Faça da saúde um KPI na sua empresa

saúde KPI

Para garantir uma boa gestão de negócio, é preciso se inteirar sobre as novas tendências de mercado. Os KPIs têm ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos como uma ferramenta eficiente para monitorar o desempenho de negócios e projetos.

Continue lendo o artigo para entender mais sobre essa poderosa ferramenta e também o por que a saúde deve ser um dos principais KPIs de qualquer empresa. Acompanhe!

O que é um KPI?

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator. O termo pode ser traduzido para o português como Indicadores-Chave de Performance ou Indicadores de Desempenho de Processos.

Na prática, o KPI representa uma ferramenta de gestão que pode – e deve! – ser utilizada para identificar e analisar os indicadores mais importantes de uma empresa.

Qual é a importância dos KPIs?

Os KPIs são importantes porque eles apontam o caminho que o negócio pode percorrer para atingir o sucesso. Os números levantados permitem que os gestores saibam exatamente quais são as frentes, ações e iniciativas que estão tendo os melhores resultados, e também aquelas que precisam melhorar ou ser modificadas.

As métricas usadas para essa análise variam e cada empresa deve fazer o levantamento do que mais se encaixa com as demandas de seu respectivo negócio. A devida interpretação dos dados é tão importante quanto a coleta destes números.

Os principais KPIs do RH

Os KPIs devem ser taxados em projetos pontuais e na gestão geral da empresa. Por exemplo, ao fazer uma campanha de marketing de um novo serviço, ela terá seus próprios KPIs. Já para gestão da empresa, o departamento de Recursos Humanos deve ter seus próprios KPIs.

Alguns dos principais KPIs do RH são:

  • Taxa de absenteísmo;
  • Índice de rotatividade;
  • Produtividade;
  • Investimento em treinamento;
  • Reclamações trabalhistas;
  • Clima organizacional;
  • Custo dos benefícios corporativos;
  • Folha de pagamento.

A saúde como KPI

Sentiu falta de algo na lista?

É de enorme importância que as empresas adicionem a saúde dos colaboradores na lista de KPIs prioritárias.

Não é novidade para nenhum gestor que a saúde e o bem-estar dos funcionários é essencial. Afinal, é a equipe que faz a empresa girar. Por isso, o time precisa estar sempre bem amparado em relação à saúde mental e física.

A saúde dos colaboradores está diretamente ligada a vários dos principais KPIs do RH listados. Portanto, nada mais correto que torná-la um KPI. Dessa forma, é possível analisar mais direta e profundamente o quadro de saúde dos funcionários e o retorno obtido em ações de promoção de bem-estar.

A telemedicina é uma das formas de promover o bem-estar e cuidado dos colaboradores. Confira aqui como funciona essa tecnologia!

Gostou da dica? Siga a Conexa Saúde no Linkedin para ficar por dentro de mais conteúdos!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

      [GUIA PRÁTICO]
      [GUIA PRÁTICO]