Saúde Digital: O que é, vantagens, aplicativos e cenário no Brasil

saude digital anotacao

A saúde digital no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e conquistando mais adeptos à medida que o tempo passa. É comum hoje em dia que algumas pessoas prefiram realizar consultas e tirar dúvidas online usando então esse modelo de saúde.

Ainda nos dias de hoje muitas pessoas sentem receio de usar esse método de serviço e de usufruir das oportunidades que ele oferece. Mas é importante pensar que com as revoluções tecnológicas que a globalização vem fazendo acontecer é comum que cada vez mais setores da saúde migrem para o meio digital.

Dessa forma, alguns aplicativos surgiram para facilitar o funcionamento da saúde nos meios digitais. Diferentemente dos meios tradicionais onde o médico necessita procurar por documentos físicos que contenham as informações necessárias para que seja possível então prosseguir com o atendimento.

Tudo isso significou uma mudança considerável para aqueles que trabalham na área da saúde também para os pacientes que passaram a também fazer uso desse modelo de consultas.

O que é a saúde digital?

saude digital video conferencia

A saúde digital se trata principalmente de um modelo em que o médico ou outro profissional presta atendimento em forma de consulta ou outros serviços de forma online.

Um grande aliado desse modelo vem sendo a telemedicina e os aplicativos que surgiram nos últimos anos.

Além disso, a saúde digital também trata-se de um modelo que faz o papel de propagar e divulgar informações que são verdadeiras. Ou seja, aplicativos que são considerados de origem confiável, possuem grande responsabilidade na propagação de informações.

Além do mais, a saúde digital ganhou mais credibilidade e confiança devido ao desenvolvimento de softwares capazes de reunir informações que antes eram dificilmente acessadas, em apenas alguns cliques por meio de dispositivos.

Um exemplo desse modelo de software é o iMedicina que surgiu há alguns anos e vem se tornando um dos maiores aliados para quem busca apoio em informações digitais como prontuários eletrônicos, laudos médicos e agendas online.

Ademais, a comunicação via internet também ganhou alguns pontos positivos em se tratando de agilidade e dinâmica para a produção de uma relação mais próxima entre os funcionários e os pacientes.

A saúde digital agiliza os atendimentos e otimiza para o médico e para o paciente o andamento da consulta, já que é mais rápido o acesso às informações necessárias e também a conduta a ser tomada é mais imediata.

Isso porque o profissional pode receitar via online e solicitar exames quando necessário sem a necessidade de um encontro pessoal como é o caso quando é necessário realizar exames físicos, ou simplesmente o médico vê necessidade de uma consulta pessoal.

Diferença entre saúde digital e telessaúde

É possível que uma e outra sejam confundidas, mas há diferenças entre elas que são notáveis. A maior diferença entre elas é que a saúde digital é um campo amplo e a telessaúde é mais específica que envolve iniciativas próprias como a telemedicina.

A saúde digital é abrangente e envolve variadas estratégias para cuidar dos pacientes, além de ser responsável pelo treinamento, pesquisas, análises e inovação em tratamentos.

O principal benefício é o encurtamento de distâncias geográficas, assim a saúde digital utiliza das TICs, ou seja, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Sendo assim, a própria Organização Mundial da Saúde já se manifestou e definiu que o principal objetivo da saúde digital é o monitoramento em massa. Contudo, a ideia é que todas as informações sejam mantidas em um banco de dados único.

Isso quer dizer que as informações seriam reunidas em um enorme e extenso prontuário eletrônico de dados da população. O que permite uma maior visualização como um todo do indivíduo.

Como é a saúde digital no Brasil?

saude digital tela

A saúde digital no Brasil ainda encontra alguns desafios para ser concretizada, mas vem conseguindo se mostrar um modelo cada vez mais eficaz para alguns problemas que são enfrentados no país.

Como por exemplo é o caso das telemedicine que foram se popularizando ao longo da pandemia do covid-19 e hoje é aceita e faz parte da vida de uma grande quantidade de pessoas. Além disso, a saúde digital tem como objetivo principal levar acesso médico para quem não se sente apto a ir a um consultório.

E não para por aí, é comum que as pessoas busquem por aplicativos que estão em alta e disponíveis no mercado para acompanharem o dia a dia das pessoas e suas condições de saúde.

Ademais, esses meios de comunicação são fundamentais para que as pessoas tenham mais controle das atividades que realizam e seus impactos.

