Um ponto a se discutir nos dias atuais está no fato de que a sustentabilidade no âmbito ambiental é muito maior do que um selo de empresa verde. E por isso, esse conceito deve fazer parte não só dos processos, mas também dos valores da organização.
Isso porque se o princípio não for algo real e consistente, não será valorizado e nem aceito pelo mercado, funcionários e, principalmente, pelos clientes.
Mas para quê fazer todo esse esforço? De que maneira a sustentabilidade ambiental pode tornar minha empresa mais rentável? Pensando em todas essas questões que podem surgir, trouxemos esse artigo para você!
O que é uma empresa verde?
Uma empresa verde é conhecida por ser uma empresa com postura sustentável nos seus processos de produção ou até mesmo de gestão. Ou seja, elas possuem uma série de ações que se baseiam em uma cultura verde responsável. Essas empresas também podem ser chamadas de empresas ecológicas.
De forma geral, a sustentabilidade se baseia não só em fatores ambientais, mas também a fatores sociais e algumas estratégias de liderança que são adotadas pela empresa. Por isso, para que uma empresa seja considerada verde, é importante que ela siga os três pilares da sustentabilidade.
Além disso, é fundamental que as empresas verdes sigam o princípio dos 3 R’s da sustentabilidade, sendo eles:
- Reduzir o consumo ao máximo;
- Reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados;
- Reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.
Ou seja, as empresas devem reduzir, reutilizar e reciclar suas produções, e garantindo que seus ambientes sejam sustentáveis e causem o menor impacto possível ao meio ambiente.
Quais são as características de uma empresa verde?
Considerando os principais pilares da sustentabilidade e os 3 R’s, é fundamental que a abordagem das empresas verdes se baseie em:
Ter uma atuação baseada em princípios universais
A integridade é um dos principais fatores que compõem o conceito de sustentabilidade. Dessa forma, organizações que ajustam seus processos operacionais de forma a respeitar as responsabilidades consideradas fundamentais na área do trabalho, direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção são empresas consideradas íntegras.
Dinamizar ações que apoiem a sociedade
Dentre os indicadores de sustentabilidade podemos destacar o fortalecimento da sociedade, por meio da preocupação de empresários com diversos aspectos que estão além apenas da sua estrutura.
Como, por exemplo, a pobreza, a escassez de recursos, os conflitos e a força de trabalho em instrução.
Comprometer-se com a sustentabilidade no DNA corporativo, ao nível mais elevado
Um dos principais objetivos relacionados à sustentabilidade de uma empresa está em sua mudança de DNA, ou seja, na sua forma de agir e na forma como lidar com suas metas.
Isso quer dizer que os gestores devem entender que as ações sustentáveis não são adicionais pontuais aos processos, mas sim uma atividade que deve ser incorporada no dia a dia de uma organização além da forma com que desempenha suas atividades.
Incentivar o envolvimento com as comunidades locais
Um grande ponto a se destacar das características de uma empresa verde está no envolvimento das empresas no desenvolvimento da comunidade local do qual faz parte.
Pois, ao incentivar o envolvimento da comunidade, acaba por fortalecer a sociedade civil além de reforçar os valores democráticos e cívicos.
Desse modo, é papel das organizações contribuírem com a qualidade de vida da população, desde a geração de empregos até ações de capacitação, cultura, saúde e educação.
A Responsabilidade socioambiental no Mundo Corporativo
As pautas sociais e ambientais têm ganhado cada vez mais destaque no mundo atual. Por isso, as empresas devem se manter bastante atentas a esse assunto, já que atualmente a sociedade sempre cobra uma postura que se baseie em responsabilidade social e ambiental.
Esse termo responsabilidade socioambiental empresarial está relacionado a um modelo de gestão que tem como princípios uma relação ética e transparente da empresa com a sociedade.
Além disso, nesse modelo de gestão algumas metas empresariais precisam ser estabelecidas. E, essas metas devem incentivar que a empresa pratique o desenvolvimento sustentável, visando uma redução na necessidade de recursos ambientais e culturais para as próximas gerações. Sem se esquecer de sempre respeitar as diferenças bem como também promover uma redução nas chamadas desigualdades sociais.
