Para garantir uma boa gestão de negócio, é preciso se inteirar sobre as novas tendências de mercado. Os KPIs têm ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos como uma ferramenta eficiente para monitorar o desempenho de negócios e projetos.
Continue lendo o artigo para entender mais sobre essa poderosa ferramenta e também o por que a saúde deve ser um dos principais KPIs de qualquer empresa. Acompanhe!
O que é um KPI?
KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator. O termo pode ser traduzido para o português como Indicadores-Chave de Performance ou Indicadores de Desempenho de Processos.
Na prática, o KPI representa uma ferramenta de gestão que pode – e deve! – ser utilizada para identificar e analisar os indicadores mais importantes de uma empresa.
Qual é a importância dos KPIs?
Os KPIs são importantes porque eles apontam o caminho que o negócio pode percorrer para atingir o sucesso. Os números levantados permitem que os gestores saibam exatamente quais são as frentes, ações e iniciativas que estão tendo os melhores resultados, e também aquelas que precisam melhorar ou ser modificadas.
As métricas usadas para essa análise variam e cada empresa deve fazer o levantamento do que mais se encaixa com as demandas de seu respectivo negócio. A devida interpretação dos dados é tão importante quanto a coleta destes números.
Os principais KPIs do RH
Os KPIs devem ser taxados em projetos pontuais e na gestão geral da empresa. Por exemplo, ao fazer uma campanha de marketing de um novo serviço, ela terá seus próprios KPIs. Já para gestão da empresa, o departamento de Recursos Humanos deve ter seus próprios KPIs.
Alguns dos principais KPIs do RH são:
- Taxa de absenteísmo;
- Índice de rotatividade;
- Produtividade;
- Investimento em treinamento;
- Reclamações trabalhistas;
- Clima organizacional;
- Custo dos benefícios corporativos;
- Folha de pagamento.
A saúde como KPI
Sentiu falta de algo na lista?
É de enorme importância que as empresas adicionem a saúde dos colaboradores na lista de KPIs prioritárias.
Não é novidade para nenhum gestor que a saúde e o bem-estar dos funcionários é essencial. Afinal, é a equipe que faz a empresa girar. Por isso, o time precisa estar sempre bem amparado em relação à saúde mental e física.
A saúde dos colaboradores está diretamente ligada a vários dos principais KPIs do RH listados. Portanto, nada mais correto que torná-la um KPI. Dessa forma, é possível analisar mais direta e profundamente o quadro de saúde dos funcionários e o retorno obtido em ações de promoção de bem-estar.
Gostou da dica? Siga a Conexa Saúde no Linkedin para ficar por dentro de mais conteúdos!