Não se deve esquecer também que além disso, existem meios em que se é possível ter acesso a dados mais restritos, como prontuários e demais informações. Tudo isso faz parte da saúde digital no Brasil.

Estratégia de saúde digital no Brasil

Existem diversos tipos de estratégias usadas no Brasil para que a saúde digital estabeleça-se como um meio confiável e oportuno. Algumas delas contam com o apoio de aplicativos e outros meios para serem concretizadas.

Essas estratégias buscam se estabelecer como um modelo eficaz de propagação da medicina no Brasil.

Alguns aplicativos de saúde foram criados para que as informações fossem repassadas de maneira mais verídica e cautelosa, o que é definido também como uma estratégia de saúde pública para a população de forma digital.

Além disso, alguns artigos são publicados semanalmente em aplicativos como do governo que fazem a propagação de notícias atualizadas sobre o que o mundo está vivendo na saúde digital.

O que é o e-saúde?

O aplicativo E-Saúde tem o objetivo de alinhar as tecnologias de ponta com o desenvolvimento econômico, social e em relação à saúde de forma sustentável. Levando em conta a inovação, aumento da competitividade, da produção e também os índices de emprego no país.

Esse é um modelo que adota a telemedicina como uma prática mais comum entre médicos e pacientes e populariza o uso dos software como ferramentas para auxiliarem no uso da medicina digital.

Em outras palavras, quer dizer que e-saúde significa o apoio em meios tecnológicos para soluções na área da saúde, isso amplia a margem de inovações e ainda possibilita que práticas não possíveis de serem feitas em consultório sejam realizadas presencialmente.

Esse é um modelo de estratégia da saúde que surgiu por volta de 1999 que também é conhecido por telessaúde e telemedicina. Basicamente é uma associação entre inovação em informática e tecnologia e os meios de saúde.

Outros definem como práticas de saúde através da internet. Além disso, pode incluir também o uso de diversos tipos de tecnologia, como dispositivos de diversos tipos.

saude digital tablet

Conecte SUS

O Ministério da saúde criou um aplicativo para facilitar o acesso do brasileiro aos serviços de saúde pública, o Conecte SUS, que registra toda a trajetória de uma pessoa que busca o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com esse aplicativo, o usuário pode acessar dados sobre seus atendimentos e internações, consultar medicamentos e exames feitos pelo SUS e também realizar o agendamento de consultas.

O Conecte SUS oferece diversos serviços e consultas para o usuário como hospitais, postos de saúde, serviços de urgência e farmácias populares, mostrando onde encontrar o serviço mais próximo.

Ainda mais, o usuário também tem acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação, o que permite que o usuário consulte todas as vacinas que lhe foram aplicadas nas redes de saúde pública e privada.

O aplicativo facilita a busca por serviços concedidos pelo SUS ao brasileiro, tornando as ações mais fáceis, além de ser um aplicativo fácil de se cadastrar e de usar.

Para usar o aplicativo, basta instalá-lo no seu smartphone ou tablet e se cadastrar. Para isso, basta usar o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde.

Também é possível realizar o cadastro no site conectesus-paciente.saude.gov.br ou acessar a ferramenta no site pelo portal gov.br.

Quem são os atores da saúde digital no Brasil?

saude digital mulher

A saúde digital como vem se incorporando como uma ferramenta cada vez mais importante e estável no mercado deve isso a medidas tomadas por alguns autores principais.

Entre eles estão alguns que inclusive tiveram importantes atuações durante a pandemia que o mundo enfrentou em 2020. Foi por meio de iniciativas como essas que foi possível que o mundo sofresse um impacto um pouco mais brando.

Aplicativos de vacinas, de triagem, e a telemedicina atuaram como as ferramentas primordiais para que o mundo fosse capaz de enfrentar da maneira como foi para que as consultas e exames fossem otimizados, até mesmo a triagem dos pacientes via virtual.

Alguns autores são o Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Atenção Especializada, Ciência e Tecnologia, Vigilância em Saúde, Saúde Indígena, Atenção Primária à Saúde e outros. Todos eles são fundamentais para que a saúde digital esteja se consolidando no mundo contemporâneo.

Todos esses entraram não apenas para a história da saúde digital como vem fazendo parte e sendo responsáveis pela evolução constante dessa prática no campo digital.

Esses atores são parte do grupo de apoio que existe dentro da saúde integrada e que atuam em diferentes áreas que podem ser tanto desde o primeiro atendimento até a organização das diretrizes do SUS.