Atualmente, ter responsabilidade social e ambiental se tornou um fator de competitividade para as empresas presentes no mercado.
Por isso, tem se tornado importante o investimento constante no aprimoramento das relações, sejam de qual ordem for. Assim, uma empresa que adota as práticas de responsabilidade socioambiental, executa uma gestão consciente com uma maior clareza quanto à própria missão da empresa.
Além de também exibir um melhor ambiente de trabalho, maior engajamento por parte de seus colaboradores, com relações mais sólidas com seus clientes, fornecedores e uma imagem melhor junto à comunidade.
Vantagens de se tornar uma empresa verde
Sabe-se que ao se tornar uma empresa os impactos refletem de forma geral, tanto na marca quanto na imagem no mercado.
Dessa forma, quando uma empresa se mostra sustentável, tendo ações que auxiliam na preservação do planeta, acabam por construir valores bem sólidos. E, isso repercute de forma positiva através dos resultados obtidos.
Dentre as principais vantagens de tornar uma empresa verde, podemos destacar:
Reduz custos
Devido a ter o compromisso com o não desperdício, como, por exemplo, de papel, de energia e outros, há uma redução de custos significativa. Além disso, ao optar por essa política a empresa acaba por receber os chamados incentivos fiscais do governo.
Visibilidade positiva com os consumidores
Todo mundo sabe que ter a chamada credibilidade no mercado atualmente representa tudo para uma empresa. Por isso, uma empresa verde consegue potencializar a sua boa imagem devido a esse caráter de responsabilidade sustentável.
Aumento de parcerias com ações ambientalmente responsáveis
Devido às pessoas estarem buscando cada vez mais produtos e serviços das chamadas empresas verdes, acaba aumentando sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Dessa forma, ao se tornar uma empresa verde você estabelecer uma política de preservação do meio ambiente bem como, também precisará de parcerias para promover ações ambientalmente responsáveis.
Ao fazer isso, você acaba impactando as pessoas pela boa imagem que a empresa terá no mercado.
Atrai investidores
Uma vantagem muito interessante é sem dúvida a chance de conquistar novos investidores. E, isso foi comprovado e publicado em um relatório divulgado pela KPMG, “Investimento sustentável: acelerando sua evolução”.
De acordo com a mesma, 45% dos investidores apontam que tem preferências por empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente. Ainda segundo essa pesquisa, esse é um dos principais fatores dentre os três mais mencionados.
Colaboradores mais engajados
Outro ponto importante é que a decisão de uma companhia verde impacta diretamente no engajamento dos seus colaboradores.
Ao demonstrar esse propósito a empresa acaba gerando um sentimento de orgulho em seus colaboradores, aumentando assim seu engajamento bem como a qualidade com o mesmo desempenha seu trabalho.
Quais são as empresas mais verdes do Brasil?
Dentre as principais que estão no mercado e que tem um grande destaque podemos citar, Banco do Brasil S.A., Natura Cosméticos S.A., CEMIG e ENGIE Brasil Energia S.A.
CEMIG
De acordo com dados publicados, 98% da capacidade de geração de energia provém de energia limpa. Dessa forma, a energia que a CEMIG produz provém das chamadas fontes renováveis e que não prejudica o meio ambiente.
ENGIE Brasil Energia S.A.
Essa empresa optou por um protótipo de baixo carbono e, além disso, 90% do seu potencial de geração de energia é de origem de fontes renováveis e limpas.
Destaca-se ainda que a empresa possui o ISO 14001 (meio ambiente), que gere uma política de prováveis riscos ambientais relacionados à atividade da empresa.
Natura Cosméticos S.A
Possui o chamado selo “The Leaping Bunny”, que prova que a mesma não faz testagem dos seus produtos desenvolvidos em animais, o que atualmente é considerado um grande feito.
A empresa também possui algumas parcerias na Amazônia para a preservação do meio ambiente.
Banco do Brasil S.A
Investimento de mais de R$ 193 bilhões no Programa Água Brasil que incentiva o uso sustentável e inteligente da água.
Como tornar a sua empresa verde?
