documento acessado é da pessoa de fato.

Essas autenticações podem acontecer de diversas formas, como leitura biométrica, facial ou até mesmo um QR Code dinâmico gerado pela própria identidade digital para servir como autenticação.

Dessa forma, as fraudes no meio digital são mais difíceis de serem realizadas e podem ser detectadas de forma mais rápida e fácil, uma vez que todo aparelho conectado à internet possui uma assinatura digital, o seu IP.

Assim, a possibilidade de rastreamento de fraudes e violações na segurança são muito maiores no meio digital, em comparação aos documentos físicos de papel.

Além disso, descarta a possibilidade de perda dos documentos, uma vez que se o seu smartphone for roubado, basta acessar o aplicativo por outro aparelho e informar essa ação, que as medidas necessárias serão tomadas.

Sem a necessidade de passar por todo o processo burocrático de pedir a segunda via de todos os seus documentos separadamente.

– Possibilidade da declaração múltipla de filiação

Além de todas as vantagens já citadas, outra parte da Identidade Digital chama a atenção: a possibilidade da declaração de múltipla filiação.

O afeto está se tornando cada vez mais relevante no âmbito do direito e das relações jurídicas, dessa forma, a possibilidade de declarar multiparentalidade é uma grande conquista atualmente é uma grande vantagem da Identidade Digital.

Por via de regra o nome dos pais biológicos sempre consta no registro civil dos filhos.

No entanto, não existe vínculo de parentalidade apenas com os pais biológicos, muitas pessoas possuem também pais afetivos, cujo nome não consta em seu registro.

Dessa forma, na Identidade Digital, existe a possibilidade de múltipla filiação e do reconhecimento desses pais afetivos.

Isso é uma grande vantagem para aqueles que desejam ter o nome de todos os seus pais em seu documento de identificação, e também para composições de famílias que fogem do padrão heteronormativo.

– Auxílio na concessão de benefícios sociais

Além disso, existe também o auxílio na concessão de benefícios sociais. O cidadão consegue maior facilidade para acessar serviços públicos que possui direito, uma vez que a burocracia é menor.

Com todos os documentos necessários reunidos em um só lugar, todo o processo se torna mais fácil e mais rápido também, o que ajuda a garantir o direito de todos na concessão de benefícios sociais.

– Auxílio na adesão a programas federais

Assim como o auxílio na concessão de benefícios sociais, também existe o auxílio na adesão a programas federais.

Essa facilidade acontece da mesma forma que acontece com os benefícios sociais, uma vez que a burocracia é menor, a adesão a programas federais aumenta.

Isso significa mais comodidade para o cidadão, aumento a adesão e facilitando todo o processo de documentação;

– União de diversos documentos

E, por último, mas não menos importante, a principal vantagem dessa inovação: a união de diversos documentos em um só.

Dessa forma, todos os documentos que você precisa carregar em sua carteira ficam em um só lugar: o seu smartphone.

Isso faz com que você tenha agilidade e praticidade no seu dia a dia, pois não precisa se preocupar em carregar todos os documentos junto com você, e com a possibilidade de perdê-los.

Assim, você pode carregar apenas o seu smartphone e conseguir acessar tudo o que você precisa de forma fácil.

Benefícios da identidade digital para as empresas e setor de RH

identidade digital para que serve

Além do benefício para as pessoas físicas, no âmbito empresarial a Identidade Digital também possui um papel importante e pode trazer diversos benefícios.

Isso acontece porque é cada vez mais necessário agilizar processos que antes demoravam muito tempo e demandam recursos como transporte, papel e tempo.

Assim, a Identidade Digital possui todos os benefícios já conhecidos, como aumentar a segurança, o controle de fraudes, facilitar o dia a dia das pessoas e otimizar processos burocráticos.

Por isso, dentro das empresas a Identidade Digital também pode desempenhar um papel importante no aumento da produtividade e na otimização do tempo.

Por isso, confira todos os benefícios da Identidade Digital para as empresas e para o setor de RH!

– Praticidade no processo de contratação

Hoje em dia digital é sinônimo de praticidade, e não é diferente no processo de contratação de uma empresa. Reuniões digitais, agendamento digital e até trabalho digital são opções viáveis e que facilitam o dia a dia empresarial.

Nesse sentido, a Identidade Digital também significa uma forma de inovação e praticidade no ambiente corporativo, facilitando diversas áreas, em especial o processo de contratação.

