Vitamina D: a chave para uma saúde equilibrada

Descubra a importância da Vitamina D na nossa sáude

Você já sentiu um certo desanimo para se levantar da cama e realizar suas tarefas diárias?  Entre outros possíveis fatores – como melancolia, depressão, sobrecarga e estresse – isso pode acontecer pela falta de vitaminas em seu organismo, em especial, a Vitamina D.

Nesse sentido, ela também é conhecida como a Vitamina do Sol, afinal, essa é a principal fonte dela para o nosso corpo.

Apesar de ser essencial, a deficiência dessa vitamina é muito comum e precisa ser levada a sério. Sendo assim, vamos falar agora sobre como a Vitamina D atua em nosso organismo!

Para que serve a Vitamina D?

A principal função desse nutriente é auxiliar a absorção de cálcio, estando diretamente relacionada à saúde óssea, à força muscular e outros processos metabólicos.  Além disso, há estudos, que revelam uma possível relação entre o fluxo de vitamina D e a depressão, sendo assim uma grande aliada no equilíbrio psicoemocional.

Consequentemente, essa vitamina está totalmente atrelada ao nosso nível de disposição e produtividade, sendo uma ótima fonte de energia para o nosso corpo.

Deficiência de Vitamina D: principais sintomas

Não há um valor exato sobre os níveis necessários de vitamina D no organismo, afinal, isso vai depender de características mais específicas como faixa etária, peso e condicionamento físico.

Entretanto, a deficiência dela pode acontecer pela falta de exposição solar e pelo tipo de alimentação, sendo os principais sintomas:

  • Cansaço, fadiga e mal-estar frequentes;
  • Imunidade baixa;
  • Fraqueza ou dor nos ossos e músculos;
  • Tonturas e dores de cabeça.

Além disso, sua deficiência pode desenvolver problemas sérios de saúde como osteoporose, raquitismo, diabetes, hipertensão arterial, esclerose múltipla e depressão.

E é possível ter excesso desse nutriente?

Sim, mas é bem difícil. Normalmente, acontece após alguns meses de suplementação exagerada, acima da dose diária recomendada.  

Em geral, afirma-se que os principais sintomas apresentados pelo excesso deste nutriente são: perda de apetite, náuseas e vômitos, fraqueza, nervosismo, anorexia e desidratação.

Seu excesso, também pode aumentar a captação de cálcio pelo intestino afetando os rins, vasos sanguíneos, pulmões e coração.  

É válido ressaltar que cada caso é um caso, e que para se ter um diagnóstico com total certeza é necessário consultar um médico e realizar os procedimentos necessários para avaliação. Você pode, e deve, conhecer o seu corpo, mas evite sempre automedicação, procurando ajuda profissional.

Como verificar os níveis?

Para conferir o nível de vitamina D em seu organismo, é necessário realizar um exame específico, também conhecido como Exame de Hidroxivitamina D, realizado através da coleta do sangue.

Como ter uma quantidade equilibrada de vitamina D?  

A principal fonte de vitamina D é o sol, por isso recomenda-se tomar sol de 5 a 30 minutos por dia, preferencialmente antes das 10h ou após às 16h, horários com uma maior concentração de raios UVB, capazes de estimular a produção do nutriente.

Mas lembre-se: uma grande exposição ao sol pode ser prejudicial, causando desidratação, dependendo da situação. Além disso, você sempre deve passar o protetor solar antes de se expor.

Outros pontos relevantes para levar em consideração no momento de tomar sol, é a estação do ano em que se está, e a localização geográfica da sua cidade. Tudo isso pode influenciar nos melhores horários e no período necessário de exposição.

No inverno 

Há regiões em que o inverno é intenso e longo, tornando a luz solar algo escasso, por isso sempre que possível, durante estes períodos, procure uma frestinha de sol para iluminar seu dia e aumentar sua energia vital.  

No verão 

É normal que pessoas procurem lugares com sombra ou ar-condicionado nesta estação, mas procure horários em que o sol esteja mais ameno para repor sua vitamina D e não prejudicar a sua saúde.  

A alimentação pode influenciar os níveis de vitamina D?

A alimentação é uma das nossas principais aliadas nos que diz respeito à saúde e bem-estar. Neste sentido, ela também está diretamente ligada ao fluxo de vitamina D em nosso organismo.

Alimentos que ajudam a absorção de vitamina D:  

  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Peixes como salmão, atum e sardinha;
  • Bife de fígado;
  • Cogumelos;
  • Laranja.

Pessoas com alimentação vegetariana ou vegana estão propensas a terem deficiência de vitamina D, por isso é preciso atenção em dobro. Neste caso, e em outros que haja necessidade, é legal suplementar o organismo com cápsulas ou complexos de vitaminas que contenham vitamina D.

Mas lembre-se, fale com um médico antes para que ele possa avaliar a quantia necessária para seu caso.

Como a empresa pode ajudar? 

A empresa pode ser uma grande influente na conscientização sobre saúde mental e física para seus colaboradores.

Pensando nisso, é possível realizar comunicações sobre a importância e benefícios de ter níveis equilibrados de vitamina D, incentivando 15 minutos de descanso para tomar sol e esticar o corpo.  

Além disso, é possível oferecer, ocasionalmente, refeições com os alimentos que contenham vitamina D, explicando sobre a necessidade de uma alimentação consciente.  

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outras dicas como essas? Continue nos acompanhando!  

Você também pode ficar de olho em nossas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content