Pequenas ações cotidianas fazem uma grande diferença ao serem feitas de forma contínua, transmitindo dessa forma, o verdadeiro objetivo intrínseco nessa responsabilidade que é a preservação ambiental acima de objetivos financeiros e de marketing.
Por isso, listamos algumas ações que podem te auxiliar nesse processo de transição.
Mude os processos
Os processos podem se tornar mais eficientes e, ao mesmo tempo, sustentáveis com o consumo inteligente de insumos e recursos. Ou seja, ao conseguir otimizar seus processos você diminui sua produção e consequentemente não gera estoque desnecessário.
Já no setor administrativo você pode adotar a utilização de papel reciclado para as demandas, ou até mesmo configurar as impressoras para imprimir frente e verso e com confirmação de impressão nas máquinas reduz consideravelmente o uso de papel.
São pequenas mudanças que mudam sua rotina ao longo do tempo!
Faça coleta seletiva
A inserção da coleta seletiva é um dos principais pontos de preocupação de empresas verdes. A coleta seletiva é basicamente a forma como é feito o descarte do lixo gerado pela própria empresa.
Dessa forma, uma ótima forma de implantar na empresa é colocar lixeiras específicas para cada tipo de descarte nos ambientes da empresa bem como incentivar os colaboradores a utilizá-los de forma correta.
Tenha uma liderança que apoie e incentive o verde
O incentivo das equipes depende e muito de uma liderança eficaz. Não concorda?
Por isso, independentemente da estratégia utilizada, possuir um líder que traga propostas e ideias que estão de acordo com o objetivo da empresa é fundamental para o sucesso da empresa.
Dessa forma, os líderes devem ser convencidos das vantagens de ações voltadas para a preservação da natureza, para que posteriormente levem essa mensagem a todos aos seus pares.
Seja parceira de empresas sustentáveis
É fato que as parcerias que são estabelecidas e os fornecedores contratados pela empresa impactam e muito na sua imagem diante do público. Portanto, antes de firmar esses contratos, pesquise bastante!
Pois, a partir de agora, seu processo de escolha deve ser ainda mais rigoroso, levando em conta seus padrões de sustentabilidade estabelecidos.
Conheça algumas ações de responsabilidade ambiental
Tanto na esfera pessoal como no âmbito corporativo, é simplesmente impossível ignorar a importância da discussão sobre a sustentabilidade hoje em dia. Por isso, inserir ações de responsabilidade ambiental no seu negócio é essencial!
Incorpore uma rotina paperless
A rotina paperless proporciona aos colaboradores não apenas praticidades, mas também habilidades em alguns processos bem como redução no uso de itens como, por exemplo, papel, tinta, espaço e energia.
E essa rotina tem tido um sucesso inquestionável!
Flexibilize o regime de trabalho
Devido aos últimos acontecimentos, como a COVID-19, a empresa tem buscado não só inovar, mas também deixar suas equipes satisfeitas. Em troca, eles buscam uma maior produtividade e bons resultados.
Por isso, as empresas vêm oferecendo aos seus colaboradores a possibilidade de trabalhar home office e, em caso de reuniões, sistemas de teleconferência.
Estimule o uso de transportes alternativos
Uma empresa que pensa ecologicamente encoraja o uso do transporte público, de bicicletas e até mesmo de caminhadas para ir e vir do escritório.
Porém, é necessário convencer seus colaboradores! Alguns ainda não conseguem abrir mão do conforto de um carro com ar condicionado.
Adote a responsabilidade ambiental como valor
É fato que economizar energia, eliminar copos de plástico e reciclar materiais não é suficiente hoje em dia, é necessário buscar outras formas de responsabilidade social. Por isso, encoraje seus funcionários a abraçarem uma nova visão!
Criar metas coletivas de sustentabilidade e mensurar os resultados que foram obtidos é uma forma de estimular a equipe. Além disso, uma festa para celebrar os feitos da equipe também ajuda no processo!
Acompanhe a emissão de carbono
Acompanhar a emissão de carbono e tentar ao máximo neutralizá-lo das operações realizadas na empresa tem sido uma demanda cada vez mais executada.
