4 dicas para conscientizar sua equipe sobre a importância da vacinação

4 dicas para conscientizar colaboradores sobre a importância da vacinação

Com os avanços da vacina, a pandemia do Coronavírus está se estabilizando, e principalmente reduzindo taxas de mortalidade. Sendo assim, é fácil perceber o tamanho da importância da vacinação, e o quanto ela é fundamental para proteger a população como um todo.

Por isso, é interessante que gestores pensem em formas de incentivar a vacinação coletiva de seus funcionários, dentro da própria empresa. Mas afinal, como criar uma campanha eficiente e converta o maior número de colaboradores para realizar a imunização?

Confira 4 dicas que vão te ajudar!

1. Converse com a equipe sobre os benefícios da vacina

Um dos principais pontos para conscientizar os colaboradores sobre a importância da vacinação, é falar com eles sobre benefícios da imunização, além de expor os riscos em não tomar a vacina.

Isso é fundamental, principalmente, para gerar um efeito coletivo na empresa. É preciso que todos os eletivos sejam vacinados. Isso porque, muitas vezes, há pessoas que não podem vacinar naquele momento (por exemplo, quando ainda não tínhamos imunizantes para grávidas) e que ficam desprotegidas, caso os demais também não sejam imunizados.

2. Compartilhe informações confiáveis

Fato é: a desinformação sobre as vacinas tem sido extremamente forte e prejudicial para os projetos de campanha de vacinação nas empresas. Afinal, os gestores não podem gerar obrigatoriedade de imunização.

Para minimizar isso, é importante combater as fake news com informações confiáveis. Isso precisa ser feito de forma constante, até que todos tenham se imunizado com as doses correspondentes da vacina.

Assim, reúna o máximo de informações, com fontes confiáveis, para fazer informativos constantes.

3. Conte com uma comunicação interna eficiente

Para que as informações sobre vacinação cheguem a toda a equipe, e entendam a importância de contar com a imunização, é fundamental que a comunicação interna seja eficiente. Isso acarretará em uma maior compreensão e educação sobre as questões.

Algumas dicas para fazer uma comunicação interna sobre a importância da vacinação, são:

  • Conte com informações de especialistas e autoridades na área;
  • Varie as fontes de informação: encaminhe áudios, vídeos, podcasts, notícias, entre outros;
  • Coloque cartazes no ambiente interno (caso estejam com atividade presencial) para conscientizar sobre a questão;
  • Utilize a rede interna para o envio de informações. Newsletter também pode ser uma boa opção para isso.

4. Estimule a vacinação da equipe

A empresa também pode fazer a sua parte para levar os colaboradores a comparecerem aos locais de vacinação. Para isso, é fundamental que ocorra uma flexibilização do horário de entrada e saída, para que as pessoas possam vacinar-se, no dia adequado, sem maiores problemas. Mas é possível ir além.

Uma forma, por exemplo, de realizar esse estímulo é oferecer benefícios para aqueles que forem se vacinar. Por exemplo, a empresa pode oferecer uma folga extra para os colaboradores que chegarem com a carteirinha atualizada.

Com isso, você consegue orientar seus funcionários a terem ações preventivas de forma mais segura, sem colocar em risco as equipes. Isso é fundamental, principalmente, pela compreensão de que as vacinas são um pacto coletivo.

Com essas dicas, você consegue fazer uma campanha de vacinação efetiva na empresa e, com isso, todos saem ganhando. Gostou das dicas? Então compartilhe para que outros colegas possam aplicar essas dicas no dia a dia.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content