Sustentabilidade no trabalho vai além da preservação do meio ambiente

ssutentabilidade trabalho

Quando ouvimos falar em sustentabilidade pensamos logo em preservação de recursos naturais, mas o conceito atual é bem mais amplo. E quando o reportamos para as empresas isso envolve outras vertentes. 

Para uma empresa ser considerada sustentável ela deve ter um combo de atitudes que envolvem não só a mudança seus hábitos de consumo interno e produção, mas também incentivo ao crescimento de seus funcionários e preocupação com os impactos gerados na sociedade de forma geral.

Não adianta economizar energia, substituir artigos descartáveis e reciclar o papel se não houver uma preocupação com fornecedores, com o material humano que trabalha nessa produção e sobre como o produto final pode impactar a comunidade.

Essa postura é cada vez mais observada pelos consumidores, que estão levando esse fator em consideração para escolher produtos ou serviços.

Quer saber mais sobre sustentabilidade no trabalho? Então, continue a leitura e veja algumas dicas de como ter uma postura mais sustentável na sua empresa.

Sustentabilidade

O termo sempre foi associado à preservação da natureza, mas ao longo dos anos foi se adequando e hoje engloba mais dois aspectos. Além da natureza, observa ainda as pessoas e o lucro. Essa visão contemporânea significa que o lucro não pode se sobrepor aos prejuízos ao planeta e nem às pessoas que fazem parte do processo ou podem ser afetadas por ele.

Mudança de hábitos

A substituição, economia ou reutilização de materiais nas organizações é a forma mais direta de evitar impactos na natureza. Inclusive alguns Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Pará já até proibiram o uso de canudos plásticos, por exemplo. Inclusive sob pena de multa. Veja dez atitudes sustentáveis:

1-Uso de canecas e copos de materiais duráveis, como vidro e louça, evitando descartáveis;
2-Redução no número de impressões configurando impressoras para uso em frente e verso;
3-Reutilização de papéis usados para rascunho/ borrão;
4-Uso de lixeiras seletivas;
5-Economia de água para uso interno e na produção;
6-Estar em dia com a manutenção dos equipamentos para evitar desperdício de energia;
7-Desligar equipamentos quando não forem usados por longos períodos;
8- Substituir as lâmpadas comuns pelas com menor consumo ou por fontes de energia limpa;
9- Estimular o uso de transportes que não poluem o meio ambiente, como as bicicletas;
10- Adotar campanhas de conscientização com os funcionários.

Material humano

A preservação também deve levar em conta o respeito e o incentivo ao crescimento do material humano que atua na produção. Isso pode ser feito de várias formas, mas principalmente com a valorização desse trabalho e promoção desse crescimento, que pode ser através de cursos específicos, reciclagem profissional ou até especializações. O ambiente de trabalho estruturado e saudável também funciona como um incentivo.

Fornecedores

A escolha dos fornecedores das organizações também diz muito sobre a sua missão e objetivo de uma organização. Não há como ter atitudes ecologicamente conscientes, se os fornecedores não acompanharem essa ideia. No caso de uma fábrica de móveis não dá para comprar madeira não certificada ou onde haja trabalho escravo comprovado, por exemplo.

Lucro x sustentabilidade no trabalho

À primeira vista parece que a mudança global de comportamento- que vai desde a escolha dos fornecedores, até o incentivo aos funcionários- pode representar um aumento nos custos. Mas alguns ganhos não são tangíveis e muito mais importantes, como a alta reputação e a fidelidade. Numa época em que os consumidores estão mais conscientes, empresas com essa postura têm maior destaque. 

Agindo assim as organizações contribuem para criar consciência nos funcionários e torná-los multiplicadores, contribuindo para salvarmos o nosso planeta.

Texto: Luciana Cavalcante

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade no trabalho, já pensa em implantá-la em sua empresa? Qual aspecto precisa melhorar? Ainda tem dúvidas em relação a essa estratégia? Deixe seu comentário!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!