Faça da saúde um KPI na sua empresa

saúde KPI

Para garantir uma boa gestão de negócio, é preciso se inteirar sobre as novas tendências de mercado. Os KPIs têm ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos como uma ferramenta eficiente para monitorar o desempenho de negócios e projetos.

Continue lendo o artigo para entender mais sobre essa poderosa ferramenta e também o por que a saúde deve ser um dos principais KPIs de qualquer empresa. Acompanhe!

O que é um KPI?

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator. O termo pode ser traduzido para o português como Indicadores-Chave de Performance ou Indicadores de Desempenho de Processos.

Na prática, o KPI representa uma ferramenta de gestão que pode – e deve! – ser utilizada para identificar e analisar os indicadores mais importantes de uma empresa.

Qual é a importância dos KPIs?

Os KPIs são importantes porque eles apontam o caminho que o negócio pode percorrer para atingir o sucesso. Os números levantados permitem que os gestores saibam exatamente quais são as frentes, ações e iniciativas que estão tendo os melhores resultados, e também aquelas que precisam melhorar ou ser modificadas.

As métricas usadas para essa análise variam e cada empresa deve fazer o levantamento do que mais se encaixa com as demandas de seu respectivo negócio. A devida interpretação dos dados é tão importante quanto a coleta destes números.

Os principais KPIs do RH

Os KPIs devem ser taxados em projetos pontuais e na gestão geral da empresa. Por exemplo, ao fazer uma campanha de marketing de um novo serviço, ela terá seus próprios KPIs. Já para gestão da empresa, o departamento de Recursos Humanos deve ter seus próprios KPIs.

Alguns dos principais KPIs do RH são:

  • Taxa de absenteísmo;
  • Índice de rotatividade;
  • Produtividade;
  • Investimento em treinamento;
  • Reclamações trabalhistas;
  • Clima organizacional;
  • Custo dos benefícios corporativos;
  • Folha de pagamento.

A saúde como KPI

Sentiu falta de algo na lista?

É de enorme importância que as empresas adicionem a saúde dos colaboradores na lista de KPIs prioritárias.

Não é novidade para nenhum gestor que a saúde e o bem-estar dos funcionários é essencial. Afinal, é a equipe que faz a empresa girar. Por isso, o time precisa estar sempre bem amparado em relação à saúde mental e física.

A saúde dos colaboradores está diretamente ligada a vários dos principais KPIs do RH listados. Portanto, nada mais correto que torná-la um KPI. Dessa forma, é possível analisar mais direta e profundamente o quadro de saúde dos funcionários e o retorno obtido em ações de promoção de bem-estar.

A telemedicina é uma das formas de promover o bem-estar e cuidado dos colaboradores. Confira aqui como funciona essa tecnologia!

Gostou da dica? Siga a Conexa Saúde no Linkedin para ficar por dentro de mais conteúdos!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!