Assim, com os documentos digitais, não importa a distância, é possível fazer uma contratação de forma rápida, sem a necessidade de grandes burocracias e do envio de muitos documentos.

– Desburocratização

Como mencionado, a desburocratização é um grande ponto positivo de todo o processo da Identidade Digital, e é o seu maior benefício.

Assim, não é preciso se preocupar com a impressão de documentos, com gastos com reconhecimento de firma em cartório ou envio de arquivos, tudo isso é feito de forma digital.

– Sustentabilidade

Outro ponto importante a ser mencionado é que a sua empresa se torna muito mais sustentável, afinal, o processo feito de forma digital evita a utilização de papel.

Isso pode parecer pouco, apenas algumas folhas de papel, mas somando todas as contratações de empresas, xerox de documentos, entre outros, a Identidade Digital pode significar uma grande economia de papel.

– Segurança

A segurança além de ser um benefício para as pessoas físicas, é um benefício para as empresas também. Afinal, os ambientes corporativos também sofrem com fraudes. Assim, com a implantação da Identidade Digital, esse risco se torna muito menor.

Como emitir a nova carteira de identidade digital?

identidade digital o que e

A nova carteira de Identidade Digital pode ser obtida por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

Assim, a partir da inserção dos dados na Base de Dados da Identificação Civil Nacional, a carteira de identidade já pode ser solicitada.

A partir disso, é preciso instalar o aplicativo do Documento Nacional de Identidade (DNI) e preencher um cadastro.

– O que é necessário para emitir a identidade digital?

Alguns documentos são necessários para emitir a nova Identidade Digital. Confira a lista de documentos que você deve portar:

  • CPF;
  • nome completo;
  • filiação;
  • data de nascimento;
  • endereço de e-mail;
  • número do telefone e senha de sua escolha.

Perguntas frequentes sobre identidade digital

identidade digital e obrigatorio

Veja algumas perguntas frequentes sobre a nova identidade digital: como baixar no celular, qual o app da Identidade Digital e como ver a Identidade Digital. Saiba mais!

– Como baixar o RG no celular?

Para baixar o seu RG no celular basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho, Play Store no caso de aparelhos com sistema Android e App Store no caso de aparelhos com sistema IOS.

Dentro da loja de aplicativos você procura pelo nome do aplicativo correspondente ao seu estado, assim você consegue ver maiores informações sobre o aplicativo e realizar a instalação em seu aparelho.

– Qual app da Identidade Digital?

Por enquanto os aplicativos estão sendo testados em alguns estados, como São Paulo, Paraíba e Goiás:

  • RG Digital SP (Android / iOS);
  • RG Digital Paraíba (Android / iOS);
  • RG Digital GO (Android / iOS).

No entanto, vale a pena procurar pelo aplicativo correspondente ao seu estado na loja de aplicativos de seu aparelho, para conferir se já está disponível para download.

– Como ver meu RG Digital?

  1. Primeiramente, você deve baixar o aplicativo RG Digital correspondente ao seu estado no seu aparelho celular;
  2. O segundo passo é acessar o app e fazer um cadastro, para isso você precisa ter os seus documentos físicos em mão;
  3. Agora basta confirmar todos os dados de segurança e aguardar o seu RG aparecer;
  4. E pronto! Agora você já pode acessar a sua identidade digital pelo celular, de forma fácil.

Conheça outros processos tecnológicos para sua empresa

Além da nova tecnologia da identidade digital, é preciso sempre adotar processos tecnológicos para inovar em sua empresa e se manter competitivo no mercado.

Dentre essas abordagens tecnológicas podemos citar o cuidado com a saúde corporativa, que deve também ser uma prioridade.

Assim, não basta apenas oferecer um convênio no nome de sua empresa, é preciso tornar esse cuidado mais efetivo e preventivo.

Isso diminui o número de faltas e afastamentos, assim como colabora com o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

– Conheça a Conexa Corporate

Para isso, a Conexa Saúde pode te ajudar. Trata-se da maior plataforma de cuidado integrado em toda a América Latina, que é capaz de conectar pacientes e médicos através da telemedicina.

Além disso, a Conexa Corporate também oferece soluções completas em saúde de forma digital para sua empresa.

Conclusão

identidade digital como emitir

Agora você sabe tudo sobre a nova Identidade Digital, além das vantagens desta inovação para as pessoas físicas no dia a dia.

Mas além disso, lembre-se que ela também é uma inovação capaz de aumentar a produtividade e facilitar o trabalho de sua empresa.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!