Não é novidade que a pandemia do coronavírus, instaurada em 2020, balançou as mais diferentes áreas, com impactos para além do âmbito da saúde.
A pandemia fechou e abriu, faliu e impulsionou negócios - ainda mais ao ser somada com um período de crise econômica, como é o caso do Brasil. Fora as mudanças que os meses de isolamento social provocaram na dinâmica das equipes.
Independentemente de ter acontecido grandes eventos mundiais ou não, todo ano as tendências do mercado se renovam. Mas precisamos concordar que 2021 promete ser palco de ainda mais aprendizados.
Com tudo isso em mente, selecionamos as três principais tendências da área de Recursos Humanos para 2021. Siga a leitura para conferir!
Sistema híbrido de trabalho remoto + presencial
Antes da pandemia, muitas empresas, principalmente as mais tradicionais, tinham um enorme receio do home office. Questionava-se sobre a produtividade, a comunicação, os benefícios… resumidamente, se de fato funcionaria fazer com que os colaboradores trabalhassem de casa.
A quarentena provou que o trabalho remoto não apenas funciona, mas em muitos casos, que aumenta a produtividade e a satisfação dos colaboradores.
Com isso, pode-se afirmar que a grande tendência do RH para 2021 é o sistema híbrido de home office e trabalho presencial. Os detalhes variam, mas um modelo comum é alternar entre três dias no escritório e dois em casa ou vice-versa.
É o melhor dos dois mundos. A equipe ainda tem acesso ao equipamento do escritório e à comunicação orgânica do pessoalmente, mas garante o conforto de ficar mais perto da família e diminuir drasticamente as horas semanais de deslocamento.
Atenção ainda maior na saúde dos colaboradores
Saúde sempre foi e sempre será um dos pilares da relação empregador-funcionário. E naturalmente, com uma pandemia, a discussão sobre o tema tornou-se ainda mais urgente.
Uma boa sugestão para empresas que querem dar um passo a mais em 2021 é oferecer a telemedicina para os funcionários. Com uma plataforma de consultas médicas online à disposição, os colaboradores podem encaixar o compromisso de manter a saúde em dia na própria rotina.
Aqui, também vale destacar a telepsicologia, que é feita no mesmo formato digital, e é uma excelente forma de manter a saúde mental dos colaboradores em boas mãos.
Foco na experiência do colaborador
Serão lembradas as empresas que forneceram o devido suporte, material e emocional, aos colaboradores durante um período tão difícil quanto uma pandemia letal.
O conceito de experiência do colaborador defende que a experiência do cliente começa primeiro com a do colaborador. O que se incentiva é o exercício de olhar para dentro da empresa antes de olhar para fora.
A ideia é a de que, antes mesmo do cliente final, o colaborador é o primeiro público da empresa. Um colaborador satisfeito é o melhor porta-voz, a melhor propaganda que qualquer corporação pode ter.
A experiência do colaborador pode ser definida por um conjunto de práticas que visam a valorização, o envolvimento e o protagonismo dos funcionários da empresa, para que assim, eles encarem o ofício com mais motivação e entreguem resultados melhores para o cliente final.
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Texto: Manoela Caldas.