Tudo isso integra uma extensa rede que participa desde as determinações iniciais quanto às condutas a serem tomadas, até as definições do que é aceitável dentro da medicina e o que não é.

É provável que você já tenha se deparado com algum meio digital de promoção à saúde e que também tenha utilizado um deles. Isso porque mesmo parecendo algo distante da realidade é mais comum do que se imagina estar diante de um meio digital de promoção da saúde.

Não apenas os atores da rede privada estão desenvolvendo e fazendo uso dessa prática da medicina digital, a rede pública é uma grande incentivadora e praticante desse modelo de medicina no Brasil.

Como prova disso, é notável o modo como o governo utilizou desses meios para fazer a promoção de campanhas de vacinação e também das medidas contra doenças como gripe, dengue, e também outras como o HIV.

Esses aplicativos além de darem fácil acesso possuem uma maneira mais dinâmica de abordar questões que são mais pessoais, isso por se tratar de um robô e não de seres humanos.

O que acontece é que muitas pessoas são mais impactadas por notícias propagadas em redes sociais e aplicativos, que aquelas que saem em sites. Além disso, os aplicativos são mais interativos.

Quais são os aplicativos disponíveis para pacientes e profissionais da saúde?

saude digital aplicativos

Existe uma variedade de aplicativos que são usados por pessoas tanto pacientes como profissionais de saúde para otimizar o atendimento médico.

Isso porque os próprios aparelhos como os iPhone e iPad da Apple que já possuem aplicativos próprios que são capazes de ajudar no controle da saúde no cotidiano.

Além disso, existem aplicativos que são capazes de ajudar os médicos durante as consultas e também dar mais informações acerca do paciente, o que enriquece a consulta e cria um vínculo de proximidade.

O Governo possui alguns aplicativos, dentre eles está o CoronavírusSUS que foi uma importante ferramenta no combate ao fake news.

Além disso, a Conexa possui também parceria com o iMedicina que vem ajudando nesse processo de evolução da medicina digital.

Quais os benefícios da saúde digital?

saude digital computador

A saúde digital é um meio de promoção que acrescenta e muito na vida das pessoas que usufruem dela. Sejam médicos, enfermeiros ou até mesmo pacientes. Os benefícios principais estão na otimização do atendimento e na maneira como o acesso fica mais rápido e prático na medicina digital.

Além do mais, é possível que as pessoas se sintam mais seguras em realizar uma telemedicina pela menor exposição a doenças e patógenos como o vírus da covid-19.

Com tudo isso, é possível que muitas pessoas sintam-se mais confiantes também em estarem amparadas por serviços de saúde como prestados pela Conexa.

Isso porque existem ali termos de apoio que são capazes de proteger e guardar pela segurança dos indivíduos que procuram esse serviço.

É comum que as pessoas busquem por esse modelo de prática médica pela inovação e por estarem adaptando-se cada vez mais ao mundo tecnológico.

Conclusão

saude digital doutora

A medicina digital vem ganhando cada vez mais espaço e se firmando como algo que veio para ficar no mundo tanto da saúde como da tecnologia. Esse meio de propagação veio para dar espaço a oportunidades que antes não eram tão difundidas.

É por isso que aos poucos o mundo da telemedicina foi ganhando mais adeptos e começou a se tornar uma realidade mais próxima da vida das pessoas. E claro, ainda há muito o que ser conquistado e acertado.

Mas graças a plataformas como a Conexa, é possível que esse mecanismo continue evoluindo e vá se acertando cada vez mais para fazer parte da vida das pessoas de forma efetiva e duradoura.

Sendo assim, aos poucos as pessoas estão ganhando espaço e tendo mais facilidade para se adaptarem a vida mais tecnológica ainda no meio da saúde.

Outro ponto a ser destacado é a facilidade que as pessoas encontram para fazerem com mais rapidez suas consultas e esclarecer suas dúvidas por meio desse tipo de plataforma.

Com isso, aos poucos é possível que os médicos também sintam-se mais confiantes e prontos para atenderem seus pacientes quando entram em teleconsultas e também via mensagens sejam de voz ou por texto.

Por fim, é importante que as pessoas tenham mais compreensão acerca do tema e tenham assim mais adesão ao tema.

Conte com a Conexa na hora de montar o seu consultório, a empresa está no mercado a alguns anos e é a maior plataforma de telemedicina independente da América Latina. Estamos com você!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

      [GUIA PRÁTICO]
      [GUIA PRÁTICO]