Ter metas RH é um dos elementos mais importantes para gerar melhorias contínuas no setor e tornar a empresa mais competitiva.
Na prática, as metas orientam as ações com a possibilidade de medição por indicadores de desempenho. Logo, são instrumentos valiosos para gerar ganhos de desempenho.
A função de RH é geralmente considerada a guardiã da força de trabalho produtiva de uma organização, por isso definir metas RH é importante.
Afinal, é um parceiro estratégico que permite o crescimento organizacional, entre outras coisas, contratando os talentos certos, alinhando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento às necessidades organizacionais, etc.
Os recursos humanos são um dos componentes mais importantes de um modelo empresarial sólido. Sem uma gestão adequada dos recursos humanos, sua infraestrutura se torna fragmentada, dificultando sua produtividade e objetivos estratégicos.
O que são metas RH?
Os funcionários são uma das maiores chaves para uma empresa que funciona com sucesso. É por isso que o departamento de Recursos Humanos (RH) é um dos departamentos mais importantes no local de trabalho.
Eles mantêm os funcionários engajados e confortáveis em seu ambiente de trabalho, fornecendo as ferramentas necessárias para o sucesso de cada funcionário.
As funções dentro do departamento de RH vão desde o recrutamento de funcionários até a abordagem de questões relativas ao local de trabalho dos funcionários.
Um profissional de recursos humanos mantém um ambiente de trabalho seguro e confortável para manter os funcionários engajados.
Os funcionários de recursos humanos estão encarregados da satisfação e bem-estar de cada membro da equipe no local de trabalho.
Existem 7 metas-chave para uma excelente gestão de recursos humanos que podem permitir o sucesso disso:
- Ajuda a organização a atingir suas metas.
- Assegura a utilização eficaz e o máximo desenvolvimento dos recursos humanos.
- Identifica e satisfaz as necessidades dos indivíduos.
- Eleva e mantém a moral entre os funcionários.
- Proporciona à organização funcionários bem treinados e bem motivados.
- Aumenta a capacidade dos funcionários para realizar o trabalho atual.
- Inculca um senso de espírito de equipe, trabalho em equipe e colaboração entre as equipes.
Diferença de uma meta para um objetivo
A princípio, as metas definem as intenções e ambições gerais da empresa, mas podem ser difíceis de medir.
Estabelecer metas é um passo importante do planejamento empresarial, pois um resultado primário amplo e bem definido terá um impacto importante na empresa.
O estabelecimento de metas ajuda indivíduos e organizações a se motivarem em direção a um destino ou realização.
Em um ambiente de trabalho positivo, o desenvolvimento de metas pode impulsionar o engajamento dos funcionários e criar excitação que estimule a ação.
Uma vez estabelecida uma meta central, o estabelecimento de objetivos é o próximo passo para promover uma compreensão clara de como alcançar o resultado desejado.
A principal diferença entre objetivos e metas é que os objetivos são ações precisas ou passos mensuráveis que indivíduos e grupos tomam para se aproximarem da meta.
Em outras palavras, os objetivos são metas específicas que normalmente têm um cronograma de conclusão.
Por exemplo, uma empresa pode ter a meta de se tornar a agência de publicidade mais lucrativa do país.
Enquanto as metas criam uma visão ampla, os objetivos se concentram no indivíduo, nos resultados alcançáveis.
Os objetivos são os resultados concretos que fazem com que a meta ganhe vida. O progresso em direção a eles ajuda a medir o avanço para alcançar a meta final maior.
Por que definir metas é importante para o RH?
Você já se perguntou por que seus projetos estão sempre atrasados ou por que seus funcionários estão perdendo o interesse em seu trabalho?
Uma resposta simples pode ser que os funcionários em seu local de trabalho não têm objetivos claros e é aí que entram as metas RH.
O estabelecimento de metas beneficia não apenas o funcionário, mas a organização como um todo. Além disso, o estabelecimento de metas é uma maneira fácil de manter seus funcionários motivados em seu local de trabalho.
Não ter um objetivo específico para trabalhar pode levar a uma diminuição da moral do funcionário e, em última instância, afetar a produtividade do trabalho.
Por outro lado, atingir metas os mantém motivados e melhora sua confiança e satisfação no trabalho. Sob o mesmo ponto de vista, ter um objetivo claro ajuda a se concentrar nas prioridades.
Uma vez que as metas são decididas, elas podem ser levadas à conclusão por ordem de prioridade. Isto permite que as tarefas sejam concluídas a tempo e em uma ordem lógica.
A capacidade de priorizar metas mostra a capacidade de um funcionário de planejar e se concentrar com antecedência. Isto os torna mais bem preparados e claros sobre o trabalho que precisa ser concluído e até quando.
Quais são as metas RH?
Os profissionais de Recursos Humanos atualmente precisam se preocupar não apenas com serviços operacionais e tarefas administrativas, mas também com o crescimento do capital humano da empresa.
Assim, as metas RH dizem respeito tanto às tarefas tradicionais como ao RH do futuro.
