Análise Preliminar de Risco (APR): para que serve e como implementar

Analise Preliminar de Risco eletricidade

A identificação precoce de riscos é muito importante para as empresas, e por isso muitas empresas têm algum tipo de técnica para este fim, e uma delas é a Análise Preliminar de Risco(APR).

A análise preliminar de riscos serve para identificar os riscos mais evidentes e eventos indesejáveis de um determinado processo pode causar.

É um método abrangente, mas de característica geral, focando nos principais itens que compõem a planta e/ou as principais etapas de um processo.

É essencial que ela seja desenvolvida no campo de trabalho, para garantir que todos os envolvidos participem do processo.

A Análise Preliminar de Riscos é muito comum nas indústrias e na construção civil, que são áreas em que a realização da APR de segurança é obrigatória, mas qualquer outro negócio que oferece algum tipo de risco deve considerar a ferramenta.

Além disso, sua criação é uma medida obrigatória e está prevista em algumas normas regulamentadoras, entre elas:

  • NR 12: refere-se à legislação de segurança em máquinas e equipamentos;
  • NR 18: rege as condições dos locais de trabalho das indústrias e do setor de construção civil;
  • NR 20: dita normas para a segurança e saúde no trabalho de quem atua com produtos inflamáveis e combustíveis;
  • NR 33: regulamentação de quem atua em espaços confinados;
  • NR 34: traz as condições e meios para o trabalho no segmento industrial, de construção e de reparos navais;
  • NR 35: norma regulamentadora para colaboradores que trabalham em altura;
  • NR 36: rege a segurança e a saúde no trabalho em empreendimentos de abate e processamento de carnes e seus derivados.

O que é análise preliminar de risco?

A análise de risco pode ser qualitativa e quantitativa. Depende do objetivo final da empresa, levando em consideração o ambiente de trabalho e os riscos que a mesma deseja analisar.

A qualitativa determina a qualidade, é um tipo de avaliação que irá definir onde estão os riscos do seu ambiente laboral, porém, não consegue mensurar a intensidade desses riscos.

Já na quantitativa é possível determinar a quantidade dos riscos presentes no trabalho, avaliando a quantidade dos agentes ambientais.

Em outras palavras, uma APR é uma visão antecipada do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa e ainda permite a condição de evitá-los ou conviver com eles em segurança.

Como é feita a análise preliminar de risco?

Analise Preliminar de Risco pdf

Embora não exista uma metodologia obrigatória a ser seguida para realizar a APR, é necessário que o documento aborde com detalhes e de forma precisa alguns assuntos fundamentais, como a listagem de riscos de todas as atividades.

Uma análise preliminar de riscos começa com uma coleta de dados. Essa coleta de dados acontece antes da análise das possíveis causas dos riscos assinalados.

Além disso, é importante identificar quais são os grupos de colaboradores e os bens materiais que estarão expostos a essas ameaças. É importante também estimar as possíveis consequências e os danos causados em situações como essa.

Por último, costuma-se descrever todos os pontos que foram observados, elaborando um conjunto de diretrizes que serão tomadas para lidar com todos os problemas descobertos.

Para facilitar a compreensão sobre como é feita uma Análise Preliminar de Riscos, listamos alguns dos principais passos:

  • identificar de forma detalhada os riscos no local de trabalho;
  • determinar diretrizes claras e objetivas para as equipes de colaboradores;
  • indicar metodologias que visem à segurança;
  • organizar as tarefas que serão realizadas no processo;
  • planejar cada etapa das atividades;
  • capacitar as equipes que estarão expostas aos riscos das atividades laborais;
  • prevenir acidentes ocasionados por falhas humanas ou mecânicas.

Quais as etapas básicas de uma APR?

Geralmente, o estudo para elaboração da APR envolve a caracterização dos riscos, determinar as ações de controle e a análise de falhas humanas. Dentro disso, as etapas básicas de uma APR são:

  • Selecionar a atividade que será analisada;
  • Quebrar a atividade em pequenas tarefas;
  • Identificar todos os riscos que cada tarefa pode gerar nos colaboradores;
  • Identificar as pessoas e bens potencialmente expostos aos riscos resultantes;
  • Estimar os danos e efeitos desses riscos;
  • Desenvolver medidas preventivas para evitar os riscos identificados;
  • Documentar e divulgar aos funcionários os resultados da APR e orientar os funcionários para que eles sigam as regras de segurança e evitem os riscos.