Softwares especializados têm ajudado nessa questão, pois através deles é possível calcular a quantidade emitida bem como a quantidade de árvores que é necessário plantar para compensar o lançamento de gases maléficos na atmosfera.
A importância do setor de RH incentivar a aplicação da norma ISO 14001
O RH é responsável pelas mais diversas tarefas, ações e processos dentro de uma empresa. Por isso, existe uma forte relação entre Recursos Humanos e sustentabilidade, preocupação que vêm ganhando cada vez mais força no ambiente corporativo.
Dada a importância e relevância dessa questão, é fundamental que esse setor desenvolva ações que contribuam para sua adoção na empresa.
Por isso, para implementar o sistema de gestão ambiental e obter a certificação ISO 14001, a empresa deve aplicar medidas que atendam aos requisitos da norma internacional. Logo, é preciso fazer um levantamento detalhado da situação atual da organização e adequar os processos às exigências da ISO.
Dessa forma, é papel do RH buscar por iniciativas sustentáveis como uma excelente oportunidade para que sua empresa alcance sucesso e competitividade no mercado. Mas para aderir a essa mudança, você não precisa, necessariamente, realizar uma grande transformação logo no início.
Conheça outras ações de melhoria para sua empresa
Dentre as ações de melhorias já citadas anteriormente, podemos destacar outras, como, por exemplo:
Minimizar o gasto de energia e água
Diminuir o consumo de energia e água é uma atitude simples e que pode ser implementada em empresas de todos os portes.
Dessa forma, visando reduzir o gasto de luz, uma alternativa é a troca das lâmpadas por modelos de LED. Esses modelos se destacam no mercado por serem mais econômicos.
Outra grande oportunidade de melhoria é a implantação de sensores para evitar luzes acesas sem necessidade, bem como aproveitar a luz natural em ambientes abertos e trocar equipamentos antigos por modelos mais eficientes.
Já em relação à água, é importante investigar a presença de vazamentos, reduzir a quantidade de água nos processos produtivos e optar pela reutilização sempre que possível.
Promover a saúde do trabalhador
Durante todo o texto falamos sobre a questão de tornar uma empresa verde dentre outras coisas, mas um dos grandes passos para que isso aconteça também está nas mãos de seus colaboradores.
Por isso, a saúde deles é tão importante! E, é basicamente uma tarefa da empresa manter a uma melhor qualidade de vida no ambiente laboral.
Dessa forma, ao entender como a atividade física é essencial para um bom trabalho, a questão que fica é como colocar isso em prática. Dentre as principais ações que podem ser promovidas podemos destacar:
- Palestras;
- Ginástica laboral;
- Dinâmica de grupos;
- Campanhas voltadas à saúde.
Além disso, a transformação digital modificou e muito o mercado com novas soluções e formas de comunicação, bem como as relações entre empresas e colaboradores.
Essa transformação e a evolução da gestão de pessoas trouxe, com o passar dos anos, uma visão mais estratégica e mais humana quando falamos dos colaboradores, de forma que a produtividade e rendimento, hoje, também estão associados a saúde e bem-estar dos profissionais. Por isso, nós te apresentamos a Conexa Corporate!
A Conexa Saúde é a maior plataforma de cuidado integrado da América Latina. Por meio da telemedicina, conectam pacientes, médicos e instituições de saúde. Oferecem soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas. As unidades de negócios Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass fazem parte da Conexa Saúde.
Conclusão
Por fim, podemos concluir então que empresas verdes são aquelas que estão diretamente envolvidas com fatores sustentáveis. Conseguindo, melhorar a relação das pessoas com o meio ambiente.
Além disso, vale ainda destacar que essas empresas geralmente apoiam suas culturas internas na sustentabilidade, colaborando com causas ambientais, ao evitarem desperdícios, investirem em pesquisas de desenvolvimento sustentável, e seguindo normas, como as exigidas para conseguir o selo verde e a ISO 14001.
Por fim, vimos que investir em um desenvolvimento sustentável, torna a imagem das empresas mais positiva no mercado, proporcionam vantagem competitiva e funcionários muito mais engajados.