Índice de turnover
O índice de turnover ou taxa de rotatividade é definido como a porcentagem de funcionários que deixaram uma empresa durante um determinado período de tempo.
É descrito em relação à taxa de retenção de funcionários, que mede o número de funcionários retidos desde o início de um determinado período até o final.
Há dois tipos de rotatividade. O primeiro é a rotatividade voluntária, ou quando os funcionários optam por deixar a empresa.
O segundo é a rotatividade involuntária, que acontece quando um empregado é demitido pelo empregador.
Medir e acompanhar a rotatividade é fundamental, pois a alta rotatividade pode ser extremamente cara para os empregadores.
Por um lado, isso afeta negativamente a marca de seu empregador, e é mais difícil contratar quando você tem a reputação de uma empresa que demite muito.
Isto aumenta a quantidade de recursos de recrutamento necessários para atrair candidatos fortes e, em última instância, inflaciona seu custo por contratação.
Além disso, quanto mais tempo o cargo não for preenchido, mais cara ela se torna, menor a produtividade da empresa e o moral dos funcionários diminuirá.
Em resumo, o controle da rotatividade tem um impacto direto em seus resultados e na saúde de sua organização a longo prazo.
Treinamento e capacitações
Capacitação ou desenvolvimento, é o processo pelo qual indivíduos e organizações obtêm, melhoram e retêm as habilidades, conhecimentos, ferramentas e outros recursos necessários para fazer seu trabalho de forma competente ou para obter melhores resultados.
Muitas vezes, a noção de capacitação está associada à ideia de aumentar ou desenvolver habilidades e competências em nível individual, ou seja, treinamento de pessoal.
A capacitação é um conceito muito mais amplo que deve ser considerado sob uma perspectiva sistêmica, que envolve diferentes agrupamentos, como indivíduos, organizações, instituições e sociedade.
No contexto global, capacidade refere-se à capacidade dos indivíduos e instituições de tomar e implementar decisões e executar funções de maneira eficaz, eficiente e sustentável.
No nível individual, a capacitação se refere ao processo de mudança de atitudes e comportamentos - preparando o conhecimento e desenvolvendo habilidades enquanto se maximizam os benefícios da participação, troca de conhecimento e propriedade.
No nível institucional, concentra-se no desempenho organizacional geral e na capacidade de funcionamento, bem como na capacidade de uma organização de se adaptar à mudança.
No nível sistêmico, enfatiza a estrutura política geral na qual indivíduos e organizações operam e interagem com o ambiente externo.
Indicadores de engajamento e satisfação
Ao contrário do setor de vendas, produção ou publicidade, o engajamento dos funcionários não pode ser medido facilmente com dados quantificáveis. Como resultado, isso complica o processo de estimativa e análise.
O engajamento dos funcionários aumenta a lealdade e o desempenho. Ele também pode influenciar e apoiar objetivos operacionais chave, melhorando a produtividade.
É aqui que os KPIs podem fornecer referências e diretrizes para uma análise melhor e mais eficaz.
A equipe de gestão de recursos humanos deve fazer um esforço concertado para criar incentivos que não só ajudem os funcionários no trabalho, mas também possam beneficiar suas famílias.
Estabelecer e manter estas metas de RH dentro de sua organização é uma parte fundamental para a criação de um plano estratégico bem pensado.
Todos estes componentes devem fazer parte de um plano abrangente de gestão de recursos humanos para assegurar que sua organização esteja preparada para ter sucesso e alcançar seus objetivos.
Clima organizacional
O clima organizacional é definido como o elemento de um ambiente profissional que tem uma forte influência na ação e no desempenho dos funcionários que trabalham naquele local de trabalho. Ele indica se as expectativas e crenças dos indivíduos são cumpridas.
É um clima organizacional que separa uma empresa da outra dando uma personalidade distinta.
O clima organizacional é um conceito que foi introduzido nos anos 40 e foi capaz de descrever os padrões que têm um impacto sobre o comportamento humano, bem como o comportamento no local de trabalho.
É um reflexo das percepções que um empregado tem sobre seu ambiente de trabalho. O clima organizacional também é conhecido como clima corporativo, pois ele quantifica a cultura de uma corporação.
Ele tem um impacto significativo na satisfação profissional, produtividade e níveis motivacionais dos funcionários da organização.
Indicadores de produtividade
O que é produtividade? É uma medida que diz quão bem um funcionário está fazendo as coisas que precisará fazer. Mas, e quanto à inovação e melhoria?
Inovação e melhoria em uma empresa são uma das áreas de foco mais importantes, normalmente se empresários e gerentes quiserem se manter no topo.
A questão é como podemos acompanhar o que está acontecendo com a inovação e como nossos atuais sistemas de inovação ajudam nossa empresa a ser uma empresa inovadora.
As métricas de produtividade são utilizadas para acompanhar e medir a eficiência de sua equipe na execução de suas tarefas.
Essas métricas são usadas para gerenciar e melhorar o desempenho, bem como destacar onde você precisa melhorar.