Leia também: Tipos de Epi: Confira os principais utilizados e importância

Quais são os objetivos da análise preliminar de risco?

O objetivo principal da Análise Preliminar de Riscos é criar e adotar as medidas que controlem, neutralizem ou atenuem os riscos iminentes do local de trabalho.

A análise preliminar de riscos também é uma garantia legal para a empresa, pois aborda questões de segurança previstas nas Normas Regulamentadoras.

O principal objetivo da análise preliminar de riscos é detectar os riscos envolvidos em uma atividade ou projeto. No entanto, sua implementação também pode ajudar a empresa na:

  • organização dos procedimentos de segurança;
  • sistematização das fases das atividades de trabalho;
  • redução ou extinção de falhas humanas e mecânicas;
  • compartilhamento de informações relacionadas aos riscos a que os colaboradores estão submetidos em suas rotinas de trabalho;
  • previsão de problemas.

Além disso, a análise preliminar de riscos também facilita outros setores da empresa, como o de Medicina do Trabalho, afinal, ela faz parte do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Considerando que grande parte dos acidentes de trabalho é ocasionada por falha humana, a análise preliminar de riscos é uma excelente aliada na preservação do ambiente e dos empregados.

E como resultado, um ambiente mais seguro se torna um ambiente mais produtivo e satisfatório para os colaboradores da empresa.

Qual a diferença entre PT e APR?

Analise Preliminar de Risco dds

PT

A Permissão de Trabalho – PT ou Permissão para Trabalho (PPT) é um documento de prevenção, controle e autorização para a realização de determinada atividade, seja em máquinas, áreas e/ou equipamentos.

Além disso, a Permissão de Trabalho está presente em muitas normas regulamentadoras, e serve para assegurar que as atividades (manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo ou inspeção) sejam feitas com segurança num ambiente industrial, evitando que acidentes de trabalho ocorram.

Assim, a PT tem por objetivo prever cada etapa de um serviço com riscos potenciais de acidentes a serem executados nas diversas áreas.

APR

Já a Análise Preliminar de Risco – APR, como o próprio nome denota, consiste em uma análise inicial dos riscos existentes ou que venham a existir em uma determinada atividade, área, estudo e/ou sistema, etc.

O que deve conter no documento de APR?

Em primeiro lugar, a Análise Preliminar de Riscos deve ser elaborada e assinada por um técnico ou engenheiro de Segurança do Trabalho.

Entretanto, é muito importante que haja a presença de todas as pessoas ligadas na atuação da tarefa para compor a equipe que fará a análise. Afinal, a APR precisa contar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho.

Para elaborar o documento, o responsável pode utilizar como base o programa de prevenção de riscos ambientais, checklists de controle ou outros formulários desenvolvidos para a coleta dos principais dados.

É importante mencionar que não existe apenas um método de análise preliminar de riscos, devendo cada caso ser estudado individualmente para adequar as atividades necessárias.

No entanto, existem etapas principais que toda APR de segurança deve seguir, contando com a participação de todos os envolvidos, para que nenhum detalhe seja negligenciado no processo.

De maneira geral, os documentos precisam apresentar algumas informações, como:

  • responsáveis pela aplicação;
  • data da realização da APR;
  • nome da empresa;
  • atividade a ser executada;
  • riscos do trabalho, sendo que essas informações devem apresentar riqueza de detalhes, listando as ameaças e os processos de neutralização;
  • normas de segurança que precisam ser observadas;
  • listagem dos EPI’s obrigatórios na execução das atividades;
  • listagem dos equipamentos que serão usados durante o trabalho, detalhando os riscos de cada maquinário;
  • etapas de trabalho, listando os riscos em cada fase e as medidas preventivas que devem ser observadas;

Quando fazer uma Análise Preliminar de Riscos?

O ambiente de trabalho pode conter diversos riscos para a saúde do trabalhador. Por exemplo, um piso escorregadio, um fio desencapado, ruído alto e contínuo ou até mesmo resíduos que afetam diretamente a saúde e a segurança dos colaboradores.

Com uma análise preliminar de risco é possível identificar todos esses riscos e quais os problemas que eles podem gerar na saúde dos colaboradores, especialmente no ambiente industrial e da construção civil.

