Começou o mês da prevenção do suicídio, e nada mais adequado do que falarmos sobre o tema também dentro das empresas, principalmente sobre a depressão, que em estágio avançado pode levar o indivíduo a tirar sua própria vida.
Segundo a OMS, 300 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo, sendo 11,5 milhões de brasileiros. Sendo assim, mais pessoas são alcançadas quanto há mais espaços disponíveis para falar sobre isso, assim como tabus serão desmistificados.
Continue lendo e veja a importância da campanha nas empresas e como a sua organização pode prevenir a depressão e o suicídio.
A campanha
O CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) criaram o movimento no Brasil em 2015 com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio.
Por isso a cor amarela foi adotada em todas as ações, é uma forma de iluminar e chamar a atenção para o problema. Desde que foi criada, tem adesão de várias entidades e setores da sociedade que também promovem essas ações.
Salvando vidas
O site da campanha “Setembro amarelo” disponibiliza várias estatísticas da OMS sobre o tema, mas talvez duas sejam as mais impactantes: a de que
- 32 brasileiros se suicidam por dia;
- 9 entre 10 suicídios podem ser evitados.
Os números reforçam que é preciso falar sobre isso, compartilhar cada vez mais informações, tirar o assunto da obscuridade, do preconceito, pois só assim é possível mudar esse triste cenário.
Como as empresas podem participar
Nas empresas, a CIPA e os RH podem buscar parcerias com os órgãos ligados ao “Setembro amarelo”, como o CVV, para a realização de palestras, dinâmicas e outras programações, que podem envolver até esporte, com caminhadas, passeios ciclísticos, tudo com intuito de atrair o seu público interno para participar.
Como identificar perfis?
Na maioria das vezes, o suicídio não acontece por uma decisão súbita e repentina: ele costuma ser o ponto final de uma longa trajetória, marcada por depressão e outros transtornos que abalam o bem-estar físico e mental.

Apoio extra
Ouvir: converse com a pessoa e tente ser empático e respeitoso com as aflições e os incômodos dele;
Atividades: proponha exercícios que distraiam a mente e tirem o foco de todas as questões negativas da vida;
Afeto: Beije, abrace e demonstre de todas as maneiras como aquelas pessoas é importante para as que estão ao redor;
Ligação: O CVV está disponível 24 horas por dia durante toda a semana. O número do telefone é o 188.
Falar sobre o tema
É muito importante falar sobre o tema, pois nem todo mundo entende o que pode estar sofrendo e, por isso, sofre sozinho sem entender direito o que está se passando.
Por isso, “Falar sobre” ajuda com que me identifique com um ou alguns dos sintomas e tenha consciência do que pode estar me acometendo, e isso ser um motor para buscar ajuda.
Então, a empresa deve ter orientação para como pedir ajuda - Grande parte das empresas possuem planos de saúde com assistência média e psicológica. E muitas empresas têm feito convênios e acordo com prestadores de medicina e psicologia online.
Prevenção o ano todo
Sendo assim, é preciso lembrar que o mês é dedicado ao tema, mas que a prevenção deve ser feita o ano todo. Por isso a importância de exercitar o olhar para si e também para o outro para perceber alguns indícios.
Afinal, a depressão pode ter muitos sinais, entre eles: irritabilidade, desânimo, desinteresse, apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração.
Ao menor sinal desses sintomas procure ajuda. O CVV mantém um canal direto pelo fone 188, que funciona para todo Brasil.
Mais informações sobre a campanha “Setembro amarelo” podem ser obtidas no site do movimento no: www.setembroamarelo.org.br
Aproveite e leia nosso artigo sobre a depressão.
Texto: Luciana Cavalcante
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