Entretanto, as métricas de produtividade diferem de outras métricas como as de qualidade, que frequentemente usam números e porcentagens para mostrar um resultado.
Como definir e alcançar metas RH?
Entenda os objetivos e resultados-chave
A melhor maneira de começar a definir as metas RH é começando a entender os objetivos e resultados-chave.
Que são os principais resultados que precisam ser alcançados para que os objetivos da empresa se concretizem.
Entenda as necessidades das áreas em relação ao RH
Cada área da empresa possui uma necessidade, e muitas vezes várias áreas precisarão do RH no mesmo momento.
Por isso, o profissional de RH deve entender as necessidades de cada área para assim definir como solucionar os problemas identificados.
Faça uma análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta que pode ajudá-lo a analisar o que sua empresa faz de melhor agora e a elaborar uma estratégia de sucesso para o futuro.
A SWOT também pode descobrir áreas do negócio que estão atrasando, ou que seus concorrentes poderiam explorar se você não se proteger.
Uma análise SWOT examina fatores internos e externos - ou seja, o que está acontecendo dentro e fora de sua organização. Portanto, alguns destes fatores estarão dentro de seu controle e outros não.
Em ambos os casos, a ação mais sábia que você pode tomar em resposta se tornará mais clara uma vez que você tenha descoberto, registrado e analisado tantos fatores quanto você puder.
Desenvolva a inteligência do RH
Um bom RH deve agir com inteligência, e para isso precisa levantar dados e usar as competências para ter informações qualitativas sobre as pessoas da organização e o ambiente de trabalho.
Entre as ferramentas para obter mais inteligência no RH, estão a análise de desempenho, a pesquisa de engajamento e a avaliação de clima.
Envolva os profissionais
Outro fator importante é o envolvimento dos profissionais, pois cada um consegue entender e avaliar o seu setor e a partir disso escolher as metas mais adequadas para o contexto da empresa.
Utilize a metodologia SMART
A metodologia SMART é a metodologia que usa critérios para definir uma meta de forma bem planejada, sólida e que ajude a traçar um plano de ação embasado para atingi-la.
Esses critérios que orientam a metodologia SMART fazem parte do acrônimo SMART, que em inglês significa inteligência.
Nesse sentido, a meta precisa ser específica, para isso deve-se responder as perguntas: o que é, quando, onde, como, quem e por quê?
Além disso, a meta precisa ser mensurável, ou seja, deve ser quantificada e medida. Em contrapartida, ela deve ser atingível, afinal não adianta ter uma meta fácil ou difícil demais para atingir.
Uma vez estabelecida uma meta mensurável, qual é a sua relevância? Pois essa meta deve impactar a empresa de forma positiva. E toda meta deve ter um prazo estabelecido.
Monte um plano de ações
Desenvolver um plano de ação significa transformar as ideias levantadas durante o planejamento estratégico ou a avaliação em realidade.
Significa identificar os passos que precisam ser dados para alcançar os objetivos.
Um plano de ação consiste em sete etapas: estabelecer e avaliar objetivos, identificar as ações necessárias para atingir os objetivos.
Além disso, permite avaliar a atividade, acordar um cronograma de ação, identificar recursos (humanos, financeiros e técnicos), finalizar o plano e avaliar os resultados.
Acompanhamento e melhoria de resultados das metas para RH
Com as metas estabelecidas, é preciso observar o desempenho dos indicadores. O acompanhamento permite analisar a evolução das metas RH, identificar os focos de crise, implantar melhorias de forma eficiente e obter excelência nos resultados.
Mas como acompanhar e melhorar os resultados nas metas RH?
- Definição do período ideal para acompanhamento;
- Elaboração de relatórios quantitativos e qualitativos;
- Divulgação de resultados para toda empresa;
- Desenvolvimento de planos de ação;
- Aplicação de ações preventivas e corretivas.
Metas RH para 2022
- Avanços no uso da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção;
- People Analytics;
- Ferramentas de feedback avançadas;
- RH mobile;
- Employee Experience;
- Diversidade
- Treinamento online.
Leia também: Gestão de benefícios: entenda o papel do RH e as dificuldades
Conclusão
As metas ajudam a melhorar a capacidade de decisão do funcionário. Eles servem como um guia no processo de tomada de decisões.
Antes de tomar qualquer decisão, um funcionário irá avaliá-la em relação ao objetivo que está tentando alcançar. Toda decisão é tomada com base no resultado da decisão.
Da mesma forma, isto se aplica a um nível organizacional, onde cada decisão é tomada pensando em como ela afetará a empresa.
As metas são úteis para os funcionários quando eles se deparam com projetos desafiadores, pois isso ajuda na tomada de decisões sábias.
Quando a definição de metas é feita corretamente, ajudará a medir o sucesso dos funcionários e da organização.
Para os funcionários, uma meta de sucesso deve ser uma meta específica para a qual o progresso possa ser medido e alcançado em tempo hábil.
Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira mais notícias.