Como resultado, os colaboradores estão em um local mais seguro, e a partir disso, eles se sentem protegidos e mais motivados quando essa análise é feita de maneira correta.

Sabendo que a empresa se preocupa com seu bem-estar e com sua saúde, eles se sentem mais seguros para desempenhar suas funções.

Isso gera um ganho de produtividade e também diminui a taxa de rotatividade. Como resultado, as equipes ficam mais coesas e com atuação otimizada.

Benefícios da APR para empresas

A Análise Preliminar de Riscos pode trazer diversos benefícios para as empresas, entre eles:

  • Revisar os riscos e ameaças do ambiente de trabalho

Como foi dito ao longo do texto, a Análise Preliminar de Riscos ajuda a determinar os riscos e desafios que podem surgir no ambiente de trabalho e na atividade desempenhada. Com isso, permite resguardar a vida dos profissionais, bem como a infraestrutura da empresa em si.

  • Antecipar os problemas

Além de identificar os riscos em potencial, a Análise Preliminar de Riscos ajuda a prevenir danos aos equipamentos, perda de materiais e paralisação das atividades, entre outros.

  • Definir a responsabilidade de cada um dos colaboradores

Durante o planejamento da Análise Preliminar de Riscos, é preciso designar os responsáveis pela implantação e controle das ações. Isso amplia o engajamento dos colaboradores. Afinal, a segurança no trabalho deixa de ser tarefa unicamente do especialista da área.

  • Padronizar as atividades da empresa

A Análise Preliminar de Riscos permite criar padrões que devem ser seguidos quando novas tarefas iniciarem. Sendo possível, é claro, adicionar especificações – quando necessário.

Como implementar a análise preliminar de risco?

Analise-Preliminar-de-Risco-Analise Preliminar de Risco trabalho em altura

Para implementar a análise preliminar de riscos você deve:

Reúna sua equipe de trabalho

Em primeiro lugar, sua empresa deve reunir os líderes, especialistas em segurança do trabalho e outros colaboradores da empresa.

Até mesmo porque eles trabalharão juntos identificando os processos e atividades realizados diariamente.

Analise o ambiente de trabalho

Em seguida, é necessário analisar o ambiente de trabalho como um todo e de forma individual. Além do local em si, os técnicos devem ficar atentos às tarefas executadas pela equipe e os riscos durante cada uma.

Organize cada um dos riscos

O terceiro passo é identificar e organizar os riscos a que os colaboradores estão sujeitos. Segundo a Portaria nº 25/1994 do Ministério do Trabalho, os riscos ocupacionais podem ser dos seguintes tipos:

  • riscos físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais ou umidade;
  • riscos químicos: substâncias, compostos ou produtos químicos;
  • riscos biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas;
  • riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, longas jornadas de trabalho, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico;
  • risco de acidentes: Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

Identifique quem está exposto ao risco

Uma vez que foram identificados os riscos é importante listar todos os colaboradores que estão expostos a cada um dos riscos.

Identifique e implemente medidas para o controle de riscos

A Norma Regulamentadora 1 determina que, primeiramente, deve-se eliminar o fator de risco e caso isso não seja possível, a empresa deve partir para a mitigação ou proteção individual.

No que diz a legislação:

  1. g) implementar medidas de prevenção, ouvidos os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
  2. eliminação dos fatores de risco;
  3. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva;

III. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho;

  1. adoção de medidas de proteção individual.

Perceba que a proteção individual é o último item da lista.

Por exemplo, caso a análise preliminar de riscos identifique que certo produto de dedetização traz um risco químico, tentamos primeiramente não utilizar o item tóxico, recorrendo aos equipamentos de proteção individual (EPI) somente se não for possível eliminá-lo da atividade.

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Conclusão

Analise Preliminar de Risco nr10

Qualquer tomada de decisão envolve inúmeros fatores – entre eles, a análise de riscos – momento corriqueiro nas organizações, que devem considerar todos os elementos antes da implementação de uma nova medida ou processo.

É essencial entender o que é a análise de risco e implantar esse procedimento em todas as atividades do negócio.

Dessa forma, ela propicia padronizar as tarefas, educar as pessoas acerca da sua própria segurança, monitorar as medidas traçadas e antecipar os problemas. Assim sendo, atua na proteção e melhora a produção na sua empresa.

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